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Em relação à classe de palavras, observe que ‘bonzinhos’ é a forma diminutiva de ‘bom’. Assinale a alternativa incorreta em relação à ortografia da formação sufixal do diminutivo.
  • A: Raiz - Raizinha.
  • B: Chinês - Chinesinho.
  • C: Princesa - Princesinha.
  • D: Casa - Casinha.
  • E: Nariz - Narisinho.

Metano pode ser a chave para detectar vida alienígena em um planeta distante

(Will Dunham. https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2022/03/metano-pode-ser-a-chave-para-detectar-vida-alienigena-em-um-planeta-distante.shtml. 31.mar.2022)

Assinale a alternativa em que a palavra indicada tenha, em seu processo de formação, sofrido parassíntese.
  • A: humanidade (linha 1)
  • B: dramática (linha 2)
  • C: aterrissagem (linha 2)
  • D: espaçonave (linha 2)
  • E: alienígena (linha 2)

Assinale a alternativa CORRETA em que todas as palavras foram formadas a partir do mesmo processo de derivação, observado na palavra aterrorizado.
  • A: Envergonhado, enlouquecer, apropriado, acostumado.Envergonhado, enlouquecer, apropriado, acostumado.
  • B: Simplesmente, inteiramente, desaparecer, indignação.
  • C: Desabaladamente, apavorado, inútil, paradeiro.
  • D: Prisioneiro, cubículo, cigarrilha, injustiça.

Assinale a opção que apresenta a correspondência correta entre a palavra e o processo de derivação que a originou.
  • A: debate – regressiva
  • B: desleal – sufixal
  • C: exagerada – prefixal
  • D: empobrecimento – prefixal e sufixal

Assinale a alternativa em que a palavra indicada, no texto, não tenha sido formada por composição.
  • A: mamífero (linha 1)
  • B: multicelular (linha 39)
  • C: subproduto (linha 40)
  • D: biosfera (linha 47)

Assinale a alternativa que contém uma palavra formada por derivação parassintética.
  • A: “A pobre cidade de São Luís do Maranhão parecia entorpecida pelo calor.” (Aluísio de Azevedo)
  • B: “Antes de começar o ataque ao casarão, Rodrigo foi à casa do vigário.” (Érico Veríssimo)
  • C: “Renata deixou de ser doceira qualificada, e ultimamente só fazia arroz-doce.” (Carlos Drummond de Andrade)
  • D: “Quase corria — e via o jardim em torno de si, com sua impersonalidade soberba.” (Clarice Lispector)

Assinale a opção que apresenta o adjetivo que se refere ao espaço de poder de uma prefeitura.
  • A: nacional.
  • B: federal.
  • C: municipal.
  • D: estadual.
  • E: regional.

O texto a seguir refere-se a questão.


QUESTIONANDO O CRESCIMENTO ECONÔMICO

Marcus Eduardo de Oliveira

Para o fim último de uma sociedade que se pauta na busca da felicidade, via aquisição material, o crescimento econômico se apresenta como o caminho mais viável para isso, visto que potencializa o ciclo de acumulação do capital (produção, consumo, mais produção para mais consumo), consubstanciando-se na máxima tão proferida pelos neoclássicos de que a riqueza de um país aumenta à medida que o Produto Interno Bruto (PIB) se expande.

Assim, o consumo que, nas palavras de F. Hirsch (1931-1978), “representa o verdadeiro sujeito e objeto do crescimento econômico”, ampara tal “necessidade” de crescimento. Essa “necessidade”, por sua vez, é justificada pelo encontro do crescimento demográfico com o progresso econômico, posto esse último cada vez mais a serviço do aumento da produção material.

Pautado no interesse de fazer com que a sociedade alcance melhorias substanciais no padrão de vida das pessoas, o crescimento econômico, por ser uma espécie de “marca” que simboliza esse “progresso”, tornou-se obsessão maior das políticas governamentais pós Revolução Industrial, e, enquanto a economia mundial (atividade produtiva global) “coube” dentro do meio ambiente, tal obsessão jamais foi questionada.

A insatisfação quanto a isso, apenas para os que estão do lado de fora da economia convencional, dita, neoclássica, portanto, para aqueles que não comungam às ideias da cartilha do modelo ora vigente, passou a ser gritante após os anos 1960, quando os sinais de estresse ambiental começaram a ser notados em diversas frentes, em paralelo ao fato da abundância material ter alcançado, a partir desse período, maior proeminência, afinal a economia global estava desfrutando as benesses da chamada “Era de Ouro” do capitalismo que somente iria terminar com a chegada do primeiro choque do petróleo, em 1973.

A partir disso, a questão principal que se realça é que, à medida que o crescimento acontece, deteriora-se o meio ambiente, sem ao menos ter essas implicações ecológicas dimensionadas adequadamente na própria conta do crescimento econômico.

Desse modo, questionar o crescimento, para dizer o mínimo, torna-se mais que razoável, além de permitir o questionamento do próprio sistema que lhe dá amparo, uma vez que seus defensores contextualizam que sem crescimento não há condições possíveis de sobrevivência para o sistema ora dominante. [...]

(Adaptado de: Revista Cidadania & Meio Ambiente. Disponível em:
https://www.ecodebate.com.br/wp-content/uploads/2016/05/rcman58.pdf)

Sobre o processo de formação de vocábulos e seus significados no texto, assinale a alternativa correta.
  • A: O vocábulo “neoclássico” é formado a partir de um processo de derivação prefixal, sendo “neo” o prefixo e “clássico” o radical.
  • B: O termo “insatisfação” é formado a partir de um processo de derivação prefixal, em que “in” possui sentido similar aos prefixos “im” (como em “impenitente”) e “i” (como em “ilegal”).
  • C: No texto, os termos “gritante” (quarto parágrafo) e “dominante” (sexto parágrafo) possuem significados similares a “que grita” e “que domina”, respectivamente.
  • D: O termo “adequadamente” é formado a partir de um processo de composição, em que as palavras “adequada” e “mente” são justapostas.
  • E: Os termos “crescimento” e “aumento” são formados por um processo de derivação sufixal, em que o sufixo “mento” se une a um verbo para formar um substantivo.

Texto 1

Gato por lebre


Imagine que você está no supermercado ou na farmácia, na seção que vende leite em pó. Ao avaliar as marcas disponíveis, vê que, em algumas latas, o rótulo destaca que o produto é fonte de cálcio, ferro e zinco, além de conter um “mix” de vitaminas. Parece uma boa opção para crianças, certo? No entanto, se comprar esse produto pensando que é leite, você estará levando gato por lebre. Embora a embalagem seja muito semelhante à do leite em pó, esse produto é, na verdade, um composto lácteo – mistura de leite (51% no mínimo, de acordo com a legislação - Instrução Normativa 28/2007, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e de ingredientes diversos, como soro de leite, óleos vegetais, açúcar e substâncias químicas para dar sabor, aroma, aumentar a durabilidade etc., chamadas de aditivos alimentares.
Mais grave é o risco de confusão com fórmulas infantis e fórmulas de seguimento, alimentos artificiais substitutos do leite materno, indicados para recém-nascidos de até 6 meses e para bebês entre 6 meses e 1 ano de idade, respectivamente. “Embora não exista produto industrializado que se equipare aos benefícios e à proteção à saúde da mãe e do bebê proporcionados pelo aleitamento materno, as fórmulas infantis e de seguimento são desenvolvidas para suprir as necessidades nutricionais do bebê quando a amamentação não é possível”, explica Rosana de Divitiis, ex-presidente e atual conselheira da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN, na sigla em inglês) no Brasil.
O composto lácteo, ao contrário, não deve ser oferecido para crianças com menos de 1 ano. Porém, a IBFAN detectou problemas na oferta desses produtos, que podem levar o consumidor a erro em relação à sua composição e para quem ele é indicado.
Em 2017, a organização fez novamente seu monitoramento anual do cumprimento da legislação que visa a proteger o direito à amamentação no Brasil, a chamada NBCal, composta por resoluções, portarias e pela Lei Federal no 11.265/2006, regulamentada pelo Decreto no 8.552/2015. A norma reúne regras sobre rotulagem, comercialização e publicidade de uma série de produtos que podem atrapalhar o aleitamento materno, desde alimentos (leites artificiais, outros produtos lácteos e papinhas, por exemplo) a acessórios como chupetas, mamadeiras e bicos.

Adaptado de: https://idec.org.br/materia/gato-por-lebre-0. Acesso em: 13 fev. 2022.

Os processos de formação das palavras “recém-nascidos”, “ex-presidente” e “supermercado”, empregadas no Texto 1, são respectivamente:
  • A: sufixação, prefixação, sufixação.
  • B: sufixação, justaposição, aglutinação.
  • C: aglutinação, sufixação, prefixação.
  • D: aglutinação, sufixação, sufixação.
  • E: justaposição, prefixação, prefixação.

TEXTO 1

Adaptado de: https://i.pinimg.com/originals/67/72/5d/

67725d11a38cf072645404797fd1d5ba.jpg. Acesso em: 14 mar. 2022.



TEXTO 2



[...]

O que determina no médio e longo prazo o desempenho econômico de um país é sua capacidade produtiva, que em qualquer período de tempo gera uma oferta agregada de bens e serviços, denominada Produto Interno Bruto (PIB). Para haver crescimento continuado do PIB é preciso que haja uma expansão continuada daquela capacidade, que é determinada pelos fatores de produção disponíveis. Para efeito de simplificação e raciocínio, agrupam-se estes fatores em três categorias: (a) a quantidade de mão de obra disponível e sua qualificação média; (b) o estoque de capital físico empregado ajustado a sua qualidade; e (c) a Produtividade Total dos Fatores de Produção (PTF), que é um resíduo explicativo após se aferir a contribuição dos outros dois. Quanto mais acurada for a mensuração da quantidade e qualidade da força de trabalho e do estoque de capital empregado, menor tende a ser a PTF. Mas, mesmo nos países desenvolvidos, onde a disponibilidade de informações permite que ela seja bem mensurada, ela é, entre os três fatores, o que mais explica crescimento econômico.



Adaptado de: SICSU, J.; CASTELAR, A. (Orgs.). Sociedade e economia: estratégias de crescimento e desenvolvimento. Brasília: Ipea, 2009.





TEXTO 3



O que é o PIB

O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, geralmente em um ano. Todos os países calculam o seu PIB nas suas respectivas moedas.

O PIB do Brasil em 2021, por exemplo, foi de R$ 8,7 trilhões. No último trimestre divulgado (4º trimestre de 2021), o valor foi de R$ 2 257,7 bilhões.

O PIB mede apenas os bens e serviços finais para evitar dupla contagem. Se um país produz R$ 100 de trigo, R$ 200 de farinha de trigo e R$ 300 de pão, por exemplo, seu PIB será de R$ 300, pois os valores da farinha e do trigo já estão embutidos no valor do pão.

Os bens e serviços finais que compõem o PIB são medidos no preço em que chegam ao consumidor. Dessa forma, levam em consideração também os impostos sobre os produtos comercializados.

O PIB não é o total da riqueza existente em um país. Esse é um equívoco muito comum, pois dá a sensação de que o PIB seria um estoque de valor que existe na economia, como uma espécie de tesouro nacional.

Na realidade, o PIB é um indicador de fluxo de novos bens e serviços finais produzidos durante um período. Se um país não produzir nada em um ano, o seu PIB será nulo.





Análises feitas a partir do PIB

A partir da performance do PIB, pode-se fazer várias análises, tais como:

* Traçar a evolução do PIB no tempo, comparando seu desempenho ano a ano;

*Fazer comparações internacionais sobre o tamanho das economias dos diversos países;

*Analisar o PIB per capita (divisão do PIB pelo número de habitantes), que mede quanto do PIB caberia a cada indivíduo de um país se todos recebessem partes iguais, entre outros estudos.

O PIB é, contudo, apenas um indicador síntese de uma economia. Ele ajuda a compreender um país, mas não expressa importantes fatores, como distribuição de renda, qualidade de vida, educação e saúde. Um país tanto pode ter um PIB pequeno e ostentar um altíssimo padrão de vida, como registrar um PIB alto e apresentar um padrão de vida relativamente baixo.



Adaptado de: https://www.ibge.gov.br/explica/pib.php. Acesso em:14 mar. 2022



Sobre a formação do plural do termo “mão de obra”, é correto afirmar que
  • A: apenas o primeiro elemento da composição é flexionado, acrescenta-se o morfema “s”.
  • B: apenas o último elemento da composição é flexionado, acrescenta-se o morfema “s”.
  • C: o primeiro e o último elementos da composição são flexionados.
  • D: nenhum dos dois elementos da composição é flexionado, por causa da preposição.
  • E: é formado sem o acréscimo de morfema.

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