Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 15 questões.
Texto CB1A1

Enquanto Singapura e Dublin lançaram suas réplicas digitais usando aprendizado de máquina para prever eventos e tendências futuras, países inteiros ainda não garantiram água potável e eletricidade para seus habitantes. Como a arquitetura reflete as sociedades, a acentuada desigualdade social em que vivemos continuará sendo refletida na arquitetura que construímos: algumas obras totalmente projetadas por inteligência artificial (IA), outras criadas manualmente e com modelos físicos em um escritório de arquitetura boutique, e a grande maioria sendo feita no local com papel e lápis, sem a intervenção direta de arquitetos. Talvez todos esses cenários coexistam na mesma cidade.

O escritor Benjamin Labatut declarou: “se a inteligência artificial fosse capaz de pensar, teria pontos cegos; se conseguisse ser criativa, teria limites, pois limites são frutíferos; se fosse capaz de imitar nossa capacidade de raciocínio, talvez precisasse do (ou desenvolvesse o) nosso talento para a loucura. E se lhe faltasse compreensão, se não se importasse com a beleza e o horror que pode criar, então seria imprudente nos colocarmos em suas mãos.”.

O futuro da arquitetura está na interseção entre inovação tecnológica e intenção humana. Em última instância, a agência humana — sociedade civil, políticos e partes interessadas — exerce uma influência significativa. O curso da história não está escrito em pedra, mas é moldado pelas decisões tomadas hoje, especialmente se a IA afeta nossos bolsos. A arquitetura, então, torna-se o resultado de decisões coletivas, em que os avanços da IA se cruzam com as aspirações e os valores da sociedade. É dentro desse jogo de interações que a evolução e o impacto da arquitetura encontram sua ressonância e seu significado.



Nicolás Valencia. O impacto das ferramentas de inteligência artificial na arquitetura em 2024 (e além). Internet: (com adaptações).

Em relação aos aspectos linguísticos do texto CB1A1, julgue o próximo item.



No segundo período do primeiro parágrafo, a substituição de “Como” por Conforme preservaria os sentidos e a coerência do texto.
  • A: Certo
  • B: Errado

O texto abaixo se refere à questão a seguir:



Em “...como explica a Coordenadora do projeto, Sheila Francisco.” e “...mas sim são vítimas como o ser humano.”, os termos destacados expressam, respectivamente, as ideias de:
  • A: causa – conformidade
  • B: conformidade – comparação
  • C: comparação – causa
  • D: comparação – comparação
  • E: causa – causa

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto está citado na questão.



Assinale a alternativa na qual a palavra “como” tenha sido empregada com a ideia de comparação.
  • A: “sei como é difícil encontrar colégios para estagiar” (l. 06-07).
  • B: “como também o professor da universidade” (l. 17-18).
  • C: “como é o estagiário que realiza esta conexão entre a escola e a universidade” (l. 23-24).
  • D: “momento de formação da sua identidade inicial como profissional da educação” (l. 38-39).
  • E: “como do professor da escola” (l. 44).

Leia a tirinha para responder à questão.

Na frase – Como pai e filho conversam entre si, fica claro, na tirinha, que se trata de uma relação entre os membros de uma família. – a palavra em destaque expressa sentido de
  • A: finalidade.
  • B: tempo.
  • C: dúvida.
  • D: comparação.
  • E: causa.

Assinale a alternativa em que o termo “como” está empregado com o mesmo sentido que tem na passagem – e ficou muito grata, como se acreditasse que, produzindo mais vento, adquirisse maior  eficiência na sua luta contra a morte.
  • A: A senhora deixou claro como se sentia melhor viajando ao lado daquele senhor.
  • B: A senhora pensava que, como o avião dava voltas, ele fosse cair.
  • C: O narrador não sabe como impedir a queda do avião.
  • D: A mulher permaneceu junto do homem, como se ele pudesse salvá-la.
  • E: Uniram-se todos, no medo como na esperança.

Leia a tira para responder à questão.



Com relação ao trecho do último quadro “Como eu odeio garotas”, assinale a alternativa em que o vocábulo como foi empregado com valor equivalente.
  • A: A garota ia à biblioteca e como ela tinha prazer de estar entre os livros!
  • B: Como se chama o seu colega de sala que nunca faz seus trabalhos?
  • C: A menina, como era muito inteligente, tinha a atenção toda voltada para ela.
  • D: O pai não conseguia disfarçar sua curiosidade como fazia a mãe.
  • E: Como o ano ia passando, o aluno se desesperava por não ser o primeiro da sala.

Assinale a alternativa em que o termo como introduz uma oração subordinada adverbial causal.
  • A: Como devemos agir em caso de intoxicação alimentar?
  • B: Como poucas pessoas compareceram, a reunião foi remarcada para a próxima semana.
  • C: Como uma criança que ganha um brinquedo, ela reagiu quando reencontrou os velhos amigos.
  • D: Como rastilho de pólvora, a notícia do suicídio do prefeito se espalhou por todo o vilarejo.

Considere os períodos abaixo:

I- – O favo da jati não era doce como o seu sorriso.
II- – Como sabia que ele não se apegava a ninguém, ela conformou-se com sua partida.
III- – Como havíamos previsto, o sol predominou no litoral durante o feriado.
IV- – Agi como mandou minha consciência e não guardo nenhum remorso em meu coração.

As conjunções em destaque exprimem, respectivamente, relação de
  • A: comparação, causa, conformidade, conformidade.
  • B: causa, conformidade, comparação, conformidade.
  • C: comparação, conformidade, comparação, causa.
  • D: conformidade, causa, causa, comparação.

Leia:

É impressionante perceber como as crianças sabem mais do que supomos.

Assinale a alternativa na qual a conjunção destacada tem o mesmo valor sintático da em negrito acima.
  • A: O espetáculo era mesmo impressionante como disseram.
  • B: Impressionante como uma tsunami, a chuva castigou a cidade.
  • C: Vai ser impressionante descobrirmos como funcionam as naves alienígenas.
  • D: Você é mesmo impressionante: como está com preguiça, vai deixar a casa suja.

A conjunção subordinativa em destaque estabelece que tipo de relação de sentido entre as orações por ela conectadas?

Como as organizações ambientalistas têm denunciado, os países industrializados são os que mais poluem o meio ambiente.
  • A: Conformidade
  • B: Comparação
  • C: Finalidade
  • D: Condição

Exibindo de 1 até 10 de 15 questões.