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Foram encontradas 11 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: Alternative Concursos Ltda , MPE-GO , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , IDCAP , DAE-Bauru , UFPEL , Simulado FCC , FSPSS , Avança SP , IGEDUC , Nosso Rumo , FURB , CONSULTEC , Instituto Tupy , Unoesc , de , AMAUC , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , UFPR , Técnico Administrativo - Inglês , FUMARC , CETREDE , Big Advice , IMPARH , UPE , NUCEPE , FUVEST , CONTEMAX , Instituto Unifil , décio , AMEOSC , IDECAN , Prefeitura Municipal de Picos - PI , Faepesul , UFRR , UDESC , FUNCERN , CEV , BIO-RIO , INAZ do Pará , UPENET/IAUPE , Objetiva Concursos LTDA , GANZAROLI , Copeiro , ACAFE , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , Décio Terror , AMIGA PÚBLICA , IDECAN. , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , FAFIPA , INEP , UFU-MG , UECE CEV , Fund. Dom Cintra , CEV-URCA , CCV-UFC , URI , OMNI Concurso Públicos , GS Assessoria e Concursos , COPEVE - UFAL , ACAPLAM , IOPLAN , Dédalus Concursos & Treinamentos , ANPAD , IDESUL , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , FAPEC , CECIERJ , Instituto Access , Unesc , UEPB , Fundação CEFETMINAS , CIESP , VUNESP , PM-MG , GUALIMP , COPS - UEL , ACCESS Seleção , IPEFAE , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , AOCP , IDIB , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , FAU , CEPERJ , Instituto Ânima Sociesc , Unicentro , UERJ , Fundação Cesgranrio , Colégio Pedro II , Prefeitura de Ipira - SC , IADES , Coseac , ACEP , Itame Consultoria e Concursos , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , FAUEL , Enfermeiro - Oncologia , Aprender-SC , IESES , COMPERVE , CEPS-UFPA , Instituto AOCP , UNIOESTE , UERJ. , Fundação FAFIPA , Prefeitura de Lontras - SC , IBADE , COTEC , ADVISE , Legalle Concursos , PS concursos , FCC , ESAF , Aroeira , IF - GO , COMVEST , Cesgranrio , Instituto Consulplan , UniREDENTOR , UERR , FUNDATEC , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , IBAM , CPCON , Aeronáutica , Marinha , UFES , Quadrix , FCM , Exército Brasileiro , Asconprev , IF MT , CONSULPAM , cesgren , Instituto Excelência , Universidade Federal de Alfenas , FUNDEP , MetroCapital Soluções , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , IBFC , Crescer Consultoria , AGIRH , UFMG , Questão Inédita , FEPESE , FACET Concursos , ASSCONPP , IF TO , Consulplam , CESPE/CEBRASPE , Instituto IASP , Universidade Federal de Uberlândia - MG , MS Concursos , FUNDEPES , Alternative Concursos , Ministério Público Goiás , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , IBGP , CS-UFG , UFMT , SELECON , FGV , FADESP , AV MOREIRA , IF-PE , Consulplan , Instituto Quadrix , Universidade Federal do Piauí - UFPI , NBS , Funrio Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Leia o texto e responda a questão abaixo.

O verbo está incorretamente empregado em:
  • A: É necessário rever as contas do mês com urgência.
  • B: Eu me precavenho contra imprevistos.
  • C: O banco reouve parte do dinheiro roubado.
  • D: Temos que reaver esta cláusula contratual.

Leia o texto e responda a questão abaixo.

A flexão dos verbos está corretamente identificada entre parênteses, EXCETO em:
  • A:Atire a primeira pedra quem não reclama.” (presente do subjuntivo)
  • B:Invadimos a vida do outro como seres especiais.” (presente do indicativo)
  • C: “Já experimentou ficar um dia inteiro sem reclamar?” (pretérito perfeito do indicativo)
  • D: “Para ela, os filhos, que deveriam ser motivos do mais puro amor *...+.” (futuro do pretérito do indicativo)

Leia o texto e responda a questão abaixo.

Em: “A mulher reclama do marido, e o marido, da mulher.” a vírgula destacada (a segunda) foi utilizada com o objetivo de
  • A: dar ênfase ao termo “marido”.
  • B: evitar o duplo sentido da frase.
  • C: indicar a elipse do verbo reclamar.
  • D: separar o adjunto adverbial intercalado.

Leia o texto e responda a questão abaixo.

Há interlocução, EXCETO em:
  • A: “E, convenhamos, é muito difícil ver o mundo com um olhar apenas de gratidão.”
  • B: “Foi de tanto reclamar que parei para pensar no assunto, e a reflexão é sempre ‘boa amiga’.”
  • C: “Já experimentou ficar um dia inteiro sem reclamar?”
  • D: “Veja como anda sua autoestima, se reclama por insegurança ou se te falta força para enfrentar aquilo que não anda bem.”

Leia o texto e responda a questão abaixo.

Há traços de oralidade em:

 
  • A: “Invadimos a vida do outro como seres especiais.”
  • B: “Já experimentou ficar um dia inteiro sem reclamar?”
  • C: “O tempo é sempre curto.”
  • D: “Tem sempre muita coisa para fazer no dia seguinte.”

Leia:

A concordância está correta em:
  • A: A gente parecemos uns bobos quando se trata de filhos.
  • B: Eles vão com a gente.
  • C: “A gente somos inúteis”.
  • D: As gentes parecem bobas...

Leia:

A alternativa que é inadequada para preencher as lacunas do período.

“Rádios, jornais e televisão _______________ promoveram debates e reportagens _______________.”, é:
  • A: autônomos / esclarecedores
  • B: autônomos / esclarecedoras
  • C: autônomas / esclarecedoras
  • D: autônomas / esclarecedores

Leia:

No contexto da tira, funciona como verbo de ligação:
  • A: parece
  • B: disse
  • C: jogar
  • D: jogando

Leia:

Em “Você parece preocupado”, o termo destacado exerce a função de:
  • A: complemento nominal
  • B: predicado verbal
  • C: predicativo do sujeito
  • D: adjunto adnominal

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