Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 32 questões.
K. parou de falar e olhou para o juiz, que não disse nada. Enquanto o fazia, pensou ter visto o juiz emitir um sinal, com um movimento dos olhos, a alguém na multidão. K. sorriu e disse: – E agora o juiz, bem a meu lado, está fazendo algum sinal secreto para alguém do meio dos senhores. Parece haver alguém dentre os senhores recebendo instruções de algum superior. Não sei se o sinal é para causar vaias ou aplausos, mas me absterei de tentar adivinhar seu significado cedo demais. Realmente não me importa, e dou ao meritíssimo minha irrestrita e pública permissão para parar de fazer sinais secretos a seu subordinado pago aí embaixo e, em vez disso, dar suas ordens com palavras; que ele diga logo: “Vaiem agora!” e da próxima vez “Aplaudam agora!”. Com embaraço ou impaciência, o juiz balançava-se para a frente e para trás em seu assento. O homem atrás dele, com quem estivera falando, inclinou-se para a frente novamente, para lhe dar algumas palavras de encorajamento ou algum conselho específico. Abaixo, no salão, as pessoas conversavam em voz baixa, porém animadamente. As duas facções pareceram antes ter opiniões fortemente opostas, mas agora começavam a se misturar; alguns indivíduos apontavam para K., outros para o juiz. O ar da sala estava carregado e extremamente opressivo; os que se sentavam mais para trás mal podiam ser vistos. Devia ser especialmente difícil para os visitantes que estavam na galeria, já que eram forçados a perguntar, em voz baixa, aos participantes da assembleia o que exatamente estava acontecendo, lançando olhares tímidos para o juiz. As respostas que recebiam eram igualmente baixas, dadas por trás da proteção de mãos sobre a boca. – Quase acabei de dizer tudo o que queria – prosseguiu K. e, já que não havia nenhuma sineta, bateu na mesa com o punho, de uma forma que assustou o juiz e seu conselheiro e os fez parar de olhar um para o outro. – Nada disso tem a ver comigo, e posso, então, fazer uma avaliação calma da situação; presumindo que este suposto tribunal tenha alguma importância, será bastante vantajoso para os senhores ouvir o que tenho a dizer. Se quiserem discutir o que digo, por gentileza, só o façam depois, não tenho tempo a perder e logo irei embora. Fez-se silêncio imediato, o que mostrava o controle de K. sobre a multidão. Não houve nenhuma exclamação entre as pessoas, como houvera de início; ninguém nem mesmo aplaudiu, mas, se é que já não estavam convencidas, elas pareciam quase estar.

O autor chama o personagem principal, Josef K., por seu sobrenome, “K.”. Ao longo de todas as vezes em que o personagem é mencionado, é correto afirmar que a disposição de ponto final junto à letra “K” serve para demonstrar:
  • A: Citação.
  • B: Abreviatura
  • C: Fechamento do período.
  • D: Início de aposto enumerativo.

Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: UECE CEV , ADVISE , Unoesc , Crescer Consultoria , MPE-GO , IBADE , FACET Concursos , IGEDUC , FCC , OMNI Concurso Públicos , Aroeira , Instituto Tupy , FUNDATEC , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , Cesgranrio , UFPR , Consulplam , UEPB , Aeronáutica , UPE , CS-UFG , IBAM , FADESP , IMPARH , FCM , PM-MG , Asconprev , Instituto Unifil , FUNDEP , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , cesgren , UFRR , Consulplan , IBFC , UERJ , AGIRH , UPENET/IAUPE , DAE-Bauru , IDECAN , INAZ do Pará , FEPESE , Prefeitura de Ipira - SC , ASSCONPP , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , FUNDEPES , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , CESPE/CEBRASPE , UFU-MG , CONSULTEC , IBGP , UERJ. , Alternative Concursos , URI , de , IDECAN. , AV MOREIRA , CETREDE , INEP , FGV , Prefeitura de Lontras - SC , IOPLAN , Funrio , PS concursos , Unesc , CONTEMAX , IDCAP , UERR , Alternative Concursos Ltda , VUNESP , décio , IDESUL , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , Avança SP , CEV , Instituto Access , FSPSS , Copeiro , IPEFAE , FURB , Quadrix , Unicentro , AMAUC , Décio Terror , IDIB , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Big Advice , CEV-URCA , Instituto Ânima Sociesc , FUMARC , COPEVE - UFAL , Itame Consultoria e Concursos , FUVEST , Questão Inédita , UNIOESTE , IESES , Faepesul , MS Concursos , AMEOSC , Dédalus Concursos & Treinamentos , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , BIO-RIO , CIESP , Instituto AOCP , FUNCERN , COPS - UEL , Legalle Concursos , GANZAROLI , SELECON , ACAFE , UniREDENTOR , IF - GO , FAFIPA , NBS , AMIGA PÚBLICA , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , Fund. Dom Cintra , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , CCV-UFC , UFES , Colégio Pedro II , Instituto Consulplan , Universidade Federal de Alfenas , Coseac , Marinha , GS Assessoria e Concursos , Simulado FCC , ACAPLAM , IF MT , FAPEC , Nosso Rumo , ANPAD , Enfermeiro - Oncologia , Fundação CEFETMINAS , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , CECIERJ , UFMG , COMPERVE , Instituto Excelência , ACCESS Seleção , Universidade Federal de Uberlândia - MG , COTEC , MetroCapital Soluções , GUALIMP , Técnico Administrativo - Inglês , IF TO , FAU , NUCEPE , AOCP , ESAF , Fundação Cesgranrio , Prefeitura Municipal de Picos - PI , CEPERJ , UFMT , COMVEST , Instituto IASP , UDESC , ACEP , Universidade Federal do Piauí - UFPI , CPCON , Ministério Público Goiás , IADES , Exército Brasileiro , IF-PE , FAUEL , Objetiva Concursos LTDA , Aprender-SC , Fundação FAFIPA , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , CEPS-UFPA , UFPEL , CONSULPAM , Instituto Quadrix Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Em qual das frases a conjunção ou locução conjuntiva não está utilizada no conceito indicado entre parênteses:
  • A: TANTO os alunos QUANTO as alunas participaram do torneio de futebol (Comparação)
  • B: SE tivessem sido seguidas as recomendações de segurança, não teria acontecido a tragédia (Certeza)
  • C: CONQUANTO estivéssemos cansados, assistimos à palestra até o final. (Oposição)
  • D: A Universidade encaminhou o pedido ao MEC, HAJA VISTA não mais haver verba disponível no orçamento. (Causa)
  • E: PARA o Diretor, participação de professores e alunos fez o sucesso da jornada pedagógica. (Conformidade)

Com relação à palavra bullying, podemos afirmar que é um(a):
  • A: Modismo linguístico
  • B: Empréstimo linguístico
  • C: Vocábulo criado pela mídia
  • D: Estrangeirismo
  • E: Invasão linguística

Não são antônimos os adjetivos da letra:
  • A: 1 – Insignificante – importante / 2– Unívoco – heterogêneo
  • B: 1 – Atarantado – centrado / 2– Contraditório – compatível
  • C: 1 – Pródigo – magnânimo / 2 – Efêmero – passageiro
  • D: 1 – Resiliente – inflexível / 2 – Concomitante – alternado
  • E: 1 – Condescendente – intransigente / 2 – Grandiloquente – tímido

“Ela não deixa por pouco. Na estreia, arrebatou um prêmio Jabuti. Com este segundo livro, o arrebatado é o público, que se rende de vez ao encantamento do texto de Christiane Gribel.

Crítica, engraçada, inteligente, a história de um menino que retorna às aulas bota na berlinda o sistema de ensino convencional.

Uma redação. Trinta linhas sobre as férias.

É o que basta para que todo o prazer vivido por Guilherme se transforme em tortura. Afinal, onde botar o adjunto adnominal da emoção? Como espremer em uma folha de caderno dois meses de risadas? Quem será o sujeito da despreocupação? Será que a análise sintática pode dar conta dos predicados de um golaço?

Um livro especial para quem não tem medo de pensar. E mais especial ainda para quem gosta de pensar com alegria”.


                                                                                                                                                        (Rosa Amanda Strauz)

Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao texto acima:

  • A: No terceiro parágrafo as frases interrogativas contém expressões de sentido conotativo, figurado
  • B: O texto é escrito em linguagem coloquial, leve, jornalística, com vocabulário facilmente compreensível
  • C: A autora faz uma resenha literária de um livro da escritora Christiane Gribel
  • D: A crítica positiva de um livro pode despertar imediatamente o interesse do leitor pela obra
  • E: O texto é uma narrativa crítica de um livro infanto-juvenil

Marque a alternativa correta em relação à concordância verbal e à ortografia nas frases abaixo:
  • A: Há alguns anos atrás existia máquinas de datilografia
  • B: Fazem muitas semanas que os alunos estão em greve
  • C: A muitos anos a cidade enfrenta essa onda de violência
  • D: Desde a muitos anos que esse programa não existe mais no País
  • E: Há muitos anos não chove naquela região

Mesmo com todos os defeitos, a instituição escola é ainda um lugar em que as novas gerações convivem com o respeito e a orientação, é ainda o lugar em que o saber é valorizado e no qual, apesar dos erros e problemas, o ser humano se socializa, aprende a conviver, torna-se cidadão” (Tânia Zagury).

 

Assinale a opção na qual a substituição da expressão sublinhada por outra que está sendo proposta não está correta:
  • A: Mesmo com – a despeito de
  • B: Ainda – mesmo assim
  • C: Em que – aonde
  • D: No qual – onde
  • E: Apesar de – não obstante

Assinale a opção em que o advérbio empregado apresenta sentido inadequado ao sentido da frase.
  • A: A saída de todas as turmas se dará concomitantemente
  • B: O médico atenderá primordialmente as crianças
  • C: Independentemente da situação do trânsito, temos que viajar
  • D: Havia muita água na pista, por isso o carro deliberadamente derrapou
  • E: Sempre há problemas no atendimento, mormente quando faltam funcionários.

Assinale a alternativa correta no tocante à concordância verbal das frases abaixo:
  • A: Deverão haver muitas oportunidades de emprego com a abertura de novas lojas
  • B: Não houve condições climáticas para o avião decolar
  • C: Fazem 5 anos que houve a implantação do Programa Mais Médicos
  • D: Existe ainda muitas crianças que faz muito sacrifício para chegar à escola
  • E: Deve existir condições para que todos tenha acesso ao programa

Exibindo de 1 até 10 de 32 questões.