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Assinale a frase em que o pronome pessoal enclítico (após o verbo) está mal-empregado.
  • A: Casamo-nos após um longo período de namoro.
  • B: Vimos-te no supermercado, mas não nos falamos.
  • C: Não sabia que queria-te tanto.
  • D: Eu sempre quis proteger-te dos perigos.
  • E: Nunca mais quis casar-me.

Entre as frases abaixo há uma em que não foi respeitada a norma padrão em relação à colocação de pronomes oblíquos; assinale essa frase.
  • A: A derrota não é amarga se você não a engolir.
  • B: Afligir-se antes do tempo é afligir-se duas vezes.
  • C: A estupidez de gente brilhante nunca deixa de assombrar-me.
  • D: Todo mundo me odeia porque sou popular.
  • E: Me indigno, logo existo.

Considere as passagens:
•  Imaginou os filhos que aguardavam e já deviam estar acordados. Os filhos que ela odiava! (6º parágrafo)
•  Tratava bem a lata. (10º parágrafo)

Quanto ao emprego de pronomes e à colocação pronominal, as reescritas das passagens atendem à norma-padrão em:
  • A: Imaginou os filhos que aguardavam-na e já deviam estar acordados. Lhes odiava! / Tratava ela bem.
  • B: Imaginou os filhos que lhe aguardavam e já deviam estar acordados. Os odiava! / A tratava bem.
  • C: Imaginou os filhos que a aguardavam e já deviam estar acordados. Odiava-os! / Tratava-a bem.
  • D: Imaginou os filhos que aguardavam-la e já deviam estar acordados. Odiava-os! / Tratava-a bem.
  • E: Imaginou os filhos que aguardavam-lhe e já deviam estar acordados. Odiava-lhes! / Tratava-na bem.

Assim como no trecho “E, ainda perplexa, encaminhávamo-nos para a escola.” (l. 35-36), a colocação do pronome respeita a norma-padrão da língua portuguesa, em:
  • A: Pediria-lhes para considerar a possibilidade da eternidade.
  • B: A curiosidade não leva-nos a atitudes bobas e despropositadas.
  • C: O prazer que experimenta-se com o sabor dos doces é enorme.
  • D: Poucos se impressionam com a descoberta da possibilidade da eternidade.
  • E: Nos perguntamos até quando vamos sonhar com uma vida eterna de prazer.

A alternativa em que, de acordo com a norma-padrão, o pronome destacado só pode ser colocado na posição em que se encontra na frase é:
  • A: … disseram outro dia, e me flagrei pensando: quem dera. (1º parágrafo)
  • B: … uns o criticando, outros o absolvendo… (3º parágrafo)
  • C: Atos insanos surgem aqui e ali, nos escandalizando por alguns dias… (5º parágrafo)
  • D: O que ainda nos deixa perplexos? (6º parágrafo)
  • E: … hoje os absurdos se sucedem em escala industrial… (7º parágrafo)

Considere a disposição do pronome no trecho “Fez-se silêncio imediato, [...]” (5º§). Quanto à colocação pronominal e de modo a atentar-se em relação às regras de norma culta, pode-se afirmar que, em hipótese de reescrita da frase, o pronome poderia vir:
  • A: Apenas como já está, em ênclise.
  • B: Anteposto ao verbo, em próclise.
  • C: No meio do verbo, em mesóclise.
  • D: Separado do verbo, ao fim da oração

Assinale a alternativa em que a expressão entre parênteses substitui a destacada, de acordo com a norma padrão de emprego e colocação de pronomes
  • A: As necessidades da população não alfabetizada exigem ações urgentes do governo. (exigem-no)
  • B: Se as autoridades não analisarem a situação da população carente, pouco se avançará quanto às oportunidades de estudos. (a analisarem)
  • C: As pessoas que passaram a vida buscando uma oportunidade de estudos merecem recebê-la. (passaram ela)
  • D: É preciso que os cursos da EJA invadam as localidades em que há grandes quantidades de adultos analfabetos. (invadam-nos)
  • E: É importante recorrer aos programas de recuperação dos estudos para a conquista de novas posições no mercado de trabalho. (recorrê-los)

Com relação à colocação pronominal, o Manual de Redação da Apex-Brasil veda estritamente o uso da mesóclise. No texto CB1A1-I, esse uso aparece na forma “dever-se-ia”, no trecho “penso que também dever-se-ia reconhecer” (último parágrafo). Assinale a opção em que a proposta de reescrita para esse trecho do texto segue a previsão do Manual de Redação da Apex-Brasil e mantém a correção gramatical e os sentidos do texto.
  • A: penso também que deveria reconhecer-se
  • B: penso que também se deveria reconhecer
  • C: penso também que deveria-se reconhecer
  • D: penso que deveria-se também reconhecer

A expressão em destaque em “Sua grande força me parece estar no psicologismo oculto sob a massa de elementos realistas [...]”, em uma situação mais formal de comunicação, para atender às normas gramaticais, deveria ser redigida da seguinte maneira: parece-me estar.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Assinale a alternativa em que o trecho destacado está substituído, nos colchetes, de acordo com a norma-padrão de emprego e colocação do pronome.
  • A:desenhávamos figuras místicas… [lhes desenhávamos]
  • B: … pareciam auxiliar os homens daquela época… [auxiliar-lhes]
  • C: … chegar a uma razão única que justifique o viver… [justifique-o]
  • D: … aqueles que revelavam ter descoberto sentido… [tê-lo descoberto]
  • E: … para aqueles que não aceitam a fórmula de Deus… [aceitam-na]

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