Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 11 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: SELECON , IDESUL , Fund. Dom Cintra , Exército Brasileiro , ANPAD , Unesc , CONSULPAM , CECIERJ , NBS , Instituto Access , GS Assessoria e Concursos , VUNESP , Crescer Consultoria , ACCESS Seleção , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , IPEFAE , FAPEC , AOCP , Simulado FCC , IDIB , Fundação CEFETMINAS , FACET Concursos , Unicentro , Consulplam , CEPERJ , Nosso Rumo , Instituto Ânima Sociesc , GUALIMP , CS-UFG , ACEP , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , Itame Consultoria e Concursos , FAU , FADESP , Aprender-SC , Técnico Administrativo - Inglês , IESES , Fundação Cesgranrio , Instituto AOCP , IADES , UNIOESTE , Consulplan , CEPS-UFPA , NUCEPE , DAE-Bauru , ADVISE , Prefeitura Municipal de Picos - PI , Legalle Concursos , FAUEL , Aroeira , UDESC , IF - GO , Fundação FAFIPA , Objetiva Concursos LTDA , Instituto Consulplan , IBADE , UniREDENTOR , CONSULTEC , Cesgranrio , de , Aeronáutica , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , Marinha , FCC , CETREDE , Asconprev , UECE CEV , IF MT , FUNDATEC , UFES , OMNI Concurso Públicos , Instituto Excelência , IBAM , Universidade Federal de Alfenas , CONTEMAX , cesgren , décio , AGIRH , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , MetroCapital Soluções , FCM , UFMG , CEV , ASSCONPP , UEPB , IF TO , FUNDEP , PM-MG , Instituto IASP , IBFC , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Copeiro , CESPE/CEBRASPE , Décio Terror , Alternative Concursos , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , Ministério Público Goiás , FEPESE , UFMT , CEV-URCA , AV MOREIRA , UERJ , IF-PE , FUNDEPES , Prefeitura de Ipira - SC , Instituto Quadrix , IBGP , Universidade Federal do Piauí - UFPI , COPEVE - UFAL , Dédalus Concursos & Treinamentos , Alternative Concursos Ltda , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , MPE-GO , FGV , UFPEL , CIESP , Avança SP , UERJ. , IGEDUC , Funrio , COPS - UEL , Prefeitura de Lontras - SC , Instituto Tupy , IDCAP , Unoesc , FSPSS , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , AMAUC , PS concursos , UFPR , Colégio Pedro II , Big Advice , UERR , IMPARH , FURB , Coseac , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , Instituto Unifil , UPE , Quadrix , IDECAN , FUMARC , Enfermeiro - Oncologia , AMEOSC , UFRR , COMPERVE , BIO-RIO , INAZ do Pará , FUVEST , COTEC , ACAFE , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , Faepesul , UPENET/IAUPE , Questão Inédita , IDECAN. , FUNCERN , ESAF , AMIGA PÚBLICA , UFU-MG , COMVEST , CCV-UFC , MS Concursos , INEP , GANZAROLI , URI , CPCON , ACAPLAM , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , IOPLAN , FAFIPA Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

A vida tem duas faces:
Positiva e negativa
O passado foi duro
mas deixou o seu legado
Saber viver é a grande sabedoria
Que eu possa dignificar
Minha condição de mulher,
Aceitar suas limitações
E me fazer pedra de segurança
dos valores que vão desmoronando.
Nasci em tempos rudes
Aceitei contradições
lutas e pedras
como lições de vida
e delas me sirvo
Aprendi a viver

Assim eu vejo a vida - Cora Coralina

Afirmar que a vida tem duas faces significa que ela:
  • A: é predominantemente árdua.
  • B: só e difícil para os pessimistas.
  • C: não é exclusivamente boa, nem unicamente má.
  • D: ilude e decepciona os que acreditam na felicidade.

A vida tem duas faces:
Positiva e negativa
O passado foi duro
mas deixou o seu legado
Saber viver é a grande sabedoria
Que eu possa dignificar
Minha condição de mulher,
Aceitar suas limitações
E me fazer pedra de segurança
dos valores que vão desmoronando.
Nasci em tempos rudes
Aceitei contradições
lutas e pedras
como lições de vida
e delas me sirvo
Aprendi a viver

Assim eu vejo a vida - Cora Coralina

"O passado foi duro, mas deixou o seu legado" - outra maneira de escrever a frase, sem alterar o seu significado original foi reproduzida em qual alternativa?
  • A: O passado foi duro e isso nos deixou um fardo difícil de carregar.
  • B: O legado difícil que nos deixou o passado impede-nos de ser felizes.
  • C: A despeito de o passado haver sido difícil, deixou ensinamentos.
  • D: O passado foi duro e isso tornou impossível o seu legado.

A vida tem duas faces:
Positiva e negativa
O passado foi duro
mas deixou o seu legado
Saber viver é a grande sabedoria
Que eu possa dignificar
Minha condição de mulher,
Aceitar suas limitações
E me fazer pedra de segurança
dos valores que vão desmoronando.
Nasci em tempos rudes
Aceitei contradições
lutas e pedras
como lições de vida
e delas me sirvo
Aprendi a viver

Assim eu vejo a vida - Cora Coralina

Ao lermos o poema podemos tirar algumas conclusões sobre a autora. Uma delas está representada em qual alternativa?
  • A: As lutas e contradições por que passou serviram-lhe de lições de vida.
  • B: Ela não se orgulha do fato de ser uma mulher.
  • C: As pedras em seu caminho foram obstáculos que limitaram o seu aprendizado.
  • D: Os tempos rudes em que nasceu a impediram de aceitar contradições.

Observando as imagens e o texto dos quadrinhos, concluímos que:
  • A: Mônica, a amiga de Magali, come muito e não engorda.
  • B: Magali comeu dois pedaços de pizza.
  • C: as garotas desistiram de comer pastéis, pois é um alimento que engorda.
  • D: a propensão a engordar de Magali origina-se no fato dela comer muito.

"Cadê o meu pedaço de pizza?" - respeitando-se o sentido original e a norma culta, é válido afirmar que o vocábulo sublinhado pode ser substituído por:
  • A: Aonde vai.
  • B: Onde vai.
  • C: Aonde está.
  • D: Onde está.

Analise as frases seguintes. I. Pagou à conta de luz que havia vencido uma semana antes. ll. O rapaz pagou à amiga uma antiga dívida. lll. Chegou à cidade bastante cansado - a viagem havia sido longa.
Observamos que a regência verbal não respeitou a gramática normativa em:
  • A: l, apenas.
  • B: l e lll, apenas.
  • C: ll e lll, apenas.
  • D: A regência verbal está correta em l, ll e lll.

Leia os períodos a seguir. I. Um professor e uma professora _____ homenageados pelos alunos. ll. 1% da população _____ a iniciativa da Prefeitura de distribuir alimentos às famílias carentes. llI. Já _____ sete horas, estamos atrasados!
Para que a concordância verbal se realize em conformidade com a norma culta, as lacunas acima deverão ser preenchidas como indicado em qual alternativa?
  • A: I - foi; ll - apoiaram; lll - é.
  • B: I - forão; ll - apoião; lll - são.
  • C: I - foram; ll - apoiaram; lll - é.
  • D: I - foram; ll - apoia; lll - são.

MEIO MILHÃO DE INSETOS ESTÃO AMEAÇADOS DE EXTINCÃO, ALERTAM ESTUDOS

Dois novos estudos realizados por universidades da Finlândia, e da África do Sul, envolvendo 30 cientistas de todo o mundo, viram que mais de meio milhão de insetos estão ameaçados de extinção graças a atividades humanas.
A situação é preocupante porque esses animais, principalmente as abelhas, são os maiores responsáveis pela polinização. lsso significa que muitas plantas que realizam as manutenções de oxigênio do ar - e que são consumidas por animais e humanos - dependem deles para sobreviver.
Os novos artigos deixam claro que a situação é preocupante por diversos fatores: perda de habitat, poluição, práticas agrícolas prejudiciais, espécies invasoras, mudanças climáticas, superexploração e extinção de espécies são alguns deles.
Os estudos também sugerem soluções práticas para reverter a situação em que se encontram os insetos. Algumas ações envolvem reservar parcelas de terra de alta qualidade e administráveis para a conservação desses animais, transformar práticas agrícolas globais para promover a coexistência de espécies e mitigar as mudanças climáticas
Acima de tudo, a comunicação e o envolvimento com a sociedade civil e os formuladores de políticas públicas são essenciais para o futuro e o bem-estar mútuo das pessoas e dos insetos. "Embora pequenos grupos de pessoas possam impactar a conservação de Insetos localmente, é necessária uma consciência coletiva e um esforço coordenado globalmente para o inventário de espécies, monitoramento e conservação para a recuperação em larga escala", diz Michael Samways, Professor Distinto da Universidade Stellenbosch.

Disponível em [https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2020/02/meio-milhao-de-insetos-estao-ameacados-de-extincao-alertam-estudos.html], publicado e consultado em 12/22020.

De acordo com o primeiro parágrafo do texto:
  • A: o grande número de insetos no mundo coloca em risco a existência da espécie humana.
  • B: há efetiva relação entre as atividades humanas e o risco de extinção de grande número de insetos.
  • C: estudos realizados pelas universidades da Finlândia e África do Sul ameaçaram de extinção mais de meio milhão de insetos no mundo todo.
  • D: trinta cientistas ligados a universidades da Finlândia e África do Sul chegaram à conclusão de que mais de meio milhâo de insetos ameaçam as atividades humanas.

MEIO MILHÃO DE INSETOS ESTÃO AMEAÇADOS DE EXTINCÃO, ALERTAM ESTUDOS

Dois novos estudos realizados por universidades da Finlândia, e da África do Sul, envolvendo 30 cientistas de todo o mundo, viram que mais de meio milhão de insetos estão ameaçados de extinção graças a atividades humanas.
A situação é preocupante porque esses animais, principalmente as abelhas, são os maiores responsáveis pela polinização. lsso significa que muitas plantas que realizam as manutenções de oxigênio do ar - e que são consumidas por animais e humanos - dependem deles para sobreviver.
Os novos artigos deixam claro que a situação é preocupante por diversos fatores: perda de habitat, poluição, práticas agrícolas prejudiciais, espécies invasoras, mudanças climáticas, superexploração e extinção de espécies são alguns deles.
Os estudos também sugerem soluções práticas para reverter a situação em que se encontram os insetos. Algumas ações envolvem reservar parcelas de terra de alta qualidade e administráveis para a conservação desses animais, transformar práticas agrícolas globais para promover a coexistência de espécies e mitigar as mudanças climáticas
Acima de tudo, a comunicação e o envolvimento com a sociedade civil e os formuladores de políticas públicas são essenciais para o futuro e o bem-estar mútuo das pessoas e dos insetos. "Embora pequenos grupos de pessoas possam impactar a conservação de Insetos localmente, é necessária uma consciência coletiva e um esforço coordenado globalmente para o inventário de espécies, monitoramento e conservação para a recuperação em larga escala", diz Michael Samways, Professor Distinto da Universidade Stellenbosch.

Disponível em [https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2020/02/meio-milhao-de-insetos-estao-ameacados-de-extincao-alertam-estudos.html], publicado e consultado em 12/22020.

Sobre a situação das abelhas no cenário mundial, assinale a alternativa correta.
  • A: Por meio da polinização acabam por espalhar no ambiente agrotóxicos prejudiciais a plantas e animais.
  • B: Representam potencial perigo a pessoas e animais, uma vez que se constituem em espécies invasoras.
  • C: A superexploração da espécie levou-as à extinção.
  • D: Elas têm papel fundamental na sobrevivência de várias espécies, incluindo a humana.

Exibindo de 1 até 10 de 11 questões.