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Foram encontradas 259 questões.
Num pedaço de papel, anote tudo o que

deixa você estressado.

Liste tudo o que precisa fazer, inclusive

as coisas mais básicas:

molhar as plantas, responder os e-mails.

Agora esses estresses estão num pedaço de papel,

longe da sua mente.

Então, hoje à noite, relaxe.

Diga a si mesmo que vai cuidar da lista amanhã,

item por item, começando pelo mais fácil.

Quando abrir os olhos pela manhã,

sua mente e seu corpo estarão prontos.

Eu lhe garanto.

 

Quanto aos elementos linguísticos, julgue as afirmativas e marque a alternativa correta.

I –   O pronome “você” (linha 2) é o objeto direto e pode ser substituído por “o”. Assim, cabe a seguinte reescrita: deixa-o.

II –   O verbo “responder”, para ficar de acordo com a norma culta e formal, deveria ser transitivo indireto e reger a preposição “a”, da seguinte forma: responder aos e-mails.

III –   O sinal de dois-pontos indica que as duas orações seguintes são uma explicitação do substantivo “coisas”.
  • A: Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
  • B: Somente as afirmativas II e III estão corretas.
  • C: Todas as afirmativas estão corretas.
  • D: Somente a afirmativa III está correta.
  • E: Somente as afirmativas I e III estão corretas.

Num pedaço de papel, anote tudo o que

deixa você estressado.

Liste tudo o que precisa fazer, inclusive

as coisas mais básicas:

molhar as plantas, responder os e-mails.

Agora esses estresses estão num pedaço de papel,

longe da sua mente.

Então, hoje à noite, relaxe.

Diga a si mesmo que vai cuidar da lista amanhã,

item por item, começando pelo mais fácil.

Quando abrir os olhos pela manhã,

sua mente e seu corpo estarão prontos.

Eu lhe garanto.

Uma reescrita possível das duas primeiras frases com referência a uma segunda pessoa do discurso é:

 

 
  • A: Num pedaço de papel, anotas tudo o que deixa tu estressado. Liste tudo o que precisas fazer, inclusive as coisas mais básicas: molhar as plantas, responder os e-mails.
  • B: Num pedaço de papel, anota tudo o que te deixa estressado. Lista tudo o que precisas fazer, inclusive as coisas mais básicas: molhar as plantas, responder os e-mails.
  • C: Num pedaço de papel, anoteis tudo o que vos deixa estressado. Listais tudo o que precisa fazer, inclusive as coisas mais básicas: molhar as plantas, responder os e-mails.
  • D: Num pedaço de papel, anotes tudo o que deixa tu estressado. Listes tudo o que precisas fazer, inclusive as coisas mais básicas: molhar as plantas, responder os e-mails.
  • E: Num pedaço de papel, anotai tudo o que te deixa estressado. Listai tudo o que precisas fazer, inclusive as coisas mais básicas: molhar as plantas, responder os e-mails.

Num pedaço de papel, anote tudo o que

deixa você estressado.

Liste tudo o que precisa fazer, inclusive

as coisas mais básicas:

molhar as plantas, responder os e-mails.

Agora esses estresses estão num pedaço de papel,

longe da sua mente.

Então, hoje à noite, relaxe.

Diga a si mesmo que vai cuidar da lista amanhã,

item por item, começando pelo mais fácil.

Quando abrir os olhos pela manhã,

sua mente e seu corpo estarão prontos.

Eu lhe garanto.

Depreende-se do texto que seu objetivo principal é:

 
  • A: mostrar que os problemas são da natureza da vida e não vale a pena estressar-se demais.
  • B: defender que devemos resolver subitamente os problemas que nos aparecem na vida.
  • C: criticar quem resolve os problemas com muita pressa e acaba resultando em mais problemas.
  • D: exemplificar que não há garantia de resolução dos problemas de maneira rápida.
  • E: argumentar que devemos resolver os nossos problemas o mais rápido possível.

Num pedaço de papel, anote tudo o que

deixa você estressado.

Liste tudo o que precisa fazer, inclusive

as coisas mais básicas:

molhar as plantas, responder os e-mails.

Agora esses estresses estão num pedaço de papel,

longe da sua mente.

Então, hoje à noite, relaxe.

Diga a si mesmo que vai cuidar da lista amanhã,

item por item, começando pelo mais fácil.

Quando abrir os olhos pela manhã,

sua mente e seu corpo estarão prontos.

Eu lhe garanto.

Pode-se entender que este texto se enquadra no tipo:

 
  • A: narrativo
  • B: dissertativo-argumentativo
  • C: dissertativo-expositivo
  • D: injuntivo
  • E: preditivo

“POR QUE SOU TÃO OCUPADO?
QUANDO TUDO AO MEU REDOR ESTÁ INDO RÁPIDO DEMAIS, EU PARO E ME PERGUNTO: ‘O MUNDO É AGITADO OU SERÁ QUE É A MINHA MENTE?’”
A EXPRESSÃO INTERROGATIVA “POR QUE” FOI EMPREGADA NUM CAPÍTULO DO LIVRO “AS COISAS QUE VOCÊ SÓ VÊ QUANDO DESACELERA”, DE HAESMIN SUNIM. ESSA MESMA GRAFIA ESTÁ CORRETAMENTE EMPREGADA EM:
A expressão interrogativa “por que” foi empregada num capítulo do livro “As coisas que você só vê quando desacelera”, de Haesmin Sunim. Essa mesma grafia está corretamente empregada em:

 
  • A: Você não me viu por que?
  • B: Não se sabe por que a mentira ainda persiste nas mídias jornalísticas.
  • C: O por que de estarmos juntos é a comunhão de sentimentos.
  • D: Não duvido de ninguém, por que não confio em ninguém.
  • E: Por que o mundo está louco não serei mais um.

“POR QUE SOU TÃO OCUPADO?
QUANDO TUDO AO MEU REDOR ESTÁ INDO RÁPIDO DEMAIS, EU PARO E ME PERGUNTO: ‘O MUNDO É AGITADO OU SERÁ QUE É A MINHA MENTE?’”
A EXPRESSÃO INTERROGATIVA “POR QUE” FOI EMPREGADA NUM CAPÍTULO DO LIVRO “AS COISAS QUE VOCÊ SÓ VÊ QUANDO DESACELERA”, DE HAESMIN SUNIM. ESSA MESMA GRAFIA ESTÁ CORRETAMENTE EMPREGADA EM:
Em relação aos verbos deste trecho do texto, marque a alternativa incorreta.
  • A: O verbo de ligação “sou” refere-se a um sujeito oculto.
  • B: A locução verbal “está indo” é intransitiva e é empregada no sentido de continuidade.
  • C: O verbo “paro” é intransitivo.
  • D: O verbo “será” é de ligação e transmite noção de futuro.
  • E: O verbo de ligação “é” refere-se ao sujeito “a minha mente”.

Um capítulo do livro “As coisas que você só vê quando desacelera”, de Haesmin Sunim, inicia-se com o seguinte título:

“Por que sou tão ocupado?

Quando tudo ao meu redor está indo rápido demais, eu paro e me pergunto: ‘O mundo é agitado ou será que é a minha mente?’”

Depreende-se das perguntas um possível tema a ser debatido no texto:
  • A: A mente controla nossa vida e o mundo.
  • B: O controle da mente nos ajuda a perceber o mundo de maneira diferente.
  • C: A vida determina a forma de pensarmos.
  • D: A agitação do mundo forma psicopatas.
  • E: A sociedade é cada vez mais agressiva.

Eu me espremo no vagão do metrô.

Há uma multidão à minha volta.

Eu posso me irritar ou pensar que é divertido não precisar me segurar em nada.

As pessoas reagem à mesma situação de formas diferentes.

Se olharmos mais de perto, vamos ver que não é a situação que está nos incomodando, e sim nossa forma de enxergá-la.

A palavra “mais” (linha 5) apresenta o mesmo valor morfossemântico que a abaixo:
  • A: Ela não mais será a diretora do clube.
  • B: Mais pessoas ajudam o clube a se reerguer.
  • C: A diretora mais a secretária perderam suas funções por improbidade.
  • D: Cada dia mais, vemos pessoas desacreditarem das outras.
  • E: É mais fácil criticar do que ajudar.

Eu me espremo no vagão do metrô.

Há uma multidão à minha volta.

Eu posso me irritar ou pensar que é divertido não precisar me segurar em nada.

As pessoas reagem à mesma situação de formas diferentes.

Se olharmos mais de perto, vamos ver que não é a situação que está nos incomodando, e sim nossa forma de enxergá-la.

Marque a alternativa correta quanto aos elementos de coesão:
  • A: A conjunção “Se” (linha 5) pode ser substituída por Caso, mantendo o mesmo sentido e a correção gramatical.
  • B: O contexto permite a troca de “e sim” (linha 5) por mas também, mantendo-se o mesmo sentido e a correção gramatical.
  • C: O pronome “-la” (linha 6) retoma o substantivo “situação” (linha 5).
  • D: Os pronomes “Eu” no texto podem ser excluídos, permanecendo o sentido e a correção gramatical.
  • E: A conjunção “Se” (linha 5) pode ser substituída por “Já que”, mantendo o mesmo sentido e a correção gramatical.

Eu me espremo no vagão do metrô.

Há uma multidão à minha volta.

Eu posso me irritar ou pensar que é divertido não precisar me segurar em nada.

As pessoas reagem à mesma situação de formas diferentes.

Se olharmos mais de perto, vamos ver que não é a situação que está nos incomodando, e sim nossa forma de enxergá-la.

 

Quanto aos aspectos morfossintáticos, marque a alternativa correta.
  • A: O termo “uma multidão” (linha 2) é responsável pela flexão do verbo “Há” no singular.
  • B: A primeira ocorrência do pronome “me” (linha 2) ocupa a função de complemento verbal indireto.
  • C: O termo “no vagão do metrô” (linha 1) ocupa a função sintática de adjunto adverbial de lugar.
  • D: A oração “que está nos incomodando” (linha 5) é sujeito da oração principal “não é a situação” (linha 5).
  • E: O termo “de formas diferentes” (linha 4) é o complemento nominal de “situação” (linha 4).

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