Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 15 questões.
Em “Mas era uma bola” a palavra destacada é uma conjunção adversativa. Qual das palavras abaixo poderia substituí-la mantendo a correção gramatical e o sentido original?
  • A: Por conseguinte
  • B: Ademais
  • C: Todavia
  • D: Apesar disso
  • E: Embora

Assinale a alternativa que apresente entre parênteses a classificação sintática CORRETA do termo destacado nas frases:
  • A: O pai deu uma bola de presente ao filho. (complemento nominal)
  • B: Depois começou a girar a bola [...] (adjunto adverbial de tempo)
  • C: O garoto agradeceu, disse “legal” de novo [...] (adjunto adverbial de modo)
  • D: Conseguiu equilibrar a bola no peito do pé [...] (Objeto indireto)
  • E: O pai segurou a bola com as mãos e a cheirou. (adjunto adnominal)

A acentuação é um recurso de linguagem que tem como principal objetivo marcar graficamente as palavras que apresentam um comportamento fonético fora do habitual em um idioma. Assinale a alternativa que apresente explicação CORRETA para a acentuação das palavras abaixo:
  • A: Plástico (proparoxítona, todas são acentuadas)
  • B: Você (paroxítona terminada em vogal)
  • C: Raciocínio (paroxítona que é finalizada com um hiato)
  • D: Número (proparoxítona terminada em “o”)
  • E: Inglês (oxítona, todas são acentuadas)

Analise o texto abaixo para responder a próxima questão:



O texto de Veríssimo é uma narrativa. A sucessão de fatos narrados apresenta uma predominância de verbos em:
  • A: Pretérito perfeito do indicativo
  • B: Presente do indicativo
  • C: Pretérito imperfeito do indicativo
  • D: Pretérito mais que perfeito do indicativo
  • E: Passado.

Analise o texto abaixo para responder a próxima questão:

Crônica é um gênero textual que é uma narrativa que aborda temáticas do cotidiano, geralmente com uma perspectiva irônica. A ironia neste caso se constrói a partir de alguns elementos. Assinale aquele que NÃO se encaixa neste parâmetro:

 
  • A: Desilusão do pai em relação à reação do filho com o seu presente.
  • B: Reação inesperada do filho com um presente que historicamente sempre agradou a meninos dessa faixa etária.
  • C: A falta de conhecimento do pai com os gostos das crianças atuais.
  • D: O fato de que o menino não se interessou pela bola, mas jogava um jogo eletrônico que utilizava bola.
  • E: A conclusão de que com um manual de instruções em inglês o filho poderia ter tido interesse pelo brinquedo.

Assinale a alternativa em que a palavra entre parênteses NÃO seja sinônimo da palavra destacada na frase:
  • A: Talvez um dos grandes desafios de um professor seja saber como incentivar a leitura na sala de aula. (quiçá)
  • B: A criação de um espaço lúdico e propício para a leitura. (relevante)
  • C: As bibliotecas digitais permitem que todo o grupo de alunos consiga acessar diversos títulos, sem limitações de tempo ou unidades. (possibilitam)
  • D: Em qualquer momento da vida, ler é prazeroso e educativo. (encantador)
  • E: Atualmente, isso pode ser facilitado e viabilizado até mesmo pela internet. (propiciado)

O trecho abaixo presente na Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa evidencia que o papel da literatura:

No âmbito do Campo artístico-literário, trata-se de possibilitar o contato com as manifestações artísticas em geral, e, de forma particular e especial, com a arte literária e de oferecer as condições para que se possa reconhecer, valorizar e fruir essas manifestações. Está em jogo a continuidade da formação do leitor literário, com especial destaque para o desenvolvimento da fruição, de modo a evidenciar a condição estética desse tipo de leitura e de escrita. Para que a função utilitária da literatura – e da arte em geral – possa dar lugar à sua dimensão humanizadora, transformadora e mobilizadora, é preciso supor – e, portanto, garantir a formação de – um leitor-fruidor, ou seja, de um sujeito que seja capaz de se implicar na leitura dos textos, de “desvendar” suas múltiplas camadas de sentido, de responder às suas demandas e de firmar pactos de leitura.

Alternativas:
  • A: Está cada vez mais relacionada à questão do prazer estético proporcionado por ela.
  • B: Deve-se buscar a função da mesma para que o trabalho com literatura em sala de aula seja mais exitoso.
  • C: Deve estar atrelado a questões comunicativas, ou seja, devemos ler para escrevermos e falarmos melhor.
  • D: A leitura deve ser um trampolim para sua formação pessoal e cidadã.
  • E: Por tratar-se de uma manifestação artística, a leitura nada mais é que mero entretenimento, não resultando em aspectos formativos do aluno.

Analise o texto abaixo para responder a próxima questão:



A escola, muitas vezes, é o principal, senão o único setor da vida da criança em que ela é exposta à leitura. Sabendo que o estímulo à leitura com o público jovem não é uma tarefa fácil, qual das alternativas abaixo NÃO é citada no texto como um obstáculo ao hábito da leitura?
  • A: O videogame
  • B: Falta de estímulo dos pais
  • C: Alto preço dos livros
  • D: Prática de esportes
  • E: Brincadeiras

Analise o texto abaixo para responder a próxima questão:



O texto aponta vários benefícios para as pessoas que cultivam o hábito da leitura. Entre os possíveis listados abaixo, qual deles NÃO se encaixa nos que foram apostados pelo texto acima?
  • A: Despertar a criatividade
  • B: Ativa a concentração
  • C: Aprimora o léxico da pessoa.
  • D: Potencializa as habilidades de compreensão textual.
  • E: Torna a pessoa mais tolerante, sendo esta mais compreensiva ao sentimento dos demais.

Analise o texto abaixo para responder a próxima questão:



Na introdução desse texto é salientada a importância da prática de leitura demonstrando que:
  • A: Quando crianças, a leitura apresenta caráter utilitário, só mais tarde vindo a ser uma prática prazerosa.
  • B: A leitura pode ser uma ferramenta importante para criação de laços fraternais em virtude da identificação que as histórias podem criar.
  • C: O caráter de importância da leitura se dá exclusivamente em relação ao aprimoramento que ela pode dar em relação ao potencial comunicativo de uma pessoa.
  • D: Quanto mais lermos automaticamente seremos melhores escritores, já que a prática leva à perfeição.
  • E: As novas gerações estão com problemas de concentração, o que pode ser solucionado por meio de práticas de leitura.

Exibindo de 1 até 10 de 15 questões.