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Foram encontradas 24 questões.
Todas as formas verbais destacadas nas opções abaixo estão flexionadas em tempos ou modos que são empregados discursivamente quando se quer expressar dúvida, desejo ou possibilidade; a EXCEÇÃO está apontada na alternativa:
  • A: “é colocar-se em uma encruzilhada para a qual convergem, (...)” (1º parágrafo)
  • B: “(...) que os conceitos tradicionais de identidade, povo ou nação sejam "intocáveis".” (2º parágrafo)
  • C: “(...) não constituiriam terrenos férteis para a cultura, (...) (2º parágrafo)
  • D: “Um duplo obstáculo seria então evitado: (...)” (2º parágrafo)
  • E: “(...) ela poderia representar para as sociedades da informação (...)” (4º parágrafo)

Nos itens abaixo, foram destacados elementos coesivos que se referem a algum termo já expresso no texto, com EXCEÇÃO de:
  • A: “(...) em geral apresentadas como possíveis ameaças a essas tradições, (...)” (2º parágrafo)
  • B: “(...) cujos efeitos só hoje avaliamos: (...)” (3º parágrafo)
  • C: “(...) neste século, vimos as culturas mais sofisticadas curvarem-se à barbárie; (...)” (3º parágrafo)
  • D: “(...) equivale a privá-la de seu indispensável oxigênio social, (...)” (4º parágrafo)
  • E: “(...) o que o conhecimento científico representou para as sociedades industriais.” (4º parágrafo)

O vocábulo “pós-nacionais” (4º parágrafo) está correto quanto à sua grafia; o mesmo NÃO ocorre na opção:
  • A: cavalo-vapor
  • B: inter-regional
  • C: arco-da-velha
  • D: água-de-colônia
  • E: pôr-do-sol

Nos excertos abaixo retirados do texto, há um vocábulo “que” com função textual diferente das demais; assinale a alternativa em que ele aparece:
  • A: “(...) que os conceitos tradicionais de identidade, povo ou nação sejam "intocáveis". (2º parágrafo)
  • B: “(...) que o racismo prospera quando faz da cultura algo absoluto.” (3º parágrafo)
  • C: “(...) que nos acompanha desde as primeiras globalizações, é coisa do passado.” (3º parágrafo)
  • D: “(...) que reparar a fratura social exige (...)” (4º parágrafo)
  • E: “(...) que se pague a fatura cultural (...)” (4º parágrafo)

Sobre aspectos gramaticais presentes no texto, assinale a alternativa que apresenta análise INADEQUADA:
  • A: As três ocorrências do pronome pessoal oblíquo átono “se”, no 1º parágrafo, não admitem deslocamento de suas posições em relação aos verbos com os quais se relacionam.
  • B: Mantém-se a correção gramatical e o valor semântico, caso haja substituição do conectivo destacado em “(...) embora também se oponham (...)” (1º parágrafo) pelo conectivo equivalente “conquanto”.
  • C: O vocábulo “encruzilhada” (1º parágrafo) passou pelo processo de formação de palavras denominado parassíntese.
  • D: O emprego das aspas em "intocáveis" (2º parágrafo) e "tecnologizar" (5º parágrafo) se dá por justificativas gramaticais distintas.
  • E: No excerto “A clonagem é cópia; e a mestiçagem, ao contrário, cria um ser diferente, embora também conserve a identidade de suas origens.” (6º parágrafo) não se poderia substituir o ponto e vírgula por uma vírgula, pois tal substituição acarretari

Analise os itens abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:
  • A: O vocábulo destacado em “Devemos, porém, indagar se as evoluções contemporâneas, (...)” (2º parágrafo) assume um papel coesivo sequencial com valor condicional.
  • B: A inserção do artigo definido “o” depois do pronome “cujos” na passagem “(...) cujos efeitos só hoje avaliamos (...)” (3º parágrafo) implicaria grave problema gramatical.
  • C: As orações destacadas nos excertos “(...) vimos as culturas mais sofisticadas curvarem-se à barbárie (...)” (3º parágrafo) e “(...) perceber que o racismo prospera.” (3º parágrafo) assumem o mesmo papel sintático.
  • D: Todos os seguintes vocábulos retirados do texto “mestiçagem”, “globalização”, “persistência” e “nacionais” apresentam ditongo em sua estrutura.
  • E: O vocábulo destacado na passagem “(...) favoráveis à coexistência das diversidades.” (2º parágrafo) está corretamente grafado da mesma forma que o vocábulo “coerdeiro”.

Os itens abaixo apresentam informações corretas, com EXCEÇÃO da alternativa:
  • A: Os verbos destacados no excerto “(...) para a qual convergem, embora também se oponham, o avanço da globalização e a persistência das identidades nacionais.” (1º parágrafo) poderiam estar flexionados no singular, mantendo-se a
  • B: O elemento destacado em “(...) construir-se sem uma tensão constitutiva, existencial e vital entre o universal, o regional, o nacional e o comunitário.” (1º parágrafo) deve ser classificado como um pronome apassivador em sua ocorrência text
  • C: A oração “(...) que nos acompanha desde as primeiras globalizações (...)” (3º parágrafo) não poderia estar sem as vírgulas, no contexto em que se encontra, pois apresentaria grave prejuízo gramatical e semântico.
  • D: O vocábulo “Esta” em “Esta era percebida como algo estático e definitivo.” (3º parágrafo) é um elemento de coesão com função catafórica.
  • E: Os termos destacados nas passagens “Mas a cultura não deve emancipar-se da identidade nacional (...).” (4º parágrafo) e “(...) ela poderia representar para as sociedades da informação (...)” (4º parágrafo) constituem, em sua o

Assinale a alternativa que apresenta uma análise correta acerca de aspectos linguísticos empregados no texto:
  • A: O vocábulo “arraigadas” (2º parágrafo) estabelece uma relação de sinonímia com o vocábulo “extirpadas”.
  • B: Os vocábulos “difícil”, “intocáveis”, “contemporâneas”, “coexistência” e “obstáculo” atendem a uma mesma regra de acentuação gráfica.
  • C: A expressão “ou seja”, no segundo parágrafo, poderia estar isolada por travessões, mantendo-se a correção gramatical, quanto à pontuação.
  • D: O emprego do acento grave indicativo de crase nas duas ocorrências a seguir “curvarem-se à barbárie” (3º parágrafo) e “conduz inevitavelmente à exclusão da cultura” (3º parágrafo) se dá por regras distintas.
  • E: Não há linguagem figurada em “Era brandida como uma arma, cujos efeitos só hoje avaliamos (...)” (3º parágrafo).

Analise as proposições abaixo e assinale a alternativa INADEQUADA sobre aspectos estruturais do texto:
  • A: O pronome “qual”, no primeiro parágrafo, recupera anaforicamente o vocábulo “encruzilhada”.
  • B: O segundo parágrafo inicia-se com um operador argumentativo “apesar de” de valor concessivo.
  • C: O operador argumentativo “De fato”, no segundo parágrafo, deixa transparecer a opinião do autor.
  • D: O conectivo “porém”, no segundo parágrafo, apresenta valor semântico de concessão.
  • E: No quinto parágrafo, o conectivo “que” assume valor consecutivo.

Levando-se em consideração a discussão proposta no texto, o último parágrafo quer dizer que:
  • A: O autor não sabe se o terceiro milênio será mestiço ou não.
  • B: Pode-se inferir que a única possibilidade é o terceiro milênio ser mestiço, ou não será terceiro milênio.
  • C: Só foi feita uma intertextualidade com Malraux por questões estéticas, para dar um fecho interessante ao texto.
  • D: Não se pode perceber um posicionamento em relação à cultura clonada ou à mestiçagem.
  • E: Há uma relação semântica de alternância entre o terceiro milênio ser mestiço e não ser.

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