Questões

Filtrar por:

limpar filtros

Foram encontradas 23 questões.
Todas as manhãs, o calçadão Ipanema-Leblon transborda de gente contente por apenas estar ali, exercendo o seu direito de viver. É gente de vários estratos, idades, cores, línguas e de todos os estilos de caminhar ou correr.

O termo destacado na frase – ... gente contente por apenas estar ali... – exprime a noção de
  • A: causa.
  • B: modo.
  • C: posse.
  • D: tempo.
  • E: oposição.

A expressão destacada na passagem do penúltimo parágrafo –... trazia na mão um objeto outrora tão popular quanto o celular: um livro. – estabelece, no contexto, relação com sentido de
  • A: consequência.
  • B: comparação.
  • C: proporção.
  • D: finalidade.
  • E: condição.

Assinale a alternativa em que, com a inserção da vírgula, a frase do texto atende a norma-padrão de pontuação da língua portuguesa.
  • A: Todos os retratos que tenho de minha mãe não me dão nunca, a verdadeira fisionomia... (1° parágrafo)
  • B: Junto dela, eu não sentia necessidade dos meus brinquedos. (1° parágrafo)
  • C: Falava para todos com um tom de voz de quem, pedisse um favor... (1° parágrafo)
  • D: Ela também, os tratava com uma bondade que não conhecia mau humor. (2° parágrafo)
  • E: A minha memória ainda guarda, detalhes bem vivos que o tempo não conseguiu destruir. (3° parágrafo)

Está de acordo com a norma-padrão de concordância nominal e verbal a alternativa:
  • A: Atividades desportivas depois da aula depende de deferimento do docente da disciplina e só pode ser autorizado depois do meio-dia e meio. o regular.
  • B: Está proibido, a partir da próxima segunda-feira, as camisetas de torcidas e a entrada de alunos não uniformizado para a prática de educação física.
  • C: Ficam condicionadas a autorização expressa dos pais as saídas dos alunos antes do horário de encerramento das aulas.
  • D: Todos os funcionários devem receberem treinamento para ajudar na evacuação das salas de aulas, em caso de haverem riscos de incêndio.
  • E: É dever dos docentes dar assistência ao aluno que os procurarem para sanar dúvidas, mesmo fora dos horários destinado ao atendimento regular.

Assinale a alternativa que preenche as lacunas com as expressões que, de acordo com a norma-padrão, são adequadas ao seguinte texto:

Os candidatos ___ inscrições com isenção de taxa estão pendentes devem procurar a Secretaria para entregar documentos ___ possam comprovar endereço e renda familiar. O deferimento ___ inscrições só ocorrerá após a entrega.
  • A: cujas ... com os quais ... dessas
  • B: que as ... que ... nestas
  • C: cujos as ... os quais ... destas
  • D: as quais ... nos quais ... a essas
  • E: de que ... os que ... para estas

A alternativa em que os verbos estão conjugados de acordo com a norma-padrão é:
  • A: Se prever conflitos entre as torcidas, o organizador do torneio poderá suspendê-lo por prazo indeterminado.
  • B: O docente que repor as aulas suspensas em razão do racionamento de água receberá o pagamento no mês seguinte ao da reposição.
  • C: Quando os fornecedores virem trazer os equipamentos de informática, serão orientados a entrar pela porta principal.
  • D: Para resolver a crise, os administradores proporam medidas de contenção de gastos e a suspensão de contratações.
  • E: Haveria menos atritos entre os participantes da gincana, se o orientador interviesse com energia para coibir excessos.

Assinale a alternativa que substitui o trecho destacado e expressa a relação de sentido que a conjunção “embora” estabelece na passagem – Ela estava tão aflita que embora fizesse frio se abanava com uma revista.
  • A: contanto que fizesse frio – condição.
  • B: mesmo fazendo frio – concessão.
  • C: apesar de fazer frio – modo.
  • D: desde que fazia frio – tempo.
  • E: a menos que fizesse frio – consequência.

Assinale a alternativa em que o termo “como” está empregado com o mesmo sentido que tem na passagem – e ficou muito grata, como se acreditasse que, produzindo mais vento, adquirisse maior  eficiência na sua luta contra a morte.
  • A: A senhora deixou claro como se sentia melhor viajando ao lado daquele senhor.
  • B: A senhora pensava que, como o avião dava voltas, ele fosse cair.
  • C: O narrador não sabe como impedir a queda do avião.
  • D: A mulher permaneceu junto do homem, como se ele pudesse salvá-la.
  • E: Uniram-se todos, no medo como na esperança.

Leia o texto, para responder à questão.

A alternativa que reescreve passagem do texto de acordo com a norma-padrão de regência verbal é:
  • A: ...e preferia ter um homem – “o senhor” – ao lado, a ter a amiga.
  • B: Tentei fazê-la crer de que não devia se abanar...
  • C: Adentrei do avião com indiferença...
  • D: ...esperei inutilmente que retraísse nas pernas
  • E: ... acabou mencionando a que assim mesmo estava bem...

Leia o texto, para responder à questão.



Nas passagens do segundo e do terceiro parágrafos, as expressões destacadas (“o fizesse” e “Isto”) referem-se, correta e respectivamente, às informações textuais
  • A: “convencê-la” e “confessando”.
  • B: “se abanava com uma revista” e “o senhor”.
  • C: “fizesse frio” e “sair de meu lugar junto à janela”.
  • D: “não devia se abanar” e “orgulho de cavalheiro”.
  • E: “se abanar” e “ter um homem– ‘o senhor’ – ao lado”

Exibindo de 1 até 10 de 23 questões.