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Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: Cesgranrio , Crescer Consultoria , Quadrix , IESES , GUALIMP , VUNESP , FAU , Aeronáutica , FACET Concursos , Instituto AOCP , Unicentro , Asconprev , Consulplam , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Legalle Concursos , Fundação Cesgranrio , cesgren , CS-UFG , Questão Inédita , IF - GO , IADES , FAUEL , AGIRH , FADESP , MS Concursos , Instituto Consulplan , Fundação FAFIPA , UNIOESTE , ASSCONPP , Consulplan , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , Marinha , CESPE/CEBRASPE , DAE-Bauru , SELECON , IF MT , IBADE , FCC , Alternative Concursos , NBS , Instituto Excelência , FUNDATEC , UniREDENTOR , AV MOREIRA , CONSULTEC , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , MetroCapital Soluções , de , Simulado FCC , IF TO , IBAM , Instituto IASP , FCM , UFES , Alternative Concursos Ltda , CETREDE , Nosso Rumo , FUNDEP , Universidade Federal de Alfenas , Avança SP , CONTEMAX , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , Ministério Público Goiás , décio , Técnico Administrativo - Inglês , IF-PE , IBFC , NUCEPE , Instituto Quadrix , FEPESE , UFMG , AMAUC , CEV , FUNDEPES , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Big Advice , Copeiro , Prefeitura Municipal de Picos - PI , MPE-GO , Décio Terror , UDESC , IGEDUC , IBGP , AMEOSC , CEV-URCA , Objetiva Concursos LTDA , Instituto Tupy , FGV , UFMT , Funrio , Universidade Federal do Piauí - UFPI , BIO-RIO , COPEVE - UFAL , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , ACAFE , Dédalus Concursos & Treinamentos , UECE CEV , IMPARH , IDCAP , AMIGA PÚBLICA , CIESP , OMNI Concurso Públicos , Instituto Unifil , FSPSS , UFPEL , FURB , Unoesc , CCV-UFC , COPS - UEL , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , IDECAN , ACAPLAM , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , UEPB , INAZ do Pará , ANPAD , Colégio Pedro II , PM-MG , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , FUMARC , UFPR , FUVEST , UPE , CECIERJ , Coseac , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , IDECAN. , Faepesul , ACCESS Seleção , Enfermeiro - Oncologia , UERJ , INEP , AOCP , COMPERVE , Prefeitura de Ipira - SC , IOPLAN , FUNCERN , UFRR , IDESUL , GANZAROLI , UPENET/IAUPE , CEPERJ , COTEC , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , FAFIPA , ACEP , ESAF , UERJ. , Instituto Access , UFU-MG , Aprender-SC , COMVEST , Prefeitura de Lontras - SC , IPEFAE , Fund. Dom Cintra , PS concursos , IDIB , GS Assessoria e Concursos , URI , CEPS-UFPA , CPCON , FAPEC , ADVISE , Exército Brasileiro , UERR , Instituto Ânima Sociesc , Unesc , Aroeira , CONSULPAM , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , Itame Consultoria e Concursos , Fundação CEFETMINAS Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Numeral é palavra que dá ideia de número ou de ordem numérica. Sendo assim, enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.

(1) Cardinal                                                 ( ) quando indica multiplicação.
(2) Ordinal                                                   ( ) quando indica quantidade certa.
(3) Multiplicativo                                           ( ) quando indica divisão ou fração.
(4) Fracionário                                             ( ) quando indica ordem ou posição de um ser ocupado numa série.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
  • A: 3, 4, 1, 2.
  • B: 2, 1, 4, 3.
  • C: 1, 3, 4, 2.
  • D: 3, 1, 4, 2.
  • E: 3, 2, 4, 1.

Substantivo é:
  • A: aquele que dá ideia de lugar.
  • B: é a palavra que dá ideia de número ou de ordem numérica.
  • C: são empregados para indicar a ordem de reis, imperadores, papas, competições, etc.
  • D: podem ser vogais, consoantes e semivogais.
  • E: o nome de tudo o que existe ou que imaginamos existir. Podem ser comum ou próprios.

Dígrafo é:
  • A: podem ser crescentes e decrescentes.
  • B: provem do grego e significa fusão, junção.
  • C: quando temos duas letras representando um só fonema.
  • D: são palavras parecidas na grafia.
  • E: é um conjunto de letras que representam os sons de uma língua.

“É cada um dos sons da fala. É a menor unidade fônica distintiva da palavra”

O conceito acima refere-se ao/à:
  • A: Grafema.
  • B: Fonema.
  • C: Dígrafo.
  • D: Sinônimo.
  • E: Antônimo.

Assinale a alternativa que contenha o uso correto do hífen em todas as palavras.
  • A: anti-horário, hiper-humano, super-homem.
  • B: ultrahumano, mini-hotel, auto-estima.
  • C: anticárie, ante-ontem, pós-eleição.
  • D: autorrespeito, ultra-som, superhomem.
  • E: casa-geminada, mini-hotel, anti-cárie.

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