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K. parou de falar e olhou para o juiz, que não disse nada. Enquanto o fazia, pensou ter visto o juiz emitir um sinal, com um movimento dos olhos, a alguém na multidão. K. sorriu e disse: – E agora o juiz, bem a meu lado, está fazendo algum sinal secreto para alguém do meio dos senhores. Parece haver alguém dentre os senhores recebendo instruções de algum superior. Não sei se o sinal é para causar vaias ou aplausos, mas me absterei de tentar adivinhar seu significado cedo demais. Realmente não me importa, e dou ao meritíssimo minha irrestrita e pública permissão para parar de fazer sinais secretos a seu subordinado pago aí embaixo e, em vez disso, dar suas ordens com palavras; que ele diga logo: “Vaiem agora!” e da próxima vez “Aplaudam agora!”. Com embaraço ou impaciência, o juiz balançava-se para a frente e para trás em seu assento. O homem atrás dele, com quem estivera falando, inclinou-se para a frente novamente, para lhe dar algumas palavras de encorajamento ou algum conselho específico. Abaixo, no salão, as pessoas conversavam em voz baixa, porém animadamente. As duas facções pareceram antes ter opiniões fortemente opostas, mas agora começavam a se misturar; alguns indivíduos apontavam para K., outros para o juiz. O ar da sala estava carregado e extremamente opressivo; os que se sentavam mais para trás mal podiam ser vistos. Devia ser especialmente difícil para os visitantes que estavam na galeria, já que eram forçados a perguntar, em voz baixa, aos participantes da assembleia o que exatamente estava acontecendo, lançando olhares tímidos para o juiz. As respostas que recebiam eram igualmente baixas, dadas por trás da proteção de mãos sobre a boca. – Quase acabei de dizer tudo o que queria – prosseguiu K. e, já que não havia nenhuma sineta, bateu na mesa com o punho, de uma forma que assustou o juiz e seu conselheiro e os fez parar de olhar um para o outro. – Nada disso tem a ver comigo, e posso, então, fazer uma avaliação calma da situação; presumindo que este suposto tribunal tenha alguma importância, será bastante vantajoso para os senhores ouvir o que tenho a dizer. Se quiserem discutir o que digo, por gentileza, só o façam depois, não tenho tempo a perder e logo irei embora. Fez-se silêncio imediato, o que mostrava o controle de K. sobre a multidão. Não houve nenhuma exclamação entre as pessoas, como houvera de início; ninguém nem mesmo aplaudiu, mas, se é que já não estavam convencidas, elas pareciam quase estar.

O autor chama o personagem principal, Josef K., por seu sobrenome, “K.”. Ao longo de todas as vezes em que o personagem é mencionado, é correto afirmar que a disposição de ponto final junto à letra “K” serve para demonstrar:
  • A: Citação.
  • B: Abreviatura
  • C: Fechamento do período.
  • D: Início de aposto enumerativo.

Para responder a questão considere o parágrafo: E saudades precisam ser ditas. Mais, precisam ser ouvidas. E isso há de caber até na bagagem de mão.
No parágrafo, há uma informação
  • A: subentendida, marcada pela preposição “até”.
  • B: subentendida, marcada pelo substantivo “isso”.
  • C: pressuposta, sinalizada pelo advérbio “até”.
  • D: pressuposta, sinalizada pelo pronome “isso”.

Para responder a questão considere o parágrafo:Meio quilo de palavras ditas aos que me fazem tanta falta é tudo o que preciso. Quem dera elas viessem assim, no peso. Ou sob encomenda. Talvez até por aplicativo. No entanto, as palavras fogem. Pior, se amontoam e nada falam a ninguém, apesar do barulho. Limito-me a dizer, então, que tenho saudades imensas.
A estratégia coesiva utilizada para interligar os dois primeiros períodos do parágrafo é a
  • A: substituição.
  • B: repetição.
  • C: antecipação.
  • D: elipse.

Para responder a questão considere o parágrafo:Meio quilo de palavras ditas aos que me fazem tanta falta é tudo o que preciso. Quem dera elas viessem assim, no peso. Ou sob encomenda. Talvez até por aplicativo. No entanto, as palavras fogem. Pior, se amontoam e nada falam a ninguém, apesar do barulho. Limito-me a dizer, então, que tenho saudades imensas.
Mantendo o sentido do trecho e a ordem dos termos, o elemento linguístico em destaque
pode ser substituído por
  • A: pois.
  • B: contudo.
  • C: embora.
  • D: tanto.

Para responder a questão considere o parágrafo:Hoje estou mais sujeita a partidas alheias. Amigos que vão pro Rio, São Paulo, Santa Catarina, Japão. E, a cada ida, a cidade fica maior, pois o que é físico torna-se coisa de poeta: saudade. E pra quem não sabe versar sobre ela, resta uma lágrima envergonhada.
Algumas escolhas lexicais efetuadas no parágrafo evidenciam traços de uma variante
linguística
  • A: histórica, a exemplo de “Hoje”.
  • B: situacional, a exemplo de “pro” e “pra”.
  • C: social, a exemplo de “Amigos”.
  • D: geográfica, a exemplo de “Rio” e “São Paulo”.

Para responder a questão considere o parágrafo: Fui embora poucas vezes na vida. A mais dramática foi mesmo quando saí de casa. Não houve briga ou desentendimento. Eu apenas senti que não cabia mais numa cidade pequena. Vim de Caicó para Natal, onde ainda estou e não tenho vontade de sair. Geograficamente falando, minha maior partida. Pessoalmente, o encontro com o meu lugar no mundo.
Dominantemente, o parágrafo é composto pela sequência
  • A: descritiva.
  • B: narrativa.
  • C: injuntiva.
  • D: argumentativa.

Para responder a questão considere o parágrafo: Fui embora poucas vezes na vida. A mais dramática foi mesmo quando saí de casa. Não houve briga ou desentendimento. Eu apenas senti que não cabia mais numa cidade pequena. Vim de Caicó para Natal, onde ainda estou e não tenho vontade de sair. Geograficamente falando, minha maior partida. Pessoalmente, o encontro com o meu lugar no mundo.
A pontuação empregada no parágrafo contribui para imprimir-lhe um tom
  • A: emotivo, atenuado pela presença de elementos coesivos explícitos entre os períodos.
  • B: neutro, reforçado pela organização sintática dos períodos.
  • C: neutro, atenuado pela organização sintática dos períodos.
  • D: emotivo, reforçado pela ausência de elementos coesivos entre os períodos.

Para responder a questão considere o parágrafo: Fui embora poucas vezes na vida. A mais dramática foi mesmo quando saí de casa.
Não houve briga ou desentendimento. Eu apenas senti que não cabia mais numa
cidade pequena. Vim de Caicó para Natal, onde ainda estou e não tenho vontade de
sair. Geograficamente falando, minha maior partida. Pessoalmente, o encontro com o
meu lugar no mundo.
Nesse parágrafo, percebe-se uma enunciadora
  • A: insatisfeita no presente.
  • B: descontente no passado.
  • C: ressentida no presente.
  • D: raivosa no passado.

No título do texto, a autora demonstra um determinado grau de envolvimento com aquilo
que enuncia. Esse mesmo grau de envolvimento reaparece no parágrafo
  • A: 5º.
  • B: 2º.
  • C: 1º.
  • D: 4º.

O texto faz uso de uma linguagem tendente à
  • A: denotação e apenas com traços de informalidade, em dissonância com a sequência textual.
  • B: conotação e apenas com traços de formalidade, em consonância com a sequência textual.
  • C: formalidade, mas com traços de informalidade, em consonância com o gênero discursivo.
  • D: informalidade, mas com traços de formalidade, em dissonância com o gênero discursivo.

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