Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 12 questões.
K. parou de falar e olhou para o juiz, que não disse nada. Enquanto o fazia, pensou ter visto o juiz emitir um sinal, com um movimento dos olhos, a alguém na multidão. K. sorriu e disse: – E agora o juiz, bem a meu lado, está fazendo algum sinal secreto para alguém do meio dos senhores. Parece haver alguém dentre os senhores recebendo instruções de algum superior. Não sei se o sinal é para causar vaias ou aplausos, mas me absterei de tentar adivinhar seu significado cedo demais. Realmente não me importa, e dou ao meritíssimo minha irrestrita e pública permissão para parar de fazer sinais secretos a seu subordinado pago aí embaixo e, em vez disso, dar suas ordens com palavras; que ele diga logo: “Vaiem agora!” e da próxima vez “Aplaudam agora!”. Com embaraço ou impaciência, o juiz balançava-se para a frente e para trás em seu assento. O homem atrás dele, com quem estivera falando, inclinou-se para a frente novamente, para lhe dar algumas palavras de encorajamento ou algum conselho específico. Abaixo, no salão, as pessoas conversavam em voz baixa, porém animadamente. As duas facções pareceram antes ter opiniões fortemente opostas, mas agora começavam a se misturar; alguns indivíduos apontavam para K., outros para o juiz. O ar da sala estava carregado e extremamente opressivo; os que se sentavam mais para trás mal podiam ser vistos. Devia ser especialmente difícil para os visitantes que estavam na galeria, já que eram forçados a perguntar, em voz baixa, aos participantes da assembleia o que exatamente estava acontecendo, lançando olhares tímidos para o juiz. As respostas que recebiam eram igualmente baixas, dadas por trás da proteção de mãos sobre a boca. – Quase acabei de dizer tudo o que queria – prosseguiu K. e, já que não havia nenhuma sineta, bateu na mesa com o punho, de uma forma que assustou o juiz e seu conselheiro e os fez parar de olhar um para o outro. – Nada disso tem a ver comigo, e posso, então, fazer uma avaliação calma da situação; presumindo que este suposto tribunal tenha alguma importância, será bastante vantajoso para os senhores ouvir o que tenho a dizer. Se quiserem discutir o que digo, por gentileza, só o façam depois, não tenho tempo a perder e logo irei embora. Fez-se silêncio imediato, o que mostrava o controle de K. sobre a multidão. Não houve nenhuma exclamação entre as pessoas, como houvera de início; ninguém nem mesmo aplaudiu, mas, se é que já não estavam convencidas, elas pareciam quase estar.

O autor chama o personagem principal, Josef K., por seu sobrenome, “K.”. Ao longo de todas as vezes em que o personagem é mencionado, é correto afirmar que a disposição de ponto final junto à letra “K” serve para demonstrar:
  • A: Citação.
  • B: Abreviatura
  • C: Fechamento do período.
  • D: Início de aposto enumerativo.

Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: Quadrix , CESPE/CEBRASPE , décio , UPENET/IAUPE , IF-PE , IBADE , Instituto Quadrix , FCC , Alternative Concursos , CEV , MPE-GO , FUNDATEC , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , AV MOREIRA , Copeiro , UFU-MG , IBAM , Questão Inédita , Décio Terror , URI , IGEDUC , Instituto Tupy , FCM , MS Concursos , Alternative Concursos Ltda , CEV-URCA , FUNDEP , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , Avança SP , COPEVE - UFAL , Unesc , IBFC , SELECON , Dédalus Concursos & Treinamentos , VUNESP , IMPARH , CIESP , Instituto Unifil , FEPESE , NBS , AMAUC , IDECAN , FUNDEPES , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , Big Advice , COPS - UEL , Unicentro , IBGP , Simulado FCC , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , INAZ do Pará , Colégio Pedro II , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , FGV , Nosso Rumo , AMEOSC , IDECAN. , Funrio , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , BIO-RIO , Coseac , UNIOESTE , IDCAP , Técnico Administrativo - Inglês , ACAFE , Enfermeiro - Oncologia , INEP , AMIGA PÚBLICA , COMPERVE , IOPLAN , FSPSS , NUCEPE , UniREDENTOR , IDESUL , FURB , Prefeitura Municipal de Picos - PI , CCV-UFC , COTEC , Instituto Access , UDESC , ACAPLAM , ESAF , Objetiva Concursos LTDA , ANPAD , COMVEST , UFES , IPEFAE , FUMARC , Universidade Federal de Alfenas , IDIB , FUVEST , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , CECIERJ , CPCON , Instituto Ânima Sociesc , Faepesul , UECE CEV , ACCESS Seleção , Exército Brasileiro , OMNI Concurso Públicos , AOCP , CONSULPAM , UFMG , Itame Consultoria e Concursos , FUNCERN , Universidade Federal de Uberlândia - MG , IESES , GANZAROLI , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , CEPERJ , Crescer Consultoria , Instituto AOCP , FAFIPA , UEPB , ACEP , FACET Concursos , Fund. Dom Cintra , PM-MG , Aprender-SC , Consulplam , UFMT , Legalle Concursos , CS-UFG , Universidade Federal do Piauí - UFPI , IF - GO , GS Assessoria e Concursos , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , CEPS-UFPA , Instituto Consulplan , FAPEC , UERJ , ADVISE , FADESP , Fundação CEFETMINAS , Prefeitura de Ipira - SC , Aroeira , Consulplan , UFPEL , Marinha , DAE-Bauru , Unoesc , IF MT , GUALIMP , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , Cesgranrio , Instituto Excelência , FAU , UERJ. , Aeronáutica , Fundação Cesgranrio , Prefeitura de Lontras - SC , Asconprev , CONSULTEC , UFPR , MetroCapital Soluções , cesgren , de , UPE , IF TO , IADES , PS concursos , Instituto IASP , FAUEL , UERR , AGIRH , CETREDE , Ministério Público Goiás , Fundação FAFIPA , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , ASSCONPP , CONTEMAX , UFRR Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Leia as frases a seguir e depois coloque D (se o enunciado for denotativo) ou C (se nele houver conotação):

( ) O desastre aconteceu porque o carro voava em alta velocidade.
( ) O súbito cantar dos pássaros quebrou o silêncio da tarde.
( ) O dia morria, mas nem por isso a natureza estava triste.
( ) Não achei a chave, por isso não podemos entrar no apartamento.
( ) Já disse um poeta que “um galo sozinho não tece uma manhã”.
( ) A chuva caiu tão intensamente que alagou a cidade.

Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta de cima para baixo:
  • A: D – C – C – D – D – C
  • B: D – C – C – C – D – C
  • C: C – D – D – C – C – C
  • D: C – D – D – D – C – D
  • E: C – C – C – D – C – D

Leia as frases a seguir e depois coloque C (se a regência estiver correta) ou E (se a regência estiver errada):

( ) Revelou-se falsa a causa por que tanto lutei durante minha vida.
( ) A extinção de espécies animais é um fato do qual ele se preocupa.
( ) O romance cujo autor tenho simpatia se encontra esgotado.
( ) Não tenham dúvidas que o mundo vai melhorar, diminuindo a pobreza.
( ) Existem muitos modos em que podemos recorrer para rever a sentença.
( ) O professor atendeu os orientandos na tarde de ontem.

Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta de cima para baixo:
  • A: C – E –C – C – E – C
  • B: C – E – E – E – E – C
  • C: E – C – C – E – C – E
  • D: E – C – E – C – C – E
  • E: E – E – C – E – C – C

Assinale a alternativa cuja redação é clara, correta, concisa e coerente:
  • A: A cultura letrada é rigorosamente estamental, não dando azo à mobilidade vertical, a não ser em casos de excessão; o domínio do alfabeto reservado a poucos, serve como divisor de águas entre a cultural e oficial e a popular.
  • B: A nivelação de toda a produção cultural das regiões, assim como o folclore foi um processo que se foi construindo, de início a partir do enquadramento nessa categoria das atividades estéticas típicas da Amazônia.
  • C: A cultura de um povo é fonte inesgotável de inspiração, de símbolos, de experiência, de trabalho acumulado, de beleza; a preservação da memória coletiva por um grupo, ainda que pequeno, é uma verdadeira tábua de salvação para toda a comunidade.
  • D: Alinha-se o carimbó entre os bailados populares sem enredo verbal, de cuja melodia nutre o caboclo, que se estende por toda a zona atlântica do Pará, com incidência ainda no Marajó e no Baixo Amazonas.
  • E: O carimbó no trajeto das origens folclóricas à expressão de cultura popular, revela uma complexa conversão equivalente ao que ocorreu com o samba, e com o baião, num idêntico trajeto no Rio de Janeiro e no Nordeste brasileiro.

Assinale a alternativa em que há formas verbais INCORRETAMENTE empregadas:
  • A: Se o depoente não se desdisser durante o interrogatório, ficará provado que a propina foi paga pelo narcotráfico.
  • B: Contenha-se, refreie seus impulsos destrutivos e reveja seu ponto de vista, para que possamos chegar a um entendimento.
  • C: Eu intervim na palestra para que a discussão não chegasse ao ponto de ser necessária a presença da polícia.
  • D: Por difícil que seja nosso aprendizado, os benefícios que dele proveem são muito salutares, porque provêm as necessidades do dia a dia.
  • E: Se eu a vir, pedir-lhe-ei que águe as plantas da varanda, para que não sequem.

Os períodos do texto a seguir, tirados (e adaptados) do livro Os Reis da voz, de Ronaldo Conde Aguiar (p. 10), estão desordenados. Coloque-os na ordem correta, a fim de produzir um enunciado claro, coerente e coeso:

I. Nos dias atuais, em quase todos os lares brasileiros há um computador, tal como quase todos os brasileiros têm nas mãos ou nos bolsos um celular, que pode ser conectado à internet e tem mil e uma utilidades, cuja principal é a de torrar a nossa paciência.
II. Mais recentemente, chegaram os computadores, a internet, o Google, o YouTube, e as mais modernas máquinas de escrever elétricas foram aposentadas quase abruptamente.
III. E pensar que eu tinha mais de 50 anos quando comprei meu primeiro celular.
IV. Isso foi um ledo engano.
V. As máquinas de escrever elétricas eram, naqueles idos, o sinal mais visível do porvir que chegara, cujas delícias íamos desfrutar.
VI. Minha geração viu o surgimento das primeiras máquinas de escrever elétricas, que, nos anos seguintes, sofreram sucessivas e variadas mudanças técnicas e de layouts, que só as aprimoravam.
VII. Tornaram-se velharias, sucatas, ninguém mais as usa.
VIII.Ninguém mais as vê, a não ser em brechós ou em museus.
IX. A velhice é a pior invenção de Deus, como o celular, certamente, é a do homem.

Assinale a alternativa que expressa a ordem CORRETA dos períodos:
  • A: I – II – III – IX – VI – VIII – VII – V – IV
  • B: VI – V – IV – II – VII – VIII – I – III – IX
  • C: VI – VII – V – IV – III – I – VIII – II – IX
  • D: IX – III – I – II –IV – V – VI – VIII – VII
  • E: IX – I – II – III – IV – VI – V – VIII – VII

Assinale a alternativa de que consta frase na qual a palavra sublinhada NÃO deve receber o acento indicativo de crase:
  • A: Aquela que tantos sacrifícios fez por mim – minha mãe – dedico esta obra.
  • B: Essa tua camisa é semelhante a que minha namorada me deu de presente.
  • C: Há de ficar bom logo; eu já rezei a Nossa Senhora! Exclamou Consuelo.
  • D: Devido ao trânsito infernal, cheguei tarde a casa de meus pais.
  • E: Tive uma ideia semelhante a do nosso professor a respeito da obra de Castro Alves.

Assinale a alternativa em que, reescrita, a frase a seguir teve seu sentido alterado:

Os pesquisadores do meio ambiente, que trabalham com a certeza da Ciência, já propõem providências para que não aconteça uma catástrofe.
  • A: Os pesquisadores do meio ambiente trabalham com a certeza da Ciência; por conseguinte, já propõem providências para que não aconteça uma catástrofe.
  • B: Os pesquisadores do meio ambiente trabalham com a certeza da Ciência, de modo que já propõem providências para que não aconteça uma catástrofe.
  • C: Os pesquisadores do meio ambiente já propõem providências para que não aconteça uma catástrofe, a despeito de trabalharem com a certeza da Ciência.
  • D: Como trabalham com a certeza da Ciência, os pesquisadores do meio ambiente já propõem providências para que não aconteça uma catástrofe.
  • E: Os pesquisadores do meio ambiente, por trabalharem com a certeza da Ciência, já propõem providências para que não aconteça uma catástrofe.

Leia o poema “O apanhador de desperdícios”, de Manoel de Barros:

Leia as afirmativas a seguir, feitas sobre o texto:

I. O poeta não se sente à vontade no mundo contemporâneo, repleto de tecnologia.
II. O poeta considera que a Ciência é um valor maior que a Natureza,lastimando não poder entendê-la.
III. O poeta, por não se integrar ao mundo, se sente desprezível, daí se comparar às moscas.
IV. A poesia é uma linguagem que usa as palavras do cotidiano, mas sem a finalidade de informar.
V. No verso 25 (“Só uso a palavra para compor meus silêncios”) observa-se a figura de linguagem conhecida como paradoxo.

Assinale a alternativa correta:
  • A: Somente as afirmativas I e V estão corretas.
  • B: Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
  • C: Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
  • D: Somente as afirmativas II, IV e V estão corretas.
  • E: Somente as afirmativas III e V estão corretas.

Exibindo de 1 até 10 de 12 questões.