Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 7 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: Exército Brasileiro , AV MOREIRA , GUALIMP , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , UFU-MG , Legalle Concursos , FAU , UEPB , URI , IF - GO , CONSULPAM , PM-MG , Instituto Consulplan , Crescer Consultoria , Alternative Concursos Ltda , Fundação Cesgranrio , Unesc , Marinha , FACET Concursos , Avança SP , IADES , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , FAUEL , UERJ , VUNESP , IF MT , Consulplam , Prefeitura de Ipira - SC , Instituto Excelência , CS-UFG , AMAUC , Fundação FAFIPA , Unicentro , MetroCapital Soluções , FADESP , Big Advice , IBADE , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , FCC , UERJ. , IF TO , Consulplan , Prefeitura de Lontras - SC , Instituto IASP , DAE-Bauru , AMEOSC , FUNDATEC , UNIOESTE , Ministério Público Goiás , BIO-RIO , IBAM , PS concursos , ACAFE , FCM , UERR , IF-PE , CONSULTEC , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , Instituto Quadrix , de , AMIGA PÚBLICA , FUNDEP , UniREDENTOR , MPE-GO , CETREDE , CCV-UFC , IBFC , Quadrix , ACAPLAM , FEPESE , IGEDUC , CONTEMAX , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , UFES , Instituto Tupy , décio , ANPAD , FUNDEPES , Universidade Federal de Alfenas , CEV , CECIERJ , IBGP , Questão Inédita , Copeiro , ACCESS Seleção , FGV , MS Concursos , IMPARH , Funrio , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , UFMG , Instituto Unifil , Décio Terror , AOCP , SELECON , Universidade Federal de Uberlândia - MG , IDECAN , CEV-URCA , CEPERJ , IDCAP , INAZ do Pará , COPEVE - UFAL , ACEP , FSPSS , NBS , Aprender-SC , FURB , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , UFMT , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , Dédalus Concursos & Treinamentos , Simulado FCC , Universidade Federal do Piauí - UFPI , IDECAN. , CIESP , CEPS-UFPA , INEP , COPS - UEL , ADVISE , FUMARC , Nosso Rumo , Aroeira , FUVEST , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , UFPEL , IOPLAN , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , Técnico Administrativo - Inglês , Unoesc , IDESUL , Colégio Pedro II , Cesgranrio , Faepesul , Instituto Access , Coseac , Aeronáutica , FUNCERN , NUCEPE , Asconprev , GANZAROLI , Prefeitura Municipal de Picos - PI , UFPR , IPEFAE , Enfermeiro - Oncologia , UDESC , UPE , IDIB , COMPERVE , cesgren , FAFIPA , Instituto Ânima Sociesc , COTEC , AGIRH , Fund. Dom Cintra , Objetiva Concursos LTDA , ASSCONPP , GS Assessoria e Concursos , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , UFRR , Itame Consultoria e Concursos , ESAF , UECE CEV , UPENET/IAUPE , IESES , COMVEST , CESPE/CEBRASPE , FAPEC , Instituto AOCP , CPCON , Alternative Concursos , Fundação CEFETMINAS , OMNI Concurso Públicos Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Marque a alternativa cuja oração subordinada corresponde à classificação expressa entre os parênteses:
  • A: É claro que você deve viajar. (oração subordinada substantiva completiva nominal)
  • B: De tanto trabalhar, João ficou exausto (oração subordinada adverbial final)
  • C: João confessou ter pegado as malas. (oração subordinada substantiva subjetiva)
  • D: João tem medo de que Julia não salve as tainhas. (oração subordinada adjetiva restritiva)
  • E: Embora chovesse, João saiu. (oração subordinada adverbial concessiva)

Todas as orações apresentam concordância nominal correta, exceto:
  • A: É proibida a entrada de adolescentes.
  • B: João deixou as coisas o mais claro possível.
  • C: João perdeu seu maço de cigarro.
  • D: Pedro notou que mais um grama de ouro faltava.
  • E: Eu fui declarado quite com o Pedro pelo juiz.

A correção gramatical é percebida na alternativa:
  • A: O filho sucedeu o pai na presidência da empresa.
  • B: Joana perdoou o Pedro.
  • C: Marina notificou-os os novos contratos.
  • D: Respondemos as questões com sinceridade.
  • E: Joana gozava as férias merecidas.

Assinale a alternativa que materializa a correção gramatical:
  • A: Eu gosto de manejar ela.
  • B: ... os que temerariamente ousam a transformar numa linguajem de sentimento...
  • C: Essas dificuldades, nós temo-las.
  • D: O que recebi de herança não chega-me.
  • E: ...como gosto de estar montada num cavalo e o guiar pelas rédeas...

Ainda considerando o texto, assinale a alternativa que expressa a síntese do que a escritora quis apresentar:
  • A: O texto apresenta uma metáfora com a língua portuguesa.
  • B: A autora afirma que seria melhor falar inglês.
  • C: A autora não gosta da língua portuguesa.
  • D: O texto apresenta uma prosopopeia com a língua portuguesa.
  • E: O texto apresenta uma metonímia com a língua portuguesa.

Agora, levando em consideração as funções da linguagem, assinale a alternativa que condiz com o texto acima:
  • A: Denotativa
  • B: Emotiva
  • C: Expressiva
  • D: Poética
  • E: Fática

Exibindo de 1 até 7 de 7 questões.