Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 31 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: FURB , Quadrix , Colégio Pedro II , INEP , Unicentro , ADVISE , Coseac , IOPLAN , Aroeira , Cesgranrio , FUMARC , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Enfermeiro - Oncologia , IDESUL , FUVEST , Questão Inédita , COMPERVE , Instituto Access , UNIOESTE , Aeronáutica , MS Concursos , COTEC , IPEFAE , Asconprev , Faepesul , ESAF , IDIB , cesgren , FUNCERN , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , GANZAROLI , SELECON , COMVEST , Instituto Ânima Sociesc , UniREDENTOR , AGIRH , NBS , CPCON , Itame Consultoria e Concursos , ASSCONPP , FAFIPA , Exército Brasileiro , IESES , UFES , CESPE/CEBRASPE , Fund. Dom Cintra , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , Alternative Concursos , GS Assessoria e Concursos , Simulado FCC , CONSULPAM , Instituto AOCP , Universidade Federal de Alfenas , Nosso Rumo , Crescer Consultoria , Legalle Concursos , AV MOREIRA , FAPEC , FACET Concursos , IF - GO , UFMG , Fundação CEFETMINAS , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Alternative Concursos Ltda , GUALIMP , Técnico Administrativo - Inglês , Consulplam , Instituto Consulplan , NUCEPE , CS-UFG , Marinha , Avança SP , FAU , Prefeitura Municipal de Picos - PI , FADESP , IF MT , UFMT , Fundação Cesgranrio , Universidade Federal do Piauí - UFPI , AMAUC , IADES , UDESC , Consulplan , Instituto Excelência , FAUEL , Objetiva Concursos LTDA , DAE-Bauru , MetroCapital Soluções , Big Advice , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , IF TO , UFPEL , Fundação FAFIPA , Unoesc , AMEOSC , IBADE , UECE CEV , CONSULTEC , Instituto IASP , FCC , OMNI Concurso Públicos , de , Ministério Público Goiás , BIO-RIO , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , CETREDE , IF-PE , UFPR , ACAFE , FUNDATEC , CONTEMAX , Instituto Quadrix , UPE , AMIGA PÚBLICA , IBAM , UEPB , FCM , PM-MG , décio , MPE-GO , CCV-UFC , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , CEV , IGEDUC , UFRR , ACAPLAM , FUNDEP , Copeiro , Instituto Tupy , UPENET/IAUPE , ANPAD , IBFC , UERJ , CECIERJ , FEPESE , Prefeitura de Ipira - SC , Décio Terror , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , CEV-URCA , IMPARH , UFU-MG , ACCESS Seleção , FUNDEPES , COPEVE - UFAL , Instituto Unifil , URI , AOCP , IBGP , UERJ. , CEPERJ , FGV , Prefeitura de Lontras - SC , Dédalus Concursos & Treinamentos , IDECAN , PS concursos , CIESP , INAZ do Pará , Unesc , ACEP , Funrio , UERR , COPS - UEL , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , VUNESP , Aprender-SC , IDCAP , CEPS-UFPA , FSPSS , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , IDECAN. Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

No que se refere ao das expressões “as vezes/às vezes, analise as orações a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Foram raras às vezes em que seu time foi campeão.
II – Às vezes, viajamos juntos.
III – Foram raras as vezes em que discutimos.
  • A: Apenas o item I é verdadeiro.
  • B: Apenas o item II é verdadeiro.
  • C: Apenas o item III é verdadeiro.
  • D: Apenas os itens II e III são verdadeiros.
  • E: Todos os itens são verdadeiros.

Ainda no que se refere ao correto uso da crase, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - Contarei à Vossa Excelência todos os detalhes.
II - Direi à Vossa Majestade o que penso.
III - Relatarei a Vossa Senhoria o ocorrido.
  • A: Apenas o item I é verdadeiro.
  • B: Apenas o item II é verdadeiro.
  • C: Apenas o item III é verdadeiro.
  • D: Apenas os itens I e II são verdadeiros.
  • E: Nenhum dos itens é verdadeiro.

No que se refere ao correto uso da crase, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Tenho muito à contribuir com a empresa.
II – Ele lançava seus olhares à certas moças.
III – Ele era fiel à disciplina militar.
  • A: Apenas o item I é verdadeiro.
  • B: Apenas o item II é verdadeiro.
  • C: Apenas o item III é verdadeiro.
  • D: Apenas os itens I e II são verdadeiros.
  • E: Todos os itens são verdadeiros.

No que se refere ao correto uso da crase, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – O presidente ficou indiferente às críticas da população.
II – Os portões serão abertos à partir das 21 horas.
III – Com esse vestido não irei à nenhuma festa.
  • A: Apenas o item I é verdadeiro.
  • B: Apenas o item II é verdadeiro.
  • C: Apenas o item III é verdadeiro.
  • D: Apenas os itens II e III são verdadeiros.
  • E: Nenhum dos itens é verdadeiro.

No que se refere à concordância de números percentuais, analise as orações a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Somente 33% compareceram.
II – Somente 1,9% reclamaram.
III – Somente 1,3% votaram.
  • A: Apenas o item I é verdadeiro.
  • B: Apenas o item II é verdadeiro.
  • C: Apenas o item III é verdadeiro.
  • D: Apenas os itens II e III são verdadeiros.
  • E: Todos os itens são verdadeiros.

No que se refere às regras do verbo “fazer”, analise as orações a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Faz quatro anos que não a vejo.
II – Fazem seis meses que eu trabalho.
III – Faz invernos terríveis na América do Norte.
  • A: Apenas o item I é verdadeiro.
  • B: Apenas o item II é verdadeiro.
  • C: Apenas o item III é verdadeiro.
  • D: Apenas os itens I e III são verdadeiros.
  • E: Todos os itens são verdadeiros.

No que se refere à concordância, analise as orações a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Não só a pobreza mas também a doença castigam os refugiados.
II – Tanto o prefeito quanto o governador ficou irritado com a pergunta.
III – Tanto a patroa quanto a empregada estiveram doentes.
  • A: Apenas o item I é verdadeiro.
  • B: Apenas o item II é verdadeiro.
  • C: Apenas o item III é verdadeiro.
  • D: Apenas os itens I e III são verdadeiros.
  • E: Todos os itens são verdadeiros.

No que se refere ao plural dos substantivos, assinale a alternativa INCORRETA:
  • A: couves-flores.
  • B: amores-perfeitos.
  • C: primeiros-ministros.
  • D: obras-primas.
  • E: contras-ataques

No que se refere à mesóclise, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - Avisar-te-ei quando ele retornar.
II – Se houver tempo, contar-vos-emos nossa conversa.
III – Dar-te-ia essa quantia, se tivesse.
  • A: Apenas o item I é verdadeiro.
  • B: Apenas o item II é verdadeiro.
  • C: Apenas o item III é verdadeiro.
  • D: Apenas os itens I e II são verdadeiros.
  • E: Todos os itens são verdadeiros.

Exibindo de 1 até 10 de 31 questões.