Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 25 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: GANZAROLI , Exército Brasileiro , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , Cesgranrio , INEP , UFPEL , FAFIPA , CONSULPAM , Simulado FCC , Aeronáutica , IOPLAN , Fund. Dom Cintra , Crescer Consultoria , Nosso Rumo , Asconprev , IDESUL , Unoesc , cesgren , Instituto Access , GS Assessoria e Concursos , FACET Concursos , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , UFPR , FAPEC , Consulplam , Técnico Administrativo - Inglês , AGIRH , IPEFAE , Fundação CEFETMINAS , CS-UFG , NUCEPE , ASSCONPP , IDIB , UPE , Prefeitura Municipal de Picos - PI , CESPE/CEBRASPE , Instituto Ânima Sociesc , GUALIMP , FADESP , UFRR , FAU , Consulplan , UDESC , Alternative Concursos , Itame Consultoria e Concursos , Fundação Cesgranrio , DAE-Bauru , Objetiva Concursos LTDA , AV MOREIRA , IESES , UPENET/IAUPE , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , Instituto AOCP , IADES , UFU-MG , FAUEL , CONSULTEC , UECE CEV , Alternative Concursos Ltda , Legalle Concursos , URI , Fundação FAFIPA , de , OMNI Concurso Públicos , Avança SP , IF - GO , IBADE , CETREDE , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , Instituto Consulplan , Unesc , FCC , CONTEMAX , UEPB , AMAUC , Marinha , VUNESP , FUNDATEC , décio , PM-MG , Big Advice , IF MT , IBAM , CEV , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , Instituto Excelência , MetroCapital Soluções , Unicentro , FCM , Copeiro , UERJ , AMEOSC , FUNDEP , Décio Terror , Prefeitura de Ipira - SC , BIO-RIO , IF TO , IBFC , CEV-URCA , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , ACAFE , Instituto IASP , AMIGA PÚBLICA , Ministério Público Goiás , UNIOESTE , FEPESE , COPEVE - UFAL , UERJ. , FUNDEPES , Dédalus Concursos & Treinamentos , Prefeitura de Lontras - SC , CCV-UFC , IF-PE , IBGP , CIESP , PS concursos , ACAPLAM , Instituto Quadrix , UERR , ANPAD , MPE-GO , UniREDENTOR , FGV , COPS - UEL , Funrio , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , CECIERJ , IGEDUC , IDCAP , Colégio Pedro II , Quadrix , ACCESS Seleção , Instituto Tupy , UFES , AOCP , Universidade Federal de Alfenas , FSPSS , Coseac , FURB , Enfermeiro - Oncologia , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , CEPERJ , IMPARH , UFMG , COMPERVE , Questão Inédita , ACEP , Instituto Unifil , COTEC , MS Concursos , Aprender-SC , IDECAN , Universidade Federal de Uberlândia - MG , FUMARC , FUVEST , ESAF , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , CEPS-UFPA , INAZ do Pará , UFMT , Faepesul , COMVEST , SELECON , ADVISE , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , FUNCERN , CPCON , NBS , Aroeira , IDECAN. , Universidade Federal do Piauí - UFPI Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

O termo destacado funciona como:
  • A: Elemento de coesão referencial.
  • B: Operador argumentativo.
  • C: Índice de indeterminação do sujeito.
  • D: Elemento de desambiguação.
  • E: Partícula expletiva.

Assinale a alternativa que contém um elemento inequivocamente associado ao texto narrativo paradidático:
  • A: É destinado ao público infantil.
  • B: Habitualmente prescinde do narrador onisciente.
  • C: Implica aprofundamento conceitual de um tema.
  • D: Orienta o leitor sobre alguma ação.
  • E: Aborda temas históricos.

Na primeira estrofe do poema de Patativa do Assaré, temos que
  • A: o emprego da redondilha menor é característicos dos gêneros populares.
  • B: o emprego irregular da redondilha maior afasta o exemplo da tradição popular.
  • C: o uso do decassílabo representa a adesão do poeta à simplicidade do canto do povo.
  • D: o verso hendecassílabo preserva, parcialmente, a sonoridade da redondilha menor.
  • E: o verso alexandrino atesta o veio clássico, ou erudito, dominado pelo autor.

No verso "Só fumo cigarro de paia de mio", o trecho destacado exerce a função sintática de:
  • A: Objeto indireto.
  • B: Objeto direto.
  • C: Complemento nominal.
  • D: Adjunto adnominal.
  • E: Predicativo do objeto.

Na última estrofe do trecho do poema, percebe-se que Patativa revela:
  • A: domínio do recurso chamado paralelismo sintático.
  • B: domínio do recurso chamado enjambement.
  • C: falta de domínio da concordância verbal.
  • D: falta de domínio da regência verbal.
  • E: falta de domínio da estruturação do período composto.

Ainda sobre o poema de Patativa, é incorreto afirmar que:
  • A: a grafia que registra o infinito de verbos da primeira conjugação como oxítonas terminadas pela vogal "a" é um fenômeno comum e não se limita aos falantes não-escolarizados.
  • B: a grafia que registra substantivos terminados em "r" como oxítonas terminadas por vogal tônica é um fenômeno comum na fala, mas raro na escrita de falantes escolarizados.
  • C: a grafia de rastero revela um fenômeno comum na fala, correspondente a um metaplasmo chamado monotongação.
  • D: a grafia de argum revela um fenômeno comum na fala, correspondente a um metaplasmo chamado apócope.
  • E: a grafia que registra substantivos terminados em "l" como oxítonas terminadas por vogal tônica é um fenômeno comum na fala, mas raro na escrita de falantes escolarizados.

Sobre o trecho do poema, afirma-se:
I. Sua linguagem expressa o projeto modernista, que investe no abrasileiramento da língua portuguesa, para
diferenciá-la do Português falado em Portugal.
II. O poeta defende a ideia que a sabedoria depende da
escolarização formal.
III. O público a quem se dirige, preferencialmente, o poeta, é composto de gente simples.
Assinale a alternativa verdadeira sobre as afirmativas acima:
  • A: apenas I está correta.
  • B: apenas II está correta.
  • C: apenas III está correta.
  • D: todas estão corretas.
  • E: apenas I está incorreta.

O processo de formação da palavra letrada é chamado de:
  • A: composição por aglutinação
  • B: composição por justaposição
  • C: parassíntese
  • D: derivação prefixal
  • E: derivação sufixal

Assinale a alternativa em que se verifica um desvio de concordância nominal:
  • A: A leitura correta dos PCN’s considera igualados o uso público da linguagem e a situação privada de interlocução.
  • B: A leitura correta dos PCN’s consideram o uso público da linguagem e a situação privada de interlocução igualados.
  • C: A leitura correta dos PCN’s considera o uso público da linguagem e a situação privada de interlocução igualadas.
  • D: A leitura correta dos PCN’s considera o uso público da linguagem igualado à situação privada de interlocução.
  • E: A leitura correta dos PCN’s consideram a situação privada de interlocução igualada ao uso público da linguagem.

Exibindo de 1 até 10 de 25 questões.