Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 8 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: ADVISE , Instituto Ânima Sociesc , Crescer Consultoria , UERR , IBADE , FACET Concursos , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , FCC , UFRR , Aroeira , Itame Consultoria e Concursos , Quadrix , FUNDATEC , UPENET/IAUPE , Cesgranrio , IESES , Consulplam , Aeronáutica , Instituto AOCP , CS-UFG , IBAM , Legalle Concursos , FADESP , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , FCM , UFU-MG , Asconprev , Questão Inédita , FUNDEP , URI , cesgren , IF - GO , Consulplan , IBFC , AGIRH , Instituto Consulplan , DAE-Bauru , MS Concursos , Marinha , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , FEPESE , Unesc , ASSCONPP , SELECON , FUNDEPES , VUNESP , CESPE/CEBRASPE , IF MT , CONSULTEC , IBGP , Alternative Concursos , Instituto Excelência , de , NBS , AV MOREIRA , MetroCapital Soluções , CETREDE , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , FGV , Unicentro , Simulado FCC , Funrio , IF TO , CONTEMAX , IDCAP , Alternative Concursos Ltda , Instituto IASP , décio , Nosso Rumo , UNIOESTE , Avança SP , Ministério Público Goiás , CEV , Prefeitura Municipal de Garuva- SC , FSPSS , Copeiro , Técnico Administrativo - Inglês , FURB , IF-PE , AMAUC , Instituto Quadrix , Décio Terror , NUCEPE , UniREDENTOR , Big Advice , MPE-GO , CEV-URCA , Prefeitura Municipal de Picos - PI , FUMARC , COPEVE - UFAL , UDESC , FUVEST , IGEDUC , Objetiva Concursos LTDA , Faepesul , UFES , AMEOSC , Instituto Tupy , Dédalus Concursos & Treinamentos , Universidade Federal de Alfenas , BIO-RIO , CIESP , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , FUNCERN , COPS - UEL , UECE CEV , GANZAROLI , ACAFE , IMPARH , OMNI Concurso Públicos , FAFIPA , UFMG , AMIGA PÚBLICA , Instituto Unifil , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , Fund. Dom Cintra , Universidade Federal de Uberlândia - MG , CCV-UFC , IDECAN , Colégio Pedro II , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , INAZ do Pará , Coseac , UEPB , GS Assessoria e Concursos , ACAPLAM , PM-MG , FAPEC , UFMT , ANPAD , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , Enfermeiro - Oncologia , Fundação CEFETMINAS , Universidade Federal do Piauí - UFPI , CECIERJ , IDECAN. , COMPERVE , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , ACCESS Seleção , INEP , COTEC , UERJ , GUALIMP , Prefeitura de Ipira - SC , FAU , UFPEL , AOCP , IOPLAN , ESAF , Fundação Cesgranrio , Unoesc , CEPERJ , IDESUL , COMVEST , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , ACEP , Instituto Access , CPCON , UERJ. , IADES , Exército Brasileiro , Prefeitura de Lontras - SC , FAUEL , UFPR , Aprender-SC , IPEFAE , Fundação FAFIPA , UPE , CEPS-UFPA , IDIB , CONSULPAM , PS concursos Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Texto I
A revolução da IA mudará o trabalho?

Disponível em: https://exame.com/carreira/a-revolucao-da-ia-mudara-o-trabalho-veja-o-que-bill-gates-pensa-sobre-oassunto/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification.

De acordo com o Texto I, responda à questão.

“Dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) mostram que quase 40% dos empregos no mundo serão afetados pelo avanço da IA. No entanto, isso não significa a extinção de profissões.” (l. 11 e 12) A reescrita que mantém o significado básico desse trecho é:
  • A: se dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) mostram que quase 40% dos empregos no mundo serão afetados pelo avanço da IA, isso não significa a extinção de profissões
  • B: como dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) mostram que quase 40% dos empregos no mundo serão afetados pelo avanço da IA, isso não significa a extinção de profissões
  • C: embora dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) mostrem que quase 40% dos empregos no mundo serão afetados pelo avanço da IA, isso não significa a extinção de profissões
  • D: quando dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) mostram que quase 40% dos empregos no mundo serão afetados pelo avanço da IA, isso não significa a extinção de profissões

Texto II

Disponível em: https://www.itatiaia.com.br/editorias/charges/2023/04/14/charge-do-duke-a-inteligencia-artificial-vai-substituir-humanos. Acesso em: 09 mar. 2024.

De acordo com o Texto II, responda à questão.

Essa charge de Duke constrói o humor a partir da relação IA / ser humano. A mensagem construída no Texto II, que também está presente no Texto I, é:
  • A: os seres humanos superam a IA no âmbito da criatividade
  • B: a IA é incompetente em questões concernentes aos esportes
  • C: as habilidades humanas serão superadas pela IA em futuro próximo
  • D: atividades mais complexas serão exercidas tanto por seres humanos quanto pela IA

Como se pode ter a sutileza de conhecer bem as coisas, sem a sutileza de ouvir o outro? (l. 31) No texto, essa pergunta serve de justificativa para a afirmação que a antecede.

De acordo com essa justificativa, a pessoa mal-educada é ignorante porque:
  • A: não reconhece alteridades
  • B: não questiona dogmas
  • C: não defende opiniões
  • D: não aceita derrotas

No quarto parágrafo, o emprego das aspas em “pessoas de bem” (l. 19-20) revela um posicionamento do autor. Esse posicionamento pode ser descrito como:
  • A: questionar um sentido literal
  • B: valorizar uma ideia universal
  • C: destacar um uso metafórico
  • D: recusar um significado polissêmico

A referência ao filósofo Thomas Hobbes, no terceiro parágrafo, constitui o seguinte tipo de argumento:
  • A: dedutivo
  • B: silogístico
  • C: sofismático
  • D: de autoridade

Uma das ideias discutidas no texto é a de que haveria um fenômeno social crescente baseado no comportamento de cometer crimes para que não se cometam crimes. Esse fenômeno é designado no texto como:
  • A: desejo de lucro
  • B: violência preventiva
  • C: ágoras contemporâneas
  • D: ganância dos necessitados



O título do texto de Renato Janine Ribeiro foi omitido. A expressão que melhor contempla a ideia central do texto, servindo de título, é:

 
  • A: A honra valorizada
  • B: A pátria esclarecida
  • C: A reação desmedida
  • D: A intimidação grosseira

Exibindo de 1 até 8 de 8 questões.