Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 340 questões.
Considere as frases.
•  A relação cultural _________________________ não é similar ________ estabelecida entre Portugal e Brasil.
•  Atualmente, o comércio ___________________________ está bem aquecido, pois o país asiático tornou-se o primeiro a comprar mais de US$ 100 bilhões em produtos brasileiros em um ano (US$ 104,3 bilhões).

De acordo com a norma-padrão, as lacunas das frases devem ser preenchidas, respectivamente, com:
  • A: lusitano-nipônica … com a … china-brasileiro
  • B: luso-japonesa… à … sino-brasileiro
  • C: nipo-portuguesa … a … chino-brasileiro
  • D: japonesa-portuguesa … ante à … chinês-brasileiro
  • E: luso-nipônica… da … chino-brasileira

O trecho do texto em que a presença do adjetivo destacado em negrito tem a função de expressar a opinião do autor é
  • A: “A produção científica movida simplesmente por essa curiosidade tem sido capaz de abrir novas fronteiras do conhecimento” (parágrafo 1)
  • B: “passando pela domesticação dos animais, pelo surgimento da agricultura e da indústria modernas” (parágrafo 2)
  • C: “Viver mais tempo e com mais saúde, trabalhar menos e ter mais tempo disponível para o lazer” (parágrafo 3)
  • D: “o movimento antivacinas ou mesmo a desconfiança sobre a fatalidade do aquecimento global” (parágrafo 4)
  • E: “a relação entre ciência, tecnologia e sociedade é muito mais complexa do que a pergunta simplória sobre qual seria a utilidade prática da produção científica.” (parágrafo 6)

Os adjetivos podem representar estados, características, qualidades ou relações.
Assinale a frase em que o adjetivo sublinhado indica um estado.
  • A: Profetizar o futuro não é difícil, mas é perigoso.
  • B: Para o homem trabalhador, o tempo é elástico.
  • C: Estamos sempre preocupados com o que vai acontecer.
  • D: O futuro é a mais valiosa fonte de renda da imaginação.

Assinale a frase que apresenta adjetivos de valor semântico oposto (antônimos), num jogo de palavras.
  • A: O homem consequente crê no destino; o volúvel, no azar.
  • B: Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível
  • C: Um parente pobre é sempre um parente distante.
  • D: Os parentes distantes sempre estão próximos demais.
  • E: Chamar alguém de presunçoso é chamar-lhe louco em bom estilo.

Assinale a frase que não mostra a presença de um adjetivo substantivado.
  • A: A arte é a busca do inútil.
  • B: O belo não me importa.
  • C: A arte de pintar é a arte de expressar o invisível por meio do visível.
  • D: Quanto mais vejo o estrangeiro, mais amo a minha pátria.
  • E: A música japonesa é um suplício chinês.

Assinale a frase em que a locução adjetiva sublinhada foi substituída de forma adequada.
  • A: A natureza do homem ainda não é totalmente entendida / humanista.
  • B: Um feixe de luz que saía da nave atemorizou todos os que estavam no bosque / iluminado.
  • C: O nevoeiro do outono cobria toda a paisagem / outonal.
  • D: Os prospectos de turismo eram distribuídos na entrada do parque nacional / turistas.
  • E: As águas das chuvas inundaram o Rio Grande do Sul / fluviais.

O imitador de gato



Há um imitador de gato naquela cidade. Pode-se pensar que é fácil imitar gatos, mas não é. Trata-se de uma arte. Em primeiro lugar é necessário ter um saco de farinha ou de estopa, desses em que se guardam cereais. O saco pode ser colocado embaixo do braço ou mesmo sobre o ombro. É importante saber: aquilo que à primeira vista parece simples e banal, porém requer alguma prática e habilidade.

O saco de farinha ou estopa deve ser manuseado sem problemas e serve para distrair a atenção do público, fazendo-o criar a ilusão de que em seu interior haja um gato. Além do saco, existe um dispositivo que se põe na boca, de preferência sobre a ponta da língua, para um desempenho perfeito. Com ele, será possível emitir sons e gemidos típicos dos gatos.

Então o imitador de gato dramatiza o que seria uma briga de gatos, fazendo de conta que encena formidáveis golpes contra um imaginário gato, que grita, esperneia, chia e mia dentro do saco de farinha ou estopa. Mas não há gato no saco. Todos os ruídos vêm da harmonia entre o gesto e o som.

As pessoas param admiradas com a cena. Mas ao perceberem que o gato é simplesmente a criação artística de um modesto habitante da cidade, põem-se a rir e se divertem, naquele minuto mágico de relaxamento e repouso.

O imitador de gato aproveita para vender a um bom preço o pequeno dispositivo que permite a emissão dos ruídos. É disso que ele vive. Parece um negócio sério e honrado. O gato não existe. Existe apenas o direito de sobreviver e de alegrar a cidade.

(Lourenço Diaféria. O imitador de gato e outras crônicas.

Para gostar de ler. Vol. 30. São Paulo: Ática, 2001. Adaptado)

O termo destacado atribui uma característica à palavra anterior em:
  • A: Trata-se de uma arte. (primeiro parágrafo)
  • B: ... existe um dispositivo que se põe na boca... (segundo parágrafo)
  • C: ... o imitador de gato dramatiza o que seria uma briga... (terceiro parágrafo)
  • D: … o gato é simplesmente a criação artística... (quarto parágrafo)
  • E: Existe apenas o direito de sobreviver... (quinto parágrafo)

Plantas tóxicas: lindas e perigosas

O hábito de cultivar plantas em jardins dentro e fora de casa cresceu durante os meses de pandemia de covid-19. As espécies escolhidas são as mais variadas, indo de flores a ervas aromáticas, de plantas ornamentais a árvores frutíferas. Entretanto, além de tornarem os ambientes mais bonitos e os pratos mais aromáticos, as plantas possuem características químicas que podem fazer com que sejam tóxicas para pessoas e animais.
Segundo afirma a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Brasil, a cada dez casos de intoxicação por plantas, seis ocorrem em crianças com menos de 10 anos de idade, mas as vítimas de envenenamento por plantas não são apenas crianças. Animais domésticos, adultos e até mesmo animais de fazenda podem ser expostos a esse tipo de acidente. Ou seja, a convivência com plantas potencialmente tóxicas requer cuidados preventivos.
Conhecer quais são as espécies potencialmente venenosas deve ser o primeiro passo para prevenção de intoxicações. Ainda segundo a Fiocruz, as campeãs de acidentes no Brasil são comigo-ninguém-pode, bico-de-papagaio, espirradeira, taioba-brava, tinhorão, chapéu-deNapoleão, coroa-de-Cristo, saia-branca etc. Saber identificar essas plantas é essencial no caso de um acidente. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Fiocruz possuem informação sobre a identificação dessas plantas em seus sites.
Para a prevenção e para a resposta aos acidentes também é importante conhecer quais são as reações causadas pelo contato com plantas venenosas. As respostas do organismo ao contato com as substâncias venenosas são diversas e podem depender de fatores como a idade e tamanho do paciente, questões de saúde (como a presença de alergias) e o tempo e via de exposição ao agente tóxico.
Segundo o Centro de Intoxicações da Califórnia, as plantas tóxicas podem ser classificadas em cinco graus de perigo:
• Nível 1: pertencem ao nível 1 as plantas que causam apenas uma reação alérgica na pele, (vermelhidão, coceira, bolhas etc.);
• Nível 2a: estão as espécies que, por meio do contato de sua seiva com as mucosas, incluindo a boca, ocasionam dor e irritação. O quadro pode se agravar, com a presença de problemas respiratórios;
• Nível 2b: engloba as plantas que possuem oxalato de cálcio em sua seiva. Elas são responsáveis por causar reações tardias nos rins, náuseas, vômitos e diarreias (pertence a esse grupo, por exemplo, a campeã de intoxicações comigo-ninguém-pode);
• Nível 3: nesse nível estão as espécies que, se ingeridas, causam reações moderadas, como náusea, vômito e diarreia, mas não oferecem risco de vida;
• Nível 4: aquelas que podem levar à morte. Sua ingestão pode afetar os rins, o coração, o fígado e o cérebro e requer atendimento médico imediato.

Em caso de acidentes com plantas, contate o centro de intoxicações mais próximo.

Texto adaptado de:
. Acesso em: 03 nov. 2020.

Em “[...] além de tornarem os ambientes mais bonitos e os pratos mais aromáticos, as plantas possuem características químicas que podem fazer com que sejam tóxicas para pessoas e animais.”, é correto afirmar que
  • A: os substantivos “ambientes” e “pratos” concordam em número com o sujeito “plantas”.
  • B: o adjetivo “tóxicas” concorda em gênero e número com o substantivo “químicas”.
  • C: os adjetivos “bonitos” e “aromáticos” concordam em gênero e número com os substantivos aos quais eles se referem.
  • D: os substantivos “químicas” e “tóxicas” concordam em gênero e número com o adjetivo ao qual elas se referem.
  • E: os substantivos “pessoas” e “animais” estabelecem concordância de número com o sujeito “plantas”.

Leia a tira para responder à questão.

Considerando-se as classes gramaticais, o efeito de humor da tira decorre do emprego do termo
  • A: “palmas”, substantivo na primeira ocorrência; e adjetivo, na segunda.
  • B: “lendo”, verbo na primeira ocorrência; e adjetivo, na segunda.
  • C: “palmas”, adjetivo nas duas ocorrências, com o mesmo sentido.
  • D: “lendo”, verbo nas duas ocorrências, com o mesmo sentido.
  • E: “palmas”, substantivo nas duas ocorrências, com sentidos diferentes.

Texto para a questão.

O uso dos artigos e dos adjetivos geram sentidos específicos no texto. Considerando isso, pode-se afirmar que o uso do artigo definido e do adjetivo em “E tudo por causa do maldito inquilino que começou a dizer (...)”:
  • A: Criam a ideia de que o inquilino a que Mafalda se refere é alguém-metafórico qualquer, desconhecido dela, o que justifica a reação de sua mãe no quadrinho seguinte.
  • B: Estabelecem o pressuposto de que Mafalda se refere a alguém-metafórico já conhecido dela, o que se comprova pela surpresa da mãe no quadrinho seguinte e pela fala da própria Mafalda no último quadrinho.
  • C: Constroem a noção de que o inquilino a que ela se refere era desconhecido dela até aquele momento, o que é confirmado pela reação da própria Mafalda no último quadrinho.
  • D: Geram a oposição entre alguém metafórico conhecido e alguém-metafórico desconhecido, causa da reação da mãe no quadrinho seguinte.

Exibindo de 1 até 10 de 340 questões.