Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 411 questões.
Assinale a alternativa que apresenta uma sequência de palavras formadas pela antepenúltima sílaba tônica acentuada e pronunciada com maior força e intensidade: as palavras proparoxítonas.
  • A: nós - mantém - fé
  • B: saúde - independência - violência
  • C: econômico - âmbito - maiúscula
  • D: Política - dirão - equilíbrio
  • E: há - é - educação

A opção em que as duas palavras nela apresentadas recebem acento gráfico corretamente, é:
  • A: dócil / maquinária;
  • B: autóctone / rúbrica;
  • C: hífen / táctil;
  • D: barbária / têxtil;
  • E: éter / cíclope.

As palavras abaixo estão todas grafadas propositalmente sem acentos gráficos.
Assinale a opção em que todos os vocábulos são paroxítonos.
  • A: avaro / pudico / erudito.
  • B: aziago / tulipa / refem.
  • C: Nobel / etiope / rubrica.
  • D: filantropo / estalido / lampada.
  • E: recem / textil / decano.

Mudanças climáticas e enchentes no Brasil:
qual é sua relação?


Disponível em: https://www.florajunior.com/post/mudan%C3%A7 as-clim%C3%A1ticas-e-enchentes-no-brasil-qual-sua- -rela%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 18 jan. 2024. Adaptado.

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, a palavra corretamente acentuada está no seguinte trecho:
  • A: Todos crêem na mudança de postura do público.
  • B: É preciso que todos dêem as mãos para que os objetivos sejam alcançados.
  • C: Eu sempre perdôo os meus amigos.
  • D: O vôo foi cancelado devido a problemas técnicos.
  • E: Eles vêm sendo apontados como favoritos nas pesquisas.

Texto CB2A1


As discussões sobre o uso da tecnologia na educação já acontecem há alguns anos e foram potencializadas após a pandemia de covid-19 e, mais recentemente, pelo Relatório de Monitoramento Global da Educação publicado pela UNESCO em 2023.

A infoexclusão é um ponto de atenção no relatório. Embora o Brasil tenha iniciativas de distribuição de equipamentos de informática nas escolas, quem está conectado à Internet não necessariamente está digitalmente incluído. Além da democratização do acesso e disponibilização de infraestrutura, é necessário o multiletramento.

Nesse contexto, a visão dicotômica dos smartphones como heróis ou vilões deve ser discutida. O relatório da UNESCO revela que um em cada quatro países já proibiu ou restringiu o uso de smartphones nas salas de aulas, alegando dispersão e prejuízos para a aprendizagem. Além disso, preocupam questões éticas, como gravação de aulas ou uso de imagens sem autorização, falta de controle ao que os alunos possam acessar, cyberbullying, exposição a conteúdos inapropriados, acesso a fake news, entre outras.

No entanto, simplesmente proibir o uso de smartphones nas escolas segue na contramão do que vislumbramos para a formação dos estudantes nos dias atuais. Eles precisam aprender a evitar o uso nocivo da tecnologia, desenvolvendo noções básicas em favor do seu uso acadêmico e cidadão.

Enfrentamos na contemporaneidade inúmeros desafios no que se refere à tecnologia aplicada à educação. Entretanto, vislumbramos, a partir do uso ético e criativo da tecnologia educacional, uma potência que não pode ser desconsiderada.


Érica Ramos Rocha Silva. Possibilidades da tecnologia na educação. Internet: (com adaptações)

Assinale a opção em que as palavras apresentas são acentuadas graficamente porque são paroxítonas em que a vogal i ou u tônica forma hiato com a vogal da sílaba anterior.
  • A: “incluído” e “inúmeros”
  • B: “países” e “prejuízos”
  • C: “heróis” e “países”
  • D: “prejuízos” e “heróis”
  • E: “inúmeros” e “conteúdos”

Texto CB2A1

A força das renováveis



Um dos maiores parques eólicos da América do Sul começou a operar em junho de 2021 em pleno sertão piauiense. Situado 500 quilômetros (km) ao sul da capital Teresina, o complexo Lagoa dos Ventos é formado por 230 aerogeradores, responsáveis por converter a força dos ventos em eletricidade, instalados no alto de torres de 118 m de altura. O empreendimento, fruto de um investimento de R$ 3 bilhões de uma empresa italiana, vai gerar 3,3 terawatts-hora (TWh) de energia por ano, volume suficiente para abastecer 1,6 milhão de residências. A energia limpa e renovável gerada no local evitará a emissão de mais de 1,9 milhão de toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, quando comparado a uma usina termelétrica, segundo a companhia. Uma expansão em curso, ainda sem data para entrar em operação, elevará a atual capacidade de geração para 5 TWh por ano.

Ao ser inaugurado, o complexo eólico piauiense somou-se a outras 750 centrais similares em operação no país, 90% delas localizadas na região Nordeste. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (AbEEólica), essa infraestrutura, composta por 8,8 mil geradores, produziu no ano passado energia para atender a demanda de 28,8 milhões de moradias, o equivalente a 86,4 milhões de pessoas. Desde 2019, a fonte eólica é a segunda da matriz elétrica nacional e a que mais tem se expandido. Com 20 gigawatts (GW) de potência instalada operacional, é superada pela energia hidráulica, com cerca de 103 GW.

O Brasil foi o terceiro país que mais instalou energia eólica no mundo no ano passado, segundo a presidente-executiva da AbEEólica. Em 2020, foram inaugurados 66 novos parques e em 2021, até novembro, outros 54 entraram em operação. “Fomos responsáveis por 43% da nova capacidade instalada adicionada à matriz brasileira e já somos o sétimo país no ranking mundial de geração eólica.” O potencial de geração no país é estimado em cerca de 500 GW, quantidade suficiente para atender o triplo da demanda atual de energia dos brasileiros. O número é três vezes superior ao do atual parque nacional de energia elétrica, incluindo todas as fontes disponíveis (hidrelétrica, solar, biomassa, gás natural, óleo diesel, carvão mineral e nuclear).

Embora seja uma energia limpa e renovável, a eólica causa impactos ambientais e sociais: altera a paisagem onde é instalada, as turbinas geram ruído, provocando desconforto nas comunidades vizinhas, e suas pás colocam em risco pássaros e morcegos que vivem no local. Os desafios tecnológicos a serem enfrentados dizem respeito à intermitência da geração e à dificuldade de estocar a energia gerada nos parques.


Yuri Vasconcelos. Revista Pesquisa FAPESP. Edição 310, dez./2021.
Internet: (com adaptações).

Empregado no texto CB2A1, o vocábulo “eólica” acentua-se devido à mesma regra de acentuação que determina o emprego do acento na palavra
  • A: renovável.
  • B: elevará.
  • C: pássaros.
  • D: carvão.
  • E: ruído.

Metano pode ser a chave para detectar vida alienígena em um planeta distante

(Will Dunham. https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2022/03/metano-pode-ser-a-chave-para-detectar-vida-alienigena-em-um-planeta-distante.shtml. 31.mar.2022)

Assinale a alternativa em que a palavra tenha sido acentuada seguindo regra distinta da das demais.
  • A: acontecerá (linha 1)
  • B: gás (linha 14)
  • C: está (linha 17)
  • D: terá (linha 46)
  • E: até (linha 51)

TEXTO 2



Furto de flor



Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava, e eu furtei a flor.

Trouxe-a para casa e coloquei-a no copo com água. Logo senti que ela não estava feliz. O copo destina-se a beber, e flor não é para ser bebida.

Passei-a para o vaso, e notei que ela me agradecia, revelando melhor sua delicada composição. Quantas novidades há numa flor, se a contemplarmos bem.

Sendo autor do furto, eu assumira a obrigação de conservá-la. Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecia. Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la ao jardim. Nem apelar para o médico de flores. Eu a furtara, eu a via morrer.

Já murcha, e com a cor particular da morte, peguei-a docemente e fui depositá-la no jardim onde desabrochara. O porteiro estava atento e repreendeu-me.

– Que ideia a sua, vir jogar lixo de sua casa neste jardim!



ANDRADE, Carlos Drummond de. Contos plausíveis. Rio de Janeiro: Record, 1991. p. 76.

Algumas formas verbais recebem acento gráfico quando se ligam a pronomes átonos, como “conservá-la”. Assinale a alternativa em que a forma verbal está CORRETAMENTE acentuada ou está, CORRETAMENTE, sem acento gráfico.
  • A: Não gosto muito da bolsa que comprei. Resolvi da-la de presente.
  • B: Li um texto maravilhoso em inglês. Estou pensando em traduzí-lo.
  • C: Já lhe disse o recado duas vezes e agora tenho que repetí-lo novamente.
  • D: Apesar de gostar muito da minha casa, sei que algum dia terei que vendê-la.
  • E: Conheci um servidor público excepcional. Era preciso distinguí-lo dos demais.

Assinale a alternativa em que o enunciado do segundo quadrinho – Deve ser porque as pessoas escondem as coisas valiosas quando você se aproxima. – está reescrito observando a norma-padrão de acentuação, do emprego do sinal de crase e da vírgula.
  • A: As pessoas, certamente, convêm, a sua aproximação, dar fim às coisas valiosas.
  • B: Certamente, à sua aproximação, convém às pessoas dar fim às coisas valiosas.
  • C: Às pessoas certamente, convêm à sua aproximação, dar fim as coisas valiosas.
  • D: Convém, certamente, à sua aproximação, as pessoas dar fim as coisas valiosas.
  • E: Certamente às pessoas convêm, a sua aproximação, dar fim, as coisas valiosas.

Em “e eu não tinha a menor ideia do que era ociosidade”(4º§), o vocábulo destacado perdeu o acento gráfico após a implementação do Novo Acordo Ortográfico. O mesmo aconteceu com todas as palavras abaixo, EXCETO:
  • A: joia.
  • B: feiura.
  • C: heroi.
  • D: enjoo.

Exibindo de 1 até 10 de 411 questões.