Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 306 questões.
Considere as passagens:
•  Imaginou os filhos que aguardavam e já deviam estar acordados. Os filhos que ela odiava! (6º parágrafo)
•  Tratava bem a lata. (10º parágrafo)

Quanto ao emprego de pronomes e à colocação pronominal, as reescritas das passagens atendem à norma-padrão em:
  • A: Imaginou os filhos que aguardavam-na e já deviam estar acordados. Lhes odiava! / Tratava ela bem.
  • B: Imaginou os filhos que lhe aguardavam e já deviam estar acordados. Os odiava! / A tratava bem.
  • C: Imaginou os filhos que a aguardavam e já deviam estar acordados. Odiava-os! / Tratava-a bem.
  • D: Imaginou os filhos que aguardavam-la e já deviam estar acordados. Odiava-os! / Tratava-a bem.
  • E: Imaginou os filhos que aguardavam-lhe e já deviam estar acordados. Odiava-lhes! / Tratava-na bem.

Assim como no trecho “E, ainda perplexa, encaminhávamo-nos para a escola.” (l. 35-36), a colocação do pronome respeita a norma-padrão da língua portuguesa, em:
  • A: Pediria-lhes para considerar a possibilidade da eternidade.
  • B: A curiosidade não leva-nos a atitudes bobas e despropositadas.
  • C: O prazer que experimenta-se com o sabor dos doces é enorme.
  • D: Poucos se impressionam com a descoberta da possibilidade da eternidade.
  • E: Nos perguntamos até quando vamos sonhar com uma vida eterna de prazer.

A alternativa em que, de acordo com a norma-padrão, o pronome destacado só pode ser colocado na posição em que se encontra na frase é:
  • A: … disseram outro dia, e me flagrei pensando: quem dera. (1º parágrafo)
  • B: … uns o criticando, outros o absolvendo… (3º parágrafo)
  • C: Atos insanos surgem aqui e ali, nos escandalizando por alguns dias… (5º parágrafo)
  • D: O que ainda nos deixa perplexos? (6º parágrafo)
  • E: … hoje os absurdos se sucedem em escala industrial… (7º parágrafo)

Considere a disposição do pronome no trecho “Fez-se silêncio imediato, [...]” (5º§). Quanto à colocação pronominal e de modo a atentar-se em relação às regras de norma culta, pode-se afirmar que, em hipótese de reescrita da frase, o pronome poderia vir:
  • A: Apenas como já está, em ênclise.
  • B: Anteposto ao verbo, em próclise.
  • C: No meio do verbo, em mesóclise.
  • D: Separado do verbo, ao fim da oração

Assinale a alternativa em que a expressão entre parênteses substitui a destacada, de acordo com a norma padrão de emprego e colocação de pronomes
  • A: As necessidades da população não alfabetizada exigem ações urgentes do governo. (exigem-no)
  • B: Se as autoridades não analisarem a situação da população carente, pouco se avançará quanto às oportunidades de estudos. (a analisarem)
  • C: As pessoas que passaram a vida buscando uma oportunidade de estudos merecem recebê-la. (passaram ela)
  • D: É preciso que os cursos da EJA invadam as localidades em que há grandes quantidades de adultos analfabetos. (invadam-nos)
  • E: É importante recorrer aos programas de recuperação dos estudos para a conquista de novas posições no mercado de trabalho. (recorrê-los)

Com relação à colocação pronominal, o Manual de Redação da Apex-Brasil veda estritamente o uso da mesóclise. No texto CB1A1-I, esse uso aparece na forma “dever-se-ia”, no trecho “penso que também dever-se-ia reconhecer” (último parágrafo). Assinale a opção em que a proposta de reescrita para esse trecho do texto segue a previsão do Manual de Redação da Apex-Brasil e mantém a correção gramatical e os sentidos do texto.
  • A: penso também que deveria reconhecer-se
  • B: penso que também se deveria reconhecer
  • C: penso também que deveria-se reconhecer
  • D: penso que deveria-se também reconhecer

A expressão em destaque em “Sua grande força me parece estar no psicologismo oculto sob a massa de elementos realistas [...]”, em uma situação mais formal de comunicação, para atender às normas gramaticais, deveria ser redigida da seguinte maneira: parece-me estar.
  • A: Certo.
  • B: Errado.

Assinale a alternativa em que o trecho destacado está substituído, nos colchetes, de acordo com a norma-padrão de emprego e colocação do pronome.
  • A:desenhávamos figuras místicas… [lhes desenhávamos]
  • B: … pareciam auxiliar os homens daquela época… [auxiliar-lhes]
  • C: … chegar a uma razão única que justifique o viver… [justifique-o]
  • D: … aqueles que revelavam ter descoberto sentido… [tê-lo descoberto]
  • E: … para aqueles que não aceitam a fórmula de Deus… [aceitam-na]

Psicologia do espaço: as implicações da arquitetura no comportamento humano

Visto que seres humanos passam a maior parte de suas vidas em ambientes fechados, não nos surpreende o fato de que determinadas características do espaço construído têm um impacto significativo em nosso comportamento psíquico. Condições de iluminação, de escala e proporção assim como os materiais e suas texturas são características espaciais que emitem informações para nossos sentidos, afetando a maneira como nos relacionamos com o espaço, produzindo um sem fim de sensações e reações.

Determinadas características do espaço construído são capazes de induzir sensações de tranquilidade e segurança nas pessoas, de fazer com que se sintam bem e relaxadas ou até de aumentar a concentração e a produtividade dos usuários em seu ambiente de trabalho. Independente de qual sejam as sensações que nos provocam, não se pode negar que as características dos espaços em que vivemos – ou trabalhamos – desempenham um papel fundamental na maneira como as pessoas se sentem e como elas se relacionam com o espaço.

No entanto, pessoas foram sendo empilhadas em caixas para servir um sistema de produção em massa destinado a alimentar uma sociedade faminta pelo consumismo. De fato, o empilhamento, ou verticalização, é um fenômeno que surgiu em resposta à Revolução Industrial e ao consequente aumento exponencial das pessoas que, em busca de ofertas de emprego, começaram a abarrotar cidades completamente despreparadas para absorver tal contingente humano. As unidades habitacionais se tornaram mais compactas para que os edifícios pudessem acomodar um número cada vez maior de habitantes.

“As características dos espaços que projetamos são capazes de induzir determinados tipos de comportamento nas pessoas”, diz a psicóloga ambiental e designer de interiores Migette Kaup. Por exemplo, projetos que incorporam noções de equilíbrio, proporção, simetria e ritmo são capazes de provocar uma sensação de tranquilidade e harmonia. As cores, por sua vez, também são capazes de provocar sensações de conforto ou estimular a comunicação entre as pessoas. A luz é um universo em si e depende muito da tipologia de espaço de que estamos falando. Uma luz suave sugere um espaço mais introspectivo, enquanto uma luz mais intensa caracteriza um espaço mais extrovertido. Para a psicóloga, a iluminação natural abundante é um excelente estímulo à produtividade e ao bem estar físico e mental das pessoas.

Por outro lado, determinadas características espaciais provocam ansiedade, outras estimulam uma sensação de equilíbrio e serenidade. Acontece que nem sempre somos conscientes de nossas reações e acabamos agindo sem saber porquê. Irving Weiner, professor de psicologia ambiental do Massasoit Community College de Middleborough, Massachusetts, afirma que “muitas dessas características ambientais não podem ser vistas ou apreendidas por nossos sentidos, mas, ainda assim, são capazes de influenciar diretamente o nosso comportamento ou humor”.



Adaptado de: . Acesso em: 09 jul. 2020.

Assinale a alternativa em que o pronome em destaque pode ser colocado depois do verbo, considerando as regras para colocação pronominal.
  • A: “[…] não nos surpreende [...]”.
  • B: “[…] não se pode negar [...]”.
  • C: “[…] as sensações que nos provocam [...]”.
  • D: “[…] fazer com que se sintam bem […]”.
  • E: “As unidades habitacionais se tornaram mais compactas [...]”.

Assinale a alternativa que atende à norma-padrão quanto à colocação pronominal.
  • A: Se disponibilizará dinheiro para serviços de saúde, ventiladores respiratórios e outros equipamentos hospitalares, remédios e vigilância sanitária.
  • B: Com o programa que avança no Congresso dos Estados Unidos, pretende-se complementar a renda de americanos mais pobres, desempregados e sem renda.
  • C: Ainda não conhece-se o texto final do plano, mas trata-se de gastos ou oferta de gastos equivalentes a mais de 40% do gasto anual do governo federal dos EUA.
  • D: É sabido que concederá-se parcela significativa dos recursos a fundo perdido – em princípio, pouco mais da metade.
  • E: Grandes empresas, como o das companhias aéreas, tendo prejudicado-se com a pandemia, contarão um fundo de cerca de US$ 500 bilhões.

Exibindo de 1 até 10 de 306 questões.