Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 283 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: SELECON , IDESUL , Fund. Dom Cintra , Exército Brasileiro , ANPAD , Unesc , CONSULPAM , CECIERJ , NBS , Instituto Access , GS Assessoria e Concursos , VUNESP , Crescer Consultoria , ACCESS Seleção , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , IPEFAE , FAPEC , AOCP , Simulado FCC , IDIB , Fundação CEFETMINAS , FACET Concursos , Unicentro , Consulplam , CEPERJ , Nosso Rumo , Instituto Ânima Sociesc , GUALIMP , CS-UFG , ACEP , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , Itame Consultoria e Concursos , FAU , FADESP , Aprender-SC , Técnico Administrativo - Inglês , IESES , Fundação Cesgranrio , Instituto AOCP , IADES , UNIOESTE , Consulplan , CEPS-UFPA , NUCEPE , DAE-Bauru , ADVISE , Prefeitura Municipal de Picos - PI , Legalle Concursos , FAUEL , Aroeira , UDESC , IF - GO , Fundação FAFIPA , Objetiva Concursos LTDA , Instituto Consulplan , IBADE , UniREDENTOR , CONSULTEC , Cesgranrio , de , Aeronáutica , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , Marinha , FCC , CETREDE , Asconprev , UECE CEV , IF MT , FUNDATEC , UFES , OMNI Concurso Públicos , Instituto Excelência , IBAM , Universidade Federal de Alfenas , CONTEMAX , cesgren , décio , AGIRH , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , MetroCapital Soluções , FCM , UFMG , CEV , ASSCONPP , UEPB , IF TO , FUNDEP , PM-MG , Instituto IASP , IBFC , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Copeiro , CESPE/CEBRASPE , Décio Terror , Alternative Concursos , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , Ministério Público Goiás , FEPESE , UFMT , CEV-URCA , AV MOREIRA , UERJ , IF-PE , FUNDEPES , Prefeitura de Ipira - SC , Instituto Quadrix , IBGP , Universidade Federal do Piauí - UFPI , COPEVE - UFAL , Dédalus Concursos & Treinamentos , Alternative Concursos Ltda , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , MPE-GO , FGV , UFPEL , CIESP , Avança SP , UERJ. , IGEDUC , Funrio , COPS - UEL , Prefeitura de Lontras - SC , Instituto Tupy , IDCAP , Unoesc , FSPSS , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , AMAUC , PS concursos , UFPR , Colégio Pedro II , Big Advice , UERR , IMPARH , FURB , Coseac , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , Instituto Unifil , UPE , Quadrix , IDECAN , FUMARC , Enfermeiro - Oncologia , AMEOSC , UFRR , COMPERVE , BIO-RIO , INAZ do Pará , FUVEST , COTEC , ACAFE , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , Faepesul , UPENET/IAUPE , Questão Inédita , IDECAN. , FUNCERN , ESAF , AMIGA PÚBLICA , UFU-MG , COMVEST , CCV-UFC , MS Concursos , INEP , GANZAROLI , URI , CPCON , ACAPLAM , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , IOPLAN , FAFIPA Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

“O episódio virou piada eterna na minha família – ou não mais, já que o pai morreu, a mãe está senil, e briguei com os demais parentes nas eleições.” (1º parágrafo)

Depreende-se do trecho que os travessões iniciam segmento que transmite:
  • A: ratificação a respeito de o episódio ter virado piada.
  • B: retificação, seguida de esclarecimento do motivo de o adjetivo “eterno” não ter mais significado no contexto atual.
  • C: oposição ao fato de o episódio ter virado piada.
  • D: alternativa de ter virado piada no passado e permanece no presente.
  • E: conclusão de que a piada dos pais com os filhos devem ser evitadas.

Marque a alternativa correta quanto à concordância
  • A: A maioria das pessoas sabe de onde vem os hambúrgueres.
  • B: A maioria das pessoas sabem de onde vem os hambúrgueres.
  • C: Uma ou outra pessoa sabem que os hambúrgueres derivam do gado.
  • D: 50% das pessoas nunca atentou para o fato de que os hambúrgueres derivam do gado.
  • E: Podem-se alimentar pessoas sem o sacrifício de tantos animais.

Marque a alternativa correta quanto ao emprego e à colocação pronominal:
  • A: Tornamos-nos, a cada dia, ainda mais consumistas desenfreados.
  • B: Quando pego-me em situação de consumo desnecessário, costumo repensar minhas ações.
  • C: Esses são temas que em nada se relacionam com o primeiro.
  • D: Isso de nada ajuda-as.
  • E: E é preciso lembrar que não pode-se esperar que todas as pessoas ajam como nós.

Complete as lacunas abaixo e marque a alternativa correta.

___ partir do momento em que as pessoas se tornam vegetarianas, ___ proteína animal é substituída por outros ingredientes também ricos em vitaminas. ___ muitas pessoas vegetarianas, ___ quais transmitem por seus atos consciência quanto ao sacrifício animal na alimentação humana. ___ alguns meses ONGs se pronunciaram dando relevância ___ essa prática.
  • A: a, a, Há, as, Há, a
  • B: à, a, Há, as, À, a
  • C: a, à, Há, às, A, há
  • D: a, à, A, às, A, à
  • E: à, à, A, às, A, a


(NÍQUEL NÁUSEA - FERNANDO GONSALES! HTTP://BLOGDOXANDRO.BLOGSPOT.COM/2011_10_08_ARCHIVE.HTML)
O humor da tira se concretiza
  • A: no último quadrinho, quando o macho revela a sorte de não ter completado a resposta à fêmea.
  • B: no segundo quadrinho, quando a fêmea revela que ela se interessa mesmo é pela cor dos cabelos.
  • C: no terceiro quadrinho, quando a fêmea considera o macho um amor.
  • D: no primeiro quadrinho, quando o macho sua ao ter receio de errar a resposta.
  • E: no terceiro quadrinho, pois o macho sempre repara na fêmea.


(NÍQUEL NÁUSEA - FERNANDO GONSALES! HTTP://BLOGDOXANDRO.BLOGSPOT.COM/2011_10_08_ARCHIVE.HTML)
O vocábulo “mesmo”, do segundo quadrinho, foi empregado com o mesmo valor em.
  • A: Mesmo ele sentiu que não valia a pena aguardar e pediu demissão.
  • B: Ele mesmo saiu em retirada da empresa, tendo em vista os problemas se alastrarem.
  • C: Ele teve o mesmo entendimento dos demais profissionais.
  • D: Ele retirou mesmo sua candidatura à presidência do clube.
  • E: Mesmo falando baixo, todos o ouviram.


(NÍQUEL NÁUSEA - FERNANDO GONSALES! HTTP://BLOGDOXANDRO.BLOGSPOT.COM/2011_10_08_ARCHIVE.HTML)
Assinale a alternativa que apresenta verbo que substitui correta e contextualmente o verbo “mudou”, que se encontra no terceiro quadrinho.
  • A: houvera mudado
  • B: mudaria
  • C: havia mudado
  • D: mudava
  • E: mudaria



Marque a alternativa em que o termo destacado, além de transmitir valor de modo, resume e retoma informação anterior.
  • A: A comida chega magicamente à porta de casa, quando a mamãe encosta no smartphone. (3º parágrafo)
  • B: Vegetarianos usam o termo “cadáver”, altamente apelativo. (7º parágrafo)
  • C: Se árvores não vendem limões, elas tampouco dão hambúrgueres. (6º parágrafo)
  • D: Meu pai fazia assim. (9º parágrafo)
  • E: (De modo algum. Mas aprendi um montão. (último parágrafo)

Marque a alternativa que apresenta conjunção que não pode substituir a que se encontra em negrito abaixo:

Vegetarianos usam o termo “cadáver”, altamente apelativo. Eu, contudo, preciso admitir que faria o mesmo se estivesse na posição deles.
  • A: contudo
  • B: mas
  • C: no entanto
  • D: todavia
  • E: entretanto

Exibindo de 1 até 10 de 283 questões.