Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 46 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: ACAFE , CETREDE , FUMARC , IPEFAE , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , UFES , CONTEMAX , FUVEST , IDIB , UERJ. , Universidade Federal de Alfenas , AMIGA PÚBLICA , Prefeitura de Lontras - SC , CCV-UFC , décio , Faepesul , Instituto Ânima Sociesc , ACAPLAM , CEV , FUNCERN , Itame Consultoria e Concursos , PS concursos , UFMG , Copeiro , GANZAROLI , IESES , UERR , Universidade Federal de Uberlândia - MG , ANPAD , Instituto AOCP , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , CECIERJ , Décio Terror , FAFIPA , ACCESS Seleção , CEV-URCA , Fund. Dom Cintra , Legalle Concursos , Quadrix , UFMT , COPEVE - UFAL , GS Assessoria e Concursos , IF - GO , Universidade Federal do Piauí - UFPI , AOCP , Dédalus Concursos & Treinamentos , FAPEC , Instituto Consulplan , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , CEPERJ , ACEP , CIESP , Fundação CEFETMINAS , Marinha , Questão Inédita , UFPEL , Aprender-SC , COPS - UEL , GUALIMP , IF MT , MS Concursos , Unoesc , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , FAU , Instituto Excelência , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , CEPS-UFPA , UFPR , ADVISE , Colégio Pedro II , Fundação Cesgranrio , MetroCapital Soluções , SELECON , Aroeira , Coseac , IADES , IF TO , NBS , UPE , Enfermeiro - Oncologia , FAUEL , Instituto IASP , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , Cesgranrio , Simulado FCC , UFRR , Aeronáutica , COMPERVE , Fundação FAFIPA , Ministério Público Goiás , Asconprev , COTEC , IBADE , IF-PE , Nosso Rumo , UPENET/IAUPE , ESAF , FCC , Instituto Quadrix , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , cesgren , Técnico Administrativo - Inglês , UFU-MG , AGIRH , COMVEST , FUNDATEC , MPE-GO , ASSCONPP , CPCON , IBAM , IGEDUC , NUCEPE , URI , Exército Brasileiro , FCM , Instituto Tupy , Prefeitura Municipal de Picos - PI , CESPE/CEBRASPE , UDESC , Unesc , Alternative Concursos , CONSULPAM , FUNDEP , AV MOREIRA , Crescer Consultoria , IBFC , IMPARH , Objetiva Concursos LTDA , VUNESP , FACET Concursos , FEPESE , Instituto Unifil , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , Consulplam , FUNDEPES , IDECAN , UECE CEV , Unicentro , Alternative Concursos Ltda , Avança SP , CS-UFG , IBGP , INAZ do Pará , OMNI Concurso Públicos , FADESP , FGV , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , Consulplan , Funrio , IDECAN. , UEPB , UNIOESTE , AMAUC , Big Advice , DAE-Bauru , IDCAP , INEP , PM-MG , FSPSS , IOPLAN , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , CONSULTEC , FURB , IDESUL , UERJ , UniREDENTOR , AMEOSC , Prefeitura de Ipira - SC , BIO-RIO , de , Instituto Access Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

A palavra “bastante” pode funcionar como um advérbio ou como um adjetivo. Isso pode interferir na ocorrência (ou não) de concordância nominal na frase.

Qual frase apresenta concordância nominal adequada com a palavra “bastante”?
  • A: Não havia pratos e talheres bastantes para tantos convidados.
  • B: O coquetel estava bastante agradável.
  • C: Os estudantes trabalharam bastante nas férias.
  • D: Os filmes do Festival de Tiradentes eram bastante interessantes.

Analise a propaganda a seguir.

O adjunto adverbial apresenta circunstância de:
  • A: Lugar.
  • B: Tempo.
  • C: Intensidade.
  • D: Modo.
  • E: Afirmação.

Analise a propaganda a seguir.



O adjunto adverbial que aparece no texto da parte de baixo, no canto esquerdo da propaganda, é:
  • A: Faça.
  • B: Para.
  • C: Fontes.
  • D: Agora.
  • E: Mensagem.

Analise a propaganda a seguir.

O objetivo principal da propaganda é:
  • A: Pedir que evitem, imediatamente, o desperdício de água.
  • B: Informar a data do dia mundial da água.
  • C: Divulgar o trabalho realizado pelo CREA-SC.
  • D: Explicar a importância de proteger os ecossistemas.
  • E: Conscientizar que a água é uma das nossas maiores fontes de vida.

Leia a tira a seguir:

A formação da palavra “limonada” se deu a partir do processo chamado:
  • A: Composição por justaposição.
  • B: Composição por aglutinação.
  • C: Derivação prefixal.
  • D: Derivação sufixal.
  • E: Derivação parassintética.

Leia a tira a seguir:

No segundo quadrinho ocorre a figura de linguagem:
  • A: Eufemismo.
  • B: Onomatopéia.
  • C: Prosopopeia.
  • D: Anáfora.
  • E: Catacrese.

Leia a tira a seguir:

O dito popular “Se a vida lhe oferecer um limão, faça uma limonada” significa:
  • A: Aceite os “limões” que a vida lhe oferece.
  • B: Retribua em dobro aquilo fazem a você.
  • C: Tire proveito das situações difíceis.
  • D: Desconfie das coisas que a vida te oferecer.
  • E: Faça uma limonada para a vida.

Leia o texto e responda à questão que segue.

O trecho “que o mundo ia acabar” é classificado como:
  • A: Oração subordinada substantiva.
  • B: Oração subordinada adjetiva.
  • C: Oração subordinada adverbial.
  • D: Oração coordenada sindética.
  • E: Oração coordenada assindética.

Leia o texto e responda à questão que segue.

“Anunciaram” se classifica como:
  • A: Verbo de ligação.
  • B: Verbo transitivo direto.
  • C: Verbo transitivo indireto.
  • D: Verbo bitransitivo.
  • E: Verbo intransitivo.

Exibindo de 1 até 10 de 46 questões.