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Observe os diferentes usos do termo ‘SE’ nas orações a seguir e assinale a alternativa em que a justificativa difere de seu emprego.

I. “As empresas estão tão habituadas a inventariar computadores, móveis e ativos que se esquecem da parte humana, ou seja, a intelectual”.
II. “Ele é invisível e intangível, tornando-se difícil sua identificação e gestão adequada”.
III. “Se antes os empresários eram donos das ferramentas e dos materiais de trabalho, agora o trabalhador é quem os carrega”.
IV. “(...) quando um trabalhador se desliga da empresa por qualquer razão”.

Assinale a alternativa correta.
  • A: Na afirmativa I, o termo ’SE’ retoma ‘as empresas’
  • B: Na afirmativa II, o termo ’SE’ pode ser retirado da sentença sem alteração de sentido.
  • C: Na afirmativa III, o termo ’SE’ substitui o sujeito da oração.
  • D: Na afirmativa IV, o termo ’SE’ retoma ‘um trabalhador’.

A concordância entre estruturas verbais formadas com o pronome “SE” pode configurar dois casos distintos: voz passiva sintética ou índice de indeterminação do sujeito.

Indique a frase que exemplifica o caso de índice de indeterminação de sujeito.
  • A: Alugam-se casas de praia.
  • B: Consertam-se computadores e celulares.
  • C: Construiu-se uma nova praça no bairro.
  • D: Precisa-se de profissionais competentes e dedicados.

As redes sociais se apresentam como uma espécie de “praça pública virtual”, na qual indivíduos interagem e empresas anunciam seus produtos. Entretanto, ao contrário do espaço público tradicional (físico), plataformas de redes sociais moldam quem e o que encontraremos durante a conexão. A lógica por trás disso é que tenhamos um espaço customizado, no qual nos deparemos com aqueles que conosco se assemelham e com produtos que almejamos. Conectar-se de forma sadia às redes sociais demanda alguns cuidados. O primeiro deles, é saber como a maior parte das redes sociais funciona. Não ignorar que cada um de nós é o verdadeiro produto pode nos garantir experiência saudável nesse ambiente. Desconsiderar esse ponto é o atalho para vivenciar aquilo que se pode definir como conectividade tóxica.

Um segundo aspecto, decorrente do anterior, diz respeito às pessoas, às notícias e aos produtos com os quais nos deparamos. Nosso histórico de acessos na internet permite que as plataformas direcionem conteúdo sob medida a cada um de nós. Isso inclui sugestões de amizade, apresentação de notícias e, claro, publicidade. A depender das configurações de nossos aparelhos eletrônicos, falas simples, mesmo enquanto não usamos tais dispositivos, podem ser captadas por mecanismos de inteligência artificial e transformadas em material que chega às nossas telas sem que nada busquemos. Um terceiro aspecto consiste em não nos deixarmos levar pelo aparente conforto que as redes propiciam. Com o uso frequente, permitimos que as plataformas criem nossa “própria bolha”.

Levados pelo desejo, curvamo-nos à facilidade do consumo e tornamo-nos presas fáceis de golpes que prometem vantagens fantásticas e inverídicas. Diante de falsas notícias, que tendem a nos agradar ou atemorizar, abrimos mão da necessária reflexão, e preferimos compartilhá-las sem nem mesmo conferir se provêm de fonte confiável. Em ambos os casos, somos fantoches manipulados por interesses alheios.
(Adaptado de: AMARAL, Luiz Fernando. Conexão Sadia. Disponível em: Istoe.com.br/conexao − sadia).

O termo “se” está corretamente classificado em:
  • A: Conectar-se de forma sadia às redes sociais demanda alguns cuidados (partícula apassivadora)
  • B: preferimos compartilhá-las sem nem mesmo conferir se provêm de fonte confiável (conjunção integrante).
  • C: aquilo que se pode definir como conectividade tóxica (pronome reflexivo).
  • D: As redes sociais se apresentam como uma espécie de “praça pública virtual” (índice de indeterminação do sujeito).
  • E: aqueles que conosco se assemelham e com produtos que almejamos (partícula de realce).

Com referência às ideias, aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue os itens a seguir.

Seria mantida a correção gramatical do texto caso, no trecho “que se havia equipado para a viagem”, o pronome “se” fosse deslocado para depois do particípio, escrevendo-se equipado-se.
  • A: CERTO
  • B: ERRADO

Texto 2A1-II

    Cresce rapidamente, em quase todos os países, o número de pessoas na prisão ou que esperam prováveis sentenças de prisão. Em quase toda parte, a rede de prisões está se ampliando intensamente. Os gastos orçamentários do Estado com as forças da lei e da ordem, principalmente os efetivos policiais e os serviços penitenciários, crescem em todo o planeta. Mais importante, a proporção da população em conflito direto com a lei e sujeita à prisão cresce em ritmo que indica uma mudança mais que meramente quantitativa e sugere uma “significação muito ampliada da solução institucional como componente da política criminal” — e assinala, além disso, que muitos governos alimentam a pressuposição, que goza de amplo apoio na opinião pública, de que “há uma crescente necessidade de disciplinar importantes grupos e segmentos populacionais”.

     A proporção da população que cumpre sentenças de prisão é distinta em cada país, refletindo idiossincrasias de tradições culturais e histórias de pensamento e de práticas penais, mas o rápido crescimento parece ser um fenômeno universal em toda a ponta “mais desenvolvida” do mundo.

Zygmunt Bauman. Globalização: as consequências humanas. Tradução: Marcus Penchel. Rio de Janeiro, Zahar, 1999, p. 122-123 (com adaptações). 

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto 2A1-II, julgue o item que segue.

No segundo período do texto, a partícula “se” classifica-se como partícula apassivadora.
  • A: CERTO
  • B: ERRADO

A ação verbal destacada na frase “O mendigo QUEIMOU-SE ao esquentar sua comida. ”, está na mesma voz verbal que em:
  • A: Alugam-se casas para temporada de verão.
  • B: Vive-se muito bem no campo sulino.
  • C: A criança machucou-se ao brincar com a faca.
  • D: Consertam-se bicicletas no centro da cidade.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo.

Considerando os diversos empregos da palavra “se”, assinale a alternativa que apresenta situação na qual o vocábulo tenha sido empregado com a mesma função da linha 19.
  • A: Enviaram-se presentes no Natal aos funcionários.
  • B: Os animais alimentavam-se com frutas silvestres.
  • C: Ele irá à festa se seus pais lhe permitirem.
  • D: Não sei se irei à festa semana que vem.
  • E: Vendem-se casas.

No trecho “perde-se o dinheiro e o amigo” (l. 4-5), a colocação do pronome átono em destaque está de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

O mesmo ocorre em:
  • A: Não se perde nem o dinheiro nem o amigo.
  • B: Perderia-se o dinheiro e o amigo.
  • C: O dinheiro e o amigo tinham perdido-se.
  • D: Se perdeu o dinheiro, mas não o amigo.
  • E: Se o amigo que perdeu-se voltasse, ficaria feliz.

Com referência às estruturas linguísticas do texto III, julgue os itens a seguir.

A correção gramatical do texto seria preservada caso se pospusesse, na linha 12, o pronome “se” à forma verbal “somavam”, da seguinte forma: somavam-se.
  • A: Certo
  • B: Errado

Julgue os itens que se seguem, a respeito das estruturas linguísticas do texto II.

Em “Evidencia-se” (R.24), o pronome “se” pode, facultativa e corretamente, ser tanto posposto — como aí foi empregado — quanto anteposto à forma verbal — Se evidencia.
  • A: Certo
  • B: Errado

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