Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 47 questões.
K. parou de falar e olhou para o juiz, que não disse nada. Enquanto o fazia, pensou ter visto o juiz emitir um sinal, com um movimento dos olhos, a alguém na multidão. K. sorriu e disse: – E agora o juiz, bem a meu lado, está fazendo algum sinal secreto para alguém do meio dos senhores. Parece haver alguém dentre os senhores recebendo instruções de algum superior. Não sei se o sinal é para causar vaias ou aplausos, mas me absterei de tentar adivinhar seu significado cedo demais. Realmente não me importa, e dou ao meritíssimo minha irrestrita e pública permissão para parar de fazer sinais secretos a seu subordinado pago aí embaixo e, em vez disso, dar suas ordens com palavras; que ele diga logo: “Vaiem agora!” e da próxima vez “Aplaudam agora!”. Com embaraço ou impaciência, o juiz balançava-se para a frente e para trás em seu assento. O homem atrás dele, com quem estivera falando, inclinou-se para a frente novamente, para lhe dar algumas palavras de encorajamento ou algum conselho específico. Abaixo, no salão, as pessoas conversavam em voz baixa, porém animadamente. As duas facções pareceram antes ter opiniões fortemente opostas, mas agora começavam a se misturar; alguns indivíduos apontavam para K., outros para o juiz. O ar da sala estava carregado e extremamente opressivo; os que se sentavam mais para trás mal podiam ser vistos. Devia ser especialmente difícil para os visitantes que estavam na galeria, já que eram forçados a perguntar, em voz baixa, aos participantes da assembleia o que exatamente estava acontecendo, lançando olhares tímidos para o juiz. As respostas que recebiam eram igualmente baixas, dadas por trás da proteção de mãos sobre a boca. – Quase acabei de dizer tudo o que queria – prosseguiu K. e, já que não havia nenhuma sineta, bateu na mesa com o punho, de uma forma que assustou o juiz e seu conselheiro e os fez parar de olhar um para o outro. – Nada disso tem a ver comigo, e posso, então, fazer uma avaliação calma da situação; presumindo que este suposto tribunal tenha alguma importância, será bastante vantajoso para os senhores ouvir o que tenho a dizer. Se quiserem discutir o que digo, por gentileza, só o façam depois, não tenho tempo a perder e logo irei embora. Fez-se silêncio imediato, o que mostrava o controle de K. sobre a multidão. Não houve nenhuma exclamação entre as pessoas, como houvera de início; ninguém nem mesmo aplaudiu, mas, se é que já não estavam convencidas, elas pareciam quase estar.

O autor chama o personagem principal, Josef K., por seu sobrenome, “K.”. Ao longo de todas as vezes em que o personagem é mencionado, é correto afirmar que a disposição de ponto final junto à letra “K” serve para demonstrar:
  • A: Citação.
  • B: Abreviatura
  • C: Fechamento do período.
  • D: Início de aposto enumerativo.

Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: CCV-UFC , MS Concursos , Instituto Consulplan , UFPR , FAPEC , décio , UPE , Fundação CEFETMINAS , CEV , ACAPLAM , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , Marinha , GUALIMP , Copeiro , ANPAD , SELECON , IF MT , CECIERJ , NBS , Instituto Excelência , UFRR , FAU , Décio Terror , UPENET/IAUPE , Fundação Cesgranrio , CEV-URCA , ACCESS Seleção , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , MetroCapital Soluções , IADES , COPEVE - UFAL , AOCP , Simulado FCC , IF TO , CEPERJ , Nosso Rumo , Instituto IASP , UFU-MG , FAUEL , Dédalus Concursos & Treinamentos , URI , Fundação FAFIPA , CIESP , ACEP , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , Ministério Público Goiás , IBADE , COPS - UEL , Aprender-SC , Técnico Administrativo - Inglês , IF-PE , CEPS-UFPA , NUCEPE , Instituto Quadrix , Unesc , FCC , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , MPE-GO , VUNESP , FUNDATEC , Colégio Pedro II , ADVISE , Prefeitura Municipal de Picos - PI , IBAM , Coseac , Aroeira , UDESC , IGEDUC , Enfermeiro - Oncologia , Cesgranrio , Objetiva Concursos LTDA , Instituto Tupy , Unicentro , FCM , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , FUNDEP , COMPERVE , Aeronáutica , IBFC , COTEC , Asconprev , UECE CEV , IMPARH , ESAF , cesgren , OMNI Concurso Públicos , Instituto Unifil , UNIOESTE , FEPESE , AGIRH , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , IDECAN , FUNDEPES , COMVEST , IBGP , CPCON , ASSCONPP , UEPB , INAZ do Pará , FGV , Exército Brasileiro , CESPE/CEBRASPE , PM-MG , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , UniREDENTOR , Alternative Concursos , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , IDECAN. , Funrio , CONSULPAM , UFES , IDCAP , Crescer Consultoria , AV MOREIRA , UERJ , INEP , FSPSS , FACET Concursos , Prefeitura de Ipira - SC , IOPLAN , Universidade Federal de Alfenas , Alternative Concursos Ltda , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , IDESUL , FURB , Consulplam , UFMG , CS-UFG , Avança SP , UERJ. , Instituto Access , FUMARC , FADESP , Prefeitura de Lontras - SC , IPEFAE , Universidade Federal de Uberlândia - MG , AMAUC , PS concursos , IDIB , FUVEST , Consulplan , UFMT , Faepesul , DAE-Bauru , Big Advice , UERR , Instituto Ânima Sociesc , FUNCERN , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , Itame Consultoria e Concursos , Universidade Federal do Piauí - UFPI , CONSULTEC , AMEOSC , Quadrix , IESES , GANZAROLI , Instituto AOCP , UFPEL , FAFIPA , de , BIO-RIO , Unoesc , Fund. Dom Cintra , CETREDE , ACAFE , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Legalle Concursos , CONTEMAX , AMIGA PÚBLICA , Questão Inédita , IF - GO , GS Assessoria e Concursos Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Em “Mas era uma bola” a palavra destacada é uma conjunção adversativa. Qual das palavras abaixo poderia substituí-la mantendo a correção gramatical e o sentido original?
  • A: Por conseguinte
  • B: Ademais
  • C: Todavia
  • D: Apesar disso
  • E: Embora

Assinale a alternativa que apresente entre parênteses a classificação sintática CORRETA do termo destacado nas frases:
  • A: O pai deu uma bola de presente ao filho. (complemento nominal)
  • B: Depois começou a girar a bola [...] (adjunto adverbial de tempo)
  • C: O garoto agradeceu, disse “legal” de novo [...] (adjunto adverbial de modo)
  • D: Conseguiu equilibrar a bola no peito do pé [...] (Objeto indireto)
  • E: O pai segurou a bola com as mãos e a cheirou. (adjunto adnominal)

A acentuação é um recurso de linguagem que tem como principal objetivo marcar graficamente as palavras que apresentam um comportamento fonético fora do habitual em um idioma. Assinale a alternativa que apresente explicação CORRETA para a acentuação das palavras abaixo:
  • A: Plástico (proparoxítona, todas são acentuadas)
  • B: Você (paroxítona terminada em vogal)
  • C: Raciocínio (paroxítona que é finalizada com um hiato)
  • D: Número (proparoxítona terminada em “o”)
  • E: Inglês (oxítona, todas são acentuadas)

Analise o texto abaixo para responder a próxima questão:



O texto de Veríssimo é uma narrativa. A sucessão de fatos narrados apresenta uma predominância de verbos em:
  • A: Pretérito perfeito do indicativo
  • B: Presente do indicativo
  • C: Pretérito imperfeito do indicativo
  • D: Pretérito mais que perfeito do indicativo
  • E: Passado.

Analise o texto abaixo para responder a próxima questão:

Crônica é um gênero textual que é uma narrativa que aborda temáticas do cotidiano, geralmente com uma perspectiva irônica. A ironia neste caso se constrói a partir de alguns elementos. Assinale aquele que NÃO se encaixa neste parâmetro:

 
  • A: Desilusão do pai em relação à reação do filho com o seu presente.
  • B: Reação inesperada do filho com um presente que historicamente sempre agradou a meninos dessa faixa etária.
  • C: A falta de conhecimento do pai com os gostos das crianças atuais.
  • D: O fato de que o menino não se interessou pela bola, mas jogava um jogo eletrônico que utilizava bola.
  • E: A conclusão de que com um manual de instruções em inglês o filho poderia ter tido interesse pelo brinquedo.

Assinale a alternativa em que a palavra entre parênteses NÃO seja sinônimo da palavra destacada na frase:
  • A: Talvez um dos grandes desafios de um professor seja saber como incentivar a leitura na sala de aula. (quiçá)
  • B: A criação de um espaço lúdico e propício para a leitura. (relevante)
  • C: As bibliotecas digitais permitem que todo o grupo de alunos consiga acessar diversos títulos, sem limitações de tempo ou unidades. (possibilitam)
  • D: Em qualquer momento da vida, ler é prazeroso e educativo. (encantador)
  • E: Atualmente, isso pode ser facilitado e viabilizado até mesmo pela internet. (propiciado)

O trecho abaixo presente na Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa evidencia que o papel da literatura:

No âmbito do Campo artístico-literário, trata-se de possibilitar o contato com as manifestações artísticas em geral, e, de forma particular e especial, com a arte literária e de oferecer as condições para que se possa reconhecer, valorizar e fruir essas manifestações. Está em jogo a continuidade da formação do leitor literário, com especial destaque para o desenvolvimento da fruição, de modo a evidenciar a condição estética desse tipo de leitura e de escrita. Para que a função utilitária da literatura – e da arte em geral – possa dar lugar à sua dimensão humanizadora, transformadora e mobilizadora, é preciso supor – e, portanto, garantir a formação de – um leitor-fruidor, ou seja, de um sujeito que seja capaz de se implicar na leitura dos textos, de “desvendar” suas múltiplas camadas de sentido, de responder às suas demandas e de firmar pactos de leitura.

Alternativas:
  • A: Está cada vez mais relacionada à questão do prazer estético proporcionado por ela.
  • B: Deve-se buscar a função da mesma para que o trabalho com literatura em sala de aula seja mais exitoso.
  • C: Deve estar atrelado a questões comunicativas, ou seja, devemos ler para escrevermos e falarmos melhor.
  • D: A leitura deve ser um trampolim para sua formação pessoal e cidadã.
  • E: Por tratar-se de uma manifestação artística, a leitura nada mais é que mero entretenimento, não resultando em aspectos formativos do aluno.

Analise o texto abaixo para responder a próxima questão:



A escola, muitas vezes, é o principal, senão o único setor da vida da criança em que ela é exposta à leitura. Sabendo que o estímulo à leitura com o público jovem não é uma tarefa fácil, qual das alternativas abaixo NÃO é citada no texto como um obstáculo ao hábito da leitura?
  • A: O videogame
  • B: Falta de estímulo dos pais
  • C: Alto preço dos livros
  • D: Prática de esportes
  • E: Brincadeiras

Exibindo de 1 até 10 de 47 questões.