Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 7 questões.
K. parou de falar e olhou para o juiz, que não disse nada. Enquanto o fazia, pensou ter visto o juiz emitir um sinal, com um movimento dos olhos, a alguém na multidão. K. sorriu e disse: – E agora o juiz, bem a meu lado, está fazendo algum sinal secreto para alguém do meio dos senhores. Parece haver alguém dentre os senhores recebendo instruções de algum superior. Não sei se o sinal é para causar vaias ou aplausos, mas me absterei de tentar adivinhar seu significado cedo demais. Realmente não me importa, e dou ao meritíssimo minha irrestrita e pública permissão para parar de fazer sinais secretos a seu subordinado pago aí embaixo e, em vez disso, dar suas ordens com palavras; que ele diga logo: “Vaiem agora!” e da próxima vez “Aplaudam agora!”. Com embaraço ou impaciência, o juiz balançava-se para a frente e para trás em seu assento. O homem atrás dele, com quem estivera falando, inclinou-se para a frente novamente, para lhe dar algumas palavras de encorajamento ou algum conselho específico. Abaixo, no salão, as pessoas conversavam em voz baixa, porém animadamente. As duas facções pareceram antes ter opiniões fortemente opostas, mas agora começavam a se misturar; alguns indivíduos apontavam para K., outros para o juiz. O ar da sala estava carregado e extremamente opressivo; os que se sentavam mais para trás mal podiam ser vistos. Devia ser especialmente difícil para os visitantes que estavam na galeria, já que eram forçados a perguntar, em voz baixa, aos participantes da assembleia o que exatamente estava acontecendo, lançando olhares tímidos para o juiz. As respostas que recebiam eram igualmente baixas, dadas por trás da proteção de mãos sobre a boca. – Quase acabei de dizer tudo o que queria – prosseguiu K. e, já que não havia nenhuma sineta, bateu na mesa com o punho, de uma forma que assustou o juiz e seu conselheiro e os fez parar de olhar um para o outro. – Nada disso tem a ver comigo, e posso, então, fazer uma avaliação calma da situação; presumindo que este suposto tribunal tenha alguma importância, será bastante vantajoso para os senhores ouvir o que tenho a dizer. Se quiserem discutir o que digo, por gentileza, só o façam depois, não tenho tempo a perder e logo irei embora. Fez-se silêncio imediato, o que mostrava o controle de K. sobre a multidão. Não houve nenhuma exclamação entre as pessoas, como houvera de início; ninguém nem mesmo aplaudiu, mas, se é que já não estavam convencidas, elas pareciam quase estar.

O autor chama o personagem principal, Josef K., por seu sobrenome, “K.”. Ao longo de todas as vezes em que o personagem é mencionado, é correto afirmar que a disposição de ponto final junto à letra “K” serve para demonstrar:
  • A: Citação.
  • B: Abreviatura
  • C: Fechamento do período.
  • D: Início de aposto enumerativo.

Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: UFES , UERJ , IESES , ACAFE , Faepesul , Exército Brasileiro , Prefeitura de Ipira - SC , Instituto AOCP , AMIGA PÚBLICA , FUNCERN , CONSULPAM , Universidade Federal de Alfenas , Legalle Concursos , CCV-UFC , GANZAROLI , Crescer Consultoria , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , UFMG , UERJ. , IF - GO , ACAPLAM , FAFIPA , FACET Concursos , Prefeitura de Lontras - SC , Instituto Consulplan , ANPAD , Fund. Dom Cintra , Consulplam , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Marinha , CECIERJ , GS Assessoria e Concursos , CS-UFG , PS concursos , UFMT , UERR , IF MT , ACCESS Seleção , FAPEC , FADESP , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , Instituto Excelência , AOCP , Fundação CEFETMINAS , Consulplan , Universidade Federal do Piauí - UFPI , MetroCapital Soluções , CEPERJ , GUALIMP , DAE-Bauru , Quadrix , UFPEL , IF TO , ACEP , FAU , Unoesc , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Instituto IASP , Aprender-SC , Fundação Cesgranrio , CONSULTEC , Questão Inédita , Ministério Público Goiás , CEPS-UFPA , IADES , de , FAUEL , CETREDE , UFPR , MS Concursos , IF-PE , ADVISE , UPE , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , Instituto Quadrix , Aroeira , Fundação FAFIPA , CONTEMAX , SELECON , MPE-GO , Cesgranrio , IBADE , décio , FCC , CEV , UFRR , NBS , IGEDUC , Aeronáutica , UPENET/IAUPE , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , Instituto Tupy , Asconprev , FUNDATEC , Copeiro , Simulado FCC , cesgren , IBAM , Décio Terror , IMPARH , AGIRH , FCM , CEV-URCA , UFU-MG , Nosso Rumo , URI , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , Instituto Unifil , ASSCONPP , FUNDEP , COPEVE - UFAL , Técnico Administrativo - Inglês , IDECAN , CESPE/CEBRASPE , IBFC , Dédalus Concursos & Treinamentos , INAZ do Pará , Alternative Concursos , FEPESE , CIESP , Unesc , NUCEPE , VUNESP , Prefeitura Municipal de Picos - PI , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , AV MOREIRA , FUNDEPES , COPS - UEL , UDESC , IDECAN. , IBGP , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , INEP , Alternative Concursos Ltda , FGV , Colégio Pedro II , Unicentro , Objetiva Concursos LTDA , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , IOPLAN , Avança SP , Funrio , Coseac , UECE CEV , IDESUL , IDCAP , Enfermeiro - Oncologia , OMNI Concurso Públicos , Instituto Access , AMAUC , FSPSS , COMPERVE , UNIOESTE , FURB , COTEC , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , IPEFAE , Big Advice , UEPB , IDIB , ESAF , PM-MG , Instituto Ânima Sociesc , AMEOSC , FUMARC , COMVEST , UniREDENTOR , BIO-RIO , FUVEST , CPCON , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , Itame Consultoria e Concursos Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Leia o texto a seguir e responda a questão



Na letra da música, observamos a recorrência de uma mesma estrutura sintática: uma oração subordinada adverbial, introduzida pela conjunção quando. Logo, podemos classifica-la:
  • A: Oração subordinada adverbial causal;
  • B: Oração subordinada adverbial consecutiva;
  • C: Oração subordinada adverbial condicional;
  • D: Oração subordinada adverbial temporal;

Leia a tira, em seguida responda:



Quando aplicamos o conceito de sujeito à segunda fala do primeiro quadrinho, podemos classifica-lo como
  • A: sujeito inexistente
  • B: sujeito elíptico
  • C: sujeito indeterminado
  • D: sujeito simples

O texto a seguir serve de base para à questão.



No texto a autora chega a uma conclusão a respeito das “verdades” que as pessoas têm dentro de si. “Mas a verdade é só uma: ninguém tem dúvida sobre si mesmo.”. Como se estrutura, do ponto de vista sintático, esse período conclusivo?
  • A: Oração subordinada substantiva subjetiva
  • B: Oração subordinada substantiva subjetiva
  • C: Oração subordinada substantiva predicativa
  • D: Oração subordinada substantiva apositiva

O texto a seguir serve de base para à questão.



Analise as afirmações como sendo verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta.

(   ) De acordo com o texto, sabemos de tudo sobre nós mesmos.
(   ) A verdade, segundo a autora, pode nos deixar doentes.
(   ) São as dúvidas que temos que nos deixam doentes.
(   ) A autora defende a ideia de que, nem sempre, ser feliz significa viver.

 
  • A: V - V - V - V
  • B: V - V - F - V
  • C: F - V - F - V
  • D: V - V - F – F

Na tira abaixo, o cartunista Orlandeli apresenta uma das regras de acentuação alteradas pelo novo acordo ortográfico, que começou a ser implementado no Brasil a partir de 2008. Qual alternativa todas as palavras apresentadas sofreram alteração com a aplicação da nova regra?



 
  • A: perdoo; voo; leem
  • B: avô; pêlo; você
  • C: creem; veem; purê
  • D: crochê; perdoo; metrô

Exibindo de 1 até 7 de 7 questões.