Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 21 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: FCM , Consulplam , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , ACCESS Seleção , Instituto Tupy , Simulado FCC , AOCP , UNIOESTE , FUNDEP , CS-UFG , IBFC , FADESP , Nosso Rumo , CEPERJ , IMPARH , FEPESE , Consulplan , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , ACEP , Instituto Unifil , Técnico Administrativo - Inglês , Aprender-SC , IDECAN , UniREDENTOR , FUNDEPES , DAE-Bauru , INAZ do Pará , IBGP , NUCEPE , CEPS-UFPA , FGV , CONSULTEC , Prefeitura Municipal de Picos - PI , ADVISE , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , UFES , UDESC , Aroeira , IDECAN. , Universidade Federal de Alfenas , Funrio , de , INEP , IDCAP , CETREDE , Objetiva Concursos LTDA , Cesgranrio , FSPSS , CONTEMAX , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , Aeronáutica , IOPLAN , UFMG , UECE CEV , Asconprev , IDESUL , Universidade Federal de Uberlândia - MG , FURB , décio , Instituto Access , CEV , OMNI Concurso Públicos , cesgren , FUMARC , Copeiro , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , AGIRH , IPEFAE , UFMT , UEPB , ASSCONPP , IDIB , Universidade Federal do Piauí - UFPI , FUVEST , Décio Terror , PM-MG , CESPE/CEBRASPE , Instituto Ânima Sociesc , Faepesul , CEV-URCA , FUNCERN , COPEVE - UFAL , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , Alternative Concursos , Itame Consultoria e Concursos , UFPEL , GANZAROLI , Dédalus Concursos & Treinamentos , UERJ , AV MOREIRA , IESES , Unoesc , Prefeitura de Ipira - SC , Instituto AOCP , FAFIPA , CIESP , UFPR , Fund. Dom Cintra , COPS - UEL , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , Alternative Concursos Ltda , Legalle Concursos , GS Assessoria e Concursos , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , UERJ. , Avança SP , IF - GO , UPE , Prefeitura de Lontras - SC , Instituto Consulplan , FAPEC , Colégio Pedro II , Marinha , UFRR , Fundação CEFETMINAS , Coseac , PS concursos , AMAUC , GUALIMP , Enfermeiro - Oncologia , UERR , Big Advice , IF MT , UPENET/IAUPE , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , Instituto Excelência , FAU , COMPERVE , MetroCapital Soluções , UFU-MG , Fundação Cesgranrio , COTEC , Quadrix , AMEOSC , IADES , ESAF , BIO-RIO , IF TO , URI , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , ACAFE , Instituto IASP , FAUEL , COMVEST , Ministério Público Goiás , Unesc , Fundação FAFIPA , CPCON , Questão Inédita , AMIGA PÚBLICA , IBADE , Exército Brasileiro , MS Concursos , CCV-UFC , IF-PE , VUNESP , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , ACAPLAM , Instituto Quadrix , FCC , CONSULPAM , SELECON , ANPAD , MPE-GO , Unicentro , FUNDATEC , Crescer Consultoria , IBAM , FACET Concursos , NBS , CECIERJ , IGEDUC Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Leia o texto abaixo para responder à questão.

Com base no texto, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A: Em: “Uma dessas propriedades é a “superposição”: as unidades básicas dos computadores quânticos [...] “, o uso dos dois pontos pode ser substituído por “porque”.
  • B: Em: “A aviação veio depois, e nisso os Wright tinham duas grandes vantagens: espírito empresarial e indústria nacional capaz de realizar seus planos.”, o termo em negrito retoma a oração anterior.
  • C: Em: “O computador da Google custou milhões de dólares e é praticamente inútil. Seu mérito foi provar que é possível.”, o ponto final que separa as duas proposições pode ser substituído por “mas”.
  • D: Em: “Computadores quânticos tiram proveito das propriedades bizarras da matéria descritas pela mecânica quântica para realizar cálculos de modo muito diferente.”, o trecho negritado constitui-se como um meio para se alcançar determinado fim.

Leia o texto abaixo para responder à questão.

Assinale a alternativa cujo trecho em destaque estabelece com a oração que lhe antecede circunstância de modo.
  • A: “Em pleno século 19, ainda havia muita oposição, inclusive do genial escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749 -1832), dando pitacos um pouco fora de sua principal especialidade...”
  • B: “A teoria corpuscular da luz não era nova — havia sido proposta pelo matemático e filósofo francês René Descartes (1596- 1650), em 1637— mas estava longe de ser consenso.”
  • C: “Newton estudou-o intensamente, usando lentes e prismas de vidro, e provou que essas luzes coloridas podem ser recombinadas, por meio de outra refração, para recompor a luz branca.”
  • D: “Em 1704, Isaac Newton (1642 - 1726) publicou "Ótica", um dos maiores trabalhos científicos de todos os tempos, contendo os resultados de três décadas de pesquisas...”

Leia o texto abaixo para responder à questão.

O texto acima é parte de um editorial da revista Filosofia ciência & vida. Com base nessa informação e no texto, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A: Em: “Mostra-nos que não importa em que regime vivemos – sempre haverá alguém enxergando além...”, o travessão que separa as proposições pode ser substituído por “pois”.
  • B: O 1º parágrafo do texto objetiva confrontar as convicções do produtor com as do leitor.
  • C: Em: “Não importa em que ano tenhamos lido admirável mundo novo...”, a expressão em destaque pressupõe a certeza de um fato ocorrido.
  • D: Em: “E não basta que nos aprisionem, se temos os nossos pensamentos, a imaginação, o livre arbítrio, nossa história.”, o termo em destaque reforça aquilo que foi afirmado na sequência anterior do texto.

Leia o texto abaixo para responder à questão.

Em: “Demonstrando conexão com as pautas internacionais, o movimento olímpico assimilou a proposta e lançou sua agenda 21.”, o fragmento negritado expressa
  • A: a consequência de o movimento olímpico ter assimilado a proposta e lançado sua agenda 21.
  • B: a finalidade de o movimento olímpico ter assimilado a proposta e lançado sua agenda 21.
  • C: a explicação para o movimento olímpico ter assimilado a proposta e lançado sua agenda 21.
  • D: a causa de o movimento olímpico ter assimilado a proposta e lançado sua agenda 21.

Leia o texto abaixo para responder à questão.

De acordo com o texto, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A: Em: “Ao criar um ambiente mais saudável, previne-se o adoecimento, afirma.”, a proposição em destaque constitui-se como consequência do que foi dito anteriormente.
  • B: Em: “Para Antonietta Medeiros, superintendente de saúde da Mercer Marsh, o aumento acompanha o crescimento dos casos de doenças relacionadas a estresse e síndrome de burnout (esgotamento extremo).”, há a apresentação de uma opinião.
  • C: Em: “Ter um canal em que se pode buscar apoio quando não se sabe a quem recorrer tem dado muito certo”, avalia Vana Fiorini, que é gerente de RH da empresa.”, há a apresentação de um fato.
  • D: Em: “O número de empresas que oferecem programas para cuidar da saúde mental de seus funcionários tem crescido no Brasil.”, o autor apresenta o tema central do texto.

Leia o texto abaixo para responder à questão.

De acordo com as características do texto acima, é correto afirmar que sua função predominante é
  • A: apresentar ao leitor uma pesquisa para que ele possa tomar uma posição sobre o assunto.
  • B: transmitir um fato pouco conhecido a fim de sustentar um argumento científico.
  • C: difundir o conhecimento científico, adquirido mediante a constatação de novos fatos e evidências.
  • D: provocar no leitor curiosidade para que ele procure outras fontes de informação sobre o assunto em pauta.

Leia o texto abaixo para responder à questão.

No texto acima foram apagadas algumas palavras ou expressões. Preencha as lacunas de modo a resgatar o sentido do texto e assinale a alternativa correta.
  • A: (1) Muitos; (2) ela; (3) Conforme; (4) portanto
  • B: (1) Animais; (2) a professora; (3) Para tanto; (4) logo
  • C: (1) Feridos; (2) a polícia; (3) Para; (4) posto que
  • D: (1) Eles; (2) a especialista; (3) De acordo com; (4) já que

Leia o texto abaixo para responder à questão.



Assinale a alternativa que indica a relação de sentido da expressão em destaque no contexto em que aparece.
  • A: Concessão.
  • B: Condição.
  • C: Causa.
  • D: Consequência.

Leia o texto abaixo para responder à questão.

Assinale a alternativa que parafraseia a proposição negritada acima, sem alterar-lhe o sentido.
  • A: Tão esquecida nos últimos tempos, a ética da competição deve ser acompanhada dos valores e do reconhecimento social da vitória.
  • B: Não há mal algum na disposição em reconhecer o esforço da competição, desde que ele seja acompanhado por valores e pela ética da competição, tão esquecidos nos últimos tempos.
  • C: Uma vez observados os valores e a ética, tão esquecidos nos últimos tempos, não há mal algum em se desejar o reconhecimento social da vitória.
  • D: Desde que o esforço do treino seja acompanhado por valores e pela ética da competição, tão esquecidos nos últimos tempos, não há mal algum em reconhecê-los.

Exibindo de 1 até 10 de 21 questões.