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Considere os trechos do texto.
•  Como sempre se deslocavam pela cidade de carro, não sabiam que a calçada de um quarteirão forma um quadrado, e que, se você segui-la, volta ao mesmo lugar.
•  Mas isso depende de treino e prática, como mostra claramente o exemplo dos alunos dessa escola.
Os termos destacados nos trechos do texto apresentam, correta e respectivamente, relação de:
  • A: Causa, como em: Os voos foram cancelados, pois se aproximava forte tempestade. Ressalva, como em: Prepararam o solo de modo que agora podem fazer o plantio.
  • B: Causa, como em: As pessoas retiraram senhas, visto que delas precisavam para serem atendidas. Ressalva, como em: Revelou o segredo, todavia omitiu sua participação.
  • C: Explicação, como em: Não o procure agora porque será má ideia. Consequência, como em: Houve tantas ameaças que reforçaram a segurança do embaixador.
  • D: Comparação, como em: Saiu-se melhor do que esperava na entrevista. Concessão, como em: Faça a entrega do produto, ainda que fora do prazo.
  • E: Comparação, como em: Assim como seu irmão, ele também gosta de surfar. Concessão, como em: Caso haja lucro, abriremos novas unidades na cidade.

Um texto do mesmo livro de onde foram retirados os textos 1 e 2, diz o seguinte:
“Com essa inovação intelectual [o alfabeto], os gregos podiam registrar os seus próprios processos de pensamento, desenvolver seu autoconhecimento, aperfeiçoar ideias, elaborando-as, criar sistemas de ética, filosofia e ciência, desenvolver novas formas de poesia, tornar-se pioneiros em história e biografias.”
Segundo esse texto, entre as possibilidades do alfabeto, não está incluída:
  • A: dar início ao conhecimento humano.
  • B: criar novas formas de expressão.
  • C: possibilitar o desenvolvimento da inteligência.
  • D: ampliar as possibilidades de conhecimento.
  • E: tornar possível a criação de novas formas literárias.

Um dicionário ensina o seguinte sobre o vocábulo alfabeto: empréstimo do latim, composto de alfa e beta, as duas primeiras letras do alfabeto grego.
Esse tipo de dicionário nos dá dos vocábulos
  • A: a formação histórica.
  • B: as marcas gramaticais.
  • C: a origem espacial.
  • D: a origem temporal.
  • E: a relação entre as línguas.

Num célebre texto sobre o alfabeto, Millôr Fernandes escreveu: “O A é uma letra com sótão. Chove sempre um pouco sobre o à craseado. O B é um l que se apaixonou por um 3. O b minúsculo é uma letra grávida. Ao C só lhe resta uma saída. O Ç cedilha, esse jamais tira a gravata.”
Esse pequeno texto se baseia
  • A: no significado de cada letra citada.
  • B: na semelhança visual de letras e outras realidades.
  • C: na possibilidade cômica de ridicularizar o alfabeto.
  • D: na criatividade dos autores dos desenhos das letras.
  • E: na explicação histórica de cada formato das letras.

Os exemplos citados no Texto 2 têm a finalidade de
  • A: abrir caminho para novas discussões.
  • B: 4mostrar o conhecimento do autor sobre o tema.
  • C: enriquecer a informação do texto.
  • D: comprovar uma afirmação anterior.
  • E: demonstrar a existência de vários alfabetos.

A falta de correspondência perfeita entre os sons e as letras aparece em nossa língua numa série de pontos.
Assinale a opção em que isso não aparece comprovado nos exemplos.
  • A: a presença do H mudo em alguns vocábulos: honra, herói.
  • B: a possibilidade de duas letras representarem o mesmo som: asa, azar.
  • C: a existência de sons que podem ser representados de formas diferentes: roupa, carro.
  • D: a dupla grafia de uma mesma palavra: alevantar/levantar.
  • E: a presença de uma grafia única para diferentes pronúncias como nas de Brasil e Portugal; fazê (BR), fazeire (PT).

“Na verdade, como veremos, trata-se de uma vã esperança.”
O autor do texto considera uma vã esperança a
  • A: necessidade de se criarem mais letras a fim de que os alfabetos possam fazer uma escrita perfeita.
  • B: criação de alfabetos que se iniciem pelas mesmas letras.
  • C: possibilidade de haver um só alfabeto universal.
  • D: existência de um alfabeto que se adapte adequadamente a todas as línguas.
  • E: tentativa de reproduzir os variados sons da fala por meio de poucas letras.

O tema básico desse Texto 2 é o de
  • A: demonstrar a utilidade do alfabeto.
  • B: indicar a diversidade de alfabetos no mundo.
  • C: destacar uma marca básica de todos os alfabetos.
  • D: informar o leitor sobre a história dos alfabetos.
  • E: mostrar a inutilidade dos alfabetos criados.

“É preciso um bom tempo para examinar essas questões, porque as raízes do alfabeto ainda continuam vindo à tona.”
As opções a seguir mostram maneiras de reescrever corretamente essa frase, à exceção de uma, que apresenta um erro gramatical. Assinale-a.
  • A: é preciso um bom tempo para o exame dessas questões, porque as raízes do alfabeto ainda continuam vindo à tona.
  • B: foi preciso um bom tempo para que se examinassem essas questões, porque as raízes do alfabeto ainda continuavam vindo à tona.
  • C: porque as raízes do alfabeto ainda continuam vindo à tona, é preciso um bom tempo para examinar essas questões.
  • D: é preciso um bom tempo para examinar essas questões, porque ainda continuam vindo à tona as raízes do alfabeto.
  • E: é preciso um bom tempo para que se examine essas questões, porque as raízes do alfabeto ainda continuam vindo à tona.

Observe o segundo parágrafo do texto 1:
“Não se trata da simplicidade do projeto perfeito. A força do alfabeto como ideia reside na sua virtual imperfeição. Embora não se adapte com perfeição a qualquer idioma, pode, com alguma adequação, adaptar-se a todos eles. Assim como a nossa própria espécie, de cérebro mais desenvolvido, que pode ser superada por outras espécies em diversas atividades, mas não no campo do pensamento, o alfabeto é um generalista. Em termos de software, seu sucesso reside em sua maleabilidade. Mas de onde teria surgido essa ideia do alfabeto? Como e onde se disseminou ao transformar-se no sistema de letras romanas que é hoje a escrita mais conhecida do mundo?”

Sobre a estruturação geral desse parágrafo, assinale a única afirmativa verdadeira.
  • A: O terceiro período mostra uma incoerência.
  • B: O quarto período se apoia em uma analogia.
  • C: O quinto período estabelece uma relativização.
  • D: O sexto período se refere a algo desconhecido
  • E: O último período contradiz o anterior.

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