Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 2 questões.
Assunto: Interpretação e Compreensão de Textos Instituição: SERPRO Banca: Exército Brasileiro , AV MOREIRA , Técnico Administrativo - Inglês , FCM , INEP , NUCEPE , FUNDEP , UFRR , IOPLAN , CONSULPAM , IBFC , UPENET/IAUPE , IDESUL , Crescer Consultoria , Alternative Concursos Ltda , Prefeitura Municipal de Picos - PI , FEPESE , Instituto Access , FACET Concursos , Avança SP , UDESC , Objetiva Concursos LTDA , FUNDEPES , UFU-MG , IPEFAE , Consulplam , IBGP , URI , IDIB , CS-UFG , AMAUC , Prefeitura Municipal de Santana do Deserto , FGV , Instituto Ânima Sociesc , FADESP , Big Advice , UECE CEV , OMNI Concurso Públicos , Funrio , Unesc , Itame Consultoria e Concursos , Consulplan , IDCAP , VUNESP , IESES , DAE-Bauru , AMEOSC , Prefeitura Municipal de Seara - Santa Catarina , FSPSS , Instituto AOCP , BIO-RIO , UEPB , ACAFE , PM-MG , FURB , Unicentro , Legalle Concursos , CONSULTEC , IF - GO , de , AMIGA PÚBLICA , Prefeitura Municipal de Vitor Meireles - SC , FUMARC , Instituto Consulplan , CETREDE , CCV-UFC , UERJ , ACAPLAM , Prefeitura de Ipira - SC , FUVEST , UNIOESTE , Marinha , CONTEMAX , Faepesul , IF MT , décio , ANPAD , Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro , FUNCERN , Instituto Excelência , CEV , CECIERJ , UERJ. , MetroCapital Soluções , Copeiro , ACCESS Seleção , Prefeitura de Lontras - SC , GANZAROLI , UniREDENTOR , PS concursos , FAFIPA , IF TO , Décio Terror , AOCP , Fund. Dom Cintra , UFES , Instituto IASP , CEV-URCA , CEPERJ , UERR , GS Assessoria e Concursos , Universidade Federal de Alfenas , Ministério Público Goiás , COPEVE - UFAL , ACEP , Prefeitura de Santa Bárbara - MG , Aprender-SC , Quadrix , FAPEC , IF-PE , Dédalus Concursos & Treinamentos , Fundação CEFETMINAS , UFMG , Instituto Quadrix , CIESP , CEPS-UFPA , GUALIMP , Universidade Federal de Uberlândia - MG , MPE-GO , COPS - UEL , ADVISE , Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ , Aroeira , Questão Inédita , FAU , IGEDUC , EDUCA - Assessoria Educacional Ltda , Fundação Cesgranrio , UFMT , Instituto Tupy , Colégio Pedro II , Cesgranrio , MS Concursos , IADES , Universidade Federal do Piauí - UFPI , Coseac , Aeronáutica , Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso , Asconprev , SELECON , FAUEL , IMPARH , Enfermeiro - Oncologia , Fundação FAFIPA , UFPEL , Instituto Unifil , COMPERVE , cesgren , NBS , IBADE , Unoesc , IDECAN , COTEC , AGIRH , Prefeitura Municipal de Bombinhas - Santa Catarina , ASSCONPP , Simulado FCC , FCC , INAZ do Pará , ESAF , FUNDATEC , UFPR , INTEGRI Brasil - Assessoria e Consultoria , COMVEST , CESPE/CEBRASPE , Nosso Rumo , IBAM , UPE , IDECAN. , CPCON , Alternative Concursos , Prefeitura Municipal de Garuva- SC Cargo: Analista Nível: Superior Dificuldade: Superior Modalidade: Múltipla escolha Ano: 2021
Não estamos opondo máquinas a ecologia, como se as máquinas fossem aquelas coisas que só servem para violentar a Mãe Natureza e violar a harmonia entre o ser humano e a natureza ― uma imagem atribuída à tecnologia desde o fim do século XVIII. Também não estamos seguindo a hipótese de Gaia de que a Terra é um único superorganismo ou uma coletividade de organismos. Em vez disso, gostaria de propor uma reflexão sobre a ecologia das máquinas. Para dar início a essa ecologia das máquinas, precisamos primeiro voltar ao conceito de ecologia. Seu fundamento está na diversidade, já que é apenas com biodiversidade (ou multiespécies que incluam todas as formas de organismos, até mesmo bactérias) que os sistemas ecológicos podem ser conceitualizados. A fim de discutir uma ecologia de máquinas, precisaremos de uma noção diferente e em paralelo com a de biodiversidade ― uma noção a que chamamos tecnodiversidade. A biodiversidade é o correlato da tecnodiversidade, uma vez que sem esta só testemunharemos o desaparecimento de espécies diante de uma racionalidade homogênea. Tomemos como exemplo os pesticidas, que são feitos para matar certa espécie de insetos independentemente de sua localização geográfica, precisamente porque são baseados em análises químicas e biológicas. Sabemos, no entanto, que o uso de um mesmo pesticida pode levar a diversas consequências desastrosas em biomas diferentes. Antes da invenção dessas substâncias, empregavam-se diferentes técnicas para combater os insetos que ameaçavam as colheitas dos produtos agrícolas ― recursos naturais encontrados na região, por exemplo. Ou seja, havia uma tecnodiversidade antes do emprego de pesticidas como solução universal. Os pesticidas aparentam ser mais eficientes a curto prazo, mas hoje é fato bastante consolidado que estávamos o tempo todo olhando para os nossos pés quando pensávamos em um futuro longínquo. Podemos dizer que a tecnodiversidade é, em essência, uma questão de localidade. Localidade não significa necessariamente etnocentrismo ou nacionalismo, mas é aquilo que nos força a repensar o processo de modernização e de globalização e que nos permite refletir sobre a possibilidade de reposicionar as tecnologias modernas.
Yuk Hui. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020, p. 122-123 (com adaptações).

Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o item a seguir.

O texto recomenda a infalibilidade dos pesticidas como solução universal para ameaças à produção agrícola.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Ninguém se cura permanecendo no mesmo ambiente em que adoeceuNinguém se cura sem cortar a causa do mal, sem se privar do que machuca e contamina sua felicidade, sem evitar ficar junto de quem não faz nada mais do que sofrer.A gente adoece por várias razões, tanto físicas quanto psicológicas. O mesmo se dá com os tipos de doenças: existem males do corpo e males da alma. Mente e corpo são indissociáveis, assim como na Antiguidade já se ensinava, ou seja, temos que cuidar de tudo o que nos constitui, por dentro e por fora. De nada adianta um corpo perfeito habitado por uma alma sucateada, e vice-versa.Infelizmente, é difícil atentarmos para essa necessidade de equilibrarmos o que vem de fora e o que nasce aqui dentro, o que o espelho reflete e o que não, o que fazemos com nosso corpo e o que fazem com nossa alma. O mundo todo supervaloriza as aparências, o que dificulta a atenção que deve ser voltada ao que sentimos, ao que nos faz bem. Sabemos muito bem qual roupa queremos vestir, mas é complicado saber o que acelera o nosso coração.Talvez ninguém consiga se livrar da infelicidade que toma conta de si, caso permaneça parado, sem sair do lugar. Aquilo que nos adoece deve ser evitado, seja o vento gelado, seja o tratamento frio do outro. Ser descuidado com a saúde adoece, ser descuidado com os sentimentos também. Práticas saudáveis incluem tanto atividades físicas quanto exercitar o amor próprio. Alimentar o corpo e a alma, sempre.

Ninguém há de ser feliz permanecendo em histórias cujo final não tem chance de ser feliz. Ninguém se cura sem cortar a causa do mal, sem se privar do que machuca e contamina sua felicidade, sem evitar ficar junto de quem não faz nada mais do que sofrer. Ninguém volta a sorrir nos lugares onde sua felicidade foi perdida, roubada, aviltada, negada.

Entender que as dores e doenças são alertas que nos pedem calma, que nos clamam por um repensar, por um respirar, por sobrevivência, acaba nos encorajando a tomar as atitudes certas, por mais que doam, que entristeçam, que pareçam impossíveis. Nada é impossível, quando ainda há sonhos a serem alcançados e vida dentro da gente. Caso não consigamos cair fora do que nos adoece, então morrerão os sonhos, morrerão os planos, morreremos nós, ainda que com vida. Ainda que por muitos dias. Por anos…

Por Marcel Camargo

Disponível em: https://www.contioutra.com/ninguem-se-cura-permanecendo-no-mesmo-ambiente-em-que-adoeceu/



Ocorre no texto a presença dos vocábulos nos e nós. A diferença na acentuação gráfica de ambos é justificada pelo fato de:
  • A: Distinguir a classificação destes enquanto pronomes.
  • B: O primeiro ser oxítono e o segundo ser proparoxítono.
  • C: O primeiro ser oxítono e o segundo ser monossílabo.
  • D: Distinguir a classe gramatical em que estão sendo empregados.
  • E: O primeiro ser monossílabo átono e o segundo ser monossílabo tônico.

Exibindo de 1 até 2 de 2 questões.