Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 31 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: SELECON , IDESUL , Fund. Dom Cintra , Exército Brasileiro , ANPAD , Unesc , CONSULPAM , CECIERJ , NBS , Instituto Access , GS Assessoria e Concursos , VUNESP , Crescer Consultoria , ACCESS Seleção , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , IPEFAE , FAPEC , AOCP , Simulado FCC , IDIB , Fundação CEFETMINAS , FACET Concursos , Unicentro , Consulplam , CEPERJ , Nosso Rumo , Instituto Ânima Sociesc , GUALIMP , CS-UFG , ACEP , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , Itame Consultoria e Concursos , FAU , FADESP , Aprender-SC , Técnico Administrativo - Inglês , IESES , Fundação Cesgranrio , Instituto AOCP , IADES , UNIOESTE , Consulplan , CEPS-UFPA , NUCEPE , DAE-Bauru , ADVISE , Prefeitura Municipal de Picos - PI , Legalle Concursos , FAUEL , Aroeira , UDESC , IF - GO , Fundação FAFIPA , Objetiva Concursos LTDA , Instituto Consulplan , IBADE , UniREDENTOR , CONSULTEC , Cesgranrio , de , Aeronáutica , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , Marinha , FCC , CETREDE , Asconprev , UECE CEV , IF MT , FUNDATEC , UFES , OMNI Concurso Públicos , Instituto Excelência , IBAM , Universidade Federal de Alfenas , CONTEMAX , cesgren , décio , AGIRH , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , MetroCapital Soluções , FCM , UFMG , CEV , ASSCONPP , UEPB , IF TO , FUNDEP , PM-MG , Instituto IASP , IBFC , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Copeiro , CESPE/CEBRASPE , Décio Terror , Alternative Concursos , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , Ministério Público Goiás , FEPESE , UFMT , CEV-URCA , AV MOREIRA , UERJ , IF-PE , FUNDEPES , Prefeitura de Ipira - SC , Instituto Quadrix , IBGP , Universidade Federal do Piauí - UFPI , COPEVE - UFAL , Dédalus Concursos & Treinamentos , Alternative Concursos Ltda , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , MPE-GO , FGV , UFPEL , CIESP , Avança SP , UERJ. , IGEDUC , Funrio , COPS - UEL , Prefeitura de Lontras - SC , Instituto Tupy , IDCAP , Unoesc , FSPSS , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , AMAUC , PS concursos , UFPR , Colégio Pedro II , Big Advice , UERR , IMPARH , FURB , Coseac , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , Instituto Unifil , UPE , Quadrix , IDECAN , FUMARC , Enfermeiro - Oncologia , AMEOSC , UFRR , COMPERVE , BIO-RIO , INAZ do Pará , FUVEST , COTEC , ACAFE , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , Faepesul , UPENET/IAUPE , Questão Inédita , IDECAN. , FUNCERN , ESAF , AMIGA PÚBLICA , UFU-MG , COMVEST , CCV-UFC , MS Concursos , INEP , GANZAROLI , URI , CPCON , ACAPLAM , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , IOPLAN , FAFIPA Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

No que se refere ao das expressões “as vezes/às vezes, analise as orações a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Foram raras às vezes em que seu time foi campeão.
II – Às vezes, viajamos juntos.
III – Foram raras as vezes em que discutimos.
  • A: Apenas o item I é verdadeiro.
  • B: Apenas o item II é verdadeiro.
  • C: Apenas o item III é verdadeiro.
  • D: Apenas os itens II e III são verdadeiros.
  • E: Todos os itens são verdadeiros.

Ainda no que se refere ao correto uso da crase, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - Contarei à Vossa Excelência todos os detalhes.
II - Direi à Vossa Majestade o que penso.
III - Relatarei a Vossa Senhoria o ocorrido.
  • A: Apenas o item I é verdadeiro.
  • B: Apenas o item II é verdadeiro.
  • C: Apenas o item III é verdadeiro.
  • D: Apenas os itens I e II são verdadeiros.
  • E: Nenhum dos itens é verdadeiro.

No que se refere ao correto uso da crase, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Tenho muito à contribuir com a empresa.
II – Ele lançava seus olhares à certas moças.
III – Ele era fiel à disciplina militar.
  • A: Apenas o item I é verdadeiro.
  • B: Apenas o item II é verdadeiro.
  • C: Apenas o item III é verdadeiro.
  • D: Apenas os itens I e II são verdadeiros.
  • E: Todos os itens são verdadeiros.

No que se refere ao correto uso da crase, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – O presidente ficou indiferente às críticas da população.
II – Os portões serão abertos à partir das 21 horas.
III – Com esse vestido não irei à nenhuma festa.
  • A: Apenas o item I é verdadeiro.
  • B: Apenas o item II é verdadeiro.
  • C: Apenas o item III é verdadeiro.
  • D: Apenas os itens II e III são verdadeiros.
  • E: Nenhum dos itens é verdadeiro.

No que se refere à concordância de números percentuais, analise as orações a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Somente 33% compareceram.
II – Somente 1,9% reclamaram.
III – Somente 1,3% votaram.
  • A: Apenas o item I é verdadeiro.
  • B: Apenas o item II é verdadeiro.
  • C: Apenas o item III é verdadeiro.
  • D: Apenas os itens II e III são verdadeiros.
  • E: Todos os itens são verdadeiros.

No que se refere às regras do verbo “fazer”, analise as orações a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Faz quatro anos que não a vejo.
II – Fazem seis meses que eu trabalho.
III – Faz invernos terríveis na América do Norte.
  • A: Apenas o item I é verdadeiro.
  • B: Apenas o item II é verdadeiro.
  • C: Apenas o item III é verdadeiro.
  • D: Apenas os itens I e III são verdadeiros.
  • E: Todos os itens são verdadeiros.

No que se refere à concordância, analise as orações a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Não só a pobreza mas também a doença castigam os refugiados.
II – Tanto o prefeito quanto o governador ficou irritado com a pergunta.
III – Tanto a patroa quanto a empregada estiveram doentes.
  • A: Apenas o item I é verdadeiro.
  • B: Apenas o item II é verdadeiro.
  • C: Apenas o item III é verdadeiro.
  • D: Apenas os itens I e III são verdadeiros.
  • E: Todos os itens são verdadeiros.

No que se refere ao plural dos substantivos, assinale a alternativa INCORRETA:
  • A: couves-flores.
  • B: amores-perfeitos.
  • C: primeiros-ministros.
  • D: obras-primas.
  • E: contras-ataques

No que se refere à mesóclise, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - Avisar-te-ei quando ele retornar.
II – Se houver tempo, contar-vos-emos nossa conversa.
III – Dar-te-ia essa quantia, se tivesse.
  • A: Apenas o item I é verdadeiro.
  • B: Apenas o item II é verdadeiro.
  • C: Apenas o item III é verdadeiro.
  • D: Apenas os itens I e II são verdadeiros.
  • E: Todos os itens são verdadeiros.

Exibindo de 1 até 10 de 31 questões.