Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 11 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: PM-MG , DAE-Bauru , UFPR , Asconprev , Legalle Concursos , Fund. Dom Cintra , cesgren , IF - GO , GS Assessoria e Concursos , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , UPE , Instituto Consulplan , FAPEC , UERJ , CONSULTEC , AGIRH , Prefeitura de Ipira - SC , de , UFRR , ASSCONPP , Marinha , Fundação CEFETMINAS , UPENET/IAUPE , CESPE/CEBRASPE , IF MT , GUALIMP , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , CETREDE , Instituto Excelência , FAU , UERJ. , CONTEMAX , Alternative Concursos , Fundação Cesgranrio , Prefeitura de Lontras - SC , décio , UFU-MG , AV MOREIRA , MetroCapital Soluções , PS concursos , CEV , URI , IF TO , IADES , Alternative Concursos Ltda , Instituto IASP , FAUEL , UERR , Copeiro , Fundação FAFIPA , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , Décio Terror , Unesc , Avança SP , Ministério Público Goiás , Quadrix , CEV-URCA , VUNESP , IF-PE , IBADE , AMAUC , Instituto Quadrix , FCC , COPEVE - UFAL , FUNDATEC , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Dédalus Concursos & Treinamentos , Unicentro , Big Advice , MPE-GO , Questão Inédita , CIESP , IGEDUC , IBAM , AMEOSC , Instituto Tupy , FCM , MS Concursos , COPS - UEL , FUNDEP , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , UNIOESTE , BIO-RIO , SELECON , Colégio Pedro II , ACAFE , IMPARH , IBFC , AMIGA PÚBLICA , Instituto Unifil , FEPESE , NBS , Coseac , FUNDEPES , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , Enfermeiro - Oncologia , UniREDENTOR , CCV-UFC , IDECAN , Simulado FCC , COMPERVE , ACAPLAM , INAZ do Pará , IBGP , UFES , ANPAD , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , FGV , Nosso Rumo , COTEC , IDECAN. , Funrio , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , ESAF , Universidade Federal de Alfenas , CECIERJ , IDCAP , Técnico Administrativo - Inglês , COMVEST , ACCESS Seleção , INEP , NUCEPE , CPCON , UFMG , AOCP , IOPLAN , FSPSS , CEPERJ , IDESUL , FURB , Prefeitura Municipal de Picos - PI , Exército Brasileiro , Universidade Federal de Uberlândia - MG , UDESC , CONSULPAM , ACEP , Instituto Access , Objetiva Concursos LTDA , Crescer Consultoria , UFMT , Aprender-SC , IPEFAE , FUMARC , CEPS-UFPA , IDIB , FUVEST , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , FACET Concursos , Universidade Federal do Piauí - UFPI , Faepesul , UECE CEV , Consulplam , ADVISE , Instituto Ânima Sociesc , OMNI Concurso Públicos , CS-UFG , UFPEL , Aroeira , Itame Consultoria e Concursos , FUNCERN , Cesgranrio , IESES , GANZAROLI , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , FADESP , Unoesc , FAFIPA , UEPB , Consulplan , Aeronáutica , Instituto AOCP Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Leia o texto a seguir para responder à questão.

No trecho: “A primeira tentação de Cristo, que começou a ser exibido em 3 de dezembro pelo serviço de streaming Netflix, mostra Jesus em sua festa de 30 anos (ou seja, prestes a iniciar sua vida pública), na qual fica sabendo que é adotado e que seu pai verdadeiro não é José, e sim o próprio Deus.” (l. 6 a 10) o termo sublinhado retoma
  • A: tentação.
  • B: vida pública.
  • C: primeira.
  • D: festa de 30 anos.
  • E: sua.

Leia o texto a seguir para responder à questão.

A ideia expressa pelo verbo considerasse (l.48) remete ao fato de que
  • A: é possível que um magistrado considere o conteúdo veiculado como crime ou violação aos direitos constitucionais.
  • B: é provável que um magistrado considere o conteúdo veiculado como crime ou violação aos direitos constitucionais.
  • C: é viável que um magistrado considere o conteúdo veiculado como crime ou violação aos direitos constitucionais.
  • D: não é possível que um magistrado considere o conteúdo veiculado como crime ou violação aos direitos constitucionais.
  • E: é interessante que um magistrado considere o conteúdo veiculado como crime ou violação aos direitos constitucionais.

Leia o texto a seguir para responder à questão.

Pode-se identificar uma sequência argumentativa em:
  • A: “O resultado foi A vida de Brian, cujo enredo gira em torno de uma outra pessoa, contemporânea de Jesus e que é confundida com o Messias.” (l. 4 e 5)
  • B: “Em uma ponta, está o ordenamento legal norte-americano, que consagra a liberdade quase irrestrita;” (l.20 e 21)
  • C: “(...) as ações contrárias ao vídeo têm sido propostas na esfera cível, não na penal.” (l. 36)
  • D: “Diversos países usam abordagens diferentes para o tema.” (l. 20)
  • E: “Já os brasileiros do Porta dos Fundos não tiveram a mesma sensibilidade em seu especial de Natal.” (l. 5 e 6)

Leia o texto a seguir para responder à questão.

Analise as assertivas a seguir com base no texto.
I- A expressão “ferramenta” (l. 16) foi empregada em sentido conotativo.
II- As aspas empregadas na expressão “censuradores” (l. 46) marcam um adjetivo atribuído a alguns cristãos.
III- O verbo haver na passagem “(...) discutir se, quando o tema é religião, limites ao alcance da liberdade de expressão e possíveis consequências jurídicas.” pode ser substituído por “existe”.
IV- O acento circunflexo empregado no verbo ter ao longo do texto, justifica-se por fazer referência a um sujeito no singular.

Estão corretas,

 
  • A: III e IV, apenas.
  • B: I, II e III, apenas.
  • C: II e III, apenas.
  • D: II, III e IV, apenas.
  • E: I e II, apenas.

Leia o texto a seguir para responder à questão.

No trecho: “A liberdade de expressão, como sabemos, não é absoluta” (l. 42), as vírgulas isolam um
  • A: termo essencial, classificado como aposto.
  • B: termo essencial, classificado como vocativo.
  • C: termo acessório, classificado como vocativo.
  • D: termo acessório, classificado como aposto.
  • E: termo acessório, classificado como adjunto adnominal.

Leia o texto a seguir para responder à questão.

Perceba a grafia do período: “Até o momento, no entanto, as ações contrárias ao vídeo têm sido propostas na esfera cível, não na penal (...)”.
As palavras acentuadas podem ser classificadas, respectivamente, segundo os padrões de tonicidade, em
  • A: proparoxítona; monossílabo átono; paroxítona.
  • B: paroxítona; monossílabo tônico; paroxítona.
  • C: paroxítona, oxítona, proparoxítona.
  • D: proparoxítona; monossílabo tônico; proparoxítona.
  • E: paroxítona; monossílabo tônico; proparoxítona.

Leia o texto a seguir para responder à questão.

Releia o trecho “(...) e o epíteto tampouco serviria a um magistrado que, eventualmente, considerasse haver crime ou violação a princípios constitucionais.” (l. 47 e 48). O termo destacado pode ser compreendido, no contexto em que aparece, como
  • A: marcha.
  • B: púlpito.
  • C: denominação.
  • D: cristãos.
  • E: direito,

Leia o texto a seguir para responder à questão.

Analise as afirmações a seguir.

O vocábulo “embasadas” (l. 36) pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, pela palavra sustentadas.
O acento indicativo de crase na expressão “ofensivas à dignidade” (l. 43) marca a união da preposição “a” ao artigo definido, introduzindo um adjunto adnominal.
O conectivo “além disso” (l. 44) marca uma contraposição entre as orações.

Está (ão) correta (s)
  • A: I e II, apenas.
  • B: I, apenas.
  • C: I, II e III.
  • D: II e III, apenas.
  • E: II, apenas.

Leia o texto a seguir para responder à questão.

Depreende-se, fundamentalmente, do texto que
  • A: a liberdade de expressão está acima de qualquer princípio constitucional.
  • B: nenhum tipo de boicote é legítimo em uma democracia.
  • C: o Brasil adota punições mais severas aos atos de ataques ou críticas religiosas.
  • D: há uma banalização do termo “censura”, o qual é usado de forma leviana em alguns casos.
  • E: de acordo com o Código Penal brasileiro, o vídeo do Porta dos Fundos incorre em crime.

Exibindo de 1 até 10 de 11 questões.