Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 26 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: CEV-URCA , FUMARC , IPEFAE , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , UFES , AMAUC , FUVEST , IDIB , UERJ. , Universidade Federal de Alfenas , COPEVE - UFAL , Prefeitura de Lontras - SC , Dédalus Concursos & Treinamentos , Big Advice , Faepesul , Instituto Ânima Sociesc , CIESP , FUNCERN , Itame Consultoria e Concursos , PS concursos , UFMG , AMEOSC , GANZAROLI , IESES , UERR , Universidade Federal de Uberlândia - MG , COPS - UEL , Instituto AOCP , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , BIO-RIO , FAFIPA , Colégio Pedro II , ACAFE , Fund. Dom Cintra , Legalle Concursos , Quadrix , UFMT , AMIGA PÚBLICA , GS Assessoria e Concursos , IF - GO , Universidade Federal do Piauí - UFPI , Coseac , CCV-UFC , FAPEC , Instituto Consulplan , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Enfermeiro - Oncologia , COMPERVE , ACAPLAM , Fundação CEFETMINAS , Marinha , Questão Inédita , UFPEL , COTEC , ANPAD , GUALIMP , IF MT , MS Concursos , Unoesc , CECIERJ , FAU , Instituto Excelência , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , ESAF , UFPR , COMVEST , ACCESS Seleção , Fundação Cesgranrio , MetroCapital Soluções , SELECON , CPCON , AOCP , IADES , IF TO , NBS , UPE , CEPERJ , FAUEL , Instituto IASP , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , Exército Brasileiro , Simulado FCC , UFRR , CONSULPAM , ACEP , Fundação FAFIPA , Ministério Público Goiás , Crescer Consultoria , Aprender-SC , IBADE , IF-PE , Nosso Rumo , UPENET/IAUPE , CEPS-UFPA , FCC , Instituto Quadrix , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , FACET Concursos , Técnico Administrativo - Inglês , UFU-MG , Consulplam , ADVISE , FUNDATEC , MPE-GO , CS-UFG , Aroeira , IBAM , IGEDUC , NUCEPE , URI , Cesgranrio , FCM , Instituto Tupy , Prefeitura Municipal de Picos - PI , FADESP , UDESC , Unesc , Consulplan , Aeronáutica , FUNDEP , DAE-Bauru , Asconprev , IBFC , IMPARH , Objetiva Concursos LTDA , VUNESP , cesgren , FEPESE , Instituto Unifil , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , AGIRH , FUNDEPES , IDECAN , UECE CEV , Unicentro , CONSULTEC , de , ASSCONPP , IBGP , INAZ do Pará , OMNI Concurso Públicos , CETREDE , CESPE/CEBRASPE , FGV , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , Alternative Concursos , Funrio , IDECAN. , UEPB , UNIOESTE , CONTEMAX , décio , AV MOREIRA , IDCAP , INEP , PM-MG , CEV , FSPSS , IOPLAN , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , Alternative Concursos Ltda , FURB , IDESUL , UERJ , UniREDENTOR , Copeiro , Prefeitura de Ipira - SC , Décio Terror , Avança SP , Instituto Access Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

As palavras "fácil" e "agricultável" são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em "L". Identifique quais palavras precisam ser acentuadas graficamente, de acordo com as regras de acentuação atualmente em vigor e assinale a alternativa correta.
  • A: Bilingue, colegio, propriedade, também
  • B: Pioneiro, disponivel, ultimo, estatico.
  • C: Seculo, inedito, ilustrado, musica.
  • D: Agraria, responsavel, colonia, epoca

(Cesgranrio) Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que a forma verbal está errada:
  • A: Existem na atualidade diferentes tipos de inseticidas prejudiciais à saúde do homem.
  • B: Podem provocar sérias lesões hepáticas, os defensivos agrícolas à base de DDT.
  • C: Faltam aos países subdesenvolvidos uma legislação mais rigorosa sobre os agrotóxicos.
  • D: Persistem por muito tempo no meio ambiente os efeitos nocivos dos inseticidas clorados.

O sujeito de uma oração é determinado quando:
  • A: O seu núcleo é um substantivo, palavra substantivada, pronome ou oração substantiva.
  • B: O seu núcleo é sempre um substantivo
  • C: O seu núcleo é sempre uma oração substantiva ou um substantivo
  • D: O seu núcleo é sempre um pronome pessoal ou um substantivo.



Com base no texto, que trata do papel do escritor José de Alencar e da futura digitalização de sua obra, depreende- se que:
  • A: a digitalização dos textos é importante para que os leitores possam compreender seus romances.
  • B: o conhecido autor de O guarani e Iracema foi importante porque deixou uma vasta obra literária com temática atemporal.
  • C: a divulgação das obras de José de Alencar, por meio da digitalização, demonstra sua importância para a história do Brasil Imperial.
  • D: a digitalização dos textos de José de Alencar terá importante papel na preservação da memória linguística e da identidade nacional.



O emprego de aspas em uma dada expressão pode servir, inclusive, para indicar que ela:

I. foi utilizada pelo autor com algum tipo de restrição;
II. pertence ao jargão de uma determinada área do conhecimento;
III. contém sentido pejorativo, não assumido pelo autor.

Considere as seguintes ocorrências de emprego de aspas presentes no texto:

A. “pós-moderna”
B. “mau uso”
C. “livre jogo do mercado”
D. “livre”
E. “resto do mundo”

As modalidades I, II e III de uso de aspas, elencadas acima, verificam-se, respectivamente, em:
  • A: A, C e E
  • B: B, C e D
  • C: C, D e E
  • D: A, B e E

As palavras órgão, rubrica e fórceps, são respectivamente:
  • A: paroxítona, proparoxítona, proparoxítona
  • B: paroxítona, paroxítona, paroxítona
  • C: proparoxítona, proparoxítona, proparoxítona
  • D: proparoxítona, paroxítona, proparoxítona

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. A peça ______ assistimos é hilariante.
  • A: que
  • B: a qual
  • C: a que
  • D: da qual

Assinale a alternativa que contém uma afirmação incorreta.
  • A: Ditongo é o encontro de uma vogal e uma semivogal na mesma silaba
  • B: Tritongo é o encontro de uma semivogal + uma vogal + uma semivogal
  • C: Hiato é o encontro de duas vogais que ficam em sílabas diferentes
  • D: Ditongo é a separação de uma vogal em silabas diferentes.

Leia este trecho.

(...) Da garrafa estilhaçada, no ladrilho já sereno escorre uma coisa espessa que é leite, sangue... não sei. Por entre objetos confusos, mal redimidos da noite, duas cores se procuram, suavemente se tocam, amorosamente se enlaçam, formando um terceiro tom a que chamamos aurora.
(Carlos Drummond de Andrade)

No fragmento anterior, Carlos Drummond de Andrade constrói, poeticamente, a aurora. O que permite visualizar este momento do dia corresponde:
  • A: a objetos confusos mal redimido da noite.
  • B: à garrafa estilhaçada e ao ladrilho sereno.
  • C: à aproximação suave de dois corpos.
  • D: ao enlace amoroso de duas cores.

Exibindo de 1 até 10 de 26 questões.