Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 21 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: PM-MG , DAE-Bauru , UFPR , Asconprev , Legalle Concursos , Fund. Dom Cintra , cesgren , IF - GO , GS Assessoria e Concursos , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , UPE , Instituto Consulplan , FAPEC , UERJ , CONSULTEC , AGIRH , Prefeitura de Ipira - SC , de , UFRR , ASSCONPP , Marinha , Fundação CEFETMINAS , UPENET/IAUPE , CESPE/CEBRASPE , IF MT , GUALIMP , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , CETREDE , Instituto Excelência , FAU , UERJ. , CONTEMAX , Alternative Concursos , Fundação Cesgranrio , Prefeitura de Lontras - SC , décio , UFU-MG , AV MOREIRA , MetroCapital Soluções , PS concursos , CEV , URI , IF TO , IADES , Alternative Concursos Ltda , Instituto IASP , FAUEL , UERR , Copeiro , Fundação FAFIPA , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , Décio Terror , Unesc , Avança SP , Ministério Público Goiás , Quadrix , CEV-URCA , VUNESP , IF-PE , IBADE , AMAUC , Instituto Quadrix , FCC , COPEVE - UFAL , FUNDATEC , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Dédalus Concursos & Treinamentos , Unicentro , Big Advice , MPE-GO , Questão Inédita , CIESP , IGEDUC , IBAM , AMEOSC , Instituto Tupy , FCM , MS Concursos , COPS - UEL , FUNDEP , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , UNIOESTE , BIO-RIO , SELECON , Colégio Pedro II , ACAFE , IMPARH , IBFC , AMIGA PÚBLICA , Instituto Unifil , FEPESE , NBS , Coseac , FUNDEPES , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , Enfermeiro - Oncologia , UniREDENTOR , CCV-UFC , IDECAN , Simulado FCC , COMPERVE , ACAPLAM , INAZ do Pará , IBGP , UFES , ANPAD , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , FGV , Nosso Rumo , COTEC , IDECAN. , Funrio , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , ESAF , Universidade Federal de Alfenas , CECIERJ , IDCAP , Técnico Administrativo - Inglês , COMVEST , ACCESS Seleção , INEP , NUCEPE , CPCON , UFMG , AOCP , IOPLAN , FSPSS , CEPERJ , IDESUL , FURB , Prefeitura Municipal de Picos - PI , Exército Brasileiro , Universidade Federal de Uberlândia - MG , UDESC , CONSULPAM , ACEP , Instituto Access , Objetiva Concursos LTDA , Crescer Consultoria , UFMT , Aprender-SC , IPEFAE , FUMARC , CEPS-UFPA , IDIB , FUVEST , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , FACET Concursos , Universidade Federal do Piauí - UFPI , Faepesul , UECE CEV , Consulplam , ADVISE , Instituto Ânima Sociesc , OMNI Concurso Públicos , CS-UFG , UFPEL , Aroeira , Itame Consultoria e Concursos , FUNCERN , Cesgranrio , IESES , GANZAROLI , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , FADESP , Unoesc , FAFIPA , UEPB , Consulplan , Aeronáutica , Instituto AOCP Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

(Trechos de texto disponível em: Disponível em: https://www.grupoescolar.com/pesquisa/ciencia-na universidade.html. Acesso em: 01 de mar. 2020, com adaptações).

Com relação às regras de acentuação, assinale a alternativa correta.
  • A: As melhores universidades do mundo são aquelas que fomentam a pesquisa cientifica dentro do ambiente acadêmico.
  • B: O investimento científico nas universidades também é um ponto estratégico para determinar a qualidade do ensino e a boa formação dos alunos.
  • C: A pesquisa nas universidades é a chave para a evolução. O ambiente acadêmico é propicio para a busca do conhecimento, para a publicação de artigos e para a criação de uma didática que valorize a ciência.
  • D: Especialmente na era da globalização, a pesquisa cientifica é um grande diferencial entre paises desenvolvidos e nações em desenvolvimento.
  • E: A quantidade de conhecimento, ciência e tecnologia que circula dentro das grandes universidades é determinante para o desenvolvimento economico de uma nação.

Com relação ao uso do sinal indicativo de crase, assinale a alternativa correta.
  • A: As aulas na Universidade vão de segunda à sexta.
  • B: Os resultados do trabalho virão à partir de abril.
  • C: Foi solicitado à todas as professoras que chegassem às nove horas.
  • D: As tradições de um povo são transmitidas de geração à geração.
  • E: Refiro-me sempre àquilo que foi estabelecido na lei.

(Trechos de texto disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/verao.htm. Acesso em: 1 mar. 2020, com adaptações)

Com relação à ortografia, assinale a alternativa correta.
  • A: A estação mais quente do ano é conhecida como verão. Sua ocorrência difere-se nos hemisférios Norte e Sul. Essa estação do ano antecede o outono e sucede a primavera. Caracterizada especialmente pelas altas temperaturas, o verão é normalmente o mês assoc
  • B: As estações do ano não ocorrem simultaneamente nos hemisférios. Enquanto um hemisfério encontra-se no verão, o outro encontra-se no inverno. Isso também ocorre nas estações outono e primavera.
  • C: O verão é uma das estações do ano mais aguardadas no mundo todo, especialmente em regiões de invernos rigorosos, cujas temperaturas mantêm-se negativas boa parte do ano. Essa estação é caracterisada especialmente pelas altas temperaturas. Há regiões em q
  • D: Os dias durante o verão são mais longos que as noites, e isso deve-se à maior inssidência de radiação solar no hemisfério em que está vigente. Portanto, a inclinação da Terra para o Sol nesse período favorece não só o aumento das temperaturas mas também
  • E: A maior evaporação dos recursos hídricos favoreçe o aumento das chuvas durante essa estação. As chuvas, conhecidas como convectivas ou chuvas de verão, são comuns nessa época do ano, especialmente no período da tarde.

(FREITAS, Eduardo de. "Fronteiras do Brasil "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/asfronteiras-brasil.htm. Acesso em: 1 mar. 2020, com adaptações).

Com relação à concordância (verbal e/ou nominal), assinale a alternativa correta.
  • A: A partir da criação dos Estados como nação, todos eles sentiu a necessidade de estabelecer fronteiras, promovendo a separação entre os países para que não houvessem uma intervenção da soberania, ou seja, para que um país não tentasse ingressar no territó
  • B: Os limites entre os territórios tem como objetivo identificar onde começa um território e termina outro. Todos os limites territoriais existentes na face da Terra foram firmados por meio de acordos e tratados entre os países envolvidos. Após esse process
  • C: Diversas vezes a expressão limite é confundido com fronteira, no entanto, essa corresponde a toda extensão da linha limite de um país (exemplo fronteira entre Argentina e Brasil). Todo país que possui litoral detêm parte do território em áreas marinhas a
  • D: As zonas próximas às fronteiras entre duas nações normalmente são urbanizadas e produz um grande fluxo comercial e cultural entre habitantes das nacionalidades envolvidas.
  • E: Um grande número de países possui um esquema de defesa nas faixas de fronteiras no continente e no mar, com intuito de proteger o território e conservar a soberania, além de evitar a entrada decontrabando, drogas, armas, imigrantes ilegais, entre outros.

(Trechos de textos disponíveis em: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Curiosidades/Curio sidades.php. Acesso em: 29 fev. 2020, com adaptações).

Com relação às regras de uso dos sinais de pontuação, assinale a alternativa correta.
  • A: Desde o nascimento, as raízes dos dentes de leite e dos dentes definitivos estão dentro das gengivas. Os dentes de leite nascem entre os 6 meses e os 2 anos de idade. Perto dos 6 anos, as raízes dos dentes definitivos se desenvolvem, e os dentes de leite
  • B: O crescimento dos ossos, começa com o nascimento e vai até mais ou menos 20 anos. Porém, o esqueleto não é o único a se modificar. Na adolescência, todo o corpo muda: é a puberdade. Quando ficamos adultos, o corpo não cresce mais.
  • C: Envelhecemos durante toda a vida! Mesmo que você não seja velho, tem mais idade que um recém-nascido. Não se pode dizer que, a velhice começa em um momento preciso. A partir de certa idade, o corpo não pode mais gerar filhos e, aos poucos, vamos ficando
  • D: Os dentes da frente servem para partir os alimentos. Eles, são chatos e cortantes. Os caninos desfiam a carne. Eles são muito pontudos. Os molares são grandes e largos, servem para triturar a comida.
  • E: A saliva é importante para matar os micróbios, e deixar a boca úmida. Quando comemos, a saliva molha os alimentos e assim começa a digestão. Isso facilita muito o trabalho de todo o sistema digestório!

Leia o texto a seguir.


Com relação à tipologia textual e à função da linguagem predominantes no texto, assinale a alternativa correta.
  • A: Tipologia textual: Narração / Função da linguagem: Metalinguística.
  • B: Tipologia textual: Argumentação / Função da linguagem: Apelativa.
  • C: Tipologia textual: Exposição / Função da linguagem: Referencial.
  • D: Tipologia textual: Injunção / Função da linguagem: Fática.
  • E: Tipologia textual: Narração conversacional / Função da linguagem: Emotiva.

Leia o texto a seguir.
(Disponível em: https://www.gov.br/pt br/noticias/assistencia-social/2020/02/governo-federal-lanca-campanha-contra-importunacao-sexual-no-carnaval. Acesso em: 29 fev. 2020).

Assinale a alternativa à compreensão do texto.
  • A: Trata-se de uma campanha governamental de incentivo ao beijo sem assédio.
  • B: O texto busca conscientizar que um beijinho é assédio, mas não configura crime.
  • C: “Mas foi só um beijinho” está em aspas para dar ênfase à informação.
  • D: #NÃO TEM DESCULPA procura demonstrar que importunação sexual não tem justificativa.
  • E: Trata-se de uma campanha do governo para proibir o beijo no carnaval.

Leia o texto a seguir.
Com respeito aos modos e verbais utilizados no texto, assinale a alternativa correta.
  • A: A fim de dar contemporaneidade ao assunto, no texto predomina o tempo presente do modo indicativo.
  • B: Os tempos verbais pretérito perfeito e pretérito imperfeito são predominantes no texto.
  • C: O modo verbal predominante no texto é o subjuntivo, devido ao forte teor de informações incertas utilizadas na construção do discurso.
  • D: O último período do texto apresenta verbos no futuro do indicativo, com o intuito de demonstrar ações a serem realizadas na história do carnaval.
  • E: O penúltimo parágrafo do texto apresenta exemplos de verbos no futuro do presente do modo indicativo.

Dentre as atribuições previstas para o cargo a que você aspira, consta: “Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação”. Suponha que, dentre as possíveis atividades de assessoramento, esteja redigir um texto a ser encaminhado ao Gestor de Recursos Humanos de uma empresa privada do município, solicitando a celebração de convênio de estágio entre a empresa e a UFMS. Quem assinará o texto escrito por você será alguém que tem legitimidade (competência legal ou institucional) para isso. Qual deve ser o gênero do texto que você redigirá?
  • A: Requerimento.
  • B: Carta comercial.
  • C: Comunicação interna.
  • D: Ofício.
  • E: Declaração.

Exibindo de 1 até 10 de 21 questões.