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A coesão é uma das marcas da textualidade, que se encarrega das relações entre termos de um texto.

Assinale frase a seguir que não apresenta uma catáfora (um termo substituto que se refere a um termo posterior).
  • A: O melhor amigo de um homem é Deus.
  • B: O café, os ovos, tudo custa muito caro.
  • C: Acho que o campeão do Brasil deste ano vai ser o Palmeiras.
  • D: Ele é um tremendo craque, esse tal de Coutinho.
  • E: Isso é o que mais me perturba: a falta de tempo.

Assinale a frase em que o termo “mais” sublinhado mostra uma classe gramatical diferente das demais.
  • A: Os computadores são maravilhosos. Fazem os seus erros muito mais depressa.
  • B: Como todas as outras pessoas, historiadores são mais perceptivos depois que as coisas acontecem.
  • C: Um computador consegue que você cometa mais erros do que qualquer outra invenção.
  • D: Numa prateleira, as coisas mais inúteis ficam no alto.
  • E: O mundo está progredindo e os recursos tornam-se a cada dia mais abundantes.

Assinale a frase em que a palavra “quem” pertence à classe dos pronomes relativos.
  • A: Quem não suporta uma cruz não merece uma coroa.
  • B: A natureza humana é mísera, e quem a vê em sua essência só pode sentir-se misantropo.
  • C: Talvez o nascimento seja sempre um evento funesto, tanto para quem nasce num covil, quanto para quem nasce num berço de ouro.
  • D: Nós homens vivemos como numa espécie de prisão, e não podemos libertar-nos de quem nos aprisiona.
  • E: O homem a quem desagrada viver está a um passo do suicídio.

Assinale a frase em que o pronome pessoal enclítico (após o verbo) está mal-empregado.
  • A: Casamo-nos após um longo período de namoro.
  • B: Vimos-te no supermercado, mas não nos falamos.
  • C: Não sabia que queria-te tanto.
  • D: Eu sempre quis proteger-te dos perigos.
  • E: Nunca mais quis casar-me.

Nas frases abaixo há a presença do pronome “o”, relacionado a um termo anterior.

Assinale a frase em que esse termo anterior inclui uma oração.
  • A: O pouco que sei devo-o à minha ignorância.
  • B: Não brigue com o problema. Resolva-o.
  • C: Vejo o bem e o aprovo, mas sigo o mal.
  • D: O dicionário é o pai dos inteligentes; os burros o dispensam.
  • E: É falta de educação calar um idiota, e crueldade o deixar prosseguir.

Assinale a frase a seguir em que a palavra sublinhada tem a sua classe gramatical corretamente indicada.
  • A: A maioria dos homens vive uma existência de tranquilo desespero. / advérbio.
  • B: Todo estado é uma ditadura. / pronome indefinido.
  • C: Quem quer governar deve aprender a dizer “não”. / preposição.
  • D: Aprender a dominar é fácil, mas a governar é difícil. / substantivo.
  • E: Tributação sem representação é tirania. / conjunção.

Sobre todas as frases a seguir foi feito um comentário sobre sua estruturação.

Assinale a opção que indica a frase cujo comentário está adequado.
  • A: Na frase “Fazem-nos na época atual constituições para os povos como se fariam vestidos para as pessoas sem se lhes tomar as medidas.”, o termo sublinhado tem valor possessivo.
  • B: Na frase “Enquanto os socialistas gostam de falar das imperfeições do mercado, os liberais têm medo das imperfeições do governo.”, os termos sublinhados são antônimos.
  • C: Na frase “A música japonesa é um suplício chinês.”, os dois adjetivos sublinhados têm valor pátrio.
  • D: Na frase “A sabedoria se adquire com a capacidade, não com a idade.”, os termos sublinhados são sinônimos.
  • E: Na frase “Pode o cão ladrar contra todos, mas não pode morder senão os que dele se aproximam.” houve troca indevida entre “senão” e “se não”.

Atenção. O Texto 3 a seguir refere-se às duas próximas questões.

Texto 3

A personalização dos cuidados médicos é um desafio, mas também uma perspectiva promissora. Cada indivíduo é único, com características genéticas, histórico médico e estilo de vida distintos, e a Medicina está se movendo em direção a uma abordagem mais personalizada.
Isso caminha lado a lado com a Medicina humanizada e a compreensão de que os pacientes não são doenças a serem tratadas, mas sim indivíduos com particularidades e estilos de vida que os levam a ter necessidades também variadas.
No entanto, a implementação prática dessa abordagem requer o acesso a tecnologias avançadas de diagnóstico, uma melhor compreensão dos fatores genéticos e ambientais e a capacidade de adaptar os tratamentos de acordo com as necessidades individuais.

As frases a seguir mostram um termo sublinhado que se refere a um termo anterior (coesão).

Assinale a frase em que esse termo sublinhado se refere a um termo posterior.
  • A: Grande parte da saúde consiste em desejá-la em todos os momentos.
  • B: Dar nome a uma doença é apressar-lhe os avanços.
  • C: A verdade é esta: todos mentem para todos.
  • D: A maioria dos homens morre de seus remédios.
  • E: Você deve preparar a sua mente para o melhor da vida.

Abaixo há um texto com vários termos sublinhados:

Para quem escreve memórias, onde acaba a sua lembrança? Onde começa a ficção? Talvez elas sejam inseparáveis. Os fatos da realidade, estes são como pedra, tijolo – argamassados, virados parede, casa, pelo saibro, pela cal, pelo reboco da verossimilhança – manipulados todos eles pela imaginação criadora daquele que escreve.

Os termos sublinhados mostram coesão com elementos anteriores.

Entre eles, assinale aquele que apresenta um antecedente erradamente.
  • A: sua / quem.
  • B: que / daquele.
  • C: estes / fatos da realidade.
  • D: todos eles / fatos da realidade.
  • E: elas / memórias.

Entre as frases abaixo há uma em que não foi respeitada a norma padrão em relação à colocação de pronomes oblíquos; assinale essa frase.
  • A: A derrota não é amarga se você não a engolir.
  • B: Afligir-se antes do tempo é afligir-se duas vezes.
  • C: A estupidez de gente brilhante nunca deixa de assombrar-me.
  • D: Todo mundo me odeia porque sou popular.
  • E: Me indigno, logo existo.

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