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Foram encontradas 7 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: Instituto Consulplan , FAUEL , UniREDENTOR , ACAFE , Enfermeiro - Oncologia , Objetiva Concursos LTDA , AMIGA PÚBLICA , COMPERVE , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , Marinha , Fundação FAFIPA , CCV-UFC , COTEC , UECE CEV , IF MT , IBADE , UFES , Instituto Excelência , FCC , Universidade Federal de Alfenas , ACAPLAM , ESAF , OMNI Concurso Públicos , ANPAD , COMVEST , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , MetroCapital Soluções , FUNDATEC , CECIERJ , CPCON , UEPB , IF TO , IBAM , UFMG , Instituto IASP , FCM , Universidade Federal de Uberlândia - MG , ACCESS Seleção , Exército Brasileiro , PM-MG , FUNDEP , AOCP , CONSULPAM , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , Ministério Público Goiás , CEPERJ , Crescer Consultoria , UERJ , IF-PE , IBFC , UFMT , Prefeitura de Ipira - SC , Instituto Quadrix , FEPESE , Universidade Federal do Piauí - UFPI , ACEP , FACET Concursos , FUNDEPES , Aprender-SC , Consulplam , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , MPE-GO , CEPS-UFPA , CS-UFG , UERJ. , IGEDUC , IBGP , UFPEL , Prefeitura de Lontras - SC , Instituto Tupy , FGV , Unoesc , ADVISE , FADESP , Funrio , Aroeira , Consulplan , PS concursos , Cesgranrio , DAE-Bauru , UERR , IMPARH , IDCAP , UFPR , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , Instituto Unifil , FSPSS , UPE , Aeronáutica , IDECAN , FURB , Asconprev , CONSULTEC , Quadrix , UFRR , cesgren , de , INAZ do Pará , AGIRH , CETREDE , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , FUMARC , UPENET/IAUPE , IDECAN. , FUVEST , ASSCONPP , CONTEMAX , Questão Inédita , UFU-MG , CESPE/CEBRASPE , décio , MS Concursos , INEP , Faepesul , Alternative Concursos , CEV , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , IOPLAN , FUNCERN , URI , IDESUL , GANZAROLI , AV MOREIRA , Copeiro , SELECON , FAFIPA , Unesc , Décio Terror , NBS , Instituto Access , Alternative Concursos Ltda , CEV-URCA , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , IPEFAE , Fund. Dom Cintra , VUNESP , Simulado FCC , IDIB , GS Assessoria e Concursos , Avança SP , COPEVE - UFAL , FAPEC , Unicentro , Dédalus Concursos & Treinamentos , Nosso Rumo , Instituto Ânima Sociesc , AMAUC , CIESP , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , Itame Consultoria e Concursos , Fundação CEFETMINAS , Técnico Administrativo - Inglês , IESES , GUALIMP , Big Advice , COPS - UEL , Instituto AOCP , FAU , UNIOESTE , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , NUCEPE , AMEOSC , Colégio Pedro II , Prefeitura Municipal de Picos - PI , Legalle Concursos , Fundação Cesgranrio , Coseac , UDESC , IF - GO , IADES , BIO-RIO Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Analise as frases abaixo relacionadas e assinale aquela que apresenta um equívoco quanto à concordância nominal.
  • A: Era comum trabalhar cinco horas extras por semana.
  • B: Os documentos seguem anexos ao processo.
  • C: São bastantes as pessoas naquela reunião.
  • D: É proibido a entrada de pessoas sem credenciais.
  • E: Os alunos são tais qual o professor.

Assinale a alternativa que apresenta o uso correto da palavra em destaque.
  • A: O caminho porque passamos existe há muitos anos.
  • B: A situação por quê passou a adolescente foi constrangedora.
  • C: O Brasil é rico em biodiversidade. Porquê?
  • D: Gostaria de entender o por que de tanta euforia.
  • E: Será que ela está incomodada comigo porque eu usei seu carro sem comunicar-lhe?”

O texto que abaixo se apresenta foi escrito por Luiz Américo Camargo que é comentarista e consultor gastronômico, especializado em eventos e produção de conteúdo. Foi um dos fundadores do Paladar, marca de gastronomia de O Estado de S. Paulo. É também colunista do jornal Zero Hora.

Assinale a afirmação que apresenta consonância com as ideias defendidas no texto acima:
  • A: O colunista faz uma abordagem histórica sobre o consumo de fast-food e através de exemplos cria um posicionamento favorável a esse tipo de alimentação.
  • B: O comentarista declara direta e indiretamente que possuía aversão aos fast-foods e, as experiências familiares, vividas, sobretudo com sua filha, permitiram a mudança de opinião quanto a esse tipo de alimentação. Por essa razão está almejando alca
  • C: No decorrer do texto podemos encontrar diversos argumentos que elucidam a ascensão, bem como o declínio, da Rede Wendy’s.
  • D: O colunista aponta que um dos motivos para o declínio da rede McDonald’s, vem em decorrência da nova consciência nutricional por parte dos consumidores.
  • E: No texto é apresentado que os food trucks, concorrentes da rede “M”, apresentam diferenciais como o uso de copos biodegradáveis e a presença de funcionários que levam o pedido até a mesa.

Assinale a alternativa que não apresenta equívoco quanto à concordância verbal.
  • A: Hoje é dia 15 de novembro e é sete horas.
  • B: Correr e caminhar faz bem à saúde.
  • C: A multidão gritaram durante a assembleia.
  • D: Os Estados Unidos é uma ameaça para a China?
  • E: Haviam muitas pessoas na sala.

Assinale a alternativa na qual há o emprego equivocado do hífen.
  • A: Vice-presidente
  • B: Micro-ônibus
  • C: Guarda-chuva
  • D: Couve-flor
  • E: Dia-a-dia

Observe a placa e atente-se para a palavra “ ESTE”. Segundo a gramática da Língua Portuguesa classificamos as palavras em diferentes Classes de Palavras. Nesse sentido, a palavra em questão “ ESTE” classifica-se como:

  • A: Substantivo
  • B: Advérbio
  • C: Verbo
  • D: Adjetivo
  • E: Pronome

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