Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 36 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: Objetiva Concursos LTDA , FADESP , CESPE/CEBRASPE , IESES , FAUEL , UFES , Universidade Federal de Alfenas , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , Consulplan , Alternative Concursos , Instituto AOCP , Fundação FAFIPA , UECE CEV , DAE-Bauru , AV MOREIRA , Legalle Concursos , IBADE , OMNI Concurso Públicos , IF - GO , FCC , UFMG , Instituto Consulplan , FUNDATEC , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , CONSULTEC , Alternative Concursos Ltda , UEPB , de , Avança SP , Marinha , IBAM , PM-MG , CETREDE , IF MT , FCM , UFMT , AMAUC , Instituto Excelência , FUNDEP , Universidade Federal do Piauí - UFPI , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , CONTEMAX , UERJ , décio , Big Advice , MetroCapital Soluções , IBFC , Prefeitura de Ipira - SC , CEV , IF TO , FEPESE , UFPEL , AMEOSC , Instituto IASP , FUNDEPES , Unoesc , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , Copeiro , UERJ. , Décio Terror , BIO-RIO , Ministério Público Goiás , IBGP , Prefeitura de Lontras - SC , CEV-URCA , ACAFE , IF-PE , FGV , UFPR , PS concursos , COPEVE - UFAL , AMIGA PÚBLICA , Instituto Quadrix , Funrio , UPE , UERR , Dédalus Concursos & Treinamentos , CCV-UFC , MPE-GO , IDCAP , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , CIESP , ACAPLAM , IGEDUC , FSPSS , UFRR , Quadrix , COPS - UEL , ANPAD , Instituto Tupy , FURB , UPENET/IAUPE , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , CECIERJ , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Colégio Pedro II , ACCESS Seleção , IMPARH , FUMARC , UFU-MG , Questão Inédita , Coseac , AOCP , Instituto Unifil , FUVEST , URI , IDECAN , Faepesul , MS Concursos , Enfermeiro - Oncologia , CEPERJ , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , COMPERVE , ACEP , INAZ do Pará , FUNCERN , Unesc , SELECON , COTEC , Aprender-SC , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , GANZAROLI , VUNESP , CEPS-UFPA , IDECAN. , FAFIPA , NBS , ESAF , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , COMVEST , ADVISE , INEP , Fund. Dom Cintra , Unicentro , Simulado FCC , CPCON , Aroeira , IOPLAN , GS Assessoria e Concursos , Cesgranrio , IDESUL , FAPEC , Nosso Rumo , Exército Brasileiro , UNIOESTE , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , CONSULPAM , Aeronáutica , Instituto Access , Fundação CEFETMINAS , Técnico Administrativo - Inglês , Crescer Consultoria , Asconprev , IPEFAE , GUALIMP , FACET Concursos , cesgren , IDIB , FAU , NUCEPE , UniREDENTOR , Prefeitura Municipal de Picos - PI , Consulplam , AGIRH , Instituto Ânima Sociesc , Fundação Cesgranrio , UDESC , CS-UFG , ASSCONPP , Itame Consultoria e Concursos , IADES Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Na tira, o uso do verbo pastar assume sentido
  • A: sinonímico.
  • B: conotativo.
  • C: denotativo.
  • D: antonímico.

Sobre os recursos linguísticos que constroem o sentido do texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Em A dupla se reuniu para um torneio de pôquer (linha 04), o elemento destacado recupera o sentido estabelecido anteriormente por meio de anáfora.
( ) O termo doença (linha 06) estabelece uma relação de hiponímia com Parkinson.
( ) O trecho melhor amigo e companheiro de viagens no tempo de Marty McFly (linhas 15 e 16) explica o termo Doc Brown.
( ) O termo longas (linha 10) estabelece uma relação de sinonímia com o termo filme.

Assinale a sequência correta.
  • A: V, F, F, V
  • B: F, F, V, V
  • C: V, V, F, F
  • D: F, V, F, F

Sobre o emprego dos sinais de pontuação no texto, marque a afirmativa correta.
  • A: No trecho O ator Michael J. Fox, 58 anos, surpreendeu seus fãs, a vírgula é usada para esclarecer ambiguidade.
  • B: Os parênteses são usados para delimitar o período de vida das pessoas citadas no texto.
  • C: No terceiro parágrafo, as aspas são utilizadas para destacar discursos realizados em outra mídia.
  • D: Em que teve duas sequências – uma em 1989, e outra em 1990, o travessão é usado para introduzir uma mudança de interlocutor.

O termo primordiais pode ser substituído sem prejuízo de sentido por
  • A: decisivos.
  • B: primitivos.
  • C: destacados.
  • D: essenciais.

Sobre os recursos linguísticos que constroem a textualidade, analise as afirmativas.

I- Em Desde 1993, o sistema educacional da Dinamarca inclui aulas obrigatórias de empatia, o elemento coesivo em destaque estabelece uma relação temporal para a sentença.
II- No trecho os alunos dispõem de tempo para falar sobre seus problemas, que podem ser tanto pessoais quanto relacionados à escola, o conectivo destacado assume valor semântico causal.
III- Em Esse momento é bastante significativo, pois se aprende sobre o respeito e a tolerância, a vírgula é utilizada para separar duas orações.
IV- No trecho E cerca de 60% das tarefas escolares já realizam essa função, o termo destacado é um exemplo de locução adverbial.

Está correto o que se afirma em
  • A: I, II, III e IV, apenas.
  • B: I, III e IV, apenas.
  • C: II e III, apenas.
  • D: I, II, III e IV.

No trecho Ninguém iria notar a trapaça sideral, os deuses me perdoariam, as palavras em destaque são, respectivamente:
  • A: Pronome indefinido, adjetivo, verbo no futuro do pretérito.
  • B: Pronome demonstrativo, advérbio, verbo no pretérito imperfeito.
  • C: Pronome demonstrativo, adjetivo, verbo no futuro do pretérito.
  • D: Pronome indefinido, advérbio, verbo no pretérito imperfeito.

Em depois de passar o dia no meu outro emprego de redator, tem-se um exemplo de
  • A: sufixação.
  • B: hibridismo.
  • C: aglutinação.
  • D: onomatopeia.

No trecho História pessoal, que já contei mais de uma vez: quando comecei a trabalhar na imprensa, há 200 anos, fazia de tudo na redação, depois de passar o dia no meu outro emprego de redator de publicidade, a expressão sublinhada exemplifica o seguinte recurso linguístico:
  • A: Comparação.
  • B: Sarcasmo.
  • C: Exagero.
  • D: Repetição.

Sobre o uso da linguagem nesse texto, é correto afirmar:
  • A: O autor utiliza verbos no presente para relatar a parte narrativa do texto.
  • B: O uso de primeira pessoa do plural aproxima o autor de seus leitores, criando um tom casual para o texto.
  • C: Os verbos utilizados no segundo parágrafo apresentam-se no modo imperativo, reforçando a argumentação.
  • D: O autor utiliza discurso de autoridade como forma argumentativa.

Exibindo de 1 até 10 de 36 questões.