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A conjunção destacada na passagem do 3º parágrafo “... áreas alternativas de aprofundamento a serem selecionadas por eles, como ocorre em países com bons sistemas educacionais.” estabelece relação com sentido de
  • A: condição.
  • B: conclusão.
  • C: finalidade.
  • D: comparação.
  • E: consequência.

Assinale a alternativa em que as vírgulas foram empregadas pela mesma razão que em − Em 2012, em Cambridge, um grupo de cientistas lançou um documento...
  • A: Vocês, queridas leitoras e estimados leitores, apresentam sangue quente, como este articulista. (1º parágrafo)
  • B: Você conhece alguma norma jurídica, ou condenação moral, contra empresas que eliminam ratos? (5º parágrafo)
  • C: A Espanha aprovou lei que proíbe venda, em lojas, de animais de estimação. (5º parágrafo)
  • D: Ratos, cachorros e felinos são mamíferos de sangue quente, inteligentes... (7º parágrafo)
  • E: Apenas indiquei nossas ambiguidades, não para diminuir a proteção e a sensibilidade em relação a alguns seres vivos, mas para ampliá-las. (10º parágrafo)

Cada uma das alternativas a seguir apresenta uma proposta de reescrita para o primeiro período do texto. Assinale a alternativa cuja proposta mantém a correção gramatical e os sentidos originais do período.
  • A: Eu vi as sombras da noite avançarem sobre o mar entre árvores trêmulas.
  • B: Vi as sombras da noite avançar trêmulas sobre o mar, entre árvores.
  • C: As sombras da noite, vi elas avançando sobre o mar, entre árvores trêmulas
  • D: Entre árvores trêmulas, avançando sobre o mar, eu vi as sombras da noite.
  • E: Sobre o mar, vi as sombras da noite avançando entre árvores trêmulas.

Considerando os aspectos linguísticos do período “E sai pelos caminhos à sua procura, e ergue a voz nos ermos do campo, e não a encontra mais.” (linhas de 18 a 20), assinale a alternativa correta.
  • A: O emprego do acento grave no vocábulo “à” deve-se à regência de “sai”.
  • B: Sem prejuízo da correção gramatical do período, a forma pronominal “a” poderia ser deslocada para logo após “encontra” — escrevendo-se encontra-a.
  • C: A expressão “do campo” exerce a função sintática de adjunto adnominal.
  • D: O termo “a voz” funciona sintaticamente como sujeito de “ergue”.
  • E: A supressão da vírgula após “procura” causaria prejuízo à correção gramatical e aos sentidos do período.

Em “desamor” (linha 26), o prefixo des– exprime a ideia de
  • A: retrocesso
  • B: adição
  • C: repetição
  • D: reforço
  • E: ausência

A forma verbal “vinham” (linha 4)
  • A: concorda, em número e pessoa, com “os últimos” (linha 5).
  • B: concorda, em número e pessoa, com “pios” (linha 5).
  • C: concorda, em número e pessoa, com “pássaros” (linha 5).
  • D: está flexionado no futuro do pretérito do indicativo.
  • E: está flexionado no pretérito perfeito do indicativo.

Justifica-se com base na mesma regra de acentuação o emprego do acento nas palavras
  • A: “já” (linha 22) e “é” (linha 23).
  • B: “despertá-la” (linha 16) e “imóvel” (linha 15).
  • C: “trêmulas” (linha 2) e “vê” (linha 18).
  • D: “tédio” (linha 26) e “há” (linha 29).
  • E: “céu” (linha 4) e “também” (linha 31).

Sem alteração dos sentidos do texto, poderia ser suprimida a vírgula empregada logo após
  • A: “nossa” (linha 22).
  • B: “sozinho” (linha 21).
  • C: “coração” (linha 25).
  • D: “boa” (linha 24).
  • E: “desamor” (linha 26).

Pertencem à mesma classe gramatical os vocábulos
  • A: “longe” (linha 4) e “melancólicos” (linha 5).
  • B: “porque” (linha 10) e “de” (linha 10).
  • C: “partiu” (linha 18) e “procura” (linha 19).
  • D: “ermos” (linha 19) e “sozinho” (linha 21).
  • E: “urbana” (linha 30) e “chocha” (linha 30).

A forma pronominal em “enxotá-la” (linha 10) refere-se a
  • A: “criança perdida” (linha 6)
  • B: “praia deserta” (linha 7).
  • C: “sua tristeza” (linhas 8 e 9).
  • D: “tua lembrança” (linha 9).
  • E: “tarde” (linha 11).

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