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Foram encontradas 9 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: DAE-Bauru , ACAFE , IDESUL , UniREDENTOR , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , GUALIMP , AMIGA PÚBLICA , Instituto Access , Simulado FCC , FAU , UFES , Nosso Rumo , Fundação Cesgranrio , CONSULTEC , CCV-UFC , IPEFAE , IADES , de , ACAPLAM , IDIB , Universidade Federal de Alfenas , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , CETREDE , ANPAD , Instituto Ânima Sociesc , Técnico Administrativo - Inglês , FAUEL , Itame Consultoria e Concursos , UFMG , NUCEPE , Fundação FAFIPA , CONTEMAX , CECIERJ , Prefeitura Municipal de Picos - PI , IBADE , décio , ACCESS Seleção , IESES , Universidade Federal de Uberlândia - MG , CEV , AOCP , Instituto AOCP , UDESC , FCC , Legalle Concursos , UFMT , Objetiva Concursos LTDA , FUNDATEC , Copeiro , CEPERJ , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , IBAM , Décio Terror , ACEP , IF - GO , Universidade Federal do Piauí - UFPI , CEV-URCA , Aprender-SC , Instituto Consulplan , UECE CEV , FCM , CEPS-UFPA , Marinha , UFPEL , OMNI Concurso Públicos , FUNDEP , COPEVE - UFAL , Unoesc , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , IBFC , Dédalus Concursos & Treinamentos , ADVISE , IF MT , CIESP , Aroeira , Instituto Excelência , UEPB , FEPESE , Cesgranrio , MetroCapital Soluções , UFPR , PM-MG , FUNDEPES , COPS - UEL , UPE , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , IBGP , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , Aeronáutica , IF TO , Colégio Pedro II , Asconprev , Instituto IASP , UERJ , FGV , Coseac , cesgren , Ministério Público Goiás , UFRR , Prefeitura de Ipira - SC , Funrio , UPENET/IAUPE , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , IDCAP , Enfermeiro - Oncologia , AGIRH , IF-PE , FSPSS , COMPERVE , ASSCONPP , Instituto Quadrix , UERJ. , COTEC , CESPE/CEBRASPE , MPE-GO , UFU-MG , Prefeitura de Lontras - SC , FURB , IGEDUC , URI , PS concursos , ESAF , Alternative Concursos , UERR , FUMARC , COMVEST , AV MOREIRA , Instituto Tupy , CPCON , Unesc , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , FUVEST , IMPARH , VUNESP , Quadrix , Faepesul , Exército Brasileiro , Alternative Concursos Ltda , FUNCERN , CONSULPAM , Avança SP , Instituto Unifil , Crescer Consultoria , IDECAN , Unicentro , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , GANZAROLI , AMAUC , INAZ do Pará , Questão Inédita , FAFIPA , FACET Concursos , MS Concursos , Fund. Dom Cintra , Consulplam , Big Advice , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , CS-UFG , IDECAN. , UNIOESTE , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , GS Assessoria e Concursos , AMEOSC , INEP , SELECON , FAPEC , FADESP , NBS , Fundação CEFETMINAS , Consulplan , BIO-RIO , IOPLAN Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Conforme a norma-padrão, está incorreta a concordância verbal em apenas um dos períodos abaixo. Assinale-o.
  • A: Naquele lugar, não se obedeciam a leis e não se respeitavam às pessoas.
  • B: Quando tudo parecia calmo, houve novos conflitos entre os moradores.
  • C: Para a segunda turnê, não havia mais ingressos em Florianópolis
  • D: Disseram que fazia muitos dias que ela não se alimentava e não dormia
  • E: Nenhuma das alternativas anteriores.

Sobre concordância verbal com sujeito formado por nomes no plural, identifique a alternativa incorreta:
  • A: No sudeste brasileiro, Campinas recebe destaque no cenário econômico.
  • B: No Brasil, Santos possui um dos portos mais importantes.
  • C: Os Andes estão na América do Sul, e é meu sonho conhecê-los
  • D: A verdade é que os Estados Unidos financiou todas as etapas da pesquisa sobre células-tronco.
  • E: Nenhuma das alternativas anteriores.

Considerando as regras da concordância verbal, assinale a alternativa incorreta:

 
  • A: Haviam muitos moradores descontentes com as regras do condomínio.
  • B: Naquele ano, aconteceram coisas assustadoras na nossa escola.
  • C: Ocorreram, ainda durante o debate, graves ameaças aos assessores
  • D: A dúvida é se ainda existem muitos funcionários em licença remunerada.
  • E: Nenhuma das alternativas anteriores.

Com base na ortografia vigente, analise o sentido da frase e marque a alternativa incorreta.
  • A: Venha rápido, senão estaremos em situação bem difícil.
  • B: Depois da audiência, eles me perguntaram se não era caso de prisão
  • C: “Só me toque quando eu pedir / se não pode ferir o dia”
  • D: Vou pedir ajuda a quem, senão a meu pai?
  • E: Nenhuma das alternativas anteriores.

De acordo com a Nova Ortografia (2016), registra-se erro no emprego do hífen na alternativa:

 
  • A: Micro-ônibus.
  • B: Contra-ataque
  • C: Hiper-resistente.
  • D: Co-autora.
  • E: Nenhuma das alternativas anteriores

Confira o emprego da vírgula nos períodos seguintes e assinale a alternativa que apresenta erro.
  • A: Os alunos, no terceiro dia de acampamento, fizeram novas amizades
  • B: Quando voltaram ao hotel tiveram, outra desagradável surpresa.
  • C: Havia, no palco da sala de espetáculos, uma vistosa caixa de madeira.
  • D: Durante as refeições, a conversa costumava ser sempre muito animada.
  • E: Nenhuma das alternativas anteriores.

Algumas palavras têm seu final escrito com –éu ou –el. Leia atentamente as palavras abaixo e marque a alternativa que contém um erro ortográfico:
  • A: Fogaréu – amigável – mausoléu.
  • B: Menestrel – visível – chapéu.
  • C: Saudável – povaréu – impensável.
  • D: Admirável – tonel – cascavel.
  • E: Nenhuma das alternativas anteriores.

Leia o Texto abaixo para responder a questão: 



Nesse texto, o poeta se considera um “apanhador de desperdícios”, porque:
  • A: O seu fazer poético não contém a intenção de informar, mas de fazer versos rimados
  • B: Escreve a partir de palavras que não fazem parte do repertório da língua portuguesa.
  • C: Seu objetivo é escrever sobre o seu quintal, inventando palavras e desperdiçando a informática.
  • D: Escolhe as palavras pela simplicidade, sem interesse pela formalidade do vocabulário.
  • E: Nenhuma das alternativas anteriores.

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