Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 438 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: Exército Brasileiro , AV MOREIRA , GUALIMP , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , UFU-MG , Legalle Concursos , FAU , UEPB , URI , IF - GO , CONSULPAM , PM-MG , Instituto Consulplan , Crescer Consultoria , Alternative Concursos Ltda , Fundação Cesgranrio , Unesc , Marinha , FACET Concursos , Avança SP , IADES , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , FAUEL , UERJ , VUNESP , IF MT , Consulplam , Prefeitura de Ipira - SC , Instituto Excelência , CS-UFG , AMAUC , Fundação FAFIPA , Unicentro , MetroCapital Soluções , FADESP , Big Advice , IBADE , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , FCC , UERJ. , IF TO , Consulplan , Prefeitura de Lontras - SC , Instituto IASP , DAE-Bauru , AMEOSC , FUNDATEC , UNIOESTE , Ministério Público Goiás , BIO-RIO , IBAM , PS concursos , ACAFE , FCM , UERR , IF-PE , CONSULTEC , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , Instituto Quadrix , de , AMIGA PÚBLICA , FUNDEP , UniREDENTOR , MPE-GO , CETREDE , CCV-UFC , IBFC , Quadrix , ACAPLAM , FEPESE , IGEDUC , CONTEMAX , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , UFES , Instituto Tupy , décio , ANPAD , FUNDEPES , Universidade Federal de Alfenas , CEV , CECIERJ , IBGP , Questão Inédita , Copeiro , ACCESS Seleção , FGV , MS Concursos , IMPARH , Funrio , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , UFMG , Instituto Unifil , Décio Terror , AOCP , SELECON , Universidade Federal de Uberlândia - MG , IDECAN , CEV-URCA , CEPERJ , IDCAP , INAZ do Pará , COPEVE - UFAL , ACEP , FSPSS , NBS , Aprender-SC , FURB , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , UFMT , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , Dédalus Concursos & Treinamentos , Simulado FCC , Universidade Federal do Piauí - UFPI , IDECAN. , CIESP , CEPS-UFPA , INEP , COPS - UEL , ADVISE , FUMARC , Nosso Rumo , Aroeira , FUVEST , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , UFPEL , IOPLAN , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , Técnico Administrativo - Inglês , Unoesc , IDESUL , Colégio Pedro II , Cesgranrio , Faepesul , Instituto Access , Coseac , Aeronáutica , FUNCERN , NUCEPE , Asconprev , GANZAROLI , Prefeitura Municipal de Picos - PI , UFPR , IPEFAE , Enfermeiro - Oncologia , UDESC , UPE , IDIB , COMPERVE , cesgren , FAFIPA , Instituto Ânima Sociesc , COTEC , AGIRH , Fund. Dom Cintra , Objetiva Concursos LTDA , ASSCONPP , GS Assessoria e Concursos , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , UFRR , Itame Consultoria e Concursos , ESAF , UECE CEV , UPENET/IAUPE , IESES , COMVEST , CESPE/CEBRASPE , FAPEC , Instituto AOCP , CPCON , Alternative Concursos , Fundação CEFETMINAS , OMNI Concurso Públicos Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.



Pronomes funcionam nos textos como elementos de coesão referencial, auxiliando a manutenção do tema abordado. No trecho da reportagem, o vocábulo “nome” é retomado pelo pronome destacado em
  • A:Seu nome define seu destino”.
  • B: “É você quem constrói a sua identidade”.
  • C: “Existe um processo de elaboração, em que você toma posse do nome [...]”.
  • D: “[...] você toma posse do nome que lhe foi dado”.
  • E: “[...] não ficar brigando com ele”.



Com base no conceito ampliado de saúde, podemos interpretar que as imagens dos textos I e II
  • A: convidam a pensar sobre o conceito ampliado de saúde.
  • B: criticam a relação entre a prática de exercícios e a saúde.
  • C: coadunam-se com o conceito de saúde construído na Conferência.
  • D: exemplificam a conquista do estado de saúde em um sentido amplo.
  • E: reproduzem a relação de causalidade entre fazer exercício e ter saúde.



A letra da canção Fico assim sem você, que circulava em meios populares, veiculada pela grande mídia, começou a integrar o repertório de crianças cujas famílias tinham o hábito de ouvir o que é conhecido como MPB. O novo público que passou a conhecer e apreciar essa música revela a
  • A: legitimação de certas músicas quando interpretadas por artistas de uma parcela específica da sociedade.
  • B: admiração pelas composições musicais realizadas por sujeitos com pouca formação acadêmica.
  • C: necessidade que músicos consagrados têm de buscar novos repertórios nas periferias.
  • D: importância dos meios de comunicação de massa na formação da música brasileira.
  • E: função que a indústria fonográfica ocupa em resgatar músicas da periferia.



Com base na decisão da Associação Internacional das Federações de Atletismo, considera-se que as penalidades previstas para esse esporte indicam um(a)
  • A: incentivo a novas formas de doping por parte dos atletas.
  • B: descaso com a performance esportiva das várias modalidades do atletismo.
  • C: uso favorável dos produtos da indústria farmacêutica nos torneios oficiais de atletismo.
  • D: procedimento prejudicial para a credibilidade da modalidade e do fair play nos esportes.
  • E: aumento na utilização do doping para a melhora na performance dos atletas.



Na perspectiva do Romantismo, a representação feminina espelha concepções expressas no poema pela
  • A: reprodução de estereótipos sociais e de gênero.
  • B: presença de traços marcadores de nacionalidade.
  • C: sublimação do desejo por meio da espiritualização.
  • D: correlação feita entre estados emocionais e natureza.
  • E: mudança de paradigmas relacionados à sensibilidade.



No texto predomina a função poética da linguagem, pois ele registra uma visão imaginária e singularizada de mundo, construída por meio do trabalho estético da linguagem. A função conativa também contribui para esse trabalho na medida em que o enunciador procura
  • A: influenciar o leitor em relação aos sentimentos provocados por uma carta de amor, por meio de opiniões pessoais.
  • B: definir com objetividade o sentimento amoroso e a importância das cartas de amor.
  • C: alertar para consequências perigosas advindas de mensagens amorosas.
  • D: esclarecer como devem ser escritas as mensagens sentimentais nas cartas de amor.
  • E: produzir uma visão ficcional do sentimento amoroso presente em cartas de amor.



Em ambos os textos, constata-se que a participação das mulheres nas diferentes áreas de conhecimento
  • A: apresenta taxas de crescimento significativas em relação à dos homens.
  • B: superou a produção masculina na construção de projetos ao longo dos anos.
  • C: vem sendo estimulada por meio de ações educativas em diferentes setores.
  • D: tem se transformado, seja pela iniciativa feminina, seja pelo incentivo de organizações.
  • E: dobrou em relação à atuação de pesquisadores do outro gênero, no intervalo de 16 anos.



Essa notícia tem sua relevância informativa estabelecida ao apresentar um fato inesperado relativo ao(à)
  • A: excesso de comentários nas redes sociais sobre valores ecológicos e meio ambiente.
  • B: presença de um animal marinho encalhado e em decomposição no centro de Paris.
  • C: uso de uma instalação artística realista como instrumento de denúncia social.
  • D: falta de ações de preservação do meio ambiente no continente europeu.
  • E: opção por uma análise sensacionalista de um evento inusitado.



Nessa reportagem, a referência à pesquisa é acionada como uma estratégia argumentativa para
  • A: promover o estudo sobre as consequências da solidão.
  • B: questionar o número de participantes envolvidos no estudo.
  • C: demonstrar a opinião de cientistas sobre as reações ao vírus.
  • D: comparar os impactos da solidão entre solitários e não solitários.
  • E: embasar o debate sobre os riscos da solidão para a saúde humana.

Exibindo de 1 até 10 de 438 questões.