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Para responder a questão considere o parágrafo: E saudades precisam ser ditas. Mais, precisam ser ouvidas. E isso há de caber até na bagagem de mão.
No parágrafo, há uma informação
  • A: subentendida, marcada pela preposição “até”.
  • B: subentendida, marcada pelo substantivo “isso”.
  • C: pressuposta, sinalizada pelo advérbio “até”.
  • D: pressuposta, sinalizada pelo pronome “isso”.

Para responder a questão considere o parágrafo:Meio quilo de palavras ditas aos que me fazem tanta falta é tudo o que preciso. Quem dera elas viessem assim, no peso. Ou sob encomenda. Talvez até por aplicativo. No entanto, as palavras fogem. Pior, se amontoam e nada falam a ninguém, apesar do barulho. Limito-me a dizer, então, que tenho saudades imensas.
A estratégia coesiva utilizada para interligar os dois primeiros períodos do parágrafo é a
  • A: substituição.
  • B: repetição.
  • C: antecipação.
  • D: elipse.

Para responder a questão considere o parágrafo:Meio quilo de palavras ditas aos que me fazem tanta falta é tudo o que preciso. Quem dera elas viessem assim, no peso. Ou sob encomenda. Talvez até por aplicativo. No entanto, as palavras fogem. Pior, se amontoam e nada falam a ninguém, apesar do barulho. Limito-me a dizer, então, que tenho saudades imensas.
Mantendo o sentido do trecho e a ordem dos termos, o elemento linguístico em destaque
pode ser substituído por
  • A: pois.
  • B: contudo.
  • C: embora.
  • D: tanto.

Para responder a questão considere o parágrafo:Hoje estou mais sujeita a partidas alheias. Amigos que vão pro Rio, São Paulo, Santa Catarina, Japão. E, a cada ida, a cidade fica maior, pois o que é físico torna-se coisa de poeta: saudade. E pra quem não sabe versar sobre ela, resta uma lágrima envergonhada.
Algumas escolhas lexicais efetuadas no parágrafo evidenciam traços de uma variante
linguística
  • A: histórica, a exemplo de “Hoje”.
  • B: situacional, a exemplo de “pro” e “pra”.
  • C: social, a exemplo de “Amigos”.
  • D: geográfica, a exemplo de “Rio” e “São Paulo”.

Para responder a questão considere o parágrafo: Fui embora poucas vezes na vida. A mais dramática foi mesmo quando saí de casa. Não houve briga ou desentendimento. Eu apenas senti que não cabia mais numa cidade pequena. Vim de Caicó para Natal, onde ainda estou e não tenho vontade de sair. Geograficamente falando, minha maior partida. Pessoalmente, o encontro com o meu lugar no mundo.
Dominantemente, o parágrafo é composto pela sequência
  • A: descritiva.
  • B: narrativa.
  • C: injuntiva.
  • D: argumentativa.

Para responder a questão considere o parágrafo: Fui embora poucas vezes na vida. A mais dramática foi mesmo quando saí de casa. Não houve briga ou desentendimento. Eu apenas senti que não cabia mais numa cidade pequena. Vim de Caicó para Natal, onde ainda estou e não tenho vontade de sair. Geograficamente falando, minha maior partida. Pessoalmente, o encontro com o meu lugar no mundo.
A pontuação empregada no parágrafo contribui para imprimir-lhe um tom
  • A: emotivo, atenuado pela presença de elementos coesivos explícitos entre os períodos.
  • B: neutro, reforçado pela organização sintática dos períodos.
  • C: neutro, atenuado pela organização sintática dos períodos.
  • D: emotivo, reforçado pela ausência de elementos coesivos entre os períodos.

Para responder a questão considere o parágrafo: Fui embora poucas vezes na vida. A mais dramática foi mesmo quando saí de casa.
Não houve briga ou desentendimento. Eu apenas senti que não cabia mais numa
cidade pequena. Vim de Caicó para Natal, onde ainda estou e não tenho vontade de
sair. Geograficamente falando, minha maior partida. Pessoalmente, o encontro com o
meu lugar no mundo.
Nesse parágrafo, percebe-se uma enunciadora
  • A: insatisfeita no presente.
  • B: descontente no passado.
  • C: ressentida no presente.
  • D: raivosa no passado.

No título do texto, a autora demonstra um determinado grau de envolvimento com aquilo
que enuncia. Esse mesmo grau de envolvimento reaparece no parágrafo
  • A: 5º.
  • B: 2º.
  • C: 1º.
  • D: 4º.

O texto faz uso de uma linguagem tendente à
  • A: denotação e apenas com traços de informalidade, em dissonância com a sequência textual.
  • B: conotação e apenas com traços de formalidade, em consonância com a sequência textual.
  • C: formalidade, mas com traços de informalidade, em consonância com o gênero discursivo.
  • D: informalidade, mas com traços de formalidade, em dissonância com o gênero discursivo.

Dominantemente, o texto propõe-se a
  • A: refletir sobre os significados das partidas.
  • B: defender uma maior aproximação entre amigos.
  • C: criticar o distanciamento entre as pessoas.
  • D: analisar os impactos da perda de entes queridos.

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