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Na frase “Em toda grande fortuna há coisas que fazem tremer” há uma oração adjetiva que pode ser substituída por um adjetivo de significado equivalente: assustadoras.

Todas as opções a seguir mostram orações adjetivas, substituídas por adjetivos.

Assinale aquela opção em que a substituição foi adequada.
  • A: Lembre-se de que os vencedores fazem aquilo que os perdedores não querem fazer. / rejeitado pelos perdedores.
  • B: Nunca invista em nada que coma ou que precise de reparos. / comestível.
  • C: Há certas coisas que o dinheiro não pode comprar. / inegociáveis.
  • D: Há coisas que ele jamais compreenderá. / inalcançáveis.
  • E: O único homem que não erra é o que nunca fez nada. / honrado.

A classificação de adjetivos da gramática de Celso Cunha indica que os adjetivos podem representar estados, características, qualidades ou relações.

Assinale a frase a seguir em que o adjetivo sublinhado indica uma relação.
  • A: A história humana é uma galeria de quadros com poucos originais e muitas cópias.
  • B: Os minutos são longos e os anos são curtos.
  • C: Nada chega a ser excelente, se não é com tempo.
  • D: Nada é duradouro, nem sequer o agradecimento.
  • E: É tão absurdo apagar o passado como planejar o futuro

Assinale a opção em que a substituição da oração adjetiva por um adjetivo foi feita de forma adequada.
  • A: Amar-se a si mesmo é o começo de uma aventura que dura a vida inteira. / eterna.
  • B: Todas as maravilhas de que você precisa estão dentro de si. / insubstituíveis.
  • C: Pessoa culta é aquela que sabe onde procurar a informação que ignora. /desconhecida.
  • D: Máquinas que podem ser substituídas são sempre as menos importantes. / substitutas.
  • E: Livros que mostram melhor qualidade geralmente custam mais caro. / qualitativos.

Em todas as opções a seguir há um substantivo acompanhado de dois adjetivos que se referem à forma dos seres representados pelos substantivos.

Assinale a opção em que ocorre a inadequação de um desses adjetivos.
  • A: Cabelos: louros e cacheados.
  • B: Pernas: arqueadas e curvas.
  • C: Pés: grandes e chatos.
  • D: Nariz: fino e afilado.
  • E: Olhos: redondos e pequenos.

Compare as seguintes frases:

1. Uma professora francesa dá aulas em minha escola.
2. Uma francesa professora mora em minha cidade.

Sobre os termos sublinhados, assinale a opção correta.
  • A: Os dois segmentos mostram o mesmo significado.
  • B: Os termos “professora” (frase 1) e “francesa” (frase 2) são núcleos dos segmentos sublinhados.
  • C: Nos dois segmentos, o termo “francesa” funciona como adjetivo.
  • D: Nos dois segmentos, o termo “professora” funciona como substantivo.
  • E: Enquanto na primeira frase a ordem das palavras no segmento sublinhado é substantivo + adjetivo, na segunda é adjetivo + substantivo.

Leia o texto abaixo:

Ontem eu descobri um dos mais característicos cemitérios que jamais vi; imagine um trecho da charneca cercado por uma sebe de pequenos pinheiros colados uns aos outros de forma que nos parecem simplesmente um pinhal. Contudo há uma entrada, uma curta aleia, por onde se chega aos túmulos cobertos de tufos de relva. Vários deles indicados por tabuletas brancas nas quais se leem os nomes.
(Van Gogh)


Sobre a significação ou a estruturação desse pequeno fragmento textual, assinale a afirmação correta.
  • A: O motivo da descrição acima é uma paisagem, no caso, um cemitério.
  • B: O texto não mostra, clara ou implicitamente, a figura de um interlocutor.
  • C: Segundo o autor, o cemitério descrito é único, pois ele jamais havia visto outro, antes.
  • D: A presença de “contudo” não mostra uma oposição, mas uma explicação de algo anterior.
  • E: Adjetivos como “cobertos de tufos de relva” e “brancas” mostram qualificações atribuídas pelo observador.

Todas as frases abaixo mostram uma repetição de palavras, sublinhadas.

Assinale a frase em que essas palavras mostram diferentes classes gramaticais.
  • A: Calar um velho é coisa difícil. Calar um velho autor então é coisa impossível.
  • B: O humano se estabelece na imitação: um homem torna-se um homem apenas imitando outros homens.
  • C: Raramente vale a pena ser rude. Nunca vale a pena ser rude pela metade.
  • D: Responder à ofensa com ofensa é lavar a lama com a lama.
  • E: Agradeço pela crítica mais severa apenas se a crítica permanecer imparcial.

Sobre todas as frases a seguir foi feito um comentário sobre sua estruturação.

Assinale a opção que indica a frase cujo comentário está adequado.
  • A: Na frase “Fazem-nos na época atual constituições para os povos como se fariam vestidos para as pessoas sem se lhes tomar as medidas.”, o termo sublinhado tem valor possessivo.
  • B: Na frase “Enquanto os socialistas gostam de falar das imperfeições do mercado, os liberais têm medo das imperfeições do governo.”, os termos sublinhados são antônimos.
  • C: Na frase “A música japonesa é um suplício chinês.”, os dois adjetivos sublinhados têm valor pátrio.
  • D: Na frase “A sabedoria se adquire com a capacidade, não com a idade.”, os termos sublinhados são sinônimos.
  • E: Na frase “Pode o cão ladrar contra todos, mas não pode morder senão os que dele se aproximam.” houve troca indevida entre “senão” e “se não”.

Leia o segmento a seguir.

O colibri é um pequeno exemplo da colaboração dos pássaros nessa tarefa. Ele é um importante agente polinizador. Voando a uma velocidade de quase 50km por hora, cada espécie de beija-flor visita uma grande quantidade de flores em busca de néctar e insetos.

Sobre esse segmento, assinale a afirmativa correta.
  • A: O termo nessa tarefa se refere a uma tarefa citada na sequência do texto.
  • B: O segundo período explica o período anterior.
  • C: A abreviatura 50km deveria estar grafada 50 kms.
  • D: O adjetivo pequeno refere-se ao tamanho diminuto do pássaro citado.
  • E: O adjetivo polinizador aparece explicado no próprio parágrafo.

Leia o trecho a seguir.

Essa ave presta também um grande serviço à medicina. Sem a sua ajuda as lobeliáceas não se poderiam reproduzir. Dessa planta de belíssimas flores azuis se extrai a lobelina, usada como ressuscitador na insuficiência respiratória e no colapso periférico.

Assinale a opção em que o adjetivo grande mostra o mesmo significado do trecho acima.
  • A: “Minuete da corte – dança originária da França, caracterizada pela nobreza e leveza dos gestos. Gozou de grande popularidade na corte portuguesa.”
  • B: “— Grandessíssima!... E a injúria que ia soltar era tão grande que o engasgou... e pôs-se a tremer com todo o corpo.”
  • C: “E começou a procurar por toda a casa. Não era esta mui grande; em pouco a percorreu toda, e ficou tomado do mais cruel desapontamento por não encontrar a Maria.”
  • D: “Uns enfureciam-se, outros riam sem querer; do que resultava que saíam muitas vezes com a cara cortada, com grande prazer do menino e descrédito do padrinho.”
  • E: “...a comadre trouxe um par de bentinhos da Senhora do Monte do Carmo que tinham grande valor na história dos milagres, e o lançou ao pescoço da Chiquinha.”

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