Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 25 questões.
Assinale a alternativa na qual haja o emprego de uma metáfora.
  • A: “sei como é difícil encontrar colégios para estagiar”.
  • B: “A resposta é muito fácil: aprender.”.
  • C: “é ele quem faz a ponte dos saberes.”.
  • D: “se o estagiário somente realiza observações de sala de aula”.
  • E: “para a avaliação dos estagiários e dos próprios estágios”.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto está citado na questão.



Considerando o seguinte período, retirado do texto, “Esta (1) situação (2) é muito frequente (3), o que gera receio dos professores (4) de recebê-los (5)”, assinale a alternativa que indica o termo que exerce a função de objeto direto.
  • A: 1.
  • B: 2.
  • C: 3.
  • D: 4.
  • E: 5.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto está citado na questão.



Assinale a alternativa na qual a palavra “como” tenha sido empregada com a ideia de comparação.
  • A: “sei como é difícil encontrar colégios para estagiar” (l. 06-07).
  • B: “como também o professor da universidade” (l. 17-18).
  • C: “como é o estagiário que realiza esta conexão entre a escola e a universidade” (l. 23-24).
  • D: “momento de formação da sua identidade inicial como profissional da educação” (l. 38-39).
  • E: “como do professor da escola” (l. 44).

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto está citado na questão.



Assinale a alternativa na qual haja a ocorrência de voz passiva na construção do período retirado do texto.
  • A: “tenho observado muitos coordenadores e professores”.
  • B: “estagiários afirmando que aprenderam muito pouco nos estágios”.
  • C: “Agora, o que o estagiário faz na instituição educativa?”.
  • D: “instaura-se uma rede de conhecimento intangível”.
  • E: “Esta situação é muito frequente”.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto está citado na questão.



Observando a construção do texto, assinale a alternativa cuja palavra introduza o sentido de oposição entre as ideias desenvolvidas em dois parágrafos distintos.
  • A: Ao longo (l. 01).
  • B: Quando (l. 05).
  • C: Entretanto (l. 28).
  • D: Daí (l. 30).
  • E: também (l. 37).

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto está citado na questão.



Considerando o emprego correto dos sinais de pontuação, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O ponto de interrogação, na linha 13, introduz uma pergunta direta, porém sem um interlocutor definido.
( ) O uso das aspas, na linha 13, indica realce das palavras empregadas pelo autor.
( ) O travessão, na linha 18, introduz uma fala em discurso direto.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  • A: V – F – F.
  • B: V – V – F.
  • C: F – F – V.
  • D: F – V – F.
  • E: F – V – V.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto está citado na questão.



Assinale a alternativa na qual a palavra “que” tenha sido empregada como pronome relativo:
  • A: “que se faz para os futuros professores” (l. 07-08).
  • B: “que aprenderam muito pouco nos estágios” (l. 09).
  • C: “que não retomam” (l. 11).
  • D: “que os estagiários aprendem” (l. 16).
  • E: “que são justamente os poucos tempos destinados aos estágios” (l. 34).

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto está citado na questão.



Segundo o Acordo Ortográfico vigente, a palavra “coformadoras” (l. 27) deve ser grafada sem o emprego do hífen. Assinale a alternativa na qual o hífen tenha sido INCORRETAMENTE omitido.
  • A: Sobrenatural.
  • B: Extrajudicial.
  • C: Antirrugas.
  • D: Predeterminar.
  • E: Subrregião.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto está citado na questão.



Assinale a alternativa que indica o sentido correto da expressão “desde que” (l. 04).
  • A: Tempo.
  • B: Causa.
  • C: Efeito.
  • D: Condição.
  • E: Comparação.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto está citado na questão.



Na linha 05, a expressão “por que” foi grafada separada e sem acento. Assinale a alternativa na qual a grafia da expressão esteja INCORRETA.
  • A: Por que não me enviaste a encomenda?
  • B: Não entendi o porquê da briga.
  • C: Ela me explicou porque havia feito aquilo.
  • D: Você não vem? Por quê?
  • E: Não estudo mais porque não preciso.

Exibindo de 1 até 10 de 25 questões.