Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 1271 questões.
Em relação aos mecanismos de coesão textual, assinale a alternativa correta.
  • A: Em “Isso significa que a empresa pretendia remover da atmosfera a mesma quantidade de CO2 que emite.”, o termo destacado estabelece uma coesão catafórica, pois refere-se a algo que será exposto posteriormente no texto.
  • B: Em “Emissões de carbono do Google aumentam em 50% por causa de IA”, a expressão em destaque pode ser adequadamente substituída, sem alterar os sentidos, por “desde a invenção de”.
  • C: Em “A Agência Internacional de Energia estima que, até 2026, o consumo de energia dos centros de processamento de dados [...]”, o termo destacado marca um limite espacial.
  • D: Em “Se isso acontecer, só essas estruturas das empresas de tecnologia vão ter uma demanda de energia comparável à do Japão [...]”, o termo em destaque introduz uma oração condicional.
  • E: Em “Isso significa que a empresa pretendia remover da atmosfera a mesma quantidade de CO2 que emite.”, o termo em destaque é um pronome relativo que retoma a expressão “significa”.

Assinale a alternativa cujo termo destacado é uma preposição que introduz complemento verbal.
  • A: “Os principais motivos do aumento foram o consumo de eletricidade por centros de processamento de dados e emissões causadas pela cadeia de logística da empresa.”
  • B: “Agora, por causa da demanda energética dos novos produtos de inteligência artificial, a meta ficou bem mais difícil de ser cumprida.
  • C: “Em 2023, as emissões cresceram 13% em comparação com o ano anterior, atingindo a marca de 14,3 toneladas de carbono.”
  • D: “Se isso acontecer, só essas estruturas das empresas de tecnologia vão ter uma demanda de energia comparável à do Japão, o terceiro maior PIB do mundo.”
  • E: “[...] a demanda exigida pelas IAs vai levar os centros de processamento de dados a usar 4,5% de toda energia gerada no mundo até 2030.”

Assinale a alternativa correta.
  • A: Em “Centros de processamento de dados da big tech estão demandando mais energia [...]”, o termo em destaque é um verbo de ligação.
  • B: Em “[...] o consumo de energia dos centros de processamento de dados do mundo pode dobrar dos 1000 TWh registrados em 2022.”, o termo destacado é um verbo auxiliar modal que expressa obrigação.
  • C: Em “Esses dados foram revelados no relatório ambiental anual da big tech.”, o termo em destaque é o sujeito sintático da oração, embora não seja agente semântico do evento expresso pelos verbos.
  • D: Em “[...] só essas estruturas das empresas de tecnologia vão teruma demanda de energia comparável à do Japão [...]”, a expressão em destaque é uma locução verbal composta por “vão”, verbo principal, e “ter”, verbo auxiliar.
  • E: Em “As emissões do Google cresceram 48% em cinco anos.”, o verbo em destaque indica um evento futuro.

Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: CETREDE , GANZAROLI , Unicentro , Prefeitura Municipal de Picos - PI , ACAFE , Instituto Tupy , FAFIPA , UDESC , AMIGA PÚBLICA , CONTEMAX , Objetiva Concursos LTDA , CCV-UFC , IMPARH , décio , Fund. Dom Cintra , CEV , GS Assessoria e Concursos , UNIOESTE , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , ACAPLAM , Instituto Unifil , FAPEC , UECE CEV , ANPAD , IDECAN , Copeiro , OMNI Concurso Públicos , CECIERJ , INAZ do Pará , Décio Terror , Fundação CEFETMINAS , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , CEV-URCA , GUALIMP , UniREDENTOR , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , ACCESS Seleção , FAU , UEPB , AOCP , IDECAN. , COPEVE - UFAL , UFES , PM-MG , CEPERJ , INEP , Dédalus Concursos & Treinamentos , Fundação Cesgranrio , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , ACEP , IOPLAN , CIESP , IADES , Universidade Federal de Alfenas , FAUEL , UERJ , Aprender-SC , IDESUL , COPS - UEL , UFMG , Prefeitura de Ipira - SC , CEPS-UFPA , Instituto Access , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , Fundação FAFIPA , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , ADVISE , IPEFAE , Colégio Pedro II , IBADE , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Coseac , FCC , UERJ. , Aroeira , IDIB , FUNDATEC , UFMT , Prefeitura de Lontras - SC , Cesgranrio , Instituto Ânima Sociesc , Enfermeiro - Oncologia , PS concursos , Aeronáutica , Itame Consultoria e Concursos , COMPERVE , IBAM , Universidade Federal do Piauí - UFPI , COTEC , FCM , UERR , Asconprev , IESES , FUNDEP , UFPEL , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , cesgren , Instituto AOCP , ESAF , Quadrix , AGIRH , Legalle Concursos , COMVEST , IBFC , Unoesc , CPCON , FEPESE , ASSCONPP , IF - GO , FUNDEPES , UFPR , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , CESPE/CEBRASPE , Instituto Consulplan , Exército Brasileiro , Questão Inédita , Alternative Concursos , Marinha , CONSULPAM , IBGP , UPE , IF MT , Crescer Consultoria , FGV , MS Concursos , AV MOREIRA , Funrio , UFRR , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , Instituto Excelência , FACET Concursos , UPENET/IAUPE , SELECON , Alternative Concursos Ltda , MetroCapital Soluções , Consulplam , IDCAP , NBS , Avança SP , IF TO , CS-UFG , FSPSS , FURB , UFU-MG , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , Instituto IASP , FADESP , URI , Simulado FCC , AMAUC , Ministério Público Goiás , Consulplan , Nosso Rumo , Big Advice , IF-PE , DAE-Bauru , FUMARC , FUVEST , Unesc , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , Instituto Quadrix , Faepesul , VUNESP , Técnico Administrativo - Inglês , AMEOSC , MPE-GO , CONSULTEC , NUCEPE , BIO-RIO , IGEDUC , de , FUNCERN Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Considerando o seguinte trecho, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. “Em virtude dos fatos mencionados, entende-se que a relação familiar é um elemento importante em tempos de pandemia, todavia, estratégias de cuidado e leitura emocional do outro e de si mesmo podem determinar a qualidade e a força dessa relação como um aspecto estrutural da saúde mental.”. ( ) O trecho “[...] que a relação familiar é um elemento importante em tempos de pandemia [...]” funciona como objeto direto da estrutura verbal “entende-se”. ( ) Ainda em “[...] a relação familiar é um elemento importante em tempos de pandemia, [...]”, os termos destacados atribuem características e pertencem à mesma classe de palavras. ( ) A conjunção “todavia” indica oposição e poderia ser substituída por “contudo”. ( ) O segmento “[...] leitura emocional do outro [...]”, fora desse contexto, torna-se ambíguo.
  • A: F – F – V – V.
  • B: V – V – F – F.
  • C: V – F – V – F.
  • D: F – V – F – V.
  • E: F – F – F – V.

Inúmeros substantivos na Língua Portuguesa formam-se por derivação regressiva, ou seja, derivam-se de verbos. Sabendo disso, assinale a alternativa cujo vocábulo em destaque fora formado por esse processo.
  • A: “O ser humano tende a buscar prazer em todas as suas vivências.”.
  • B: “Essas relações sociais podem contribuir para que a prevenção do adoecimento mental aconteça, [...]”.
  • C: “Essas relações sociais podem contribuir para que a prevenção do adoecimento mental aconteça, [...]”.
  • D: “[...] essa relação, que é tão importante para o ser humano, pode ser fragilizada pela mudançaabrupta da rotina [...]”.
  • E: “[...] dividir o sofrimento e as preocupações por meio do diálogo é consideravelmente mais efetivo e saudável do que uma comunicação agressiva.”.

Considerando as regras de acentuação dos vocábulos em Língua Portuguesa, assinale a alternativa cujo termo destacado receba acento pelo mesmo motivo que “antropológica”, empregado em “A família, sob uma perspectiva antropológica, é um grupo social concreto (...)”.
  • A: “A família, sob uma perspectiva antropológica, é um grupo social concreto [...]”.
  • B: “Essas relações sociais podem contribuir para a prevenção do adoecimento mental, podendo fazer parte de um mecanismo chamado resiliência.”.
  • C: “Todavia, o estado emocional do outro também precisa ser levado em consideração, [...]”.
  • D: “A abordagem não empática desse sofrimento pode desgastar ainda mais as relações interpessoais, [...]”.
  • E: “Oferecer ajuda com diálogo aberto e uma visão menos estigmatizada do sofrimento mental, pode ser um grande passo para uma relação saudável.”.

Levando em conta os usos da vírgula, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Vírgulas usadas para isolar conjunção adversativa.

2. Vírgula usada para isolar adjunto adverbial deslocado.

3. Vírgula inadequada, separando sujeito e predicado.

4. Vírgulas usadas para separar termos coordenados.

5. Vírgulas usadas para isolar oração adjetiva explicativa.

( ) “[...] essa relação, que é tão importante, para o ser humano pode ser fragilizada pela mudança abrupta da rotina e por reações emocionais inerentes ao momento.”.

( ) “Claramente, essa emoção precisa ser ‘colocada para fora’ [...]”.

( ) “Sinais de estresse podem ser expressos pela pessoa com quem dividimos o convívio como alterações de sono, apetite, irritabilidade e tristeza.”.

( ) “Oferecer ajuda com diálogo aberto e uma visão menos estigmatizada do sofrimento mental, pode ser um grande passo para uma relação saudável.”.

( ) “[...] relação familiar é um elemento importante em tempos de pandemia, todavia, estratégias de cuidado e leitura emocional do outro e de si mesmo podem determinar a qualidade e a força dessa relação como um aspecto estrutural da saúde mental.”.
  • A: 5 – 2 – 4 – 3 – 1.
  • B: 5 – 1 – 4 – 3 – 2.
  • C: 1 – 3 – 5 – 4 – 2.
  • D: 4 – 2 – 3 – 1 – 5.
  • E: 3 – 4 – 5 – 2 – 1.

Analise o período que segue. “Problemas individuais devem ser levados em consideração, uma vez que respostas afetivas como a ansiedade e o medo podem nos tornar mais irritáveis e impulsivos.”. Em relação à oração anterior, a sentença destacada tem valor semântico de
  • A: consequência, por indicar o efeito que o medo e a ansiedade podem gerar em nós.
  • B: finalidade, pois indica o objetivo de problemas serem levados em conta.
  • C: proporção, por manifestar um aumento proporcional entre problemas individuais e ansiedade e medo.
  • D: condição, pois evidencia a condicionalidade existente entre a ocorrência de ansiedade e medo com a consideração de problemas individuais.
  • E: causa, por indicar o motivo de precisarmos levar em conta problemas individuais.

Assinale a alternativa em que o termo destacado expressa a noção semântica de conclusão.
  • A: “O ser humano tende a buscar prazer em todas as suas vivências. No entanto, momentos ruins fazem parte da vida e precisam ser vividos.”.
  • B: “[...] essa relação [...] pode ser fragilizada pela mudança abrupta da rotina e por reações emocionais inerentes ao momento. Dessa forma, a qualidade dos relacionamentos precisa ser valorizada.”.
  • C: Claramente, essa emoção precisa ser “colocada para fora”, mas, não de forma violenta [...]”.
  • D: “(...) dividir o sofrimento e as preocupações por meio do diálogo é consideravelmente mais efetivo e saudável do que uma comunicação agressiva.”.
  • E: “[...] a relação familiar é um elemento importante em tempos de pandemia, todavia, estratégias de cuidado e leitura emocional do outro e de si mesmo podem determinar a qualidade e a força dessa relação [...]”.

Exibindo de 1 até 10 de 1271 questões.