Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 57 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: Exército Brasileiro , AV MOREIRA , Técnico Administrativo - Inglês , FCM , INEP , NUCEPE , FUNDEP , UFRR , IOPLAN , CONSULPAM , IBFC , UPENET/IAUPE , IDESUL , Crescer Consultoria , Alternative Concursos Ltda , Prefeitura Municipal de Picos - PI , FEPESE , Instituto Access , FACET Concursos , Avança SP , UDESC , Objetiva Concursos LTDA , FUNDEPES , UFU-MG , IPEFAE , Consulplam , IBGP , URI , IDIB , CS-UFG , AMAUC , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , FGV , Instituto Ânima Sociesc , FADESP , Big Advice , UECE CEV , OMNI Concurso Públicos , Funrio , Unesc , Itame Consultoria e Concursos , Consulplan , IDCAP , VUNESP , IESES , DAE-Bauru , AMEOSC , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , FSPSS , Instituto AOCP , BIO-RIO , UEPB , ACAFE , PM-MG , FURB , Unicentro , Legalle Concursos , CONSULTEC , IF - GO , de , AMIGA PÚBLICA , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , FUMARC , Instituto Consulplan , CETREDE , CCV-UFC , UERJ , ACAPLAM , Prefeitura de Ipira - SC , FUVEST , UNIOESTE , Marinha , CONTEMAX , Faepesul , IF MT , décio , ANPAD , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , FUNCERN , Instituto Excelência , CEV , CECIERJ , UERJ. , MetroCapital Soluções , Copeiro , ACCESS Seleção , Prefeitura de Lontras - SC , GANZAROLI , UniREDENTOR , PS concursos , FAFIPA , IF TO , Décio Terror , AOCP , Fund. Dom Cintra , UFES , Instituto IASP , CEV-URCA , CEPERJ , UERR , GS Assessoria e Concursos , Universidade Federal de Alfenas , Ministério Público Goiás , COPEVE - UFAL , ACEP , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , Aprender-SC , Quadrix , FAPEC , IF-PE , Dédalus Concursos & Treinamentos , Fundação CEFETMINAS , UFMG , Instituto Quadrix , CIESP , CEPS-UFPA , GUALIMP , Universidade Federal de Uberlândia - MG , MPE-GO , COPS - UEL , ADVISE , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Aroeira , Questão Inédita , FAU , IGEDUC , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , Fundação Cesgranrio , UFMT , Instituto Tupy , Colégio Pedro II , Cesgranrio , MS Concursos , IADES , Universidade Federal do Piauí - UFPI , Coseac , Aeronáutica , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , Asconprev , SELECON , FAUEL , IMPARH , Enfermeiro - Oncologia , Fundação FAFIPA , UFPEL , Instituto Unifil , COMPERVE , cesgren , NBS , IBADE , Unoesc , IDECAN , COTEC , AGIRH , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , ASSCONPP , Simulado FCC , FCC , INAZ do Pará , ESAF , FUNDATEC , UFPR , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , COMVEST , CESPE/CEBRASPE , Nosso Rumo , IBAM , UPE , IDECAN. , CPCON , Alternative Concursos , Prefeitura Municipal de Garuva- SC Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Sobre as ideias do poema, leia as assertivas:

I. Na primeira estrofe, o poeta escreve sobre os cabelos da morte, indicando que há neles flores, mas não flores mortas.
II. Os olhos da morte são descritos a partir de uma semântica intensamente romântica.
III. Na terceira estrofe, o poeta rompe com a ideia de esquecimento trazido pelo evento da morte.

Pode-se afirmar que:
  • A: As assertivas I, II e III estão corretas.
  • B: Apenas a assertiva II está correta.
  • C: Apenas as assertivas II e III estão corretas.
  • D: Apenas as assertivas I e III estão corretas.

Ao iniciar o poema com o verbo Sabes , há uma ocultação do pronome pessoal tu, que revela qual objetivo do autor?
  • A: O início de um monólogo.
  • B: A caracterização do leitor.
  • C: A invocação de um interlocutor.
  • D: A implantação de uma dúvida.

Pode-se afirmar que o tema central do poema é:
  • A: As flores.
  • B: A morte.
  • C: A primavera.
  • D: O amor.

São as variedades linguísticas que sofrem forte influência do espaço geográfico ocupado pelo falante. Em um país com dimensões continentais como o Brasil, elas são extremamente ricas (tanto em número quanto
em peculiaridades linguísticas). Trata-se das:
  • A: Variedades estilísticas.
  • B: Variedades históricas.
  • C: Variedades sociais.
  • D: Variedades regionais.

Sobre as ideias da tirinha, leia as assertivas.

I. Armandinho e a mulher possuem ideias diferentes com relação ao melhor amigo do homem.
II. A mulher apresenta argumentos para sustentar a sua ideia.
III. A materialidade imagética da tirinha corrobora a ideia da mulher sobre o melhor amigo do homem.

Pode-se afirmar que:
  • A: Apenas as assertivas I e II estão corretas.
  • B: Apenas a assertiva I está correta.
  • C: As assertivas I, II e III estão corretas.
  • D: Apenas as assertivas II e III estão corretas.

Pode-se afirmar que, considerando a argumentação, no primeiro quadrinho, o personagem Armandinho expressa um(a):
  • A: Opinião.
  • B: Exclamação retórica.
  • C: Inferência.
  • D: Fato.

Considerando a linguagem empregada no texto, leia as assertivas.

I. O texto está escrito em linguagem formal, própria do texto jornalístico.
II. Alguns termos, a exemplo de inadequada e crônicas, indicam traços da linguagem coloquial.
III. Há o emprego de linguagem técnica própria da área de medicina para tratar dos medicamentos opioides.

Pode-se afirmar que:
  • A: As assertivas I, II e III estão corretas.
  • B: Apenas as assertivas II e III estão incorretas.
  • C: Apenas as assertivas I e II estão corretas.
  • D: Apenas a assertiva II está incorreta.

Com base nas ideias do texto, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A: É necessário que os pacientes passem pelo desmame da droga, ao terminar o período terapêutico.
  • B: Os medicamentos opioides são usados no tratamento de doenças como câncer, hérnia de disco, cálculo renal, cefaleias, entre outras.
  • C: A papoula é base para produção do extrato de ópio.
  • D: O uso dos medicamentos opioides causa dores múltiplas, alucinações, taquicardia e outros efeitos indesejados.

Considerando o gênero textual e as características presentes no texto em questão, leia as assertivas.

I. Há, no texto, a presença de uma tese, ou seja, uma proposição que se apresenta para ser discutida e defendida, com base em determinadas hipóteses ou pressupostos.
II. Ao citar a opinião do chefe de Psiquiatria do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, o autor do texto utilizou um argumento de autoridade.
III. Para a construção do texto, há elementos dos mais variados gêneros textuais, a exemplo da crônica e do conto.

Pode-se afirmar que:
  • A: Apenas as assertivas II e III estão corretas.
  • B: Apenas a assertiva II está correta.
  • C: Apenas as assertivas I e II estão corretas.
  • D: As assertivas I, II e III estão corretas.

Exibindo de 1 até 10 de 57 questões.