Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 12 questões.
K. parou de falar e olhou para o juiz, que não disse nada. Enquanto o fazia, pensou ter visto o juiz emitir um sinal, com um movimento dos olhos, a alguém na multidão. K. sorriu e disse: – E agora o juiz, bem a meu lado, está fazendo algum sinal secreto para alguém do meio dos senhores. Parece haver alguém dentre os senhores recebendo instruções de algum superior. Não sei se o sinal é para causar vaias ou aplausos, mas me absterei de tentar adivinhar seu significado cedo demais. Realmente não me importa, e dou ao meritíssimo minha irrestrita e pública permissão para parar de fazer sinais secretos a seu subordinado pago aí embaixo e, em vez disso, dar suas ordens com palavras; que ele diga logo: “Vaiem agora!” e da próxima vez “Aplaudam agora!”. Com embaraço ou impaciência, o juiz balançava-se para a frente e para trás em seu assento. O homem atrás dele, com quem estivera falando, inclinou-se para a frente novamente, para lhe dar algumas palavras de encorajamento ou algum conselho específico. Abaixo, no salão, as pessoas conversavam em voz baixa, porém animadamente. As duas facções pareceram antes ter opiniões fortemente opostas, mas agora começavam a se misturar; alguns indivíduos apontavam para K., outros para o juiz. O ar da sala estava carregado e extremamente opressivo; os que se sentavam mais para trás mal podiam ser vistos. Devia ser especialmente difícil para os visitantes que estavam na galeria, já que eram forçados a perguntar, em voz baixa, aos participantes da assembleia o que exatamente estava acontecendo, lançando olhares tímidos para o juiz. As respostas que recebiam eram igualmente baixas, dadas por trás da proteção de mãos sobre a boca. – Quase acabei de dizer tudo o que queria – prosseguiu K. e, já que não havia nenhuma sineta, bateu na mesa com o punho, de uma forma que assustou o juiz e seu conselheiro e os fez parar de olhar um para o outro. – Nada disso tem a ver comigo, e posso, então, fazer uma avaliação calma da situação; presumindo que este suposto tribunal tenha alguma importância, será bastante vantajoso para os senhores ouvir o que tenho a dizer. Se quiserem discutir o que digo, por gentileza, só o façam depois, não tenho tempo a perder e logo irei embora. Fez-se silêncio imediato, o que mostrava o controle de K. sobre a multidão. Não houve nenhuma exclamação entre as pessoas, como houvera de início; ninguém nem mesmo aplaudiu, mas, se é que já não estavam convencidas, elas pareciam quase estar.

O autor chama o personagem principal, Josef K., por seu sobrenome, “K.”. Ao longo de todas as vezes em que o personagem é mencionado, é correto afirmar que a disposição de ponto final junto à letra “K” serve para demonstrar:
  • A: Citação.
  • B: Abreviatura
  • C: Fechamento do período.
  • D: Início de aposto enumerativo.

Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: IF-PE , DAE-Bauru , Big Advice , Fund. Dom Cintra , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , GS Assessoria e Concursos , Simulado FCC , Instituto Quadrix , Nosso Rumo , MPE-GO , CONSULTEC , AMEOSC , FAPEC , UniREDENTOR , IGEDUC , de , BIO-RIO , Fundação CEFETMINAS , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , CETREDE , ACAFE , GUALIMP , UFES , Técnico Administrativo - Inglês , Instituto Tupy , NUCEPE , CONTEMAX , AMIGA PÚBLICA , FAU , Universidade Federal de Alfenas , Prefeitura Municipal de Picos - PI , IMPARH , décio , CCV-UFC , Fundação Cesgranrio , CEV , ACAPLAM , IADES , UFMG , UDESC , Instituto Unifil , Universidade Federal de Uberlândia - MG , Objetiva Concursos LTDA , IDECAN , Copeiro , ANPAD , FAUEL , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , INAZ do Pará , Décio Terror , CECIERJ , Fundação FAFIPA , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , CEV-URCA , ACCESS Seleção , IBADE , UFMT , UECE CEV , Universidade Federal do Piauí - UFPI , OMNI Concurso Públicos , IDECAN. , COPEVE - UFAL , AOCP , FCC , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , INEP , Dédalus Concursos & Treinamentos , CEPERJ , FUNDATEC , IOPLAN , CIESP , ACEP , IBAM , UFPEL , UEPB , Unoesc , PM-MG , IDESUL , COPS - UEL , Aprender-SC , FCM , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , Instituto Access , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , CEPS-UFPA , FUNDEP , IPEFAE , Colégio Pedro II , ADVISE , IBFC , UFPR , UERJ , Aroeira , FEPESE , UPE , Prefeitura de Ipira - SC , IDIB , Coseac , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , Instituto Ânima Sociesc , Enfermeiro - Oncologia , Cesgranrio , FUNDEPES , Itame Consultoria e Concursos , COMPERVE , Aeronáutica , IBGP , UFRR , UERJ. , COTEC , Asconprev , FGV , UPENET/IAUPE , Prefeitura de Lontras - SC , IESES , PS concursos , Instituto AOCP , ESAF , cesgren , Funrio , UERR , Legalle Concursos , COMVEST , AGIRH , IDCAP , UFU-MG , CPCON , ASSCONPP , FSPSS , URI , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , IF - GO , Quadrix , Instituto Consulplan , Exército Brasileiro , CESPE/CEBRASPE , FURB , Marinha , CONSULPAM , Alternative Concursos , Unesc , IF MT , Crescer Consultoria , AV MOREIRA , FUMARC , VUNESP , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Questão Inédita , Instituto Excelência , FACET Concursos , FUVEST , MS Concursos , MetroCapital Soluções , Consulplam , Alternative Concursos Ltda , Faepesul , Unicentro , IF TO , CS-UFG , Avança SP , FUNCERN , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , SELECON , Instituto IASP , FADESP , GANZAROLI , NBS , Ministério Público Goiás , Consulplan , AMAUC , FAFIPA , UNIOESTE Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.



Sobre os recursos morfossintáticos presentes no texto, considere as afirmativas a seguir.
I. Em “mais de 2,4 milhões de toneladas de plástico são descartadas de forma irregular”, a passividade da oração revela a omissão do sujeito agente.
II. Em “O Brasil recicla apenas 1,28% do plástico que descarta, diz o estudo da WWF”, o sujeito do verbo “descarta” é “plástico”.
III. Em “Só assim haverá mudanças urgentes na cadeia de produção de tudo o que consumimos”, o sujeito da primeira oração é “mudanças urgentes”.
IV. Em “Só assim haverá mudanças urgentes na cadeia de produção de tudo o que consumimos”, o termo “o” equivale a “aquilo”.
Assinale a alternativa correta.
  • A: Somente as afirmativas I e II são corretas.
  • B: Somente as afirmativas I e IV são corretas.
  • C: Somente as afirmativas III e IV são corretas.
  • D: Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
  • E: Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.


Sobre o trecho “É hora de mudar a maneira como enxergamos o problema: há um vazamento enorme
de plástico que polui a natureza e ameaça a vida”, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a
expressão que, precedida por vírgula, pode substituir os dois pontos, sem alterar o sentido original.
  • A: apesar disso
  • B: ou seja
  • C: sem dúvida
  • D: de modo que
  • E: visto que


Em relação à progressão do texto e aos efeitos de sentido provocados pelos termos sublinhados, considere as afirmativas a seguir.

I. O termo “como” introduz uma sequência de caráter exemplificativo.
II. A palavra “enquanto” estabelece uma noção de proporcionalidade de ações.
III. A expressão “para que” estabelece uma relação de finalidade entre uma ideia e outra.
IV. O pronome relativo “que” refere-se à expressão “soluções concretas” e pode ser substituída por “as quais”.

Assinale a alternativa correta.
  • A: Somente as afirmativas I e II são corretas.
  • B: Somente as afirmativas I e IV são corretas.
  • C: Somente as afirmativas III e IV são corretas.
  • D: Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
  • E: Somente as afirmativas II, III e IV são corretas



Em relação ao 2º parágrafo do texto, assinale a alternativa que indica, corretamente, sua função em relação
ao parágrafo anterior.
  • A: Retificar dados.
  • B: Concluir uma ideia.
  • C: Contradizer um argumento.
  • D: Desviar o foco.
  • E: Explicar uma informação.



Acerca das características do texto, considere as afirmativas a seguir.
I. O texto vale-se da exposição de ideias para enumerar a precariedade e a escassez de investimentos no setor ambiental.
II. O objetivo central do texto é comentar as medidas necessárias para a implantação de programas de coleta seletiva.
III. O texto apresenta passagens com teor argumentativo, que visam mostrar que a conscientização acerca do meio ambiente é essencial para o desenvolvimento.
IV. Trata-se de texto de caráter informativo, típico do gênero textual ao qual pertence, e cujo objetivo é manter o público-leitor atualizado.
Assinale a alternativa correta.
  • A: Somente as afirmativas I e II são corretas.
  • B: Somente as afirmativas I e IV são corretas.
  • C: Somente as afirmativas III e IV são corretas.
  • D: Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
  • E: Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.



Acerca do fragmento “Em 1992, 400 mil eram ‘nem, nem’, pois não trabalhavam e também não estavam
aposentados”, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

(  ) A primeira vírgula foi utilizada para separar um termo que indica noção temporal.
(  ) A expressão “nem, nem” tem efeito de sentido de adição de ideias.
(  ) O sentido de “nem, nem” revela-se nos enunciados subsequentes, formados por advérbios e verbos.
(  ) O termo “pois” pode ser substituído por “portanto” sem prejuízo de sentido.
(  ) As palavras “e também”, juntas, apresentam caráter adversativo.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta
  • A: V, V, V, F, F.
  • B: V, F, V, V, F
  • C: V, F, F, V, V.
  • D: F, V, F, V, F.
  • E: F, F, V, F, V.



Sobre os recursos de pontuação empregados no texto, considere as afirmativas a seguir.
I. Em “a força de trabalho madura, que inclui quem tem de 50 a 64 anos,” as vírgulas separam um fragmento de caráter explicativo.
II. Os parênteses utilizados tornam o texto repetitivo e prolixo.
III. No fragmento “Depois, vem a saúde”, ocorre uso inadequado da vírgula, segundo a norma padrão.
IV. As aspas duplas revelam marcas de discurso direto.
Assinale a alternativa correta.
  • A: Somente as afirmativas I e II são corretas
  • B: Somente as afirmativas I e IV são corretas.
  • C: Somente as afirmativas III e IV são corretas.
  • D: Somente as afirmativas I, II e III são corretas
  • E: Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.


Assinale a alternativa que contém, corretamente, o trecho que indica uma opinião fornecida pelo produtor
do texto.
  • A: “A proposta é definir idade mínima de 65 anos (homens) e 62 (mulheres) no benefício.”
  • B: “Os idosos são quase 16% da população.”
  • C: “5,2 milhões de aposentados trabalhavam.”
  • D: “Um funcionário de saúde frágil falta muito.”
  • E: “No ano passado, esse número bateu 2 milhões.”

Exibindo de 1 até 10 de 12 questões.