Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 61 questões.
Vou-me Embora pra Pasárgada


Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconsequente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca tive

E como farei ginástica
Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo
Subirei no pau-de-sebo
Tomarei banhos de mar!
E quando estiver cansado
Deito na beira do rio
Mando chamar a mãe-d'água
Pra me contar as histórias
Que no tempo de eu menino
Rosa vinha me contar
Vou-me embora pra Pasárgada

Em Pasárgada tem tudo
É outra civilização
Tem um processo seguro
De impedir a concepção
Tem telefone automático
Tem alcalóide à vontade
Tem prostitutas bonitas
Para a gente namorar

E quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
— Lá sou amigo do rei —
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada.


Fonte: BANDEIRA, M., Bandeira a Vida Inteira, Editora Alumbramento, Rio de Janeiro, 1986. Adaptado.

A partir da leitura do poema "Vou-me Embora pra Pasárgada", de Manuel Bandeira, identifique a interpretação que melhor representa a utilização da figura de Pasárgada pelo autor.
  • A: Uma utopia pessoal que reflete o desejo de escapismo da realidade opressora.
  • B: A representação de uma sociedade idealizada, sem problemas sociais ou econômicos.
  • C: Uma crítica direta à monarquia e ao sistema de classes no Brasil do século XX.
  • D: Uma metáfora para a busca pela imortalidade e o medo da morte.
  • E: Um espaço de contestação política, onde a liberdade de expressão é plenamente vivida.

Vou-me Embora pra Pasárgada


Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconsequente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca tive

E como farei ginástica
Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo
Subirei no pau-de-sebo
Tomarei banhos de mar!
E quando estiver cansado
Deito na beira do rio
Mando chamar a mãe-d'água
Pra me contar as histórias
Que no tempo de eu menino
Rosa vinha me contar
Vou-me embora pra Pasárgada

Em Pasárgada tem tudo
É outra civilização
Tem um processo seguro
De impedir a concepção
Tem telefone automático
Tem alcalóide à vontade
Tem prostitutas bonitas
Para a gente namorar

E quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
— Lá sou amigo do rei —
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada.


Fonte: BANDEIRA, M., Bandeira a Vida Inteira, Editora Alumbramento, Rio de Janeiro, 1986. Adaptado.

Analisando as técnicas literárias empregadas por Manuel Bandeira no poema "Vou-me Embora pra Pasárgada", é possível identificar a presença de:
  • A: hipérbato, como recurso para enfatizar a ordem inversa da fuga para Pasárgada;
  • B: eufemismo, suavizando a gravidade do descontentamento com a realidade;
  • C: anáfora, na repetição de frases para reforçar a ideia de insatisfação e desejo de escapismo;
  • D: antítese, evidenciando o contraste entre a realidade vivida e o mundo idealizado de Pasárgada;
  • E: prosopopeia, dando características humanas a elementos da natureza presentes no texto.

Vou-me Embora pra Pasárgada


Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconsequente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca tive

E como farei ginástica
Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo
Subirei no pau-de-sebo
Tomarei banhos de mar!
E quando estiver cansado
Deito na beira do rio
Mando chamar a mãe-d'água
Pra me contar as histórias
Que no tempo de eu menino
Rosa vinha me contar
Vou-me embora pra Pasárgada

Em Pasárgada tem tudo
É outra civilização
Tem um processo seguro
De impedir a concepção
Tem telefone automático
Tem alcalóide à vontade
Tem prostitutas bonitas
Para a gente namorar

E quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
— Lá sou amigo do rei —
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada.

Fonte: BANDEIRA, M., Bandeira a Vida Inteira, Editora Alumbramento, Rio de Janeiro, 1986. Adaptado.

Considerando o poema "Vou-me Embora pra Pasárgada" de Manuel Bandeira, qual das seguintes figuras de linguagem é predominante, contribuindo significativamente para a construção da temática central do poema?
  • A: Metonímia, pela substituição de conceitos que estão relacionados, como usar "Pasárgada" para representar um lugar de felicidade e escape.
  • B: Sinestesia, pela mistura de sensações diferentes, como visual e tátil, para enriquecer as descrições de Pasárgada.
  • C: Hipérbole, pelo exagero nas qualidades atribuídas a Pasárgada, intensificando o desejo do eu lírico pelo escapismo.
  • D: Ironia, pela expressão de ideias que significam o oposto do que as palavras literalmente dizem, sugerindo uma crítica velada à realidade do eu lírico.
  • E: Aliteração, pela repetição de sons consonantais inicias para criar um efeito sonoro que reflete a intensidade do desejo de escapar.

Na norma padrão da língua portuguesa, o emprego correto das letras em determinadas palavras pode apresentar desafios até mesmo para falantes com alto nível de escolaridade. Considerando as regras de ortografia sobre o emprego das letras "s", "c", "ç" e "x", qual das seguintes palavras está grafada INCORRETAMENTE, segundo a norma padrão?
  • A: Descrição.
  • B: Paralisar.
  • C: Exceção.
  • D: Ascenção.
  • E: Excêntrico.

Considere as seguintes orações para analisar o emprego e sentido das classes de palavras.

I. "Eles caminharam lentamente para admirar a paisagem."
II. "Aquela antiga construção ainda mantém sua imponente beleza."
III. "Vários estudantes não compareceram às aulas hoje."

Qual opção identifica corretamente a função e classe gramatical das palavras destacadas nas orações?
  • A: I. "lentamente" - advérbio de modo; II. "imponente" - adjetivo; III. "hoje" - advérbio de tempo.
  • B: I. "lentamente" - advérbio de modo; II. "antiga" - substantivo; III. "Vários" - pronome indefinido.
  • C: I. "caminharam" - verbo transitivo direto; II. "ainda" - advérbio de tempo; III. "Vários" – numeral.
  • D: I. "para" - preposição; II. "antiga" - adjetivo; III. "aulas" - substantivo plural.
  • E: I. "admirar" - verbo transitivo indireto; II. "sua" - pronome possessivo; III. "estudantes" - adjetivo.

Analise as seguintes frases e identifique a alternativa que corretamente descreve a função sintática e a classe gramatical das palavras ou expressões destacadas.

I. "Ele mesmo resolveu o problema."
II. "Duas horas se passaram desde o início da prova."
III. "Eles saíram sem dar explicações."
  • A: I. "Ele mesmo" - pronome reflexivo; II. "Duas horas" - numeral fracionário; III. "sem" - conjunção subordinativa.
  • B: I. "mesmo" - pronome enfático; II. "Duas horas" - numeral cardinal; III. "sem" - preposição.
  • C: I. "resolveu" - verbo transitivo direto; II. "desde" - advérbio de tempo; III. "dar" - verbo no infinitivo impessoal.
  • D: I. "mesmo" - advérbio de afirmação; II. "se passaram" - locução verbal passiva; III. "explicações" - adjetivo.
  • E: I. "Ele" - pronome pessoal do caso reto; II. "Duas horas" - numeral coletivo; III. "dar" - verbo transitivo direto.

Considere o período composto por coordenação abaixo para responder à questão proposta.

"Não só comprou o livro que precisava, mas também encontrou um raro exemplar de sua coleção, e, por fim, saiu da livraria satisfeito."

Qual das alternativas abaixo descreve corretamente a análise sintática das orações que compõem o período?
  • A: Três orações coordenadas sindéticas, sendo duas aditivas e uma conclusiva.
  • B: Duas orações coordenadas sindéticas aditivas e uma oração coordenada assindética.
  • C: Uma oração subordinada adverbial causal, uma coordenada sindética aditiva, e uma coordenada assindética.
  • D: Uma oração principal e duas orações subordinadas adjetivas restritivas.
  • E: Duas orações coordenadas sindéticas explicativas e uma coordenada assindética.

Considere as seguintes frases para responder à questão sobre concordância verbal.

I. "Fazem dois anos que não o vejo."
II. "Mais de um aluno reclamaram da prova."
III. "Você ou ele está errado nesta questão."

Qual das alternativas abaixo aplica corretamente as regras de concordância verbal na norma padrão da língua portuguesa?
  • A: I. "Fazem" - correto, pois concorda com o numeral dois.
  • B: II. "reclamaram" - correto, pois o sujeito "um aluno" implica pluralidade.
  • C: III. "está" - correto, pois o verbo deve concordar com o elemento mais próximo.
  • D: Todas as frases estão corretas conforme a norma padrão.
  • E: I. "Faz" - correto, pois o verbo deve concordar com o núcleo do sujeito no singular.

Considere as frases abaixo para responder à questão sobre concordância nominal.

I. "É proibido entrada de pessoas não autorizadas."
II. "Visto sua roupa, os sapatos precisam ser elegante também."
III. "Compraram suco e bolo suficiente para a festa."

Qual das alternativas abaixo aplica corretamente as regras de concordância nominal na norma padrão da língua portuguesa?
  • A: I. "proibido" - correto, pois concorda com a palavra "entrada" implícita no singular.
  • B: II. "elegante" - correto, pois concorda com "os sapatos" no singular por erro de distração.
  • C: III. "suficiente" - correto, pois o adjetivo pode permanecer invariável diante de substantivos no plural.
  • D: I. "É proibida entrada" - correto, pois o adjetivo deve concordar em gênero e número com o substantivo "entrada".
  • E: Todas as frases estão corretas conforme a norma padrão.

Analise as frases abaixo no que se refere à colocação pronominal adequada segundo a norma culta da língua portuguesa.

I. "Não se esqueçam de me enviar os documentos."

II. "Diga-me o que desejas sem rodeios."

III. "Por que não me dizes a verdade?"

IV. "Espero que te lembres de comprar o pão."

Considerando as regras de colocação pronominal em língua portuguesa, qual das alternativas abaixo indica corretamente a adequação das frases à norma culta?
  • A: Todas as frases estão corretas.
  • B: Apenas as frases I e II estão corretas.
  • C: Apenas as frases II e III estão corretas.
  • D: Apenas as frases III e IV estão corretas.
  • E: Todas as frases estão incorretas.

Exibindo de 1 até 10 de 61 questões.