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Foram encontradas 12 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: Alternative Concursos Ltda , FUNDEPES , INEP , Exército Brasileiro , Técnico Administrativo - Inglês , CONSULPAM , Unesc , NUCEPE , Avança SP , IBGP , IOPLAN , Prefeitura Municipal de Picos - PI , FGV , IDESUL , Crescer Consultoria , VUNESP , AMAUC , Funrio , Instituto Access , FACET Concursos , UDESC , IPEFAE , Consulplam , Unicentro , Objetiva Concursos LTDA , Big Advice , IDCAP , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , FSPSS , IDIB , CS-UFG , AMEOSC , FURB , Instituto Ânima Sociesc , FADESP , UECE CEV , Itame Consultoria e Concursos , Consulplan , UNIOESTE , OMNI Concurso Públicos , BIO-RIO , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , ACAFE , FUMARC , IESES , DAE-Bauru , AMIGA PÚBLICA , FUVEST , Instituto AOCP , UEPB , Faepesul , Legalle Concursos , CONSULTEC , UniREDENTOR , PM-MG , CCV-UFC , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , ACAPLAM , FUNCERN , IF - GO , de , UERJ , ANPAD , GANZAROLI , Instituto Consulplan , CETREDE , UFES , FAFIPA , Marinha , CONTEMAX , Universidade Federal de Alfenas , Prefeitura de Ipira - SC , CECIERJ , décio , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , ACCESS Seleção , Fund. Dom Cintra , IF MT , UERJ. , AOCP , GS Assessoria e Concursos , Instituto Excelência , CEV , UFMG , CEPERJ , FAPEC , MetroCapital Soluções , Copeiro , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Prefeitura de Lontras - SC , Décio Terror , PS concursos , ACEP , Fundação CEFETMINAS , IF TO , UERR , Aprender-SC , GUALIMP , Instituto IASP , CEV-URCA , UFMT , CEPS-UFPA , FAU , Ministério Público Goiás , COPEVE - UFAL , Universidade Federal do Piauí - UFPI , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , IF-PE , Dédalus Concursos & Treinamentos , Quadrix , ADVISE , Fundação Cesgranrio , Aroeira , IADES , Instituto Quadrix , CIESP , UFPEL , Cesgranrio , FAUEL , MPE-GO , COPS - UEL , Unoesc , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Fundação FAFIPA , IGEDUC , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , Questão Inédita , Aeronáutica , MS Concursos , Asconprev , IBADE , Instituto Tupy , Colégio Pedro II , UFPR , cesgren , FCC , Coseac , UPE , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , FUNDATEC , IMPARH , Enfermeiro - Oncologia , SELECON , AGIRH , NBS , ASSCONPP , IBAM , Instituto Unifil , COMPERVE , UFRR , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , CESPE/CEBRASPE , FCM , IDECAN , COTEC , UPENET/IAUPE , FUNDEP , INAZ do Pará , ESAF , Simulado FCC , Alternative Concursos , COMVEST , UFU-MG , Nosso Rumo , AV MOREIRA , IBFC , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , FEPESE , IDECAN. , CPCON , URI Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Na oração: “ Era uma fé inabalável. ” A palavra em destaque é:
  • A: Substantivo.
  • B: Verbo.
  • C: Adjetivo.
  • D: Advérbio.
  • E: Conjunção.

FELICITAR, FELICIDADE, FELIZ, FELIZARDO – são respectivamente:
  • A: Verbo, adjetivo, adjetivo, substantivo.
  • B: Substantivo, substantivo, adjetivo, adjetivo.
  • C: Verbo, substantivo, adjetivo, substantivo.
  • D: Advérbio, adjetivo, adjetivo, substantivo.
  • E: Verbo, adjetivo, substantivo, adjetivo.

Dadas as orações abaixo:

I – A população está meio preocupada.

II- Comprei meio quilo de frango.

III – Paguei caro por aquele instrumento.

As palavras em destaque, são respectivamente:
  • A: Adjetivo, adjetivo, adjetivo.
  • B: Adjetivo, advérbio, adjetivo.
  • C: Adjetivo, advérbio, advérbio.
  • D: Advérbio, adjetivo, adjetivo.
  • E: Advérbio, adjetivo, advérbio.

Indubitavelmente, o governo está falhando muito no quesito direitos da população.”

A palavra em destaque pode ser substituída, sem alteração de significado por:
  • A: Sem pressa.
  • B: Sem medo.
  • C: Com clareza.
  • D: Com cisma.
  • E: Com dubiedade.

Forma-se o plural da palavra GRAVIDEZ da mesma forma que:
  • A: Arroz.
  • B: Colher.
  • C: Cipó.
  • D: Retrós.
  • E: Lápis.

Quanto ao gênero dos substantivos, a alternativa correta é:
  • A: A champanhe.
  • B: O alface.
  • C: A guaraná.
  • D: O musse.
  • E: A cal.

A alternativa que apresenta interjeição corresponde a:
  • A: Cocoricar.
  • B: Urrar.
  • C: Zum-zum.
  • D: Ui!
  • E: Miau.

Estão corretamente grafadas as palavras, exceto:
  • A: Chavantes (tribo indígena).
  • B: Chávena.
  • C: Chocalhar.
  • D: Mecha (de cabelo).
  • E: Fantoche.

Quanto ao gênero dos substantivos, a alternativa correta é:
  • A: A champanhe.
  • B: O alface.
  • C: A guaraná.
  • D: O musse.
  • E: A cal.

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