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Leia o Texto 2 e responda à questão.

Texto 2:


“A linguagem, sendo uma elaboração cultural que se fundamenta na faculdade humana de imaginar, de simbolizar e de comunicar experiências vividas, torna o indivíduo capaz de atuar no mundo pela palavra e de elaborar e atuar também sobre a linguagem.
Nesse sentido, a língua realiza atividades estruturantes, indeterminadas do ponto de vista semântico e sintático. As significações e os sentidos textuais e discursivos não podem estar aprisionados no interior dos textos, pelas estruturas linguísticas.
A compreensão de textos é uma atividade criativa, e não simplesmente reativa; não é uma questão de reagir, mas de agir sobre os objetos da cultura. Trata-se de uma atividade dialógica de seleção, reordenação e reconstrução de sentidos. Pois a língua não é totalmente transparente, podendo também ser ambígua ou polissêmica.”(p.50).

Fonte: COLARES, Virgínia. Retextualização do depoimento judicial oral em texto escrito. Veredas - Rev. Est. Ling., Juiz de Fora, v. 9, n. 1 e n. 2, p. 29-54, jan./dez. 2005.


O verbo está diretamente relacionado com a existência e com a ação do homem no mundo. Portanto, é a base da linguagem verbal.
No Texto 2, há o predomínio do uso de verbos no tempo:
  • A: Futuro do Subjuntivo, pois indica a possibilidade de realização no futuro próximo.
  • B: Presente do Indicativo, pois a autora argumenta em favor de uma verdade universal.
  • C: Presente do Subjuntivo, porque discute sobre uma situação presente, mas duvidosa.
  • D: Pretérito Imperfeito do Indicativo, porque o texto se refere a um fato presente em relação a outro fato passado.

Com relação a aspectos linguísticos do texto, julgue o item.

As formas verbais “comece” (linha 3) e “reconhece” (linha 4) estão flexionadas no mesmo tempo e modo.
  • A: CERTO
  • B: ERRADO

Com relação a aspectos linguísticos do texto, julgue o item.

Estariam mantidas a correção gramatical e a coerência do texto caso a forma verbal “está” (linha 2) estivesse flexionada na terceira pessoa do plural, dada a possibilidade prevista na gramática normativa de concordância do verbo com o elemento mais próximo, no caso, o substantivo “capitais” (linha 2).
  • A: CERTO
  • B: ERRADO

Julgue o item referentes a aspectos linguísticos do texto.

O emprego do modo subjuntivo em “que caracterizem” (linha 33) sinaliza a improbabilidade de ocorrência dos comportamentos mencionados no
período.
  • A: CERTO
  • B: ERRADO

Julgue o item referentes a aspectos linguísticos do texto.

No segmento “a que todos estão sujeitos e com o qual aprendem a lidar” (linhas 13 e 14), o emprego das preposições “a”, em “a que todos”, e “com”, em “com o qual”, justifica-se, respectivamente, pela regência do termo “sujeitos” e pela regência do verbo “lidar”.
  • A: CERTO
  • B: ERRADO

Julgue o item referentes a aspectos linguísticos do texto.

O vocábulo “doença” é o núcleo do sujeito da primeira oração do terceiro parágrafo do texto, por isso o verbo “tratar” está flexionado na terceira pessoa do singular.
  • A: CERTO
  • B: ERRADO

De acordo com a norma culta, assinale a alternativa que contém as expressões que preenchem corretamente as lacunas das frases abaixo:
I - O diretor já deu a ordem. Não vai __________?
II - A professora pediu a você. Vá __________!
III - Você ainda não pagou a dívida. Quando pretende __________?
IV - __________ que tudo por aqui corre como de costume.
  • A: obedecer-lhe – chamá-los – pagá-la – Informo-lhe.
  • B: obedecê-lo – chamá-lo – pagá-la – Informo-lhe.
  • C: obedecer-lhe – chamá-los – pagá-la – Informo-o.
  • D: obedecê-lo – chamá-lo – pagá-la – Informo-lhe.

No trecho “Quando tinha dez anos, relembrou, um menino que a amava jogara-lhe um rato morto. Porcaria! berrara branca com a ofensa. Fora uma experiência.”, do texto CG1A1, o termo “Fora” poderia ser substituído, sem prejuízo dos sentidos do texto, por
  • A: Teria sido.
  • B: Foi.
  • C: Havia sido.
  • D: Havia tido.
  • E: Haveria sido.

No texto CG1A1-II, os termos “Rejeito”, “abomino”, “detesto”, “odeio” e “oponho-me” (que iniciam as cinco primeiras orações, respectivamente)
  • A: constituem orações que estabelecem, entre si, relação de subordinação.
  • B: expressam um tipo de ordem.
  • C: assumem as formas Rejeitamos, abominamos, detestamos, odiamos e opomos-nos , respectivamente, se flexionados na primeira pessoa do plural.
  • D: expressam a opinião do narrador, mediante referência à primeira pessoa do singular na flexão do verbo.
  • E: assumem as formas Rejeitarei, abominei, detestarei, odiarei e opor-me-ei/ , respectivamente, se flexionadas no tempo futuro.

No texto CG1A1-II, o emprego das formas verbais no presente do indicativo é uma estratégia usada predominantemente para
  • A: mostrar ações e estados como habituais e corriqueiros.
  • B: apresentar fatos e opiniões como livres de divergência.
  • C: descrever situações que acontecem de modo repetitivo no momento em que se produz o texto.
  • D: fazer o leitor considerar as informações do texto como verdadeiras.

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Atuo no ensino da Língua Portuguesa para concurso público desde 2000.
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