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Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: FAUEL , ANPAD , IESES , Unicentro , DAE-Bauru , Quadrix , Fundação FAFIPA , CECIERJ , Instituto AOCP , IBADE , ACCESS Seleção , Legalle Concursos , CONSULTEC , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , FCC , AOCP , IF - GO , UNIOESTE , de , Questão Inédita , Instituto Consulplan , CETREDE , MS Concursos , FUNDATEC , CEPERJ , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , IBAM , ACEP , Marinha , CONTEMAX , FCM , Aprender-SC , IF MT , UniREDENTOR , décio , SELECON , Instituto Excelência , CEV , NBS , FUNDEP , CEPS-UFPA , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , IBFC , ADVISE , MetroCapital Soluções , UFES , Copeiro , FEPESE , Aroeira , IF TO , Universidade Federal de Alfenas , Décio Terror , Simulado FCC , Instituto IASP , CEV-URCA , Nosso Rumo , FUNDEPES , Cesgranrio , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , IBGP , Aeronáutica , Ministério Público Goiás , UFMG , COPEVE - UFAL , FGV , Asconprev , IF-PE , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Dédalus Concursos & Treinamentos , Técnico Administrativo - Inglês , Funrio , cesgren , Instituto Quadrix , CIESP , NUCEPE , COPS - UEL , Prefeitura Municipal de Picos - PI , IDCAP , AGIRH , MPE-GO , UFMT , FSPSS , ASSCONPP , IGEDUC , Universidade Federal do Piauí - UFPI , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , UDESC , FURB , CESPE/CEBRASPE , Instituto Tupy , Colégio Pedro II , Objetiva Concursos LTDA , Coseac , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , Alternative Concursos , UFPEL , FUMARC , AV MOREIRA , IMPARH , Unoesc , Enfermeiro - Oncologia , UECE CEV , FUVEST , Instituto Unifil , COMPERVE , OMNI Concurso Públicos , IDECAN , UFPR , COTEC , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , Faepesul , Alternative Concursos Ltda , UEPB , FUNCERN , Avança SP , INAZ do Pará , UPE , ESAF , GANZAROLI , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , COMVEST , PM-MG , IDECAN. , UFRR , CPCON , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , FAFIPA , AMAUC , UERJ , Fund. Dom Cintra , Big Advice , INEP , UPENET/IAUPE , Exército Brasileiro , GS Assessoria e Concursos , IOPLAN , CONSULPAM , Prefeitura de Ipira - SC , IDESUL , UFU-MG , Crescer Consultoria , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , FAPEC , AMEOSC , UERJ. , Fundação CEFETMINAS , BIO-RIO , Instituto Access , URI , FACET Concursos , GUALIMP , ACAFE , IPEFAE , Consulplam , Prefeitura de Lontras - SC , FAU , AMIGA PÚBLICA , IDIB , Unesc , CS-UFG , PS concursos , FADESP , UERR , Fundação Cesgranrio , CCV-UFC , Instituto Ânima Sociesc , VUNESP , IADES , ACAPLAM , Itame Consultoria e Concursos , Consulplan , Prefeitura de Santa Bárbara - MG Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

“Não dão valor a nossa opinião.”

Na frase apresentada, EXERCE a função de pronome possessivo:
  • A: Não.
  • B: Dão.
  • C: Valor.
  • D: Nossa.

Assinale a alternativa em que pelo menos uma das palavras deveria ter sido grafada com G e NÃO com J:
  • A: Jiboia – jeca.
  • B: Mirajem – corajem.
  • C: Manjericão – cerejeira.
  • D: Canjica – lojinha.

Leia com atenção:

I) Obras artísticas.
II) Ilhas.

Os itens correspondem respectivamente aos seguintes substantivos coletivos:
  • A: Alcateia – antologia.
  • B: Acervo – arquipélago.
  • C: Assembleia – atilho.
  • D: Atlas – banca.

Assinale a alternativa em que pelo menos uma das palavras deveria ter sido escrita com S e NÃO com Z:
  • A: Deslize – enraizado.
  • B: Gozo – realização.
  • C: Frazal – pezado.
  • D: Vizinhança – dureza.

NÃO é uma palavra paroxítona:
  • A: Hábil.
  • B: Folha.
  • C: Caderno.
  • D: Daí.

Assinale a alternativa INCORRETA tendo em vista a divisão silábica:
  • A: Re-ssur-gir.
  • B: Pig-meu.
  • C: Ab-di-ca-ção.
  • D: Vô-o.

“A equipe desistiu realmente de fazer a atividade.”

Na frase apresentada, EXERCE a função de advérbio o seguinte termo:
  • A: Equipe.
  • B: Realmente.
  • C: Desistiu.
  • D: Fazer.

Assinale a alternativa em que a frase está CORRETA quanto à escrita:
  • A: As engenhosas fases se sucederam num ritmo vertiginoso.
  • B: As engenhosas fazes se suscederam num ritmo vertiginoso.
  • C: As engenhozas fazes se susederam num ritimo vertiginoso.
  • D: As engenhozas fases se suscederam num ritimo vertijinoso.

São palavras trissílabas extraídas da tirinha:
  • A: Use – compre.
  • B: Beba – coma.
  • C: Prove – pensam.
  • D: Malditos – sabemos.

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