Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 92 questões.
K. parou de falar e olhou para o juiz, que não disse nada. Enquanto o fazia, pensou ter visto o juiz emitir um sinal, com um movimento dos olhos, a alguém na multidão. K. sorriu e disse: – E agora o juiz, bem a meu lado, está fazendo algum sinal secreto para alguém do meio dos senhores. Parece haver alguém dentre os senhores recebendo instruções de algum superior. Não sei se o sinal é para causar vaias ou aplausos, mas me absterei de tentar adivinhar seu significado cedo demais. Realmente não me importa, e dou ao meritíssimo minha irrestrita e pública permissão para parar de fazer sinais secretos a seu subordinado pago aí embaixo e, em vez disso, dar suas ordens com palavras; que ele diga logo: “Vaiem agora!” e da próxima vez “Aplaudam agora!”. Com embaraço ou impaciência, o juiz balançava-se para a frente e para trás em seu assento. O homem atrás dele, com quem estivera falando, inclinou-se para a frente novamente, para lhe dar algumas palavras de encorajamento ou algum conselho específico. Abaixo, no salão, as pessoas conversavam em voz baixa, porém animadamente. As duas facções pareceram antes ter opiniões fortemente opostas, mas agora começavam a se misturar; alguns indivíduos apontavam para K., outros para o juiz. O ar da sala estava carregado e extremamente opressivo; os que se sentavam mais para trás mal podiam ser vistos. Devia ser especialmente difícil para os visitantes que estavam na galeria, já que eram forçados a perguntar, em voz baixa, aos participantes da assembleia o que exatamente estava acontecendo, lançando olhares tímidos para o juiz. As respostas que recebiam eram igualmente baixas, dadas por trás da proteção de mãos sobre a boca. – Quase acabei de dizer tudo o que queria – prosseguiu K. e, já que não havia nenhuma sineta, bateu na mesa com o punho, de uma forma que assustou o juiz e seu conselheiro e os fez parar de olhar um para o outro. – Nada disso tem a ver comigo, e posso, então, fazer uma avaliação calma da situação; presumindo que este suposto tribunal tenha alguma importância, será bastante vantajoso para os senhores ouvir o que tenho a dizer. Se quiserem discutir o que digo, por gentileza, só o façam depois, não tenho tempo a perder e logo irei embora. Fez-se silêncio imediato, o que mostrava o controle de K. sobre a multidão. Não houve nenhuma exclamação entre as pessoas, como houvera de início; ninguém nem mesmo aplaudiu, mas, se é que já não estavam convencidas, elas pareciam quase estar.

O autor chama o personagem principal, Josef K., por seu sobrenome, “K.”. Ao longo de todas as vezes em que o personagem é mencionado, é correto afirmar que a disposição de ponto final junto à letra “K” serve para demonstrar:
  • A: Citação.
  • B: Abreviatura
  • C: Fechamento do período.
  • D: Início de aposto enumerativo.

Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: UniREDENTOR , AMEOSC , UERR , IDECAN , Fund. Dom Cintra , COTEC , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , INAZ do Pará , GS Assessoria e Concursos , ESAF , BIO-RIO , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , FAPEC , COMVEST , UFES , ACAFE , Quadrix , Universidade Federal de Alfenas , AMIGA PÚBLICA , IDECAN. , Fundação CEFETMINAS , CPCON , CCV-UFC , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , INEP , GUALIMP , Exército Brasileiro , IOPLAN , FAU , CONSULPAM , UFMG , ACAPLAM , Questão Inédita , Crescer Consultoria , Universidade Federal de Uberlândia - MG , ANPAD , MS Concursos , IDESUL , Fundação Cesgranrio , CECIERJ , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , Instituto Access , IADES , FACET Concursos , IPEFAE , FAUEL , Consulplam , UFMT , ACCESS Seleção , SELECON , CS-UFG , Universidade Federal do Piauí - UFPI , AOCP , NBS , IDIB , Fundação FAFIPA , CEPERJ , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , Instituto Ânima Sociesc , IBADE , FADESP , Itame Consultoria e Concursos , FCC , Consulplan , UFPEL , ACEP , Simulado FCC , FUNDATEC , DAE-Bauru , Unoesc , Aprender-SC , Nosso Rumo , IESES , CEPS-UFPA , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , Instituto AOCP , IBAM , Legalle Concursos , FCM , CONSULTEC , UFPR , ADVISE , Técnico Administrativo - Inglês , FUNDEP , de , UPE , Aroeira , NUCEPE , IF - GO , Cesgranrio , Prefeitura Municipal de Picos - PI , Instituto Consulplan , IBFC , CETREDE , UDESC , Marinha , FEPESE , CONTEMAX , UFRR , Aeronáutica , IF MT , FUNDEPES , décio , UPENET/IAUPE , Asconprev , Objetiva Concursos LTDA , cesgren , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , Instituto Excelência , IBGP , CEV , AGIRH , UECE CEV , MetroCapital Soluções , FGV , Copeiro , UFU-MG , IF TO , Funrio , Décio Terror , URI , ASSCONPP , OMNI Concurso Públicos , CEV-URCA , CESPE/CEBRASPE , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , Instituto IASP , IDCAP , Unesc , Alternative Concursos , UEPB , Ministério Público Goiás , FSPSS , COPEVE - UFAL , IF-PE , FURB , Dédalus Concursos & Treinamentos , VUNESP , AV MOREIRA , PM-MG , CIESP , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , Instituto Quadrix , Unicentro , Alternative Concursos Ltda , UERJ , MPE-GO , FUMARC , COPS - UEL , IGEDUC , FUVEST , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , Avança SP , Prefeitura de Ipira - SC , Faepesul , Colégio Pedro II , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , Instituto Tupy , UNIOESTE , AMAUC , UERJ. , FUNCERN , Coseac , IMPARH , GANZAROLI , Enfermeiro - Oncologia , Big Advice , Prefeitura de Lontras - SC , FAFIPA , COMPERVE , PS concursos , Instituto Unifil Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Para responder a questão considere o parágrafo: E saudades precisam ser ditas. Mais, precisam ser ouvidas. E isso há de caber até na bagagem de mão.
No parágrafo, há uma informação
  • A: subentendida, marcada pela preposição “até”.
  • B: subentendida, marcada pelo substantivo “isso”.
  • C: pressuposta, sinalizada pelo advérbio “até”.
  • D: pressuposta, sinalizada pelo pronome “isso”.

Para responder a questão considere o parágrafo:Meio quilo de palavras ditas aos que me fazem tanta falta é tudo o que preciso. Quem dera elas viessem assim, no peso. Ou sob encomenda. Talvez até por aplicativo. No entanto, as palavras fogem. Pior, se amontoam e nada falam a ninguém, apesar do barulho. Limito-me a dizer, então, que tenho saudades imensas.
A estratégia coesiva utilizada para interligar os dois primeiros períodos do parágrafo é a
  • A: substituição.
  • B: repetição.
  • C: antecipação.
  • D: elipse.

Para responder a questão considere o parágrafo:Meio quilo de palavras ditas aos que me fazem tanta falta é tudo o que preciso. Quem dera elas viessem assim, no peso. Ou sob encomenda. Talvez até por aplicativo. No entanto, as palavras fogem. Pior, se amontoam e nada falam a ninguém, apesar do barulho. Limito-me a dizer, então, que tenho saudades imensas.
Mantendo o sentido do trecho e a ordem dos termos, o elemento linguístico em destaque
pode ser substituído por
  • A: pois.
  • B: contudo.
  • C: embora.
  • D: tanto.

Para responder a questão considere o parágrafo:Hoje estou mais sujeita a partidas alheias. Amigos que vão pro Rio, São Paulo, Santa Catarina, Japão. E, a cada ida, a cidade fica maior, pois o que é físico torna-se coisa de poeta: saudade. E pra quem não sabe versar sobre ela, resta uma lágrima envergonhada.
Algumas escolhas lexicais efetuadas no parágrafo evidenciam traços de uma variante
linguística
  • A: histórica, a exemplo de “Hoje”.
  • B: situacional, a exemplo de “pro” e “pra”.
  • C: social, a exemplo de “Amigos”.
  • D: geográfica, a exemplo de “Rio” e “São Paulo”.

Para responder a questão considere o parágrafo: Fui embora poucas vezes na vida. A mais dramática foi mesmo quando saí de casa. Não houve briga ou desentendimento. Eu apenas senti que não cabia mais numa cidade pequena. Vim de Caicó para Natal, onde ainda estou e não tenho vontade de sair. Geograficamente falando, minha maior partida. Pessoalmente, o encontro com o meu lugar no mundo.
Dominantemente, o parágrafo é composto pela sequência
  • A: descritiva.
  • B: narrativa.
  • C: injuntiva.
  • D: argumentativa.

Para responder a questão considere o parágrafo: Fui embora poucas vezes na vida. A mais dramática foi mesmo quando saí de casa. Não houve briga ou desentendimento. Eu apenas senti que não cabia mais numa cidade pequena. Vim de Caicó para Natal, onde ainda estou e não tenho vontade de sair. Geograficamente falando, minha maior partida. Pessoalmente, o encontro com o meu lugar no mundo.
A pontuação empregada no parágrafo contribui para imprimir-lhe um tom
  • A: emotivo, atenuado pela presença de elementos coesivos explícitos entre os períodos.
  • B: neutro, reforçado pela organização sintática dos períodos.
  • C: neutro, atenuado pela organização sintática dos períodos.
  • D: emotivo, reforçado pela ausência de elementos coesivos entre os períodos.

Para responder a questão considere o parágrafo: Fui embora poucas vezes na vida. A mais dramática foi mesmo quando saí de casa.
Não houve briga ou desentendimento. Eu apenas senti que não cabia mais numa
cidade pequena. Vim de Caicó para Natal, onde ainda estou e não tenho vontade de
sair. Geograficamente falando, minha maior partida. Pessoalmente, o encontro com o
meu lugar no mundo.
Nesse parágrafo, percebe-se uma enunciadora
  • A: insatisfeita no presente.
  • B: descontente no passado.
  • C: ressentida no presente.
  • D: raivosa no passado.

No título do texto, a autora demonstra um determinado grau de envolvimento com aquilo
que enuncia. Esse mesmo grau de envolvimento reaparece no parágrafo
  • A: 5º.
  • B: 2º.
  • C: 1º.
  • D: 4º.

Exibindo de 1 até 10 de 92 questões.