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Foram encontradas 17 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: Enfermeiro - Oncologia , Fund. Dom Cintra , UFU-MG , AGIRH , Instituto Consulplan , UERJ , ASSCONPP , Marinha , Prefeitura de Ipira - SC , COMPERVE , GS Assessoria e Concursos , URI , IF MT , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , COTEC , FAPEC , CESPE/CEBRASPE , ESAF , Fundação CEFETMINAS , Unesc , Alternative Concursos , Instituto Excelência , UERJ. , AV MOREIRA , MetroCapital Soluções , Prefeitura de Lontras - SC , COMVEST , GUALIMP , VUNESP , IF TO , PS concursos , CPCON , FAU , UERR , Exército Brasileiro , Fundação Cesgranrio , Unicentro , Alternative Concursos Ltda , Instituto IASP , Avança SP , Ministério Público Goiás , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , CONSULPAM , IADES , IF-PE , Quadrix , Crescer Consultoria , FAUEL , FACET Concursos , Fundação FAFIPA , UNIOESTE , AMAUC , Instituto Quadrix , IBADE , Big Advice , MPE-GO , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Consulplam , IGEDUC , Questão Inédita , CS-UFG , FCC , MS Concursos , FADESP , FUNDATEC , UniREDENTOR , AMEOSC , Instituto Tupy , Consulplan , IBAM , BIO-RIO , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , ACAFE , IMPARH , SELECON , DAE-Bauru , FCM , UFES , NBS , FUNDEP , Universidade Federal de Alfenas , AMIGA PÚBLICA , Instituto Unifil , CONSULTEC , IBFC , CCV-UFC , IDECAN , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , ACAPLAM , INAZ do Pará , Simulado FCC , de , FEPESE , UFMG , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , Nosso Rumo , CETREDE , FUNDEPES , Universidade Federal de Uberlândia - MG , ANPAD , CONTEMAX , IBGP , CECIERJ , IDECAN. , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , ACCESS Seleção , INEP , Técnico Administrativo - Inglês , décio , FGV , UFMT , IOPLAN , NUCEPE , CEV , Funrio , Universidade Federal do Piauí - UFPI , AOCP , Copeiro , IDCAP , CEPERJ , IDESUL , Prefeitura Municipal de Picos - PI , ACEP , Instituto Access , UDESC , Décio Terror , FSPSS , UFPEL , Aprender-SC , IPEFAE , Objetiva Concursos LTDA , CEV-URCA , FURB , Unoesc , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , COPEVE - UFAL , CEPS-UFPA , IDIB , FUMARC , UFPR , ADVISE , Instituto Ânima Sociesc , UECE CEV , Dédalus Concursos & Treinamentos , Aroeira , Itame Consultoria e Concursos , OMNI Concurso Públicos , CIESP , FUVEST , UPE , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , COPS - UEL , Faepesul , Cesgranrio , IESES , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , FUNCERN , UFRR , Aeronáutica , Instituto AOCP , UEPB , Asconprev , Legalle Concursos , PM-MG , Colégio Pedro II , GANZAROLI , UPENET/IAUPE , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , Coseac , FAFIPA , cesgren , IF - GO Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Assinale a alternativa CORRETA com relação ao uso dos recursos linguísticos.
  • A: No trecho “Aliás, nem sequer somos a única espécie que gosta de testar a sorte”, a expressão adverbial de teor negativo “nem sequer”, reforçada pela conjunção “aliás”, foi usada pelo autor do texto para imprimir um sentido irônico à afirmação.
  • B: O trecho “Apenas na década de 40 do século 20 é que Las Vegas se consolidou” poderia ser reescrito como “Las Vegas se consolidou apenas na década de 40 do século 20” sem que haja qualquer alteração na expressividade do enunciado.
  • C: Os verbos “concluiu” e “descreve” (2º parágrafo), “explica” (3º parágrafo) e “aponta” (4º parágrafo) são verbos que explicitam a polifonia, introduzindo voz autorizada sobre o tema.
  • D: No trecho “[...] há quem diga que é para o jogador perder a noção de tempo”, a expressão “há quem diga” refere-se à fala dos pesquisadores, por meio de citação indireta, o que constitui uma estratégia para dar credibilidade ao texto.

Assinale a alternativa CORRETA com relação ao seguinte trecho: “Em algum momento,
milhares de anos atrás, algum humano da Pré-História modificou um osso, uma concha, uma pedra ou um pedaço de madeira e começou a apostar com os colegas qual marca apareceria quando ele lançasse o objeto ao chão”.
  • A: O trecho revela uma situação incerta, imprecisa, duvidosa ou eventual, expressa por elementos linguísticos como pronomes e artigos indefinidos.
  • B: A expressão adverbial “em algum momento” indica que é possível identificar, por meio das descobertas arqueológicas, um período mais ou menos preciso no qual os humanos começaram a jogar.
  • C: A construção “quando ele lançasse o objeto ao chão” é uma oração subordinada adverbial consecutiva, pois expressa uma consequência do exposto no predicado da oração principal.
  • D: Na passagem “modificou um osso, uma concha, uma pedra ou um pedaço de madeira e começou a apostar”, o verbo “modificar” apresenta objetos diretos coordenados entre si e um objeto indireto oracional (“começou a apostar”).

Assinale a alternativa INCORRETA com relação à função dos sinais de pontuação.
  • A: No trecho “Ele não estava sozinho: existem centenas de sítios arqueológicos com peças que parecem ter sido utilizadas para jogar”, os dois pontos introduzem um esclarecimento ou explicação sobre o que foi expresso antes.
  • B: No terceiro parágrafo, na passagem “as ruas do país já tinham casas para jogos – uma primeira versão dos cassinos”, o travessão poderia ser substituído, sem prejuízo sintático ou semântico, por dois pontos ou por vírgula.
  • C: Nos trechos “No século 19, Monte Carlo tornou-se um centro de entretenimento” e “Nos Estados Unidos, os nativos haviam inventado seus próprios jogos”, a vírgula tem a mesma função, que é isolar expressão adverbial deslocada para a posição inicial.
  • D: No último parágrafo, na passagem “com o Hotel Flamingo, inaugurado em 1946, estabeleceu-se a estética conhecida ainda hoje”, as vírgulas são usadas para isolar a oração subordinada adverbial temporal.

Assinale a alternativa CORRETA com relação à escolha lexical feita pelo autor do texto.
  • A: No trecho “[...] começou a apostar com os colegas qual marca apareceria quando ele lançasse o objeto ao chão”, o termo “colegas” não é apropriado para o contexto, uma vez que, na época referenciada, não existiam escolas.
  • B: No trecho “A partir de 1650, a mania da jogatina se espalhou por boa parte da Europa”, o termo “jogatina” pode ter um sentido pejorativo, associado ao vício de jogar, e o termo “mania” reforça essa conotação, por se referir a uma prática repetitiva.
  • C: No trecho “Apostar é um passatempo antigo e disseminado”, o uso do adjetivo “disseminado” tem conotação negativa, já que o verbo “disseminar” é sempre associado à propagação de algo negativo (doença, vírus, ódio, boatos etc.).
  • D: No trecho “Quando o sistema bancário se estruturou e se fortaleceu na Europa, os cassinos ganharam um grande espaço”, o termo “espaço” é usado conotativamente, no sentido de visibilidade.

De acordo com o texto, é possível afirmar que
  • A: peças semelhantes a dados e fichas, feitas com conchas, pedras, ossos e pedaços de madeira, foram encontradas em sítios arqueológicos pré-históricos e constituem indícios de que os macacos também gostavam de jogar.
  • B: cartas e dados já eram usados por apostadores em Veneza quando foi criado o primeiro espaço dedicado ao lazer, dando início à cultura dos cassinos modernos.
  • C: as fichas de marfim surgiram na China por volta do primeiro milênio antes de Cristo e eram usadas nas casas de jogos, juntamente com conchas pintadas e ossos de animais.
  • D: os proprietários de cassinos em Monte Carlo foram os primeiros a introduzir as fichas de marfim, criadas para diferenciar suas peças daquelas levadas pelos próprios jogadores.

O texto se caracteriza como
  • A: artigo de opinião, pois apresenta a defesa de um ponto de vista com o intuito de persuadir o leitor sobre a importância dos jogos em diferentes sociedades.
  • B: artigo científico, pois descreve resultados de pesquisa científica e usa linguagem formal, com apresentação de citações devidamente referenciadas conforme as normas da escrita acadêmica.
  • C: crônica, de cunho descritivo-narrativo, pois descreve resultados de pesquisas arqueológicas, ao mesmo tempo em que narra fatos localizados numa linha temporal.
  • D: texto expositivo-informativo, pois tem caráter explicativo e apresenta informações sobre um tema, sem explicitar juízo de valor sobre o assunto abordado.

Segundo o fragmento de texto apresentado, é CORRETO afirmar que
  • A: as regiões Norte e Nordeste puxaram para baixo a taxa de desemprego no primeiro trimestre de 2021.
  • B: o cenário geral é de estabilidade, ou seja, a maioria dos trabalhadores faz parte do quadro do funcionalismo público, embora o desemprego tenha aumentado em algumas regiões.
  • C: a pesquisa a que a matéria faz referência foi publicada em 27 de dezembro, o último mês do trimestre que serve de comparação.
  • D: dos 12 estados brasileiros que registraram patamar recorde de desemprego, os dois estados que apresentaram as maiores taxas de desemprego estão no Nordeste, segundo a pesquisa divulgada pelo IBGE.

Em relação à pontuação, é CORRETO dizer que
  • A: a vírgula usada no item número 1 serve para isolar o vocativo.
  • B: deveria constar uma vírgula após o substantivo ‘equipamento’, na primeira linha da mensagem.
  • C: é inadequada a vírgula após o advérbio ‘atenciosamente’ (item 6), uma vez que é uma palavra que está sozinha na linha.
  • D: é adequado o emprego da vírgula após a expressão adverbial ‘Em cumprimento ao disposto na Portaria CAPES nº 059/2013’.

Em relação à mensagem, pode-se dizer que
  • A: seu conteúdo é prolixo, pois apresentam-se informações detalhadas desnecessárias para a interação pretendida.
  • B: não precisa ser escrita na modalidade culta da língua escrita, pois o que importa é seu conteúdo, não sua forma.
  • C: apresenta informações entre parênteses que orientam o produtor do texto no preenchimento do próprio documento e sobre dados que precisam constar nos anexos exigidos.
  • D: sua redação deve primar por objetividade, o que significa que o produtor não pode empregar a primeira pessoa do singular.

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