Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 51 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: FGV , Big Advice , Copeiro , Quadrix , INEP , Décio Terror , IOPLAN , Funrio , IDESUL , IDCAP , UniREDENTOR , AMEOSC , CEV-URCA , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , FSPSS , BIO-RIO , COPEVE - UFAL , Questão Inédita , Instituto Access , UFES , ACAFE , Dédalus Concursos & Treinamentos , MS Concursos , IPEFAE , FURB , IDIB , Universidade Federal de Alfenas , AMIGA PÚBLICA , CIESP , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , Instituto Ânima Sociesc , FUMARC , CCV-UFC , COPS - UEL , SELECON , UFMG , ACAPLAM , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , NBS , Itame Consultoria e Concursos , FUVEST , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , IESES , Faepesul , Universidade Federal de Uberlândia - MG , ANPAD , Colégio Pedro II , Instituto AOCP , FUNCERN , CECIERJ , Coseac , Simulado FCC , GANZAROLI , UFMT , ACCESS Seleção , Enfermeiro - Oncologia , Nosso Rumo , Legalle Concursos , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , IF - GO , FAFIPA , Universidade Federal do Piauí - UFPI , AOCP , COMPERVE , Instituto Consulplan , Fund. Dom Cintra , CEPERJ , COTEC , Técnico Administrativo - Inglês , GS Assessoria e Concursos , UFPEL , ACEP , ESAF , NUCEPE , Marinha , Prefeitura Municipal de Picos - PI , IF MT , FAPEC , Unoesc , Aprender-SC , COMVEST , Instituto Excelência , Fundação CEFETMINAS , CEPS-UFPA , CPCON , UDESC , GUALIMP , UFPR , ADVISE , Exército Brasileiro , Objetiva Concursos LTDA , MetroCapital Soluções , Aroeira , CONSULPAM , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , IF TO , FAU , UPE , Instituto IASP , Fundação Cesgranrio , Cesgranrio , Crescer Consultoria , UECE CEV , IADES , UFRR , Aeronáutica , FACET Concursos , OMNI Concurso Públicos , Ministério Público Goiás , UPENET/IAUPE , Asconprev , Consulplam , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , IF-PE , FAUEL , Instituto Quadrix , Fundação FAFIPA , cesgren , CS-UFG , UEPB , MPE-GO , IBADE , UFU-MG , AGIRH , FADESP , PM-MG , URI , ASSCONPP , Consulplan , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , IGEDUC , FCC , UERJ , Instituto Tupy , FUNDATEC , CESPE/CEBRASPE , DAE-Bauru , IBAM , Unesc , Alternative Concursos , Prefeitura de Ipira - SC , FCM , VUNESP , AV MOREIRA , CONSULTEC , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , IMPARH , UERJ. , Instituto Unifil , FUNDEP , de , IDECAN , IBFC , Unicentro , Alternative Concursos Ltda , CETREDE , Prefeitura de Lontras - SC , FEPESE , Avança SP , CONTEMAX , PS concursos , INAZ do Pará , UERR , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , FUNDEPES , décio , IDECAN. , IBGP , UNIOESTE , AMAUC , CEV , Prefeitura de Santa Bárbara - MG Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

O texto abaixo se refere à questão a seguir:



Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto:
  • A: À – à – à
  • B: À – a – à
  • C: A – a – a
  • D: À – à – a
  • E: A – à – a

O texto abaixo se refere à questão a seguir:



Assinale a alternativa que contenha palavras, retiradas do texto, pertencentes à mesma regra de acentuação:
  • A: ciências – também
  • B: tão – são
  • C: única – país
  • D: nós – só
  • E: biológicas – é

O texto abaixo se refere à questão a seguir:



Assinale a alternativa correta quanto à razão pela qual as vírgulas foram utilizadas em “Atualmente”, “Antigamente”, “Aqui”, “agora”:
  • A: Omitir palavras.
  • B: Separar vocativos.
  • C: Antecipar os sujeitos.
  • D: Separar adjuntos adverbiais deslocados.
  • E: Separar termos de mesma função sintática.

O texto abaixo se refere à questão a seguir:



Em “...como explica a Coordenadora do projeto, Sheila Francisco.” e “...mas sim são vítimas como o ser humano.”, os termos destacados expressam, respectivamente, as ideias de:
  • A: causa – conformidade
  • B: conformidade – comparação
  • C: comparação – causa
  • D: comparação – comparação
  • E: causa – causa

O texto abaixo se refere à questão a seguir:



Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do parágrafo do texto:
  • A: tem – Vem – porque
  • B: tem – Veem – porquê
  • C: têm – Vem – porque
  • D: têm – Vêm – por que
  • E: têm – Vêem – por que

O texto abaixo se refere à questão a seguir:



A exemplo de “Pós-Graduação”, cujo prefixo sempre exige hífen, assinale a alternativa com outro prefixo ou falso prefixo que sempre exige hífen:
  • A: co
  • B: ex
  • C: bio
  • D: geo
  • E: hidro

O texto abaixo se refere à questão a seguir:



Assinale a alternativa cujas palavras são acentuadas pela mesma razão:
  • A: país – matrícula
  • B: até – através
  • C: está – deficiência
  • D: pós – país
  • E: através – intérpretes

O texto abaixo se refere à questão a seguir:



No trecho “... a professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Andrea Soares Wuo, coordena pesquisas...”, as vírgulas foram corretamente empregadas para:
  • A: Separar o aposto.
  • B: Indicar a elipse de um termo.
  • C: Separar o adjunto adverbial.
  • D: Separar o vocativo.
  • E: Antecipar o sujeito.

O texto abaixo se refere à questão a seguir:



Analise as afirmativas a respeito do texto:

I- “De acordo com” e “segundo” expressam a ideia de conformidade.
II- “Onde” é um pronome relativo que expressa a ideia de lugar.
III- “Mas” e “entre” são preposições que ligam palavras.

É correto o que se afirma em:
  • A: I, apenas.
  • B: II, apenas.
  • C: II e III, apenas.
  • D: I e III, apenas.
  • E: I e II, apenas.

Exibindo de 1 até 10 de 51 questões.