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A frase “Nunca levante a mão para uma criança. Você deixa seu abdômen desprotegido” é um exemplo de texto
  • A: narrativo.
  • B: descritivo.
  • C: dissertativo-expositivo.
  • D: dissertativo-argumentativo.
  • E: injuntivo.

Observe a seguinte historieta, narrada por Sigmund Freud:

“Um príncipe, caminhando por seus domínios, vê no meio da multidão um homem muito parecido consigo. Ordena que o homem se aproxime e pergunta:-Sua mãe esteve empregada em meu palácio? – Não, senhor – responde o homem. – Mas meu pai, sim”.

Sobre os componentes desse segmento, assinale a afirmativa correta.
  • A: O texto é composto por segmentos narrativos e descritivos.
  • B: A forma de presente “responde” mostra um erro de redação.
  • C: Os conectivos temporais mostram a passagem do tempo na narrativa.
  • D: Os diálogos mostram passagem de tempo em um texto narrativo.
  • E: O diálogo mostra as diferenças sociais entre os personagens

Assinale a frase abaixo que se insere entre os textos injuntivos, manifestando uma ordem.
  • A: Diga “sim” sempre que possível e “não” sempre que necessário.
  • B: Conservemos, pela sabedoria, o que adquirimos por entusiasmo.
  • C: Respeitar a mulher do próximo!
  • D: Venha a nós o vosso reino e seja feita a vossa vontade.
  • E: Não se deve engolir mais credos do que se é capaz de digerir.

A opção em que o tipo da frase – declarativa, interrogativa, exclamativa, injuntiva – está corretamente indicado, é:
  • A: Saia daqui e não volte mais! / injuntiva;
  • B: Eu queria um sorvete de baunilha / exclamativa;
  • C: Olhe só! Eles estão chegando / declarativa;
  • D: Não faça barulho, por favor! / exclamativa;
  • E: Por que você não aprende computação? / injuntiva.

Todas as frases abaixo mostram marcas do modo argumentativo de organização discursiva; a frase em que a tese defendida é acompanhada de um argumento, é:
  • A: Quanto menos tempo se tem, mais tempo se encontra;
  • B: Como dizem os sábios latinos, a vida é breve;
  • C: O tempo perdido não se encontra nunca mais;
  • D: Sempre temos tempo suficiente se dele fazemos bom uso;
  • E: As pessoas que não fazem nada nunca têm tempo.

Observe o texto predominantemente descritivo a seguir.

“Depois de ter passado o sinal de trânsito da esquina, eu perdi de vista a catedral. Eu não via mais que árvores. Atrás delas apareciam as chaminés das usinas. Alguns quilômetros mais adiante, eu percebi com alívio os primeiros prédios da cidade universitária. Dois estudantes com que cruzei na estrada me olharam de forma curiosa. Tinham as mãos nos bolsos e pareciam sentir muito frio debaixo de seus pesados sobretudos.”

Em relação ao texto descritivo acima, é correto afirmar que:
  • A: não estão em movimento nem o observador nem os objetos da descrição;
  • B: a descrição é feita com base nos sentidos da visão e do tato;
  • C: nesse texto, as limitações no ato de descrever são causadas pelo distanciamento em relação ao que é descrito;
  • D: o observador responsável pela descrição não interfere com o que é por ele descrito;
  • E: a finalidade básica dessa descrição é identificar economicamente o local observado.

Observe o seguinte texto abaixo:

“Na Roma antiga dava-se grande importância à argumentação, ensinavam-se técnicas de convencimento do auditório e as pessoas capazes de bem utilizar a linguagem para esse fim eram muito respeitadas. Essa forma oral de dirigir-se a um público para convencê-lo se chama oratória e, na democracia romana, qualquer cidadão tinha o direito de discursar em praça pública.”

Segundo a estrutura desse pequeno texto, podemos classificá-lo como
  • A: argumentativo.
  • B: descritivo.
  • C: didático.
  • D: narrativo.
  • E: Informativo.

Um grande escritor francês disse certa vez que “Se cinquenta milhões de pessoas dizem uma grande besteira, continua sendo uma grande besteira”.

Essa frase contraria os argumentos presentes nos textos argumentativos, que se apoiam no(a)
  • A: autoridade de algumas pessoas no assunto discutido.
  • B: estatísticas que comprovam por estudos as teses defendidas.
  • C: opinião dos emissores das teses defendidas.
  • D: bom-senso, como origem de verdades generalizadas.
  • E: pensamento idêntico de muitas pessoas.

Nas opções abaixo há a indicação de um tipo de texto, suas marcas essenciais e exemplos desses textos; a opção em que os exemplos de textos citados correspondem ao tipo inicialmente apontado, é:
  • A: injuntivo – indicação de ordens ou conselhos / receitas;
  • B: explicativo – fazer compreender algo / romance policial;
  • C: argumentativo – defesa ou ataque a uma ideia / texto de horóscopo;
  • D: descritivo – descrição de objetos distintos / publicidade de um produto;
  • E: narrativo – relato de fatos em ordem cronológica / comentário jornalístico.

Leia o texto abaixo:

Fonte: Autoria própria

Tendo em vista a função social do gênero acima apresentado, a tipologia textual prevalente é a:
  • A: Dialogal, dado que a presença da interlocução entre a locatária e a proprietária do imóvel para a constituição de um contrato de locação é fator preponderante para o desenvolvimento composicional do gênero parecer técnico.
  • B: Dissertativa, levando em conta o papel de avaliação do imóvel que é feito pelo juízo técnico do engenheiro civil, demonstrando seu ponto de vista e justificativas, sem incluir os elementos que caracterizam o bem para locação.
  • C: Narrativa, pois desenvolve o relato de eventos e situações que mobilizam personagens, localizados no tempo e no espaço do imóvel a ser locado, com sequenciação lógica que determina começo, meio e fim do enredo.
  • D: Injuntiva, considerando a finalidade do texto que apresenta características do imóvel a ser locado, bem como o desenvolvimento de informações sobre o que deve ser feito, requerendo ao leitor ação na atividade de vistoria do bem avaliado.
  • E: Descritiva, tendo em vista que o teor do conteúdo apresentado consiste na exposição de propriedades, características e qualificações do imóvel que foi analisado pelo parecer, com o objetivo de locação.

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