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Foram encontradas 13 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: Objetiva Concursos LTDA , FADESP , CESPE/CEBRASPE , IESES , FAUEL , UFES , Universidade Federal de Alfenas , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , Consulplan , Alternative Concursos , Instituto AOCP , Fundação FAFIPA , UECE CEV , DAE-Bauru , AV MOREIRA , Legalle Concursos , IBADE , OMNI Concurso Públicos , IF - GO , FCC , UFMG , Instituto Consulplan , FUNDATEC , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , CONSULTEC , Alternative Concursos Ltda , UEPB , de , Avança SP , Marinha , IBAM , PM-MG , CETREDE , IF MT , FCM , UFMT , AMAUC , Instituto Excelência , FUNDEP , Universidade Federal do Piauí - UFPI , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , CONTEMAX , UERJ , décio , Big Advice , MetroCapital Soluções , IBFC , Prefeitura de Ipira - SC , CEV , IF TO , FEPESE , UFPEL , AMEOSC , Instituto IASP , FUNDEPES , Unoesc , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , Copeiro , UERJ. , Décio Terror , BIO-RIO , Ministério Público Goiás , IBGP , Prefeitura de Lontras - SC , CEV-URCA , ACAFE , IF-PE , FGV , UFPR , PS concursos , COPEVE - UFAL , AMIGA PÚBLICA , Instituto Quadrix , Funrio , UPE , UERR , Dédalus Concursos & Treinamentos , CCV-UFC , MPE-GO , IDCAP , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , CIESP , ACAPLAM , IGEDUC , FSPSS , UFRR , Quadrix , COPS - UEL , ANPAD , Instituto Tupy , FURB , UPENET/IAUPE , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , CECIERJ , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Colégio Pedro II , ACCESS Seleção , IMPARH , FUMARC , UFU-MG , Questão Inédita , Coseac , AOCP , Instituto Unifil , FUVEST , URI , IDECAN , Faepesul , MS Concursos , Enfermeiro - Oncologia , CEPERJ , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , COMPERVE , ACEP , INAZ do Pará , FUNCERN , Unesc , SELECON , COTEC , Aprender-SC , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , GANZAROLI , VUNESP , CEPS-UFPA , IDECAN. , FAFIPA , NBS , ESAF , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , COMVEST , ADVISE , INEP , Fund. Dom Cintra , Unicentro , Simulado FCC , CPCON , Aroeira , IOPLAN , GS Assessoria e Concursos , Cesgranrio , IDESUL , FAPEC , Nosso Rumo , Exército Brasileiro , UNIOESTE , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , CONSULPAM , Aeronáutica , Instituto Access , Fundação CEFETMINAS , Técnico Administrativo - Inglês , Crescer Consultoria , Asconprev , IPEFAE , GUALIMP , FACET Concursos , cesgren , IDIB , FAU , NUCEPE , UniREDENTOR , Prefeitura Municipal de Picos - PI , Consulplam , AGIRH , Instituto Ânima Sociesc , Fundação Cesgranrio , UDESC , CS-UFG , ASSCONPP , Itame Consultoria e Concursos , IADES Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Assinale a sequência em que a separação silábica está corretamente efetuada em todas as palavras.
  • A: Ama-nhe-cer – gno-mo.
  • B: U-ru-gu-ai – Pa-ra-guai.
  • C: Au-ro-ra – bis-ca-tei-ro.
  • D: As-pe-cto – pas-sa-ri-nho.

De acordo com a ortografia, marque (V) para a frase grafada corretamente ou (F) para a frase que apresenta erro ortográfico e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O trenador chamou todos os jogadores para o campo.
( ) Gosto quando eu avizo antes e não acreditam em mim.
( ) É um grande privilégio viver uma vida difícil.
( ) Ela pegou sua vassoura e sumiu pela noite.
  • A: V – V – V – F.
  • B: F – F – V – F.
  • C: V – F – V – V.
  • D: F – F – V – V.

Analise as afirmativas quanto às recomendações da norma culta sobre acentuação gráfica.

I. Sera apresentada uma pequena síntese do trabalho cientifico.
II. A vítima, até o presente instante, permanece em estado patético.
III. O Banco Central intervêm toda vez que o dólar dispara no mercado.
IV. O catálogo apresentado no brechó era de uma sutileza profundamente estonteante.

Assinale a alternativa correta.
  • A: Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
  • B: Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
  • C: Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
  • D: Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

Assinale a alternativa correta quanto à concordância nominal e verbal de acordo com a norma culta.
  • A: A alegria de todos os manifestantes empolgavam os policiais.
  • B: Será entregue, no início do ano, os cadernos para os alunos novos.
  • C: O aumento dos preços das mercadorias espantaram os consumidores do supermercado.
  • D: Foi suspensa, por causa da pandemia, a segunda etapa do concurso.

Leia atentamente o texto do Professor Pedro Menezes, apresentado na sequência, e responda a questão.

O terceiro parágrafo está relacionado ao segundo parágrafo pelo conectivo “entretanto”, que introduz a ideia de:
  • A: Conformidade.
  • B: Adição.
  • C: Contraposição.
  • D: Conclusão.

Leia atentamente o texto do Professor Pedro Menezes, apresentado na sequência, e responda a questão.

Em relação ao texto, analise as assertivas abaixo.

I. Machismo é um comportamento fundamentado na compreensão de que os homens são mais fortes que as mulheres e a equidade deve prevalecer.
II. Na cultura machista os indivíduos são iguais dentro de uma sociedade, contudo as mulheres são mais frágeis e os homens devem protegê-las.
III. O machismo baseia-se na cultura patriarcal que associa a figura do pai a uma liderança, que pode ser transposta para todas as áreas do desenvolvimento social.
IV. O feminismo opõe-se ao machismo e apregoa a superioridade das mulheres. Mulheres e homens devem lutar juntos pelos direitos humanos.

É correto o que se firma em
  • A: I e III, apenas.
  • B: II, apenas.
  • C: III, apenas.
  • D: III e IV, apenas.

Considerando as relações sintático-semânticas estabelecidas nas orações, em: “Nós vamos de automóvel, tomamos elevadores, subimos escadas rolantes, apertamos botões, usamos telefones.”, há:
  • A: Um período composto por subordinação.
  • B: Um período composto por coordenação.
  • C: Um período simples por subordinação e coordenação.
  • D: Um período simples por coordenação.

Nas palavras quando, chegasse, mulheres:
  • A: Há dígrafo em quando e chegasse.
  • B: Há dígrafo apenas em chegasse.
  • C: Há dígrafo em todas as palavras.
  • D: Não há dígrafo nas palavras, mas encontros consonantais.



“Se lembrarmos que a agricultura surgiu há meros 10 mil anos, é possível fazer ideia do esforço físico diário atrás de comida”. Sobre a função do que e do se na frase, é correto o que se afirma em:
  • A: O SE tem a função de conjunção subordinada condicional e o QUE conjunção subordinada integrante.
  • B: O SE tem função de pronome indefinido e o QUE tem a função de pronome relativo.
  • C: O SE tem função de pronome apassivador e o QUE de pronome relativo.
  • D: O SE tem função de conjunção subordinada causal e o QUE de pronome relativo.

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