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Foram encontradas 7 questões.
Leia o poema abaixo e responda à questão.

Assinale a alternativa correta, considerando a coesão textual.
  • A: Há duas vezes o uso do elemento conector “mas”. Em ambos os usos ele traz a ideia de conclusão.
  • B: O quinto verso (5ª linha) indica uma contradição em relação ao quarto verso (4ª linha).
  • C: O décimo verso (10ª linha) denota uma ideia de tempo acrescida ao que vinha sendo dito.
  • D: O primeiro verso (1ª linha) é um período composto em que a segunda oração une-se à primeira com uma relação de alternância.
  • E: O sétimo verso (7ª linha) relaciona-se com o verso imediatamente anterior e acrescenta uma ideia de explicação.

Leia esta estrofe:

Alma minha gentil que te partiste
Tão cedo desta vida descontente
Repousa lá no céu eternamente
E viva eu cá na terra sempre triste.
(Luís de Camões)

É correto afirmar que
  • A: a estrofe possui três advérbios de tempo.
  • B: não há advérbio de intensidade na estrofe.
  • C: há, na estrofe, dois advérbios de lugar e um de modo.
  • D: tão cedo, desta vida, no céu e na terra são locuções adverbiais.

Os versos “Onde estavam os que há pouco/ Dançavam/ Cantavam/ E riam/ Ao pé das fogueiras acesas?” fazem referência
  • A: aos dias atuais, momentos nos quais pessoas como a avó e o avô não mais existem.
  • B: ao passado, momento crítico do qual o eu-lírico não sente, em nenhum momento, falta.
  • C: às características comuns das festas de São João como, por exemplo, balões e fogueiras.
  • D: às pessoas, como Tomásia e Rosa, que, naquele tempo, participavam da festa de São João.

Leia:

Assinale a alternativa referente ao verso em que a conjunção e estabelece relação de sentido diferente das demais.
  • A: 1
  • B: 3
  • C: 4
  • D: 5

A musicalidade de um texto é resultado da utilização de vários recursos. Assinale a alternativa que analisa corretamente os recursos que foram empregados para garantir a musicalidade do texto:
  • A: O texto possui uma métrica regular, tendo em vista que apresenta apenas versos octossílabos e alexandrinos.
  • B: O locutor explora a rima no final dos versos, mas também a rima encadeada.
  • C: As rimas da primeira estrofe, quanto à qualidade, classificam-se como preciosas.
  • D: Quanto à disposição, as rimas do estribilho classificam-se como emparelhadas.

Assinale a alternativa em que há a correta relação entre a ideia principal e as estrofes do poema de Quintana.
  • A: 1ª estrofe – O segredo / 2ª estrofe – O desejo / 3ª estrofe – A curiosidade cria oportunidade / 4ª estrofe – O deslumbramento / 5ª estrofe – A beleza da vida nos amedronta.
  • B: 1ª estrofe – A beleza da vida nos amedronta / 2ª estrofe – O segredo / 3ª estrofe – O desejo / 4ª estrofe – O deslumbramento / 5ª estrofe – A curiosidade cria oportunidade.
  • C: 1ª estrofe – A curiosidade cria oportunidade / 2ª estrofe – O deslumbramento / 3ª estrofe - O segredo / 4ª estrofe – A beleza da vida nos amedronta / 5ª estrofe – O desejo.
  • D: 1ª estrofe – A beleza da vida nos amedronta / 2ª estrofe – A curiosidade cria oportunidade / 3ª estrofe – O deslumbramento / 4ª estrofe – O segredo / 5ª estrofe – O desejo.








Assinale a alternativa que contém uma afirmativa INCORRETA
  • A: O verso “E estudar do sucesso é o preço” pode ser considerado um hipérbato.
  • B: No texto, não há marcas de oralidade.
  • C: Percebe-se que há, na canção, mais de uma função de linguagem, como, por exemplo, a emotiva e a poética.
  • D: Há rimas ricas e pobres ao longo de toda a canção.

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