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Leia o segmento a seguir.

O colibri é um pequeno exemplo da colaboração dos pássaros nessa tarefa. Ele é um importante agente polinizador. Voando a uma velocidade de quase 50km por hora, cada espécie de beija-flor visita uma grande quantidade de flores em busca de néctar e insetos.

Sobre esse segmento, assinale a afirmativa correta.
  • A: O termo nessa tarefa se refere a uma tarefa citada na sequência do texto.
  • B: O segundo período explica o período anterior.
  • C: A abreviatura 50km deveria estar grafada 50 kms.
  • D: O adjetivo pequeno refere-se ao tamanho diminuto do pássaro citado.
  • E: O adjetivo polinizador aparece explicado no próprio parágrafo.

Leia o trecho a seguir.

Essa ave presta também um grande serviço à medicina. Sem a sua ajuda as lobeliáceas não se poderiam reproduzir. Dessa planta de belíssimas flores azuis se extrai a lobelina, usada como ressuscitador na insuficiência respiratória e no colapso periférico.

Assinale a opção em que o adjetivo grande mostra o mesmo significado do trecho acima.
  • A: “Minuete da corte – dança originária da França, caracterizada pela nobreza e leveza dos gestos. Gozou de grande popularidade na corte portuguesa.”
  • B: “— Grandessíssima!... E a injúria que ia soltar era tão grande que o engasgou... e pôs-se a tremer com todo o corpo.”
  • C: “E começou a procurar por toda a casa. Não era esta mui grande; em pouco a percorreu toda, e ficou tomado do mais cruel desapontamento por não encontrar a Maria.”
  • D: “Uns enfureciam-se, outros riam sem querer; do que resultava que saíam muitas vezes com a cara cortada, com grande prazer do menino e descrédito do padrinho.”
  • E: “...a comadre trouxe um par de bentinhos da Senhora do Monte do Carmo que tinham grande valor na história dos milagres, e o lançou ao pescoço da Chiquinha.”

Compare as duas frases a seguir.

1. Uma doença grave o levou à morte.
2. Ela está muito aborrecida: isso é grave.

Assinale a opção em que os termos sublinhados estão corretamente analisados.
  • A: Só o primeiro adjetivo tem valor informativo.
  • B: Os dois adjetivos mostram valor afetivo.
  • C: Só o segundo adjetivo mostra valor informativo.
  • D: Os dois adjetivos mostram valor objetivo.
  • E: Os dois termos, por serem adjetivos, mostram sempre valor expressivo.

Assinale a frase em que houve troca indevida entre mal/mau.
  • A: O mal nunca desapareceu da face da Terra.
  • B: O mau-agradecido nunca reaparece.
  • C: Um mau sujeito não serve como companhia.
  • D: Trabalhar mal é problema do mau operário.
  • E: O juiz foi acusado de escrever mal.

A construção do silêncio exige muitas palavras. O escritor, por exemplo, constrói uma casa de palavras para ouvir o seu silêncio interior

Acerca desse texto, assinale o comentário que se mostra inadequado.
  • A: A passiva da primeira oração do texto é: “Muitas palavras são exigidas pela construção do silêncio”.
  • B: O segmento “constrói uma casa de palavras” exemplifica a utilização de linguagem figurada.
  • C: O segundo período do texto serve como esclarecimento do período anterior.
  • D: O termo “A construção do silêncio” equivale a “A construção silenciosa”.
  • E: O segmento “para ouvir seu silêncio interior” mostra uma noção de finalidade

Entre as frases abaixo, há uma em que foi mal colocado um adjetivo sublinhado, que não é aconselhável ser anteposto ao substantivo; assinale essa frase.
  • A: O riso é a aritmética elementar; o humorismo é a álgebra; a ironia, o infinitesimal cálculo.
  • B: A ironia é uma grande tristeza que não pode chorar e rir.
  • C: A ironia é uma elegante forma de ser mau.
  • D: Onde há boa imaginação, não há horror.
  • E: Nunca esqueço um belo rosto, mas no seu caso vou abrir uma exceção.

Assinale a opção que indica a frase em que o adjetivo “grande” está empregado em seu sentido original, relacionado a tamanho.
  • A: Com sutileza podemos dizer duras e grandes verdades.
  • B: No futuro todo mundo será grande e famoso por somente 15 minutos.
  • C: Os cemitérios estão cheios de gente grande e insubstituível.
  • D: O grande horizonte está nos olhos e não na realidade.
  • E: Todo imbecil confunde grande valor e grande preço.

Segundo o gramático Celso Cunha, os adjetivos em língua portuguesa podem apresentar os valores semânticos de estado, qualidade, característica e relação.

Assinale a opção que indica a frase em que os dois adjetivos nela destacados são relações.
  • A: Não há nada mais inútil do que fazer de forma eficiente o que não deveria nem ser feito.
  • B: A principal função do educador eficiente é cuidar para que não se confunda o bem com a passividade.
  • C: Pode-se resistir a invasões militares, mas não a invasões ideológicas.
  • D: Ninguém é tão ignorante que não tenha algo importante a ensinar.
  • E: Quem é autodidata é ignorante por conta própria.

As frases a seguir mostram uma locução adjetiva sublinhada e um adjetivo que a substitui.
Assinale a frase em que o adjetivo substituto está adequado.
  • A: As atitudes das mulheres são firmes / fêmeas.
  • B: O quadro mostra partes pintadas de branco / branqueadas.
  • C: O fim do ano está por um fio / iminente.
  • D: O secretário está com uma roupa fora de moda / disforme.
  • E: A menina mostrava-se de bons modos / modelar.

Leia a nota da OAB a seguir.

A prática reiterada e impune de atos de corrupção leva as pessoas a pensar que a improbidade e a falta de ética são naturais e a improbidade é uma regra para os grandes delinquentes.

Sobre a estruturação desse pequeno texto, assinale a afirmativa correta.
  • A: O adjetivo “grandes” mostra valor de importância social dos delinquentes.
  • B: Os adjetivos “reiterada” e “impune” são redundantes, bastando tão somente o emprego de um deles.
  • C: O texto mostra um erro de construção na forma verbal “pensar”, que deveria ser substituída por “pensarem”.
  • D: A repetição da palavra “improbidade” poderia ser evitada, trocando-se a segunda ocorrência pelo demonstrativo “esta”.
  • E: O verbo “pensar” só tem por complemento a primeira oração que o segue: “que a improbidade e a falta de ética são naturais”.

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